quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Turquia elogia decisão dos EUA de suspender envio de armas para os curdos

Militares curdos


© AFP 2015/ Marwan Ibrahim
MUNDO
URL curta
237221

Ancara está comemorando a decisão de Washington de interromper o fornecimento de armas para os militantes curdos que atuam na Síria, declarou nesta quinta-feira o porta-voz da chancelaria turca, Tanju Bilgic.

"Nós estamos felizes em ouvir isso. Antes, nós havíamos expressado nossa preocupação. Nós vamos monitorar como isso será implementado", afirmou Bilgic em conversa com jornalistas. 
A Turquia vinha pressionando os Estados Unidos e mostrando o seu temor de que as armas fornecidas por Washington aos curdos pudessem cair nas mãos de militantes do Partido dos Trabalhadores do Curdistão, organização considerada terrorista pelo governo turco. 
De acordo com o primeiro-ministro da Turquia, Ahmet Davutoglu, o mesmo pedido feito aos EUA foi feito à Rússia, já que esta também participa de operações contra o Estado Islâmico na Síria. Moscou, no entanto, disse que nenhuma ajuda militar desse tipo foi oferecida aos militantes curdos até o momento. 
Mais:
Erdogan: EUA estão ensinando curdos a mentir para vencer eleições na Turquia
Canadá pode treinar combatentes curdos para compensar a saída da coalizão contra o EI
Embaixador: Rússia não fornece armas a curdos sírios
Tags:
armasPKKTanju BilgiçAhmet DavutogluAncaraSíriaRússiaMoscouEUA,Turquia


Leia mais: http://br.sputniknews.com/mundo/20151105/2667826/Turquia-elogia-decisao-dos-EUA-suspender-envio-armas-para-curdos.html#ixzz3qfQEjNfa

Sem comentários: