sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

REACÇÃO DE DHLAKAMA a Frelimo tornou-se num partido terrorista


O líder da Renamo, Afonso Dhlakama, responsabilizou hoje a Frelimo pelo baleamento do número dois do maior partido de oposição em Moçambique, acusando a força política no poder de fomentar "terrorismo de estado".
Afonso Dhlakama | Fonte: Lusa
"Acuso o regime da Frelimo [Frente de Libertação de Moçambique], a Frelimo tornou-se num partido terrorista, num estado terrorista - o partido, o regime, o governo. Nunca vimos isto", afirmou em entrevista por telefone à Lusa Afonso Dhlakama, nas suas primeiras declarações públicas após o baleamento por desconhecidos do secretário-geral da Renamo (Resistência Nacional Moçambicana).
Para o presidente do maior partido de oposição, o baleamento de Manuel Bissopo, ocorrido na quarta-feira na cidade da Beira, pode levar a uma mudança no tom do discurso político e ao agravamento da atual crise política, mas afastou um cenário de guerra.
"Posso acreditar que a situação pode deteriorar-se, mas não há guerra", afirmou Dhlakama, declarando que estava a falar a partir da Gorongosa, onde alegadamente se encontra refugiado desde o cerco da polícia à sua residência na Beira, a 09 de outubro, não sendo visto em público desde então.
O crime de que Manuel Bissopo foi vítima, disse o líder da oposição, foi testemunhado por beirenses "e todos ficaram furiosos, quiseram partir casas dos membros da Frelimo", obrigando, no seu relato, a que os dirigentes do partido dissessem "não é por aí".
Afonso Dhlakama observou que ele próprio foi vítima de duas emboscadas na província de Manica em setembro passado, além do cerco à sua residência, e que não foi isso que levou a um cenário de confrontação aberta.
"Claro que todos estão com nervos e dizem-me 'presidente, tem de agir', as pessoas querem pegar e cortar pescoços dos [quadros] da Frelimo", referiu Dhlakama, assegurando que desincentiva retaliações e apenas apela ao partido no poder para parar com episódios de violência contra a oposição.
Renamo e Frelimo têm trocado nas últimas semanas acusações de raptos e assassínios dos seus quadros no centro do país, mas Dhlakama diz que qualquer imputação ao seu partido não passa de "mentira e propaganda".
"Eu sou cristão, dirijo este partido e não temos isso de assassinar alguém, não odiamos ninguém da Frelimo, não temos um inimigo apontado que é o tal fulano, é o regime que odiamos", salientou o presidente da Renamo.
Em contrapartida, atribui à Frelimo episódios de raptos e assassínios de elementos da Renamo, lembrando que o próprio Bissopo denunciara essas situações no dia em que foi baleado,
"A minha preocupação não é só porque balearam o secretário-geral da Renamo, já é uma onda em que oficialmente estão a raptar e a matar os moçambicanos e aqueles que estão a fazer política e a criticar a Frelimo são alvos neste país", defendeu.
O líder da oposição assinalou que, durante a guerra civil de 16 anos, "podiam raptar população ou matar homens da Renamo, mas via-se que eram da Frelimo", porém, agora, sustentou, estas ações são urdidas nos gabinetes do poder.
Dhlakama afirmou que nem vale a pena pedir ao Presidente da República que persiga os culpados, reiterando a acusação de que foi o próprio Filipe Nyusi que ordenou as alegadas emboscadas em Manica.
Essa ordem, prosseguiu, é demonstrada pela recolha de armas supostamente usadas pelas forças de defesa e segurança no segundo tiroteio em Manica, quando a polícia cercou a casa do líder da Renamo na Beira.
Segundo o líder da oposição, o baleamento do número dois do seu partido acontece numa fase em que Dhlakama está "caladinho" e recolhido na Gorongosa e "o secretário-geral é como se fosse o presidente" que importava silenciar.
"Apelo ao regime da Frelimo para parar, é uma pouca vergonha", insistiu Dhlakama, sustentando que estes episódios são "a mesma tática" usada em homicídios com contornos políticos, como o economista Siba Siba Macuácua, o jornalista Carlos Cardoso e o constitucionalista Gilles Cistac.

Fonte: Lusa
BOA NOITE MOÇAMBIQUE
Um agente da fir me confidenciou que a frelimo montou muitas armas em sabe-morumbala.
O agente da fir aconselhou me, a informar o povo que se alguem tem familia no sabe em morumbala,
e melhor retirar porque eles tem muitas armas e estão a pretender usar toda sorte de armas.
cuidado! melhor abandonarem o local porque os da fir disparam descriminadamente e quando levam tchaia o alvo é o povo destroem tudo uk eles vê afrente.

25 people like this.
Comments
Nhanengue Nhanengue vcx não podem andarem a intimidarem o povo
LikeReply31 mins
Jusubo Abdullah De Armando voces quem nhanengue?
LikeReply30 mins
Golfinho Fastudo Fastudo sao novos esses os primeiros lembram o que acoteceu na tetativa igual a essa
LikeReply29 mins
Golfinho Fastudo Fastudo Wa kaia morreram muitos ai
LikeReply28 mins
Nhanengue Nhanengue eu apenas respondi o k vem escrito na msg,afinal pra quando vai acabar tal tensão,tão a fazer sofrer ainda mais o povo já sofrido,eu ak já não procuro o culpado e muito menos o inocente,mas sim k dê a minima pelo povo inocente
LikeReply24 mins
Godfil Aguiar Xtamos d Olhos
LikeReply24 mins
Paulo Besteleve Besteleve Ai daquele que.....

.

LikeReply22 mins
Alex Semmy Nhanengue Nhanengue você si lecebe dinheiro com frelimo é teu nao para todos mocambiquanos ouviu?
LikeReply18 mins
Tassia Claudio Pedro Ferreira vc recebi aunde?
LikeReply14 mins
Samuel Bola Nhanengue,vai pedir isso a frelimo.a frelixo é que tem que parar de andar atraz da renamo.
LikeReply13 mins
Germano Gar Obrigado resistent pela info
LikeReply9 mins
Alex Semmy Sim valeu amigo. Esses burrus da frelimo nao cança ser matrexado com frelimo nao sei poosha
LikeReply4 mins
Nelsonpita Sauca Sim valeu
LikeReply3 mins
Mauro Jesus Definitivamente estamos em guerra
33 people like this.
Comments
Agostinho Augusto Reacção Politica.
Timotio Jose Mugaua Hmm mm k vergonha
Amos Junior Maunze Viva AMMD
Like228 mins
José Marcos José Mugadui Frelimo sao assassinos.
Like125 mins
Godfil Aguiar Xta dito
Like323 mins
Mauro Jesus A palavra de ordem é sacudir toda a escumalha da frelimo nas instituições públicas começando das províncias autônomas
Like117 mins
Regalado Onofre Este regime, realmente é uma cópia de Rússia onde as oposições e jornalistas são liquidados
Like116 mins
Germano Gar É muito lamentavel que o senhor presidende fala que ele nao quer gerra,sera que nao esta a ver o que esta a fazer a frelimo ? Por favor nao iginora a eles , o seu inimigo esta com as armas nas maus, e a sua arm nao FAZ de almofada . Eu sou catolico mais a Pessoa quando da mi souco nao vou amostrar cuz ,!!!! Devolvo tambem o mesmo souco. Nao SE FAZ de Jesus Cristo.
Like213 minsEdited
José Marcos José Mugadui Isso isso mesmo.
Anagarika Ashiwina Ya tens tda razao
Like8 mins
Tome Corneta Raene Porquê não age enquanto é cedo?
Like5 mins

Sem comentários: