segunda-feira, 29 de junho de 2015

PGR vinga-se de Lídia Amões


Washington - Nos últimos dois anos, a Procuradoria-Geral da República tem encetado uma verdadeira perseguição extra-judicial à empresária Lídia Amões, primogénita do falecido empresário e membro do Comité Central do MPLA Valentim Amões.
Fonte: Club-k.net
A última medida da PGR, liderada pelo general João Maria Moreira de Sousa, demonstra o zelo vingativo desta instituição e o seu total desrespeito pelas normas elementares de justiça. Comunicou à empresária, à 18 de Junho, que tinha autorização para ausentar-se do país, mas a 20 de Junho, num sábado, revogou a decisão sem comunicá-la. Ordens foram dadas para que a mesma fosse detida no aeroporto.

Por ofício nº 000593/15-DNIAP-Proc. N.º 86/2013, de 17 de Junho de 2015, dirigido ao Serviço de Migração e Estrangeiros (SME), a directora nacional da Direcção Nacional de Investigação e Acção Penal (DNIAP), órgão especial da PGR, Júlia Lacerda Gonçalves, autorizou a empresária a ausentar-se do país por um periodo de trinta dias. A autorização foi-lhe entregue ao fim do dia 18 de Junho.

Segundo o despacho de Júlia Lacerda Gonçalves, a autorização servia para a empresária, actualmente em estado de gestação, realizar tratamento médico na África do Sul. A permissão serviria também para a empresária regularizar a partilha da herança dos bens imobiliários que o seu pai detinha na África do Sul e que actualmente se encontram em risco de serem confiscados pelas autoridades locais.

Segundo soube o Club-K, Lídia Amões deslocou-se ao Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, em Luanda, no domingo passado, a 21 de Junho, para viajar. Para seu espanto, foi imediatamente detida e o seu passaporte confiscado.

A chefe de turno do SME, Eva Rafael, explicou à detida que recebera ordens superiores para confiscar o passaporte e encaminhá-la ao Serviço de Investigação Criminal (SIC) para detenção. Chamados ao local, dois agentes do SIC solicitaram ao SME o competente mandato de captura para que pudessem realizar a detenção. Porque não havia nenhum mandato formal, contactaram os seus superiores, dos quais receberam instruções para não efectuar a detenção sem mandato.

Por sua vez, o SME recusou-se a emitir qualquer nota de apreensão de passaporte, alegando apenas o cumprimento de ordens superiores.

Na mesma hora, segundo apurou o Club-K, ficou patente que a mesma Júlia Lacerda Gonçalves, que autorizara a viagem, emitiu um segundo despacho de revogação da sua própria decisão, no sábado, 20 de Junho. A DNIAP funciona apenas de segunda à sexta-feira, até às 15h00 e, nesse dia, essa instituição tinha as suas portas encerradas.

Alegadamente, a ordem superior, segundo fontes da magistratura a este portal, partiu do próprio Procurador-Geral da República, João Maria de Sousa. No seu despacho de revogação, através do ofício nº000611/15-DNIAP-Proc. Nº 86/2013, Júlia Lacerda Gonçalves invocou apenas que a medida se deveu a “imperiosas razões de justiça”.

Segundo um advogado contactado por este portal, “a PGR especificou as razões que determinaram a sua autorização. Com a revogação utilizaram um argumento genérico, que é uma forma de não fundamentar a sua decisão e impedir que a visada possa recorrer para fazer valer os seus direitos”.

Mas qual é o interesse da Procuradoria-Geral sobre Lídia Amões?

Fontes da procuradoria revelaram a este portal que supostamente o PGR, João Maria de Sousa, sentiu-se incomodado com a recente notícia veiculada pelo Club-K, segundo a qual o órgão que dirige está empenhado em destruir o Grupo Valentim Amões. A PGR tem intentado várias acções judiciais contra Lídia Amões, então cabeça-de-casal da herança de Valentim Amões, falecido em 2008.

Os casos de instrução processual contra Lídia Amões duram há quase dois anos, quando o período legal são apenas de 90 dias. A PGR não tem conseguido acusá-la de ter cometido algum crime.

Na sequência desses processos, a PGR, ultrapassando o seu mandato, tem proibido a movimentação das contas de cerca de oito empresas operacionais do Grupo Valentim Amões, pelos seus gerentes, levando-as à falência. Outra medida engendrada pela PGR é a não promoção da partilha dos bens da herança pelos herdeiros, num processo que já corre há sete anos.
* Ngola Kiluanji 


Deixe o seu comentário...

  • Imagem
    Isto é um problema de TUBARÕES e os TUBARÕES que se entendam para o bem dos carapaus. O defunto Valentim Amões não deixou testamento escrito porquê? Este é o problema do pret@ africano, quando é rico pensa que nunca vai morrer, e nunca faz testatmento em vida. Outro problema é que começa a fazer filhos tipo Coelho ( não é o preso Passos Coelho lá na Tuga), até parece que quer ter uma manada de caprinos como filhos e depois quando morre os herdeiros andam as guerras e não sabem como partilhar a massa. O camone Bill Gates já tem o testatmento escrito e guardado. Quando ele morrer, no testatmento já esta escrito para onde vão os milhões dele.
    Por outro lado, os TUBARÕES sabem que muita coisa que se diz que é do defunto Valentim Amões são bens que ele obteve de forma obscura e ilícita, logo os TUBARÕES criam uma guerra de desgaste com os herdeiros para no fim eles abocanharem o património e a massa. O que a Lídia tem que fazer é negociar com os TUBARÕES, porque neste momento ela é uma sardinha.
      • Imagem
        Sr inocente e vadio :Polvo Gigante
        Valentim Amoes morreu num acidente de aviacao deliberadamente provocado a mando do Sr Paulo Kassoma na altura como governador do Huambo. Essa coisa de membro do COMITE CENTRAL DO MPLA e tudo de faixada. E essa morte foi encomendada pelo cidadao extrangeiro de origem santomense que governa os angolanos autoctones desde 1979, com o nome de Jose Eduardo dos Santos. Em troca colocou-no como primeiro ministro de Angola. Sendo este militar e nunca assimilado para quetoes diplomaticas foi afastado.
        Portanto, normalmente a morte e imprevisivel com ou sem deixar testamento as pessoas estao sujeitas a morrer, embora em angola morre-se bastando que JES decida que assim o fassam.
        • Imagem
          Este foi o lider da tramoia praticada contra o nosso comandante Quim Ribeiro...
          Ate podem sumir vossos filhos netos e bisnetos vão pagar. Tudo tem fim cara de brucho, o nosso comandante e ex colegas estão mais soltos que tu, malandro
            • Imagem
              POR FAVOR RESPEITEM AO MENOS A PORCARIA DE LEIS QUE VOCÊS PROPIOS FIZERAM.
              • Imagem
                Diabo que seja surdo.
                Mais o dia que o JES morrer, os governantes Angolanos vão comer-se vivos.
                  • Imagem
                    Concordo plenamente com a decisão da PROCURADORIA GERAL DA REPÚBLICA. A Lídia não é nenhuma santa como está a querer fazer-se passar, ela queria FUGIR, ela roubou e distruiu quase tudo que era dos irmãos. Ela não estava à ir para a África do Sul para resolver a partilha de herança ela estava a ir resolver a situação dos 19,000,000.00 milhões de USD que roubou das empresas e dos irmãos. Ela já nem deveria ir para casa relaxar. Se dependesse de mim ela já estária na cadeia de Viana para aprender respeitar pelo menos o esforço do PAÍ . A Lídia pagou a advogados como PAULA GODINHO em 2008, 475,000.00 usd para distruição do GRUPO VALENTIM AMÕES.
                    Lidia deverias ter vergonha e humildade para pedir PERDÃO aos teus IRMÃOS E A FAMILIA AMOES TODA pelos atos bárbaros que cometeu.A procadoria não esta a preseguir a Lidia, a PGR esta a fazer justica a pedido dos outros herdeiros que foram injustiçados quando era a gestora da massa da Herança do Sr Valentim Amões. A Lidia tem que pagar pelo que fez a família e a sociedade " A JUSTIÇA TEM QUE SER FEITA"
                    .
                      • Imagem
                        Então senhora Ana Maria, tens tanta certeza que a jovem Lídia Roubou este dinheiro!
                        Então como se explica quase dois anos e a PGR, utilizando a sua área especial de investigação e mesmo assim não conseguiu até ao momento acusar a rapariga? 
                        Será que a PGR está corrompida apesar de violar constantemente os seus direitos como arguida?
                        E este dinheiro estava na conta das empresas ou foi financiamento bancário?
                        E os bancos exigiram que garantais?
                        Tenho tanta pena , que existam pessoas como a senhora que alegam que a justiça deve ser respeitada e não entendem nada de justiça,!
                        Queres justiça? aconselhe os teus amigos da PGR para remeterem o processo ao Tribunal e se o julgamento for justo, mostrará se o Grupo VA era tão rico como dizem ou foi mais um falso milionário gerado pelo Sistema, sem estrutura empresarial, sem recursos humanos e totalmente endividado com a Banca?
                        Pense um pouco antes de acusar, só assim merecerás o adjetivo racional.
                        • Imagem
                          Este PGR matumbo e vendido quando é o Sebastião Martins é que o antigo chefe das secretas anda Luanda Lisboa e vise versa e ninguém diz nada!
                          Justiça no nosso país é feita pelo corrupto do JES
                          • Imagem
                            É sabido que originalmente a família Amões provém do Galo negro. E que foi por interesse material que, aliciado, o patriarca aliou-se ao "M" pensando sobreviver ao sufocante e exterminador meio ambiente da camaradagem mplista.
                            O tempo de realizar que transfugir não constituiu uma solução aos preocupantes problemas materiais dele, era já tarde! Os tubarões do "M" já tinham traçado o destino do malogrado.
                            Esse drama faz me pensar no tal outro "Valentim" (dito da Canata no Lobito) proveniente igualmente do Galo negro que também aliciado, teve a sorte de sobreviver; mas que ficou e continua de ficar numa situação de extrema calamidade. Há outros exemplos de trânsfugas provenientes da Unita cuja sorte não é diferente da do Jorge Valentim. Penso em particular no casal "Hamukwaya" e no fundador da "Casa-ca".
                            Cuidado com o "M". Viva o tio Samakuva. Viva Unita.
                              • Imagem
                                Tira o Abel e a CASA-CE dessas tuas provocação baratas na próximas diarreias mentais que te der, senão vais ter que te haver comigo TODOS OS DIAS, tu e o teu partideco em vias de extinção acelerada, ok? O Jorge Valentim VENDEU-SE ao MPLA com medo de ser executado pelo teu pai, quando ele descobriu o "esquema" que ele tinha montado para roubar kamangas da UNITA e metê-las na Europa através do seu antigo avilo pula do Liceu de Benguela, o famoso Abrantes que era Piloto de Helicópteros de Combate e Mestre de Kung-Fu (que o digam certos Oficiais Pilotos da Base da Catumbela quando por lá andaram na guerra aérea contra a UNITA que se meteram com ele e levaram com que contar, kkkkkk), que ia em voo razante às vossas posições mais avançadas aonde o Valentim o aguardava, só que um dia "alguém" da vossa BRINDE tirou fotos do momento da aterragem, recepçãp e trocas de papéis bancários europeus por sacos de kamangas, mandando-as mais tarde para o Savimbi e este para o MPLA (entretanto o Valentim pirou-se assim que "alguém" da UNITA o avisou), a fim de lixarem o pobre do Abrantes, que só entrou no esquema pelo KUMBU e acabou acusado de Espionagem a favor da UNITA e dos Sul-Africanos...
                                O caso do Abel não tem nada a haver, ele tentou concorrer contra o prolongamento ILEGAL dos mandatos do teu Ti Samas, cozinhado por este internamente ao eliminar a Regra Democrática conhecida dos Dois Mandatos - Novo Líder! Se alguém TRAÍU os Estatutos da UNITA ou manipulou as pessoas "necessárias" para a Consagração Sobista (?) do dito cujo afim deste não perder o Controlo Interno das MA$$AS herdadas dos tempos dos negócios das kamangas da UNITA durante a guerra, essa pessoa não foi o Chivu mas SIM VOCÊS, com medo de perderem os respectivos tachos, um, e a "Herança do Sobado Savimbista", o outro, ou seja, TU mesmo; ó "sr." Rafael "Canende" Savimbi,,,
                                Se é para maldizer e picar a toda a hora os adversários, eu DOU-VOS um "tratamento" ainda pior sem precisar de recorrer ao vosso tipo de DIFAMAÇÕES ordinárias e baratas, DUVIDAS ? De futuro, mais tento na língua, senão vais ver como elas te mordem, seu METE-NOJO!
                                Já tás a ver o teu "futuro" a ir pelo ralo abaixo, né? Julgas que isto da Política é tipo capacidade que se herda dos pais, não? Mais capacidade teria o teu meio-mano Tão Kanganjo Savimbi mas esse é inteligente e não quer nada com a Política, porque SABE que a sua extraordinária semelhança com o vosso pai só iria prejudicar ainda mais a "Causa do Muangai" e dar mais "armas" de arremesso aos sabujos do SINSE e dos CAP´s que aqui fazem o trabalho sujo do Governo...
                                Coitadito de ti, Rafaelito, CRESCE e aparece, seu kanuko imberbe que só cresceu de corpo! E mais respeitinho aos mais-velhos que SABEM mais dos vossos PODRES (vosso e do MPLA) do que vocês julgavam!
                                  ver mais
                                • Imagem
                                  A UNITA é assassina só importa-se com o poder e não mede meios para ter alcançar o poder. Savimbe matava milhares de pessoas em frente os seus familiares, mas Samakuva faz diferente, mata as escondidas e inventa culpados.
                                  • Imagem
                                    Senhor PGR chega de tanta cobardia se já não aguenta tanta pressão por vários erros que tem estado a cometer por pressão do poder politico peça a sua demissão. O que não está certo é que o Senhor não tem poder de decisão nenhuma, não merece o mínimo respeito da população
                                      • Imagem
                                        São vocês seus UNITAs que incentivam o desrespeito as autoridades, a desordem e quando são detidos pensam que têm razão.

                                    Sem comentários: