sábado, 27 de junho de 2015

NÚMEROS DE ESTATÍSTICA



Senhor Presidente, porquê nos trata como números de estatística?
Porquê depois de todo esse tempo, os senhores políticos olham-nos como 23 milhões de pessoas e não como cidadãos que compõe esse país? Nós pagamos impostos, trabalhamos arduamente para a construção dessa nação, porquê os senhores não reconhecem a nossa importância?
Será que somos tão insignificantes para os senhores?
Se não fosse por nós, o que os senhores seriam? Gente gravatada?
Já na década de 1930 o transporte de passageiro em Lourenço Marques era feito de carrinhas de caixa aberta cobertas com lona plástica, hoje 80 anos depois o cenário é o mesmo o talvez pior. Será que é tão difícil termos transportes dignos?
Hoje no estrangeiro vulgariza-se os metrôs, viagens de avião, autocarros para ligar cidades muito próximas, mas nesse país, viagens de 3.000 km é feita de chapas com condições desumanas, será que somos animais?
Senhor presidente, o senhor não tem tido vergonha quando recebe delegações estrangeiras na capital do País? Pois se não sente, deveria sentir. Uma cidade nauseabunda, infestada de gentes desempregadas, marginalizadas, entre outros males.
Com todo o dinheiro gasto na EMATUM, não poderíamos ter criado um empresa de transportes públicos que poderia atender a demanda nacional? Não poderíamos ter comprado mais carteiras escolares? Não poderíamos ter investido nas infraestruturas rodoviárias ou ferroviárias?
Afinal para quê serve vossas estatísticas? Não serve para dizer que temos uma população de mais de 80% desempregada? Não serve para dizer que 90% da população não tem acesso a água potável?
Não serve para interpretar que 85% da população não tem energia elétrica em suas residências?
Senhor presidente, nós deixamos de ser número de estatística em 1990.
Os senhores criaram a EMATUM, consultaram o povo (que é vosso patrão)?
Fizeram empréstimos de 850 milhões de dólares, com autorização de quem?
Afinal para quê serve o parlamento?
Não existe nenhuma informação do tal projecto, afinal para quê serve a lei de direito à informação?
Nós temos o direito de saber onde foram parar os 500 milhões de dólares desse projecto.
Quem pagará essa dívida? Nós? Nossos filhos? Nossos netos?
Não basta os chineses exportaram nossa floresta? tudo a custa das vossas dívidas individuais. Os senhores engordam como porcos, com os lucros das fotografias do povo que morre a fome.
Os senhores vêm em tudo, uma oportunidade de saquear o erário público. Se até hoje as enxurradas e inundações fustigam o único bem que as populações têm é porque vocês lucram com nossa miséria, aproveitam essa oportunidade para assaltarem o cofre do estado. Não se justifica que após os desastres das cheias de 2000, a região do vale do limpopo sofra continuamente de catástrofes similares. Para quê existe açudes, represas e barragens? Imaginem quantos dólares seriam poupados após a construção desses empreendimentos hidráulicos? Para além de potencializar a agricultura e o abastecimento de água com a construção desses?
Seja um presidente de referência, crie imagem de inspiração no povo, senhor presidente.
NB: senhor presidente, quando criticamos o governo, é porque queremos o melhor nesse país e não denegrir a tua governação.


Gosto · Comentar · 



Amilcar Vera-Cruz López Bem sou forçado a concordar com esse post


Dérricky D'Hermes Grande ponto de reflexão camarada Vladimir Guepatosoxalá que encontres as respostas das questões feitas. Abraços e muita força
12 h · Gosto · 1

Geraldo Alberto Tenho a certeza de que o Senhor presidente vai ler está exposição!
12 h · Gosto · 1

12 h · Gosto · 1

Quisito Almajane Bem falado mano......Guepatos.



Vladimir Guepatos o que vocês acham sobre serem considerados de números?

Alfredo Da Berta Filipe Merda de dirigentes de moz,esses bandidos ladrões casa deles deviam ser cadeia pora pah

Belarmino Bernardo Tivane Num estado democrático existem duas classes de políticos que são :1-os suspeitos de corrupção e 2-os corruptos.
Enquanto forem permitidas as campanhas eleitorais milionárias haverá corrupção no governo,pois alguém precisará de pagar as contas da campanha,pois ninguém doa tanto dinheiro para campanha eleitoral a toa.Não existe tanto ideialismo assim neste mundo ou a humanidade não padeceria de tantos males,e a ausência da ética deixa um vácuo onde se propaga a onda da corrupção.
Para finalizar saibam que a corrupção,as medidas provisórias,o vazio do congresso são mosquitos que contaminam a democracia.
Obrigado Vlad pelo exposto.
10 h · Gosto · 3

Alexandre Cumbe Maria Paulino A voz de quem nao tem voz. Nao se imagina qual e o grito de cada mocambicano em prol da postura dos governantes e dos seus modelos de governacao. Murmuramos, fazemos tantas publicacoes e ate falamos verbalmente para mostrar o nosso desagrado mas nada rescinde. Somos chamados do povo mocambicano quando necessario pintar relatorios e depois cativados nas "Pastas do Arquivo" onde relaxamos sem voz. As duas pontes na cidade de Tete, nao sao atravessadas pelo filho do pescador e nem do campones, mas sim dos que nao perdem tempo formando bichas nas ATMs em querer levantar o dinheiro para "carvao". A saudade pelos tempos de 20 a 50mts quando quisessemos chegar no centro da cidade nos aflinge porque este cenario transformou-se em 300-1000mts, wauu, a voz dos que nao tem voz aonde para afinal? Minha familia que esta na outra margem nunca a verei. Viu e calou porque nunca te foste indicado pra falar nas presidencias abertas k tantas guias de marcha revertidas em bilhoes de meticais depositados nos bancos fora do quintal mocambicano. Quem comentou ja foi porque so quis aproveitae MB, forca e forcas para quem pronuncia em nome do povo. Fuuuuui
10 h · Gosto · 1

Amilcar Vera-Cruz López sabias palavras oh! #Belarmino e #Alexandre. quem me dera se tivéssemos todos moçambicanos com sabios pronunciamentos
10 h · Editado · Gosto · 1

Vladimir Guepatos #Amilcar, voltaste a razão?

Jose Manuel Os números mais preocupantes são das crianças que estam a morrer de desnutrição alimentar

Jose Manuel Os números das pessoas que ainda nem nunca beberão água potável so 45por cento dos moçambicanos bebê agua potável e isto que se tem que falar

Jose Manuel Desses 23milhoes faça as contas e beija quantas pessoas bebem agua potável

Vladimir Guepatos Das nossas primas do Zimbábue que invadem o território nacional para investirem em prostituição

Jose Manuel E trazer cida


Hilario Afonso Tomo Concordo com o post ate vou quebrar o jejum agora mesmo antes da hora...hicha allah

Paulo Rapaz O pior eh a cumplicidade entre os oprimidos. Uns usando enfunados nos canudos e, buscando lugar na frescura da gatunagem, vangloriam os ladroes da desgovernacao a espreita duma porcao do cabritismo. 
Agravam a situacao os que confiam no desconhecido, julgando imbecil quem realmente privou com varao. 
A irracionalidade na gestao do publico esta a vista. A fome e a colera estao de maos dadas e a frelixo ainda prefere torrar o pouco dinheiro que sobrou da saga dos guepatos. Esta praga de "ratos" insaciaveis sera realmente AINAMUIXO como reza o cantico que nos impuseram catar?!

Aires Andre Aires E como se explica o pais tao pobre digo pobre em outras condiçoes mais os dirigente sao ricos,eu acho que o presidente é culpado ele nao olha pra o povo,mais sim olha pra seu proprio bolso

Sem comentários: