terça-feira, 23 de junho de 2015

Como monitorar a despartidarização do Estado moçambicano?

MOÇAMBIQUE


A DW África conversou com Anastácio Chembeze, que participou do desenvolvimento da Declaração de Princípios em Moçambique para uma despartidarização do Estado.



Em Moçambique, o Governo e o maior partido da oposição, a RENAMO, assinaram na noite desta terça-feira (23.06), em Maputo, uma Declaração de Principios sobre a Despartidarização da Administração Pública, após dezenas de rondas negociais inconclusivas.

As duas partes entendem que a despartidarização da Administração Pública em Moçambique é uma questão pertinente, urgente e de interesse nacional pelo que urge a tomada de medidas para a remoção de práticas correntes e percepções sobre a matéria.

A questão que se coloca agora é como será feita esta despartidarização em termos práticos. Os funcionários do Estado terão coragem de fazer denúncias? Que garantia será dada aos denunciantes?

Respostas a estas e outras perguntas foram dadas à DW África por Anastácio Chembeze, um dos membros da equipa que trabalhou na proposta do documento de príncipios. Começamos por lhe perguntar se estão previstos mecanismos de monitorização da despartidarização:

Anastácio Chembeze (AC): Sim. Foi acordado um documento de princípios, que ainda vai ser homologado pelos dirigentes - nesse caso o Presidente da República de Moçambique e o líder da Renamo - para depois seguir para a Assembleia da República. Há dois mecanismos de monitoria, que incluiu o encorajamento de denúncias e que podem ajudar a prevenir a promiscuidade entre partidos políticos, que incluiu uma educação persistente para a mudança de mentalidade. [O problema é que] muitas das questões levantadas são de mentalidade de funcionário público. Às vezes, por causa da militância. [Eles] acreditam que para serem bem vistos - por serem membros de partidos políticos - precisam fazer isso ou aquilo. Mas essa atitude é contra os princípios de funcionamento da administração pública.

DW África (DW): Terão os funcionários coragem de denunciar irregularidades, afinal poderão colocar em risco seus empregos?

AC: Há mecanismos para isso, mas as pessoas têm medo. Eu acredito que quando esse documento chegar à Assembleia da República deveriam ser discutidos mecanismos muito mais sólidos. E há uma lei, aprovada há algum tempo, que protege os denunciantes.

DW: Existe denúncia anônima?

AC: Sim, mas as pessoas precisam ter consciência. Porque, às vezes, mesmo anônimas, as pessoas têm medo. Precisamos encontrar formas das pessoas acreditarem que podem denunciar e que nada lhes acontecerá.

Como monitorar a despartidarização do Estado moçambicano?

DW: Quem vai liderar esse processo de monitoria?

AC: A Assembleia da República terá que decidir.

DW: Essa Declaração de Princípios não prevê nada a esse respeito?

AC: Sim, mas a Assembleia da República decidirá sobre constituir um órgão composto por ela própria e partidos políticos, que é para monitorarem esse mecanismo todo.

DW: Sendo que os gestores dos serviços do Estado são indicados pelo partido no poder, até que ponto está garantida que a despartidarização será completa e efetiva?

AC: Há cargos que não são necessariamente indicados por confiança política. Há os de concurso público. E neste documento isso é reiterado. Há cargos tecnocráticos. Não devem ter nenhuma ligação política.

DW: E o senhor que participou nesta Declaração de Princípios acredita que ela tem tudo para dar certo?

AC: Sim. Principalmente porque precisamos mudar de atitude. Todo documento só é valido quando nós tomamos a decisão de mudar como pessoas. E é isso que irá dar o valor ao esforço todo que está sendo feito. Caso contrário, fica como um papel qualquer. Eu acredito no documento, mas ele não deve ser político, mas algo no qual a sociedade toda deve estar engajada. A administração pública é a primeira que tem o dever de servir o cidadão. E servir ao cidadão não é favor, é dever do Estado.

MAIS SOBRE ESTE ASSUNTO


CIP denuncia irregularidades nas parcerias público-privadas

Em entrevista à DW África, Borges Nhambire, do Centro de Integridade Pública de Moçambique, denuncia irregularidades presentes nas parcerias público-privadas, e acusa a empresa Whasintelec de falta de transparência. (22.06.2015)


Contra a partidarização das instituições públicas de Moçambique

O problema não é recente e fruto de muitas décadas no Governo de um único partido: as instituições públicas de Moçambique estão praticamente nas mãos da FRELIMO. Algo que tem que mudar, exigem oposição e sociedade civil. (06.03.2015)


Moçambique prepara documento para despartidarizar o Estado

Uma equipa trabalha neste momento num documento de princípios para reduzir o papel da FRELIMO nos serviços públicos. Um dos integrantes, o reverendo Anastácio Chembeze, defende a criação de mecanismos de monitorização. (11.02.2015)

ÁUDIOS E VÍDEOS RELACIONADOS


Como monitorar a despartidarização do Estado moçambicano?


Data 23.06.2015
Autoria Nádia Issufo
Palavras-chave Moçambique, despartidarização, Frelimo, Renamo, governo, Estado, denúncia, funcionário público
Compartilhar Enviar Facebook Twitter google+ Mais
Feedback : Comentário
Imprimir Imprimir a página
Link permanente http://dw.com/p/1FmNv

CONTEÚDO RELACIONADO

CIP denuncia irregularidades nas parcerias público-privadas22.06.2015

Em entrevista à DW África, Borges Nhambire, do Centro de Integridade Pública de Moçambique, denuncia irregularidades presentes nas parcerias público-privadas, e acusa a empresa Whasintelec de falta de transparência.


"É preciso que a RENAMO e o Governo se reconciliem de facto" 17.06.2015

Face ao aumento da tensão em Moçambique, com a polícia e a RENAMO a acusarem-se mutuamente de novos ataques, o analista Domingos do Rosário defende que é preciso resolver um "ódio estrutural".


RENAMO anuncia criação de uma polícia e reorganização militar para forçar autarquias provinciais 11.06.2015

A RENAMO, o maior partido da oposição em Moçambique, anunciou que vai forçar a criação das autarquias provinciais no centro e norte do país, através da criação de uma polícia e da redistribuição do seu efetivo militar.


Data 23.06.2015
Autoria Nádia Issufo
Palavras-chave Moçambique,despartidarização, Frelimo, Renamo,governo, Estado, denúncia,funcionário público
Compartilhar EnviarFacebook Twittergoogle+ Mais
Envie seu comentário!
Imprimir Imprimir a página
Link permanentehttp://dw.com/p/1FmNv

DW África Móvel: versão otimizada para telemóveis


Facebook DW África


Emissão da Manhã (2.ª a 6.ª): 05h30-05h50 TUC


Emissão da Noite (2.ª a 6.ª): 19h30-19h50 TUC




Da Revolução dos Cravos à descolonização em África




Vicente Berenguer Llopis, “o padre branco de coração negro”


“Não foi só o homem que libertou Moçambique”, diz Geraldina Mwitu


"A independência é um património de todos", lembra Carlos Reis


Guadalupe de Ceita lamenta não ter podido transformar São Tomé


Pedro Martins, o prisioneiro mais jovem do Tarrafal


Lilica Boal, a eterna diretora da Escola-Piloto do PAIGC


"Fui um negociador astuto", considera Pedro Pires

Sem comentários: