5 h ·
Um “post” recente da Paula Meneses inspirou-me a documentar os tipos que também considero mais irritantes no Facebook da Pérola do Índico. Entendam isto como um desabafo:
O „hipocondríaco da nação”: passa a vida a compartilhar todo o artigo, relatório ou comentário que mostra que o país está mesmo mal. Na sua campa, que já preparou com a ajuda dum aplicativo da Google, vem escrito: “não vos disse que o país está mal?”.
O “defensor da nação”: reduz a sua presença no Facebook à crítica constante, obsessiva e, geralmente com pouco fundamento, do líder da Renamo.
O “justo”: para este aqui “ambos eraram porque não caregaram no r…”, isto é, toda a reflexão que condene a banalização da ordem constitucional pela Renamo discute-se melhor com recurso ao argumento segundo o qual o governo também erraria. Só quando a reflexão é sobre os erros do governo é que a questão do equilíbrio na análise dos méritos da questão não é relevante.
O “camaleão”: a sua foto de mural é uma documentação diacrónica das vítimas da injustiça nacional e internacional.
O “perceptor”: fica atento a todas às “gaffes” e publica “posts” bombásticos sobre os níveis de estupidez da classe política nacional.
O “Voyeur”: “posta” e comenta fotos de agentes policiais em situações embaraçosas. Excita-se com todo o indício de embriaguez e descura o facto de que a mera presença duma garrafa de cerveja não constitui necessariamente prova de que um agente policial estatelado no chão esteja mesmo embriagado.
O “gourmet”: combate a fome no país fotografando e exibindo todas as iguarias que consome.
O “discreto”: nunca se pronuncia em nenhuma discussão pública, prefere o conforto do “inbox” onde vai buscar confirmação para os seus palpites, mas também explicações de sociologia, esclarecimentos sobre conteúdos, referências bibliográficas, etc. Fala mal dos seus docentes.
O “Globetrotter”: todos os seus “posts” – a anunciar que está a partir ou a chegar de viagem – são escritos a partir dum aeroporto internacional, de preferência OR International Airport em Joanesburgo.
O “coerente”: prefacia todo o seu comentário com as seguintes palavras: “normalmente não concordo consigo, mas desta vez acertou” e não se dá conta de que com essas palavras se coloca como padrão da verdade.
O “autista”: este “curte” tudo, desde anúncio de morte, passando por dói-dói até à venda em hasta pública dos bens duma celebridade musical nacional. Só ele é que sabe o que “like” significa naquele preciso momento.
O “internacionalista”: é o campeão das causas dos povos oprimidos do mundo inteiro, mas de preferência Índios, Palestinos e comunidade de Cateme em Tete.
O “indignado”: para este o único que é necessário para ter razão numa discussão é que a sua indignação seja genuína.
O “Messias”: entra numa discussão para fechar o assunto. Qualquer reacção ou interpelação subsequente não lhe diz respeito porque com a sua intervenção o assunto fechou.
O “recém-formado”: como o operário, cujo único instrumento de trabalho é o martelo, para este todo o problema é um prego. Isto é, todo o assunto de interesse nacional é jurídico (se fez direito), sociológico (se fez sociologia), político (se fez ciência política ou relações internacionais), etc. Fora dessas disciplinas o mundo não existe.
O “oráculo” (ou “mhondzo”): a sua contribuição para o debate consiste em imputar motivos a quem com ele não concorda. O seu vocabulário é rico em termos como “lambe-botas”, “intelectual da fome” e “G-40”.
O “morcego”: coloca uma boa parte das suas fotos de cabeça para baixo… (brincadeira).
O “amante à primeira vista”: é o tipo mais irritante; acredita em tudo o que lê e confirma os seus receios, não acha necessário conhecer os detalhes e circunstâncias duma notícia, dum relatório, evento, etc. ANTES de emitir opinião.
O “atento”: aquele que depois de ler isto vai procurar identificar um tipo que me caracteriza e coloca-lo num comentário triunfal aqui mesmo e depois fazer de “Messias”…
Noe Nhancale Ya esta doeu, impressionado con o messias e o autista. Ainda estou a tentar me enquadrar. Kakakakaka
Celia Wing Eu tambėm estou a ver onde me encaixas, Elisio Macamo, e oh!,das fotos de comida que costumo postar, só vejo as FOLHAS de alface e uma ou outra fatia de bolo.... Talvez te falte uma classificação: Visionário - para os que como eu, postam pedaços de vi...Ver mais
Celia Wing E "carego" no R sempre que posso! E continuo a achar que precisamos muito de pessoas como tu e outros, que sigo religiosamente nestas páginas electrónicas! Sempre tenho a VISÃO de que a vida por aqui pode melhorar! Eu, Visionária, me confesso!
Alcídes André de Amaral Este "like" que dei quer dizer que gostei (risos)
Elisio Macamo oh Celia, como poderia eu cometer tamanha barbaridade? visionário é um tipo positivo, é por isso que não está aqui. o modo estes dias é negativo...
Dino Bazar Não tenho a certeza mas acho que faltou aquele que só fala das actividades do PR e a foto do perfil é do PR esquecendo que tem família e amigos a quem pode mostrar algo melhor do que políticos. É um reparo
Elisio Macamo esse é um caso também, Dino, definitivamente.
Dino Bazar Então há que se dar nome a esses, porque irritam-me
Helder Hugo Há muitos moçambicanos nesta situação. Não enchergam nada de bom.
Elisio Macamo ok, que tal "o patriota"?
Dino Bazar Não diria, porque ele não é patriota, não fala da pátria mas sim do chefe máximo da pátria
Helder Hugo Não concordo. ..
Ser - Huo Para dar uma volta ao tipo "autista", fiz like no post e num comentário.
Sinto que ainda temos o tipo "quadradinho", para quem além do alcance de seu 'nariz' não há mais nada, o mundo acaba ali, naquele quadradinho. Não interessa se é globetrotter ou (recem)formado.
Também me ocorre o tipo "narcisista", este encerra tudo com "no meu tempo".
E o tipo "pastor", para quem tudo tem uma e única explicação: Deus; em todo comentário que faz não falta uma citação bíblica, ou ao menos recordar que Jesus está de volta irmãos.
E o tipo eu, que vai ao post de dono achar que falta algo e enche com um sub post.
Amilcar Joaquim Inguane Nhadayeyooooo. .... sorte minha ou azar....pois, sou o mozaico dessa pérola do Índico e me identifico com quase tudo....repito com quase tudo, porque de tudo nada sei igual aos milhares de moçambicanos que pelulam nesta rede social e dia após dia aprendo desaprender do. ...
Giovanni Allegretti Eu estava no gourmet....mas agora com.a dieta ja nao sei onde me encaixo ....
Vilma Vassele Hehehehe...
Elisio Macamo ok, que tal "lambe-botas" Dino, só que aí ficamos "oráculo"...
Elisio Macamo risos, Ser Huo, hahaha. gosto do último tipo. apelido-o de "inspiração"...
Elisio Macamo com a dieta, se estiver a funcionar, encaixa-se bem,Giovanni Allegretti, só que já noutro sentido...
Jose Katupha Quais sao os tipos ou o tipo que nao irrita(m) ao Elisio Macamo?
Elisio Macamo "visionário", sugerido por Celia Wing... e todos os outros que me não ocorreram, por enquanto...
Xavier Jorge Uamba acho que sou atento mas ainda vai me confirmar o prf macamo pois sei que nada sei mas supero na generalidade pois ha muitos que nem isso sabem dizer.
Sem comentários:
Enviar um comentário