Há duas coisas que não vão acabar bem nos próximos dias/meses. Senhor Khalau, actual Comandante-geral da PRM e a Renamo, com suas exigências excêntricas.
O primeiro porque será “livrado das suas funções”, apesar da resistência até agora em o PR proceder a remodelação das chefias dos ramos da defesa e segurança. O que está a acontecer, julgo eu, é que a própria polícia está interessada em mostrar ao mundo e ao PR o grau do seu envolvimento no mundo do crime como forma de “incitar” mudanças por dentro. Duvido que o PR resista às evidências que diariamente são apresentadas pela própria polícia em noticiários. Terá que fazer algo, pelo menos do que dele depender. E seguramente Khalau será a válvula de escape. Temo que depois desta onda de denúncias siga a onda de queima de arquivos. É isto já aconteceu no passado. Recordem-se da Brigada Anticrime que desapareceu toda ela. Brigada Mamba a Rio, etc.
A Renamo por sua vez, não para de se enrolar em promessas embaraçosas. Há mais de seis meses que anda de ultimato em ultimato, de ameaça em ameaça. Pior, são ameaças de difícil realização, que só servem para a satisfação individual. Este conselho nacional será mais um malogro, não trará nada de novo se não contemplar a continuação das conversações com o governo. O que está mal no país não é o governo ou a Frelimo.
É a forma como a Renamo formula seus problemas e propõe as suas soluções.
Dois exemplos:
1. A Renamo propõe a despartidarização do Estado mas como solução avança a partilha dos cargos de chefias militares a todos níveis, ou seja, a divisão das chefias militares entre membros do governo e da Renamo!
2. A Renamo formula e muito bem que a desmilitarização das suas forças é, ao abrigo da Lei de Cessação das hostilidades, um imperativo. Mas para tal ela propõe como condição a decisão sobre o regime de integração que é na verdade, a divisão das chefias nas hostes militares, da segurança e da polícia, por dois.
3. Bacela. A proposta da Lei para a criação das Autarquias Provinciais. A Renamo sempre quis convencer o público da existência de um ACORDO VERBAL com o Presidente Nyusi que o projecto das autarquias deveria passar tal como a Renamo apresentara. Tendo sido chumbada, a Renamo nem cogitou na possibilidade de encetar negociações para voltar a submeter outra versão, acomodando algumas inconstitucionalidades. Rompeu com o diálogo e embarcou em ultimatos. Desde quando um Estado celebra acordos verbais com entidades políticas ou públicas?
Olha, não voltar a guerra não é um favor que a Renamo faz ao povo. É o que deve fazer. Algumas das reivindicações que a Renamo levanta são legítimas e tem aprovação popular. Mas como sempre, falha na proposta de soluções porque amiúde, são soluções que não resolvem o problema mas sim encobre-os. Alguém pode dizer que sem as armas não haveria democracia em Moçambique. Até pode ser verdade, mas também as mesmas armas da Renamo não preveniram que nos últimos 20 anos pessoas morressem ou com as armas da polícia, ou com as armas das FADM ou com as armas dos bandidos. E as suas armas também matam inocentes em momentos de tensão político-militar.
PS: Acabo pensando que as armas são o principal factor do subdesenvolvimento político deste partido pois o MDM sem armas consegue avançar e estar tão perto das aspirações dos cidadãos que a Renamo, que mesmo arrastando as massas, acaba não fazendo nada. É por isso que digo que este conselho nacional não vai acabar bem. Vai acabar como se nada tivesse acontecido. No mesmo discurso e na instrumentalização da violência. Começa a ficar fora de moda.
PS1: É possível resolver o diferendo eleitoral, com mútuas vantagens para as partes e para o povo moçambicano. Mas isto é só possível se os assuntos forem tratados com alguma ciência e diplomacia.
PS2: E deixe-me dizer-vos mais. O Conselho Nacional da Renamo, à semelhança das reuniões do MDM, são autênticos talkshop; ou seja, LOJA DE ORAÇÃO. Lá só se fala e muitas vezes, só um orador, neste caso, o Presidente do Partido, é queM domina a cerimónia. Não há documentos muito menos consequência sobre o que se decide.
Ao contrário da FRELIMO, que tem documentos para análise, enviados muito antes da reunião, discutem-se os documentos e produzem-se documentos finais, na Renamo não há memória escrita. Apenas há memória, memorizada. As pessoas apenas se recordam do que o líder dissera. Não há referência, menção de documentos publicamente disponíveis para consulta! Enfim, para quem não acompanhar as notícias à saída desta conferência, corre o risco de perder por completo a informação sobre o que de lá se decidiu, à semelhança das outras conferências nacionais.
Desafio quem tiver as decisões dos últimos congressos, conferências ou outro tipo de encontros da Renamo, a apresenta-los para que também possamos consultar.
Elisio Macamo, Júlio Mutisse, Zefanias Augusto Namburete e 138 outras pessoasgostam disto.
Celeste Marllen A RENAMO anda dando tiros no próprio pé...
Gosto · Responder · 1 · Ontem às 13:31
Adrian Magoo Ciência, falta-nos muito.
Gosto · Responder · 1 · Ontem às 13:35
Joao Manenga Mapande Mapande Concordo consigo.
Nkuyengany Produções a renamo é um cancro necessàrio.....
Gosto · Responder · 4 · Ontem às 13:39
Efraimo Neves Não concordo com análise por ela ser tendenciosa
Gosto · Responder · 13 · Ontem às 13:52
Jose Eduardo Para o beneficio do debate, poderia apontar os aspectos tendenciosos ou contrapo-los?
Carlos Cardoso Respeito mas nao concordo , pareceu me parcial!
Gosto · Responder · 7 · Ontem às 14:00
Egidio Vaz Parcial em relação a quem?
Gosto · 2 · Ontem às 14:16
Tchendjerra Colaco Mas também convenhamos, em moçambique não temos nem uma pessoa se quer que possa vir a publico tecer comentários imparciais, nem uma. Por isso, temos que analisar o conteudo do post tal como está.
Juma Aiuba Egidio, eu acho que cada vez que o Dhlakama dá comicio perde mais apoiantes. As pessoas se sentem burladas a cada comicio, a cada promessa e a cada ameaça. As pessoas querem ver algo de concreto e nada. O melhor seria calar e começar a negociar nos bastidores em silencio.
Gosto · Responder · 7 · Ontem às 14:21
Geraldo Obra Alegriao Egidio viraste profeta? As coisas sao mais complexas do que se pensa.Ha coisas e coisas. Bom quem sou eu...
Gosto · Responder · 2 · Ontem às 14:26
Alberto Mussana O Dhlakama e um fenix k renasce sempre das cinzas, aguardemos, o homem ja provou k sabe voltar por cima.
Gosto · Responder · 5 · Ontem às 14:31
Dércio Ernesto Será mais um (Conselho Nacional) sem dúvidas, já disse alguém ontem à Agência Lusa, a Renamo só vive de ultimatos. E mais, para ver o desfecho disso é só ler o Jornal Magazine de hoje, ou recordar o que Dhlakama disse ontem. Urge a mudança de estratégias de actuação.
Quanto ao Khalau, falo dele na minha publicação de hoje, concorre a ser o maior erro da nossa polícia nos últimos 40 anos.
Gosto · Responder · 5 · Ontem às 14:53 · Editado
Tchendjerra Colaco No que diz respeito a policia tem UM POUCO DE RAZÃO. No que diz respeito a renamo tambem. Mas sobre este ultimo eu gostaria de saber do Egidio Vaz "(..), mas também as mesmas armas da Renamo não preveniram que nos últimos 20 anos pessoas morressem ou ...Ver mais
Gosto · Responder · 3 · Ontem às 14:52
Delfim Bica Lucas Egidio concordo pk a renamo vive d exigencias e solucoes d dificel alcance... É melhor parar d ameaçar pessoas
Joaquim Tomo O MDM conseguiu afirmar-se por obséquio de algum segmento da Frelimo, sempre para mostrar que a oposição em Moçambique pode ser feita sem armas. O MDM aproveitou as lutas dos grandes para discorrer.
Portanto o MDM ajuda a disfarçar que tudo vai bem. Sem querer é um instrumento político, que pode ser escangalhado por aquele que o criou, ou deu azo a que fosse criado. E esse não é Davis Simango.
Mas não há progresso sem uns tantos mártires. A Renamo, sem ter um projecto aceitável, tem conseguido contornar as graves falhas deste governo.
O governo deve assumir a culpa do problema. Egidio Vaz, este post não é útil para aquilo que nós queremos. O Governo não pode ouvir este tipo de opinião. Estás a persuadir o governo a subestimar a Renamo, neste assunto concreto. E isso é lamentável.
Embora não seja atendível a pretensão da Renamo, temos de fazer limonada com o limão, e não agonizar com ele.
Nós não somos guiados por discursos de "Peter Pan" que os dois partidos vem fazendo. A Frelimo deve fechar este negócio com responsabilidade.
Queremos ver o nosso governo sendo sério neste assunto.
Gosto · Responder · 17 · Ontem às 15:05 · Editado
Egidio Vaz Mbuya Joaquim Tomo, eu poderia calar-me para contribuir para o sucesso da pressão da Renamo ou qualquer coisa parecida com respeito aos cidadãos e aos assuntos candentes. Mas não consigo fingir que as insistências da Renamo sejam boas e exequiveis. Aceitar isso seria atentar contra a minha inteligência. Em política não ha moral nem confiança, a não ser que as duas forças estejam em posição de se precisar mutuamente, facto que não é registável por enquanto. Ora, eu disse neste post que algumas das reivindicações da Renamo têm apoio popular. É sobre estas reivindicações que a Renamo instrumentaliza para seu proveito próprio, atrasando a solução duradoira do problema. Mano Joaquim Tomo, podemos discutir exemplos concretos. Sabia por exemplo que a custa das negociações no CCJC os memebros das equipas andam em carros de 8 cilindros? Como você pode explicar o desperdicio de um bilião de meticais para EMOCHIM sem resultados? Se quiser outros exemplos eu estou disponivel a fornece-los, apenas para provar que estamos perante a figura do Peter Pan mesmo.
Gosto · 5 · Ontem às 15:10
Júlio Mutisse Adoro quando estas lúcido puto.
Gosto · Responder · 4 · Ontem às 15:04
Egidio Vaz Vai passear mais velho
Tchendjerra Colaco Dizer que a renamo não tem capacidade para concretizar as suas ameaças é, no minimo amnésia do tipo caltonizada, quando a 2 anos atrás dizia que os lideres africanos não iam tolerar que a renamo faça ressurgir a guerra em moçambique, de que a renamo não tinha capacidade nem apoio militar, etc. mas ela provou que tem capacidade para desbarratar tudo e todos. Por isso, tecer essas opiniões deviam, ser consideradas de incitação a violencia, pois elas visam elevar a arrogancia do governo ou necessidade de a renamo mostrar e demonstrar que possui essa capacidade e daí VOLTARMOS NOVAMENTE A SANTUNDJIRA 2.
Gosto · 3 · Ontem às 15:12
Egidio Vaz Tchendjerra Colaco, eu não disse isso. Eu disse que as exigências da Renamo sao de dificil realização. E nisto exclui a guerra. Eu não posso ver e não devo ver na guerra como obstáculo à minha liberdade de pensar e falar. Se fizer isso estarei a ser vitima da chantagem de guerra.
Salomao Massangaie A Renamo formula problemas, propoe solucoes, exige solucoes, e nao aceita negociacoes dos tais problemas. O governo aceitou exceder muitos pontos propostos pela Renamo, epha com esta Renamo mandona qualquer um pode perder paciencia.
Elisio Macamo boa reflexão. e oportuna. é preciso insistir no valor do trabalho político. há gente com discernimento no interior da renamo que vai acolher esta reflexão com gratidão. há os outros, que andam aqui no facebook, que pensam que capacidade destrutiva é capacidade militar. esses são o maior problema da renamo, não a perplexidade da sua liderança.
Domingos Cossa Gostei do pensamento, hoje vestiu a batina de verdade, pensaste e escreveste. Nao sei onde te vao colocar os criticos: Pq quando criticas a frelimo, dizem que es da renamo e ao contrario. Por causa da vida ca entre nos, so ficamos com muito poucos analistas de verdade. Os Moyanes, Roguanes, Vieiras Mario, etc ja nos levaram, nao mais vamos ouvir analises serias e academicas.
Augusto Hunguana Caro Egídio Vaz, uma excelente reflexão, a sua. Por aqui podemos ver que perdemos em termos de progressão e também deixamos de lado os pontos potenciais para construir um Moçambique mais Nacional.
Xavier Jorge Uamba Acho que o mano Dlhakama deu um passo maior que a perna. Ele fez um compromisso com as pessoas que são seus seguidores nos comícios e essas pessoas estao a espera de uma resposta, apesar de representar um grupo de moçambicanos, uma faixa de cidadãos m...Ver mais
Ali Juhute Ummmmm
Nelson Junior Duas questoes importantes....O Nyusi deve ou deveria restruturar toda a policia: pic,sise e prm...mas,tem medo, nao tem poder e nem autorizaçao dos" tubaroes da frelimo"....quanto à renamo,que seja menos frelimo e demonstre com factos que é realmente um partido democratico:...um partido democratico nao deve ou nao deveria ter o mesmo lider durante 34 anos....A questao moçambicana tornou-se numa batata quente,e nao havia necessidade para tal...o "apatite" aos poderes economico e politico estao a criar um novo Moçambique...Um Moçambique perigoso!
Nelson Junior Ps!...o problemna nao é Khalau,mas sim de muitos Khalaus e quem os nomeou....
Egidio Vaz Mana, eu acabei de ler o discurso do líder. Foi e resumo, um desafio ao debate e identificação de soluções ao longo dos três dias da reunião. Por enquanto, a bola está do lado dos membros da Organização presentes no encontro. Aguardamos ansiosos pelos resultados que apontem para uma solução duradoira, JUNTOS, num Moçambique focado para o progresso.
Nelson Junior Oh caro Sr.Gilder Anibal,se a Ivone fosse uma outra Maria Jose Moreno poderia ter credibilidade...a Ivone com lindos papos,lindos discursos é uma outra oportunista...
Ana Berta Mazuze Eu tenho acompanhado as reflexões do Egidio Vaz aqui no FB e muitas vezes nao dou a minha opinião porque eu acho que muitos usuários dessa rede nao estão preparados para debater ideias. Se o Egidio faz uma crítica ao governo do dia dizem que ele é da oposição e quando faz uma crítica a oposição dizem que nao é imparcial. Jesus, Maria e José querem a cabeça do homem!
Mundinho Mahumane Zai Os homens passam a historia fica ....Deixe o um por um fazer sua historia.
A minha é de sempre a Paz
Gilder Anibal Eu copiei o texto na pagina da Ivone Soares para advertir certas afirmacoes...! Pessoalmente acho que nao faria sentido um partido reunir-se para debater opinioes mentais e discursos adocs! Sou da opinao de que todos os partidos tem os seus bancos de dados e cada interessado que procure em canais aproriados!
Caro Egidio Vaz
Estaria de acordo se dissesse que ha partidos mais expostos e outros que se escondem!
Faz todo e muito sentido por razoes que todos SABEMOS...!
Egidio Vaz Caro Gilder Anibal, não entendi o que disse. Agradecia que explicasse a mensagem que quis passar-me por favor.
Gilder Anibal FRELIMO, MDM, RENAMO. ETC sendo partidos politicos, eles tem seus discursos escritos e que sao guardados nas suas sedes! O que caro Egidio Vaz disse sobre a falta de informacao escrita de um dos partidos, eu discordo! Dai que sugeri que passeie nas paginas ou websites do partidos para ter as tais informacoes escritas! Foi o que fiz, passei pela pagina da Ivone Soares e encontrei o texto que postei...!
Mutola Escova é isso que se diz imparcialidade, Egidio Vaz.
Ana Berta Mazuze Eu acho que as coisas aqui em parte nao andam porque nao temos uma oposição forte, com objectivos e estratégias claras. A forma como a Renamo está a proceder desde o início do dito diálogo político demonstra que está preocupada em acomodar os interesses dos seus membros e no pós eleitoral propôs a criação das autarquias como se fosse uma compensação pela fraude que foi vítima nas eleições. A criação destas autarquias implicaria a alteração de algumas leis e sabemos que a criação e alteração das leis pode ter o seu fundamento em razões políticas, sociais históricas entre outras mas há que ter em conta outros aspectos como a questão da oportunidade e da conveniência. Penso que a Renamo na qualidade de primeiro partido político da oposição já tinha que ter maturidade para resolver essas questões de forma inteligente, até quando vão se servir de ameaças para fazer valer as suas ideias ?!
Mundinho Mahumane Zai O homem e suas incertezas só !
Alves Talala Boa analise em relacao a situacao da nossa policia. Quanto analise sobre a Renamo eu diria que eh o regresso dos vaticinios momentaneos, mas o tempo sera mestre para clarear as duvidas como sempre.
Mundinho Mahumane Zai Quem m define perfeito ?
João Chilengue será?
Henoch Jemusse Parece que a analise de hoje algumas coisas estao mais inclusas que outras...
Zarito Mutana Nunca confiei num rebelde.
Um rebelde deve ficar sempre vigiado porque nunca se sabe o que rola na cabeça dele.
Quim Xavier A exposiçâo verbal do Lider da RENAMO depoís das ultimas eleiçôes estâo a lhe exterminar. Vejamos aqui alguns ponto: 1 o lider da RENAMO é contraditorio quando se dirige ao povo durante os comício.
2- O lider da RENAMO usa o povo como escudo para atingir seus objectivos.
3 Esta claro que A.D. esta a ganhar tempo mas com que objectivo? Sou ele sabe! ..etc. Isto e mto mais está a criar um mal estar nas pessoas que acreditaram nele,Que muitos dele eram velhos qdo se realizaram as primeiras eleicôes gerais em Moçambique , muito deles que hoje ja nâo encontram-se entre nós, Outros ainda vivendo na incerteza e no desespero porque outrora acreditaram e deram a sua juventude a uma causa.
Quero aqui dizer que seria saudável ao A.D mandar gravar os seus Comício para depoís rever antes de partir para o outro, Talvez isto pode evitar os atropelos das ideias nos seus discurso. haja Paz
Julio Bernardo Magenge Magenge Em 2014 o A Muchanga propôs a purificação da nossa PRM por fortes suspeitas no envolvimento da polícia no mundo do crime e disseram k ele falava muito e agora? Espero k se faça algo já k o nosso PR na sua investedura teria dito k as boas ideias não tem cores partidárias.
Nelson Junior Em 2008,em Chicago (Estados Unidos da America) o Obama após ter ganho as eleiçoes,prometeu ao povo Americano de que resolveria a questao economica do País-Economia esta,que estava completamente em ruinas....e hoje,a economia americana está forte e boa........Em Março deste ano,o Afonso prometeu ao povo do centro e do norte,de que em Maio teriao uma nova forma de governaçao e nada aconteceu...(prometeu jurando em nome da alma da mae dele)....queridos moçambiacnos,mas o que realmente o Afonso quer???.....e as ameaças e promessas nao cessam!!!!...Infelizes sao os "pobrezinhos" que ainda acreditam neste lider militar.......tive a grande e grande sorte de ter particpado àquele comicio de Obama de 2008,e se bem que eu nao fosse um americano notava que o homem era consistente e firme....porem,em cada "banja" do Afonso,algo é de novo....Mas,o que realmente o Afonso quer???!!!....a falta de bons conselheiros politicos ,de estrategas politicos e a forma ditactorial do Afonso transformaram a Renamo numa outra frelimo-aquela frelimo dos anos 70 e 80....o que é mais triste,é que seja o lider ou os deputados da Renamo continuam a receber bons tacos e boas regalias...e assim tambem recebem os da frelimo e os de MDM...prezados moçambicanos,voces merecem melhor do que estes politicos;....todod eles,(quase todos eles) uns inuteis e hipocritas: a vergonha de Moçambique......................
Filipe Sande " Apenas há memória, memorizada. "
Sem comentários:
Enviar um comentário