quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Azagaia: Demência confirmada ou estratégia para lançar álbum?

O Músico Moçambicano, Azagia, fez uma confissão televisiva pedindo perdão da esposa e mostrando-se arrependido pelas drogas. Veja http://www.youtube.com/watch?v=QlxC6fAc-3o&sns=fb

by Elisio Leonardo on Wednesday, 21 November 2012 at 09:48 ·

Todos conhecemos Azagaia. Também, não é para menos, ele é o melhor rapper da actualidade em Moçambique, e na minha opinião, está entre os 10 melhores rappers da actualidade na Lusofonia. Tem uma carreira composta por inúmeros lançamentos de sucesso internacional, músicas que se tornaram hinos das ruas em Moçambique e não só e todas estas coisas. Mas nos últimos tempos, temos vindo a conhecer um novo Azagaia, que insiste em criar situações que para mim ainda são inexplicáveis, e é sobre este Azagaia que venho falar neste texto.

Que fique bem claro aqui, para os que não vão ler o texto até ao fim, que não estou aqui para criticar o facto de Azagaia ter passado algum tempo da sua vida consumindo drogas nem para falar sobre os problemas conjugais dele. Não tenho nada, absolutamente nada contra consumidores de drogas e a vida conjugal de Azagaia não me diz respeito. Vou apenas me focar na carreira artística e política de Azagaia(Sim, Azagaia tinha uma brilhante carreira política, mesmo que inconscientemente).

Sim, este texto tem a ver com o show de ridicularidades do Azagaia no programa atracções, mas falaremos disso mais tarde

Acontecimentos estranhos na carreira de AzagaiaDe novo, para ajudar aqueles que não conseguem ler textos longos, vou antes fazer um resumo dos acontecimentos que não minha opinião, repito, na minha opinião foram estranhos na carreira artística e política de Azagaia:

  1. Azagaia candidato a deputado da Assembleia da República pelo partido MDM
  2. Azagaia desvincula-se do partido MDM
  3. Azagaia desvincula-se da Cotonete Records
  4. Azagaia lança movimento 6 de Maio(Não cortar cabelo e andar com botão no braço!)
  5. Azagaia preso por ser encontrado na posse de drogas
  6. AZAGAIA PROTAGONIZA UM SHOW DE RIDICULARIDADES NO PROGRAMA ATRACÇÕES!

Agora sim, posso detalhar cada um dos pontos e explicar porque, na minha opinião, isto é muito estranho para um músico do calibre do Azagaia.

Azagaia candidato a deputado da Assembleia da República pelo Partido MDM
A primeira vista, não tem nada de estranho quando um cidadão decide concorrer para deputado da Assembleia do seu país. E realmente tenho de concordar que não chegou a ter nada de estranho porque Azagaia conseguiu ter o que DEVIA querer neste episódio: Uma derrota. Aliás, se me lembro, Azagaia nem chegou a concorrer porque o MDM foi impedido de concorrer a nível da Cidade e Província de Maputo.Eu considero isso uma vitória para Azagaia, pois até agora fica um mistério saber qual seria a posição de Azagaia no meio de 249 deputados, que como nós bem sabemos, são quase todos eles, DEPUTADOS. Qual seria a posição de Azagaia em assuntos polémicos como oferecer Navaras a todos deputados e outras regalias que conhecemos muito bem, e que qualquer cidadão não-deputado acha injusto. Mas ok, deixemos esse assunto.

Azagaia desvincula-se do partido MDM
Azagaia foi uma das principais figuras da campanha de Deviz Simango pela recandidatura ao município da Beira, todos sabemos disso. Ele fez shows, e até uma música exclusiva(muito boa a música) para comemorar a vitória do Presidente Deviz.Azagaia quis concorrer a deputado da Assembleia da República pelo partido MDM, mas foi impedido.Pouco tempo depois, Azagaia aparece oficialmente a dizer que vai desvincular-se deste partido. Não sei os motivos, pois não cheguei a ler muito além do título do anúncio oficial.

Pode até ser que Azagaia tenha tido motivos claros para sair do MDM, não conheço muito as políticas nem o que mudou naquele partido desde que Azagaia entrou até quando Azagaia saiu. Mas se eu olhar está história por outro ângulo posso me perguntar: Será que não foi o Azagaia que tentou usar o partido MDM para ser deputado(Todos nós sabemos o que significa ser deputado em Moçambique: #Regalias!)? Dai o motivo de eu considerar este acontecimento muito esquisito na carreira política do Azagaia!

Azagaia desvincula-se da Cotonete Records
Ok, vamos entrar para a carreira artística do Mano Azagaia. Eu pessoalmente acredito que a carreira de Azagaia deu um boom quando ele entrou para a Cotonete Records. Foi lá que ele lançou os albuns Siavuma e Babalaze. Foi quando estava lá que ele começou a fazer participações internacionais e outras coisas que quem acompanha o RAP Nacional sabe muito bem. Mas derepente, Azagaia sai da Cotonete Records.

Há algumas perguntas que numca foram clarificadas, pelo menos para mim, neste acontecimento: Porque Azagaia saiu da Cotonete? A saida foi pacífica? etc. etc.Ele chegou a me explicar pessoalmente via chat no Facebook, os motivos da sua saida da Cotonete, mas confesso que não conseguiu mudar a opinião que eu já tinha criado na minha mente, baseado em factos e observações. É esta minha opinião, que pode ou não ser a mais correcta, que vou partilhar aqui.

Toda Label do mundo tem uma agenda de trabalho, e na Cotonete não podia ser diferente. Criou-se a Label, lançaram uma Compilação(Mais Hip Hop no Teu Ouvido), um álbum do grupo dinastia Bantu(Siavuma), e tinha chegado a vez de promover cada um dos seus artistas á solo. Azagaia era a principal figura da Label, e claramente foi o primeiro a ser promovido, com o álbum Babalaze em 2007. Depois chegou a vez de Iveth com o álbum o convite em 2010 e a seguir viria RAGE.

Os factos estranhos começaram pouco antes do lançamento de Iveth. Quem se lembra, Azagaia promoveu um show(Música Perigosa) um dia antes do lançamento da Mana Iveth.

MAN!!!!Como é que um colega de Label, um irmão como se consideravam, vai distrair a atenção do público desse jeito? Moçambicano ja sente dor para tirar 300 paus para comprar um CD, mesmo não tendo gastado nem um centavo pela cultura durante um ano. Imagina tirar 200mt para ir ver o show de Azagaia na sexta, para depois ir comprar CD’s e camisetes de Azagaia no sabado seguinte??Eu, porque notei, e confirmaram-me que a Cotonete não tinha nada a ver com o show, preferi ficar em casa e comprar vários CD’s da Iveth para oferecer meus bradas no natal. Não me arrependi, aquele foi o CD do ano em MOZ. Super, Mega, Hiper, Dope!Azagaia, qual foi a tua cena com aquele show???

Poucos meses depois, no dia em que Joe me pagou um sumo e estavamos a conversar sobre as estratégias de Marketing que eles usariam para o lançamento do álbum do RAGE, Azagaia apareceu, provavelmente para falar com Joe sobre a saida da Cotonete. Não sei o que falaram, mas acredito que foi naquele dia que a decisão foi tomada. Se Joe ficou feliz com isso? Acredito que não.

Mas quem ficou mais decepcionado com a saida do Azagaia da Cotonete foram os seus colegas de trabalho. Um deles(não o Joe) chegou a me dizer que toda Cotonete ficou uma noite sem dormir no dia 9 de Novembro de 2007, para preparar o lançamento do Babalaze no dia 10. Resultado: Foi o melhor lançamennto de um álbum de todos os tempos em Moçambique, acredito eu.

Mas ainda não foi respondida a pergunta: porquê Azagaia saiu?A Cotonete não quis comentar comigo sobre esse assunto, por isso eu continuo com minhas duas hipóteses:1. Azagaia quis lançar o seu segundo álbum, que dizem que já estava pronto a muito tempo, antes dos lançamentos dos outros membros da Label, decisão que foi claramente recusada.2. Azagaia, baseado no sucesso do seu trabalho, queria mais regalias que os outros membros da Label, o que seria injusto num grupo que se considerava família.

Então, Azagaia saiu da Label que o viu nascer e o fez crescer, causando aquilo que assistimos a longo prazo: a desmoralização dos outros membros da Cotonete, que acabaram por sair 1 por 1. Lá se foi a melhor Label de Hip Hop de Moçambique(Sim, na minha Opinião, Cotonete era mais forte que GPro).

Azagaia lança movimento 6 de Maio(Não cortar cabelo e andar com botão no braço!)
Ai sim, começou a estranheza pública do Mano Azagaia. E se o que me disseram, que ele consumia droga a 2 anos, isto, assim como a saida da Cotonete, aconteceram depois do Azagaia ser consumidor de drogas(Repito, não tenho nada contra consumidores!).

Será mesmo que ele acreditou que jovens moçambicanos ficariam sem cortar cabelo, ou andariam com botões nos braços até que o governo mude(esqueci o que ele queria que mudasse)?Será mesmo que ele acreditou que o governo iria mudar se jovens não cortassem cabelo?

São tantas as perguntas que tenho para esse texto, que é melhor evitá-las para não ficar feio!O facto é que o Movimento 6 de Maio foi um fracasso total, uma vergonha na carreira do Azagaia, na minha opinião.

E não começa e nem para por ai, o próprio nome do Movimento, já é um facto que dá para um artigo de duas páginas para um Jornal. Porque Azagaia vai dar um nome, que coincide com a sua data de Aniversário, a um evento que ainda não aconteceu? Isso so me fez pensar que ele já se considerava heroí antes mesmo de ser. Se calhar, foi por pensarem isso que muitos moçambicanos(quase nenhum), não aderiram a tal movimento!.

Azagaia preso por ser encontrado na posse de drogas
Aqui não há muito que eu possa dizer, uma vez que já afirmei que não tenho nada a ver com consumidores de drogas. Mas como o povo achou estranho, coloquei na lista de acontecimentos estranhos.

Sim, mais tarde isso ficou estranho quando Azagaia lançou a música confissão e parece que disse que a droga era do amigo, e agora aparece na televisão a dizer que é consumidor de drogas a 2 anos. Mas deixemos.

AZAGAIA PROTAGONIZA UM SHOW DE RIDICULARIDADES NO PROGRAMA ATRACÇÕES!
Isso sim, foi a gota de água para mim. Foi este acontecimento que fez com que eu escrevesse este texto.Infelizmente não vi o Programa Atracções todo(estava a passear com uma amiga ;)), mas no lugar onde estavamos a tomar o sumo, deu para assistir 5 minutos de ridicularidade do Azagaia no Programa. Vi Azagaia de Joelhos, cantando uma música para a dama(esposa) que estava em pé. Depois ela entrou no carro e foi embora. Sai do restaurante, pois nem minha amiga(mulher, fofoqueira por natureza) conseguia suportar aquela palhaçada.

Me entendam: Não é palhaçada fazer serenatas para mulheres, não é palhaçada chorar em directo numa TV nacional, mas Azagaia fazer aquilo?? Logo Azagaia?? Que sempre falou mal das palhaçadas do Fred Jossias, e quem ele recorreu para fazer a dele? Ao Fred Jossias!!

Ai eu só pensei: Meu Deus, Azagaia enloqueceu! Mas depois me lembrei do que um amigo da Cotonete me falou quando Azagaia lançou o falhado Movimento 6 de Maio: Azagaia so está a criar polémica para o lançamento do seu novo álbum

A minha pergunta é: Será que precisava passar por ridículo para lançar um álbum? Correr o risco de afundar a carreira(o que pode ter acontecido depois daquilo) para lançar um álbum?

O facto é que Azagaia me decepcionou maning com aquele episódio, não por saber que alguém que consome drogas ou que traiu a esposa, mas por ter usado um programa de televisão e ter feito um show de comédia ao vivo para falar disso.

Mas terminando, ainda bem que o talento do Mano Azagaia no RAP se manteve o mesmo ou até mesmo melhorou... Basta vermos a últma bomba que lançou, A Emboscada.

Chega de teclados, vou dormir!!!

7 comentários:

Anónimo disse...

eu ajo ke mano Azagaia fika bem de kabelo.D_ICe

Unknown disse...

Azagaia eu curto bue das tuas noias continua assim mano.

Quem é Toqueleque? disse...

deixa lá amor desesperado é assim, voltou o anel para o dedo que era o que interessava

luiz mate disse...

podem defama,-lo com teses porcamente argumentados,pos ele continua a ser o nosso el comandante e sempre será. Bem vindo kubaliwa

Anónimo disse...

Mano azagaia eses kerem fzr d td p stragar a sua carreira mx em vao vc é nosso cmando

Unknown disse...

vai a merda, que lhe disse que o movimento 06 de maio é um fracasso???

Unknown disse...

Niga vc nao bate bem nem na sua cabeça azagaia em como se foce o papa Samira nao sabe disso