terça-feira, 27 de novembro de 2012

Suzano Costa demitiu-se da Tertúlia Crioula por discordar de linha editorial 25 Novembro 2012

 

O fundador da Tertúlia Crioula, o politólogo Suzano Costa, será o grande ausente da Conferência “Cabo Verde e o Futuro”, no âmbito do Ciclo de Tertúlias, que se realiza na Assembleia Nacional de Cabo Verde no dia 1º de Dezembro. Trata-se do primeiro debate do género no país, que não se realizou antes por “divergências insanáveis”.

Suzano Costa demitiu-se da Tertúlia Crioula por discordar de linha editorial
A demissão de Suzano Costa do projecto por “divergências com a sua linha editorial e programática” aconteceu em Outubro e foi formalmente dirigida ao Conselho Tertuliano.
Bolseiro da Fundação para a Ciência e Tecnologia, Costa foi o melhor aluno de toda a sua faculdade (20 valores), a quem foi atribuído o “Prémio Mérito e Excelência”,e tornou-se numa figura carismática pelos temas pertinentes e a disciplina com que vinha coordenando a Tertúlia Crioula, que fundou há três anos.
Granjeou credibilidade e admiração junto das mais altas instâncias da sociedade de Portugal pelas suas qualidades de trabalho e acutilância das propostas, de que é exemplo a coordenação da conferência internacional sobre os 20 anos da Constituição Cabo-verdiana.
Na sua demissão, o politólogo de 28 anos, natural da Assomada, afirma-se coerente com as posturas assumidas, próprias de uma pessoa crítica e inconformista. Demitiu-se por considerar “insanáveis” as “divergências para com a linha editorial seguida”.
Suzano Costa declinou, em nome da coerência da sua postura, o convite para "integrar a comitiva que se desloca a Cabo Verde”, decidindo “não participar em qualquer comissão (organizadora, protocolar ou honorífica) por ocasião da comemoração do III Aniversário do CT”.
“Não tenho dúvidas que, pelo intenso e meritório trabalho que encetamos, todos os tertulianos sem excepção, ao longo destes últimos anos, estarão, indubitavelmente, garantidas todas as condições para um evento singular e único na história do movimento associativo juvenil em Cabo Verde”, expressou, aquando da sua demissão.
O autor reforça que não fará parte da comitiva que vai a Cabo Verde, pelas supracitadas “divergências” e, “por uma questão de coerência, rectidão e consciência”. Suzano Costa suspendeu também a sua participação em quaisquer actividades promovidas pelo Conselho Tertuliano “demarcando-se totalmente de toda a linha editorial e programática preconizada”.
A Tertúlia Crioula que se desloca pela primeira vez a Cabo Verde, nasceu há três anos e foi numa livraria do Largo do Rato, num espaço físico pequeno, que revelou as potencialidade de um auditório único e singular de debate dos assuntos de interesse público, não só de Cabo Verde, mas também interesse internacional.
Cresceu e saiu dos espaços tradicionais para se afirmar no tecido social em Portugal, dinamizando os mais diversos debates, genericamente mensais, e que levaram a Lisboa figuras de topo na hierarquia do Estado cabo-verdiano.
Numa conversa com o Postal de Lisboa, em 2011, Suzano Costa distinguia a diferença deste espaço em relação a outros: “Este fórum não presta fretes e vassalagem política aos poderes instituídos, aos interesses instalados e particularistas”.
“Tão pouco afinamos pelo diapasão da bajulação dos suspeitos do costume que orientam a agenda daqueles que pretendem alargar a sua estrutura de oportunidades profissionais. Não massageamos o ego de ninguém, e tão pouco seremos reprodutores de interesses instalados e lógicas de instrumentalização ou arregimentação política. Abundavam apoios, estímulos e apadrinhamentos se fossemos caixas de ressonância de interesses instalados e de lógicas particularistas de reprodução endogâmica do ideário da classe dirigente”.
OL


“Tão pouco afinamos pelo diapasão da bajulação dos suspeitos do costume que orientam a agenda daqueles que pretendem alargar a sua estrutura de oportunidades profissionais. Não massageamos o ego de ninguém, e tão pouco seremos reprodutores de interesses instalados e lógicas de instrumentalização ou arregimentação política. Abundavam apoios, estímulos e apadrinhamentos se fossemos caixas de ressonância de interesses instalados e de lógicas particularistas de reprodução endogâmica do ideário da classe dirigente”. Dado ao que Suzano Costa diz em relacao a Tertulia Crioula (sendo ele um dos membros fundadores da TC) pergunto aos Pulpitenses se se deve manter a publicidade da Conferencia Internacional "Cabo Verde e o Futuro"? Estaremos a fazer frente aos bajuladores? A resposta e necessaria (nao queiramos que a decisao nao seja democratica!)
http://asemana.publ.cv/spip.php?article82353&ak=1
See translation
Like · · · · Sunday at 05:33 near Boston, MA
  • 8 people like this.
  • Adelino Correia Creio que nao na medida em que se esta a publicitar algo que trara beneficios ao pais, na medida em que, se vai aproveitar as mais diversas sinergias que sairao das discussoes publicas...Cabo Verde e o seu parlamento tera de aprovar na proxima semana o OE para 2013 num periodo em que a conjuntura mundial nao e a melhor para os paises com a nossa dimensao...
  • Abel Djassi Amado Errata:deve-se ler "estaremos a fazer frete (e nao frente) ao bajuladores?
  • Cesar Brutus Pois é prezado Abel Djassi Amado e Adelino Correia...terá o Ciclo de Tertúlias se tornado num eco voz do PAICV governo? ... Será lamentável que algo tipo tenha ocorrido, quando o mesmo era um espaço de eleição por primar pelo apartidário crivo contestatário, razão da sua aceitação e académica popularidade.

    Outrossim: enquanto tivera esses moldes fora o próprio Suzano Costa, vezes muitas, a tornar público a total ausência de apoios, de espécie alguma, do PAICV-governo...

    Agora até viagens e coisas mais já surgem para CV. Lamenta-se ...

    Por outro lado é a demonstração da incapacidade jovem (...média...) de ser autónoma na revolucionaria capacidade jasmim ..., mesmo que em contestações tertúlias, apenas...
    O jovem é, por essência, rebelde, inconformado, crítico e asistémico ... ver o contrário naquelas que tiveram tão sagaz referência no prezado Suzano é desconcertante ...

    E a culpa não é só do "Pop" assédio PAICV-governo...

    Não, nada disso.

    A culpa, idem, é dessa "sexy lady" ânsia frívola de viver o Gangnam Satyle ...
  • Jorge Badiu Nem mais Romano, "Gangnam Satyle ..."! Suzano sabe o que faz e o que diz. É desconcertante ver uma criação pessoal a ser apropriado e sugado na bajulação que tanto ele combate. Juízos meninos. Conjuntural-mente falando, gangnam styles não vale momentos ricos que a tertúlia trilhou no passado.
  • Edson Pereira Abel Djassi Amado, eu faço parte da actual coordenação do Ciclo de Tertúlias e posso assegurar-te que a noticia é falsa e com intenções pobres. O Suzano Costa já esclareceu que não deu nenhuma entrevista e que a sua discordância em relação à tertúlia tem haver apenas com alguns actos de alguns membros. Pelo que, não se pode por em causa o trabalho realizado, nem os vários debates realizados em 2012. O Suzano saiu da tertúlia em 2011 tem acompanhado as actividades. Eu garanto que todas as actividades foram realizadas a pensar na sociedade caboverdiana.
    O Ciclo de Tertúlias não recebe subsidios e não se associa a nenhum partido. Trata-se de um fórum que se baseia pela coerência e frontalidade. Durante o dia de hoje poderão confirmar no mesmo jornal A Semana, que a sua jornalista não agiu de boa fé e a noticia é carregada de inverdades, apenas com o objectivo de afectar a imagem do Ciclo de Tertúlias.
  • Abel Djassi Amado Edson Pereira: obrigado pelo seu 'post'. Ja tinha trocado emails com o Jay Querido que me tinha assegurado da mesma coisa. No momento, a espera de uma resposta para ser "postado" aqui. Abracos.
  • Maria João Proença Edson Pereira,quer dizer quea Otilia Leitão, "inventou" e mesmo assim publicou noticias falsas?? Isso é grave do ponto de vista jornalistico...
  • Helena Fontes O meu amigo Suzano Costa devia desmentir publicamente a notícia, caso seja inverídico ou impreciso. Mas desconfio que a notícia não seja real... aguardo!
  • Armindo Pires Eu não percebi esta notícia visto que o Suzano saiu da Coordenação do Ciclo das Tertúlias há cerca de um ano como ele próprio anunciou na comemoração do 2 º aniversário,argumentado que ia deixar espaço para outros e que ele iria abraçar outros projectos pessoais. Se esta notícia tem um ano de atraso,talvez faz sentido. Aguardemos!!

Sem comentários: