sexta-feira, 26 de junho de 2015

CHÁ DE CALCINHA


4 h · Editado · 


Circulam alguns posts aqui no FB, alegadamente que declarações do Deputado da Renamo António Muchanga, acerca de chá de calcinha, devem ser vistos como insultos a integridade e postura não só das mulheres ou membros da frelimo, mas também aos cidadãos eleitores da cidade de Maputo.

PROBLEMATIZAÇÃO 
Os autores destes posts, penso eu que, estão a problematizar um não assunto, na medida em que, criticam apenas ao Deputado Muchanga sem bases para tal, só porque disse o que disse, ademais quando os deputados da Frelimo, insultam os deputados da renamo com palavras do tipo “ Bandidos armados, ladrões de gado, etc etc”, ninguém procura critica-los. Pra mim ele não ofendeu a ninguém, apenas fez menção do jornal expresso moz, que ano passado, publicou uma reportagem alegando o facto de andar nos corredores do partido Frelimo que o Ex estadista, escutava mais uma membro sénior do partido frelimo, e isso fazia com que, alguns camaradas suspeitassem que esta Senhora, teria dado chá de calcinha ao ex-estadista. “In Jornal Expresso Moz”.


PROBLEMA
Porque razão os pronunciamentos do Muchanga devem constituírem insultos, extensivos a todas mulheres e eleitores da cidade de Maputo que votaram nele?
Primeiro gostava de rectificar algo num dos posts desses críticos, o Muchanga não foi eleito pelo círculo eleitoral da cidade Maputo, mas sim da Província de Maputo, ademais gostava de entender na óptica desses críticos, o que seria insultos a integridade e a postura das mulheres? Se o vídeo onde o Muchanga aparece a falar acerca deste assunto, ele foi claro, ele não generalizou, mais sim falou de algumas mulheres do partido Frelimo, que a custa do lambebotismo promovem estas práticas. Não consigo encontrar paralelismos entre os eleitores votantes com os pronunciamentos do Muchanga.

OPINIÃO

Os argumentos destes críticos penso eu que, são enfermados de vícios, não abordam o assunto com profundidade, para aferir as causas dos pronunciamentos do Muchanga, ademais a VERDADE É SEMPRE DURA E AMARGA, mas a MENTIRA É BOA E FRESCA, ou seja, os Moçambicanos estão habituados a ouvirem mentiras, as tais HISTÓRIAS PRA O BOI DORMIR, neste país quem fala a verdade é visto como INCONVENIENTE.
Pode ter havido exagero sim não nego, mas tentar ser simplista e desacreditar a pessoa do Muchanga penso que é demais ABSURDO E INOPORTUNO.
Aqui na Pátria Bela, está ficando na moda e até virou uma epidemia, quando o assunto é ENGRACHAR BOTAS DE UM DIRIGENTE PRA SER BEM VISTO, por isso que, o nosso país está como está.

NOTA IMPORTANTE: O que preocupa-me agora é a paz, desenvolvimento e ver assunto Ematum resolvido, agora andar a criticar pronunciamentos de alguns deputados, sem contudo reparar os erros da contraparte, não pode constituir agenda pra mim. Até em países super-desenvolvidos, representantes do povo degladiam-se, lutam, criam escarramussas, mas depois o bom censo prevalece.

In Opinião de Figura não Pública=Rogério António


Gosto · Comentar · 




Alberto Samuel Maherero Tosh Eu já havia recusado tais afirmações.

Helio Filemone Inguane So posso rir ... Cada um e' livre de ver problema onde quer (posso chamar-lhes conservadores) e os mais liberais nem estao ai para isso. Eu fico feliz porque o "povo" ja consegue manifestar o seu agrado ou desagrado de forma aberta nesta plataforma. Agora ir ao amago do assunto so se tivesse o proprio Muchanga e as "suspeitas" de usarem esse meio. Mais nao disse
Gosto · Responder · 1 · 4 h

Rogerio Antonio Eu tambem so posso rir, o Sr Helio Filemone Inguane, tambem ve este assunto a sua maneira, portanto forca no cumprimento da sua agenda....
Gosto · Responder · 2 · 4 h

Manganhe J. Vicente Em todo caso, no Parlamento fala-se de chá de calcinhas? Qual era o objecto da discussão?
Gosto · Responder · 4 · 4 h

Rogerio Antonio Tudo inicia quando uma deputada da frelimo, teria chamado aos deputados da renamo de bandidos armados e ladroes de gado, eis que Muchanga, nao poupou esforcos em rebater a outra posicao, se na AR fala-se ou nao se fala, este eh outro debate, nao conheco o regimento da AR, apenas coloquei uma observacao que alguns criticos esbarram-se em reduzir a nada a pessoa de Muchanga.

Celio Mabjaia Amigo Manganhe, também podias quistionar se no Parlamento fala se de ladrão de gado? 
Bandido Armado? 
Em que contexto.

Joefarman Manjate É no parlamento que deve-se falar de tudo de bom ou de mau desde que a intençao seja "benéfica"! No nosso país há banditismo armado e nao armado, no nosso país existe o tal "chá de calcinha" que é usado por mulheres para manietar o machismo dos homens! Não é nossa geração que está a inventar é assunto secular...!


Dercio Nicolau Dercio Dércio Ernesto faz favor de chegar aqui.
Gosto · Responder · 2 · 4 h

Rogerio Antonio Nao mencionei nome de ninguem......

Dercio Nicolau Eu estou a convida-lo a pronunciar-se.

Eddy Marchal Sochangana Falou muito bem ilustre #Rogerio #Antonio não ha problema nenhum em tdo que o dputado Antonio Muchanga disse pois todos somos testemunhas oculars dos insultos promovidos pela bancada maioritária, pois nesta bancada ha deputados que olhando pra o percur...Ver mais
Gosto · Responder · 1 · 4 h

Rogerio Antonio Apoiado mano Eddy......

Homer Wolf Concretamente essa expressao "cha' de calcinha" significa o que'?
Gosto · Responder · 2 · 4 h

Desiderio Tembe Amigo meu,o Muchanga exagerou aos extremos o seu baixo calão sim senhor. Mas hoje em dia é FEIA A TRADIÇÃO PORQUE ISSO JÁ É HABITO E COSTUME DOS MILITANTES OU MEMBROS DA FRELIMO O ENGRAIXISMO,LAMBER BOTAS E BAJULAR OU SIMPLESMENTE VIVEREM DE SIM SENHOR CAMARADA EXCELÊNCIA, se você militante,membro ou não,DETECTAR UM ERRO OU ALGUMA ANONALIA COMO POR EXEMPLO,O ENCURTAMENTO DE ROTAS NO TRANSPORTE PÚBLICO E OS MY LOVE NA GRANDE MAPUTO,VAMOS INVESTIR EM TRANSPORTE PARA O NOSSO TRAVALHADOR IR AO TRABALHO PRODUZIR NO CONFORTO E BEM ESTAR, isso é derectar um erro,denunciar e criticar e,quiçá contribuir com uma opinião,mas quem faz desse jeito para OS CAMARADAS ENGRAIXANTES E BAJULADORES esse cara é BANDIDO OU É DA OPOSIÇÃO. Gente,como vamos concertar o erro se não gostamos de saber que ELE existe e muito menos queremos ouvir falar dele e muito menos quem o vê.
HIPÓCRITAS ENGRAIXADORES QUE SÓ ATRASAM O NOSSO MOÇAMBIQUE.
Viva MOÇAMBIQUE e 
ABAIXO OS POLÍTICOS BAJULADORES DOS DIRIGENTES.
ABAIXO MILITANTES LAMBE BOTAS.
Gosto · Responder · 4 · 4 h

Rogerio Antonio Tambem nao sei, recomendo-lhe a ver o video numa das minhas publicacoes e podera tirar as suas proprias conclusoes.....
Gosto · Responder · 1 · 4 h

Homer Wolf Eu vi em directo essa sessao da AR

Rogerio Antonio Certamente que ja fez o seu juizo de valor acerca dessa questao....

Dércio Ernesto Sinceramente me decepcionam pessoas como Rogerio Antonio, dele não espera tanta baixaria no que diz respeito ao debate de ideias. 1) Por que razão não me marcou nesta publicação e fê-lo nas minhas costas; 2) Por que razão não comentou tudo que aqui escreveu na minha publicação; 3) Que impacto tem essa publicação ao fazer sem me chamar antes ao debate e 4) Por que razão não sugeriu que eu corrigisse a minha publicação sobre Cidade/Província de Maputo antes mesmo de escrever essa barulhada toda. Entretanto, obrigado chara Dercio Nicolau. Ademais, ele (Rogério) deve estar preocupado em discutir coisas do partido dele (Renamo) e pensa que também o faço assim, deve entender que discuto questões com isenção e de forma livre e apartidária.
Gosto · Responder · 3 · 3 h · Editado

Joaquim Joao Correia pelo menos dou gracas a Deus q ainda nao provei desse cha kkkk
Gosto · Responder · 8 · 4 h

Desiderio Tembe Faz bem irmão.
Quem o prova vira Hipócrita
Gosto · 2 · 4 h

Chalaman Charles Murato Caro Dércio, a culpa foi tua de escrever coisas sem bases de acordo com o teu número 4. Devias antes de mais nada ter toda infomação necessaria para depois escrever algo preciso. Assim não o fizeste e os outros apenas criticaram porque tem mais informação aceca do assunto do que você.
Gosto · 1 · 2 h

Rogerio Antonio Obrigado Chalaman Charles Murato, por me ajudar a elucidar algumas pessoas que teimam em nao querer mudar de posicao.....
Gosto · 1 · 2 h

Chalaman Charles Murato Contudo, não me leve a mal, é apenas uma chamada de atenção para que das proxímas vezes não escreva sem antes investigar até ao fundo. Outra questão, Será o Rogério que lhe disse que é da RENAMO? Assim queres igualmente provocar outro barulho. Mesmo se fosse, este do meu ponto de vista não é o forum proprio para falarmos destes assuntos. Cumprimentos e bom final de semana.
Gosto · 1 · 1 h

Rogerio Antonio Ainda bem que fazes uma bservacao, nao tinha reparado acerca da minha inclinacao partidaria, muito obrigado amigo e bom final de semana pra ti.....
Gosto · 1 · 1 h

Chalaman Charles Murato De nada Rogerio, apenas estou do lado da razão das coisas. As pessoas não devem meter aguâ para depois terem medo de ser criticados. Por que é que fizeram neste forum? Eles deviam ter ligado ou marcado encontros em bares e a posterior vinham com a decisão final para postarem pos sabem muito bem que os atentos para minimos detalhes estão aqui. Enfim, bom final de semana.
Gosto · 1 · 1 h

Rogerio Antonio Fish..... I salute

Zefanias Augusto Namburete Assino por abaixo !
Gosto · Responder · 2 · 3 h

José de Matos Eu condeno esse discurso do Muchanga, é ofensivo porque entra na generalizaçao, mas tenho dificuldade em separar esse comentario de outros discursos que banalizam o Parlamento! Alguns comentarios, provocaçoes, discursos, etc. sao simplesmente inaceitaveis e mancham a AR !
Gosto · Responder · 6 · 3 h

Dércio Ernesto Nem mais, Matos. Devia ate perceber o Rogerio Antonio como e' que eu iniciei a minha publicação que ele aqui tenta desvirtuar.

Joefarman Manjate He he he, se todos ralham assim ,no fim quem terá razao??? Kkkkkkkkk
Gosto · 2 · 2 h

Chalaman Charles Murato Para me aquilo não é parlamento mas sim uma escolinha de barulho onde tem pessoas que não sabem o que querem e outros nem sabem quais são os seus termos de referência.

Henoch Jemusse Well Done

Ivan Maússe Heheheheh esse chá de calcinha ainda vai dar de falar. Epah
Gosto · Responder · 3 · 3 h

Jose Luis Inguane Assino por cima.,,
Gosto · Responder · 1 · 3 h

Ildo Skate Muchanga ta nem ai, ele so falou a verdade o resto é resto.
Gosto · Responder · 4 · 3 h

Rogerio Antonio Dércio Ernesto, porque razão eu devia marcar-lhe? Numa das suas passagens dizes que pessoas como eu, decepcionam-te e não esperavas tanta baixaria vindo de mim, bom prefiro não lhe responder nos mesmos termos para não ferir-lhe sensibilidades, indo ao cerne da questão devia compreender que aqui, eu estou a debater ideias trazidas pelos críticos do Muchanga, No seu post notei uma serie de palavras a tentar (des)qualificar o Muchanga, mas não notei essa (des)qualificação aos outros que discutiam com o Muchanga. Responda-me uma coisa Dércio, na AR deve-se chamar os outros colegas de bandidos armados e ladrõe de gado, em que contexto? Suponho que a sua resposta seja Não, daí que, ao tentar criticar não podia cingir-se apenas no Muchanga, penso que nem você gostaria de ser atribuído nomes do tipo: Bandido Armado ou Ladrão sem o ser.
Gosto · Responder · 4 · 3 h

Dércio Ernesto Rogerio Antonio se já tiver reparado as minhas publicações sobre os senhores deputados ja foram contundentes com todos eles, não se cinge apenas a Muchanga e mais, sugiro que releia minha publicação e veja o que escrevi na parte inicial da publicação. Sem contar que esta sua publicação mostra a falta de interesse em discutir as coisas no fórum próprio porque fugiu de onde eu escrevi para se pronunciar numa publicação a falar de mim, mas, sem querer que eu veja a mesma. E mais, não falei de nenhum paralelismo como quer aqui tentar trazer, falo de um comportamento identificado e sobejamente conhecido.
Gosto · Responder · 1 · 3 h

Albertina Bulha O k levou o Muchanga a chegar nesse ponto Cha d calcinha? Eu acredito k algo forte e baixo foi dito sobre a pessoa dele p ele devolver pela mesma moeda.... Deve ser um comportamento k ele adequire qdo fere a pessoa dele...isso ja virou passado siga quem quiser se estressar..pk ele ta noutra
Gosto · Responder · 2 · 3 h

Domingos Manga Caro Rogerio Antonio , as suas abordagens começam a ser tendeciosas, olha, nao e por simpatizar com uma personalidade que o Sr. Vai fazer vista grossa as suas barbaridades... E preciso ser realista, o Muchanga cometeu um dos piores erros das suas intervençao parlamentares. Antes de falarmos temos que lapidar a informaçao, afinal de contas porque gasta-se rios de dinheiros com a formaçao do homem? Como e que se explica que um homem com grau de mestre se expresse daquele jeito em sede de assembleia e em directo, onde familias assistem, a partir dos pais, filhos, avos, entre outros membros da familia! Eu penso que o Muchanga atingiu o pincaro da sua falta de boas maneiras. Eu pessoalmente ja partilhei mesma mesa com o Muchanga varias vezes, mas ha que ser realista e deixarmos de nos escudarmos da realidade. O Homem exagerou, nao encontro adjectivos adequados para qualifica-lo! Alias, nao ha quem nao saiba aqui que o homem nao tem boas maneiras. Mesmo um filho e penalisado quando viola as regras de boa convivencia em familia ou em sociedade, ao mesmo tempo bonificado quando comporta-se de acordo com o esperado, sob pena de perpetuarmos a mal criadisse do filhinho. O homem ensultou a naçao inteira e nao apenas as mulheres da renamo ou da frelimo. Eu tenho a maxima certeza que por mais ofendido que o sr. Esteja, ha insultos que nao seria capaz de proferir diante de sua mae, talvez diante de um amigo. Eu peço-te para seres imparcial nas suas abordagens por forma a credibilizar mais as suas intervençoes.
Gosto · Responder · 1 · 3 h · Editado

Dércio Ernesto PARA QUE TODOS SAIBAM PARA QUEM SE DIRECIONA ESTA PUBLICAÇÃO DO Rogerio Antonio, eis aqui o que ele tenta rebater:

Dércio Ernesto * 5 h · Editado ·

"Quando fazemos da Assembleia da República um Quiosque?"

Variadas vezes já fiz menção neste mural sobre alguns comportamentos e postura dos nossos Deputados em plena casa do povo. Desde o início da actual legislatura já constatamos várias cenas algumas patéticas envolvendo os nossos ilustres representantes.

O que me faz escrever esta nota surge em virtude dos últimos pronunciamentos do Deputado da Renamo, António Muchanga. Este Deputado já nos tinha habituado mesmo antes de entrar para AR que era um conhecedor nato da vida de muitos cidadãos de elite deste país. Mas, ao entrar na casa do povo, Muchanga transportou os seus comportamentos externos para lá.

Os últimos pronunciamentos de António Muchanga (no meu ponto de vista) devem ser vistos como um insulto a integridade e postura não só das mulheres ou membros da Frelimo, mas também aos cidadãos eleitores da Província de Maputo que votaram na Renamo para que ele estivesse naquele lugar.

Muchanga vezes sem conta não consegue discutir assuntos se não discutir pessoas, essa é uma postura de quem sempre foge ao debate de ideias para fazer menção sempre a vida pessoal e íntima das pessoas.

Não estou contra os seus círculos de informação, mas, contra o local e a forma como faz as coisas. Não escolhemos Deputados para fazer da AR um centro de lavagem de roupa suja ou de um quiosque de rua.

PS: Escrevi esta publicação guiado pela moral (subjectiva), não sei o que diz sobre isto o regimento da Assembleia da República.

Zarito Mutana Cota Joaquim eu tambem ainda nao tomei o tal chá deve ser muito bom para ser debatido esta toda semana.
Gosto · Responder · 1 · 2 h

Jose Eduardo Eu acho que de um modo geral a forma como ocorrem provocações, perdendo-se tempo a adjetivarem-se de coisas ja "ultrapassadas" em discursos fora de casos em debate é de todo condenavel. Contudo o Muchanga nao devia fazer aqueles pronunciamentos, tanto mais que existe uma interminavel lista de vocabulos para apelidar seus adversarios politicos, sem necessitar de rossar o pornografico. Evoluindo, se nao for chamado a atencao, pode trazer para retratar seus adversario por que fica que depois da calcinha.
Gosto · Responder · 2 · 2 h

Abacar Omar Josessane Muchanga so diz a verdade e nao insulta ninguem.
Gosto · Responder · 2 · 2 h

Albertina Bulha Gente o Muchanga nao vai se render e pedir desculpas p isso ele vai ter k nascer d novo visto k esta n sangue o mau comportamento mas certo k ele sabe o k diz...
Gosto · Responder · 1 · 2 h

Sana Maria Chivurre As palavras proferidas pelo Muchanga foram direcionadas, agora as outras mulheres que se sentiram ofendidas a carapuça serviu.
Gosto · Responder · 4 · 2 h

Rogerio Antonio As pessoas teimam em defender o indefensavel, mas enfim eles estao livres.....

Chalaman Charles Murato Estou de acordo. Foram varias as vezes que deputados de outras bancadas fizeram algo parecido ou ainda pior mas ninguém veio aqui para condenar. A maior parte de pessoas não é imparcial.

Dynah Fast A verdade incomoda...ele foi bem claro. Palmas para o ilustre deputado Muchanga
Gosto · Responder · 4 · 2 h

Rogerio Antonio Realmente

Chalaman Charles Murato Isto encomoda sim os que não gostam da verdade e que querem viver de lamber todo o momento. Esperimenta contrariar o boss, assim serás chamado de louco ou da oposição.


Sanjo Muchanga Nos os Muchangas nao temos grades para as palavras, pois todas as palavras sao palavras... agora ao que dizem que o Antonio Pedro Muchanga teria ofendido as mulheres da Cidade de Maputo, Mozambique, considero blasfemio, pois as suas palavras sao claras nao sao parabolas...
Gosto · Responder · 3 · 2 h

Abacar Omar Josessane Discutem ate os dedos doerem e depois irem a hospital emfrentar uma fila enorme pra vos atendrm,enquanto "eles" estao n boa.
Gosto · Responder · 1 · 1 h

Eusebio Jose Precisamos de homens que tem a coragem de dzer as coisas com seus proprios nomes,Muchanga dsse e deve continuar a dzer, qdo e a maioria parlamentar sempre bate se palmas e acham normal o que dzem...
Gosto · Responder · 1 · 1 h

Ndaneta Mbuya Nkulo Nao quero concordar que as mulheres ficaram ofendidas com este posicionamento, ainda nao vi nenhuma publicacao de repudio por parte delas
Gosto · Responder · 1 · 1 h

Ndaneta Mbuya Nkulo Nao quero concordar que as mulheres ficaram ofendidas com este posicionamento, ainda nao vi nenhuma publicacao de repudio por parte delas

Gabriel Vasco Vasco Algo estranho que acontece aqui: criticam as declarações de Muchanga, mas quando são membros e/ou deputados da FRELIMO a ofenderem os da RENAMO tipo usam óculos de madeira, etc etc, não consideram isso de ofensa, pois não?

Ariel Sonto Cha tempera-se com folhas de cha e leite. Ficou o essencial!
Gosto · Responder · 1 · 1 h

Rogerio Antonio Realmente Ariel Sonto, nem mais! kkkkkk
Gosto · 1 · 1 h

Gabriel Vasco Vasco kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Tomas Humbe Esta de parabenx DR.MUCHANGA AS VERDADES NAO SAO MULEZAS ELAS OFENDEM,MUCHANGA SABE MUITO BEM A QUEM DIRIGIA AS PALAVRAS E NAO TODAS MULHERES O RESTO E BLA BLA BLA K NAO VAI MUDAR EM NADA.
Gosto · Responder · 3 · 1 h

Rogerio Antonio Realmente Tomas Humbe......

Marcelo Machava So se sente ofendido (a) quem tem medo da verdade
Gosto · Responder · 1 · 1 h

Moçambicano Ahmed Logo após a independência tive de abandonar o paraíso Moçambique muito triste para mim foi a maior dor na minha vida

Ildo Skate Vocés estão a postar livros de descontentamento e decepçao. Escrevem muita coisa e nao dizem nada. Sera que vocés não intenderam o que Muchanga disse???
Sera que voces nao sabem de onde vem a tal expressao???
Será que a carrapuça servio a alguns aqui tambem??
Voces deviam dar graças a Deus por ter um deputado que conhece a vida do povo que representa.
O resto é odio e raiva que páira no vosso intimo.
Vakite!

Humberto Durão Durao Pessoal insulto pra mim nao o que sr Muchanga diz ou deixa de dizer ou o que um deputado da frelimo fala ou deixa de falar mas sim o grande insulto sao contas do povo aprovdas sem nenhum sentido pra seu comprovamento,
insulto pra mim eh ateh agora nenhuma pessoa nao ter sido preso por caso de ematum.




Ildo Skate Humberto tens toda razao!
Esses que postam muita coisa so por causa de tal espressao, se fores a ver nos seus murais nao dizem nada sobre os ladroes da mola do povo e assassinatos na nossa pátria.
O povo é sempre ofendido por sofrer sentando no chao nas escolas poque o Pais nao tem mola, existem localidades em Moz que nunca viram ambulancia é so pear ate os miseráveis postos de saude, pk o Pais nao tem dinheiro e muitas outras coisas que os ladroes de fatos fazem, isso pra os tais nao é ofensa ao povo. Ofensa é cha de calsinha, essa gente pah!
Gosto · Responder · 1 ·

Sem comentários: