O período das vacas gordas da ditadura Guebusista é completamente oposta da actual revolução Nyussista" não a lambi botismo" que de certa forma está criar insatisfação no seio dos " vigaristas semi- empresários " da CTA, particularmente Rogério Manuel e companhia. Comecemos do princípio, Rogério Manuel era nada mais e nada menos que um " chapaeiro" que imigrou para vizinha África do Sul em busca de parcerias criminosas enverguendado assim os negócios de marfim, cornos de rinoceronte e até por duas vezes envolvido em tráfico de órgãos retirado de crianças das zonas rurais concretamente Motaze. Rogério Manuel meteu- se em confusões na República Sul Africana regressando a Moçambique com uma frota de camiões, culturas agrícolas e gado.
Envolveu-se na CTA por via da Federação dos transportadores onde se promoveu a presidente da federação e vice- presidente da CTA ; anos depois conseguiu chegar a presidência da CTA, hoje lidera uma grande instituição que perdeu o seu rumo devido a má gestão. Por três vezes trocou de Director Executivo, chegando assim ao actual director que incrivelmente conseguiu completar um ano de mandato. Director esse que tinha sido indicado como um possível vice ministro da Indústria e Comércio mas por ter relações com a CTA e principalmente com Rogério Manuel o plano fora abortado isto porque Rogerio Manuel está a ser investigado pelo Gabinete anti corrupção pela compra do Mercedes-Benz oferecido ao antigo estadista e pela entrada de um helicóptero de forma obscura relativamente aos impostos. A brigada composta para investigar Rogério Manuel concluiu o envolvimento dele no tráfico de cornos de rinoceronte entre outros crimes de corrupção. O novo Governo cumpre ordens claras à não assistência e nem atendimento privilegiado a CTA devido a ligação de Rogério e de outros integrantes da Direcção da CTA inclusive Agostinho Vuma, Deputado que a própria Frelimo combate de forma progressiva devido a descoberta de " falcatruas " que mancharam reputação de alguns chefes... tratá-se de burlas a empresários de origem indiana, o uso do poder da Frelimo pra fins ilícitos, entre outros macabros.
A CTA está ser vigiada como instituição do novo governo e projectada para um golpe final em 2017, cerca de 120 membros estão a ser completamente preparados e induzidos a voto de uma figura q para assumir o posto e a liderança da CTA. As más línguas dizem que o antigo governo também estaria interessado mas houve um entendimento e até então não se sabe a que ponto se encontra.
As boas línguas dizem que Pedro Bule, Assessor do Ministro d a Economia e Finanças foi recebido na " Casa Vermelha" para " choramingar " a injustiça feita pela CTA para com a sua esposa Otília Pacule no ano de 2015, despedida sem justa causa, apenas descartada depois de 15 anos de serviço prestado e apresentou documentos que comprovam a má gestão e mau uso do fundo do estado pela CTA. Fontes seguras afirmam que Pedro Bule foi acalmado com um copo de água e dito que a CTA tinha dias contados... Até então foi pedida a senhora Otília Pacule pra não voltar a pisar a CTA e nem reivindicar mais nada e que haviam pessoas lá dentro da confiança e que estariam disfarçados... quem serão?
A próxima edição trarei mais notícias do caso CTA ... Até lá
Unay
Alguma sala de leitura do Magazine de hoje? Alguém está a comprar tudo para ler sozinho. Quem tiver comprado pode partilhar toda notícia da capa aqui nas redes sociais. Eu estou a correr para as bombas, para onde a equipa de recolha se dirige. Espero chegar antes deles.
Actualização
PS: A próxima vez consulte um especialista em comunicação de crise o que fazer. A pessoa que decidiu recolher o jornal (comprar todos exemplares) achou que procedendo assim, poucos saberiam do sucedido. O que sucede é que mais de um milhão de moçambicanos terão informação, toda através das redes sociais. Atiçou o interesse das pessoas. O Magazine não imprime mais de 20 mil copias. E a sua circulação não vai para além das principais capitais provinciais. Agora o pastor de gado em Magude ou o pescador de Cariacó (Pemba) ficará a saber que afinal, há muitos a enriquecer à margem da lei e à custa das contribuições dos mais pobres deste país. DEVLOVA O NOSSO DINHEIRO.
Sem comentários:
Enviar um comentário