domingo, 25 de novembro de 2012

CanalMoz - Edição de 26 de Novembro de 2012


Meia centena de crianças resgatadas de casamentos forçados
Histórias de raparigas forçadas a casar para procriar
Maputo (Canalmoz) – Entre Janeiro de 2011 e Novembro deste ano, 55 raparigas com idades entre 13 e 15 anos foram resgatadas dos lares, onde se encontravam forçadamente casadas com homens muito mais velhos.
Direitos Humanos
Estado moçambicano de novo a contas com a Justiça Internacional
Maputo (Canalmoz) - A Comissão Africana dos Direitos Humanos considerou de procedente uma queixa apresentada contra os Estados membros da SADC por estes terem arbitrariamente procedido à suspensão do Tribunal da SADC.
Alemanha garante apoio sectorial a Moçambique por mais um ano
- Mas condiciona o apoio ao Orçamento do Estado mediante o cumprimento de metas estabelecidas entre as partes, nomeadamente na boa governação
2012_11_26_002
Maputo (Canalmoz) – A Cooperação Alemã garante continuar a apoiar Moçambique no próximo ano em três sectores concretos, nomeadamente “Educação básica e ensino técnico profissional; Descentralização para o desenvolvimento rural e; Desenvolvimento económico sustentável”.
Governo anuncia construção da linha-férrea de Tete a Zambézia
- Na Zambézia será construído um porto para escoamento de carvão
Maputo (Canalmoz) – Segundo noticia a televisão portuguesa, TVI, o Governo moçambicano vai lançar um concurso internacional para a selecção de três empresas que vão construir uma linha-férrea a partir de Tete para Zambézia, onde será construído um porto. Ambas infra-estruturas servirão para o escoamento de carvão.
Visando negar notícia publicada há dias
Edil de Ribaué força funcionários a subscrever abaixo-assinado para direcção do Canalmoz
Nampula (Canalmoz) – O presidente do Conselho Municipal da Vila de Ribaué, na província nortenha de Nampula, Constantino António, ordenou aos funcionários da edilidade para que subscrevam uma carta em abaixo-assinado para refutar a notícia publicada pelo Canalmoz dando conta do desvio de material de construção para as suas obras.
Maputo acolhe conferência nacional sobre violência de género
Maputo (Canalmoz) – Inicia próxima quarta-feira em Maputo a Conferência Nacional Sobre Violência de Género, que vai reunir instituições públicas e privadas que intervêm na resolução de casos de violência de género.
Petromoc inaugura postos de abastecimento em Tete
Maputo (Canalmoz) - A Petromoc vai expandir a sua rede de distribuição de combustíveis com a abertura, amanhã, de dois posto de abastecimento na província de Tete, nomeadamente na Vila do Songo e na cidade de Moatize.
Fica na memória o show de Boss AC em Maputo
2012_11_26_004
Maputo (Canalmoz) – Fica na memória de todos os que na noite da última sexta-feira acorreram ao Cocunuts para ver o rapper Boss AC a cantar, no concerto oferecido pela Vodacom. “Foi um espectáculo de facto fascinante. Foi incrível testemunhar a boa energia do local, as pessoas reunidas em ambiente de grande festa e animação.
Presidente e juízes do Egipto entram em conflito após “ataque sem precedentes”
2012_11_26_005
Mursi, presidente do Egipto, quer evitar que Assembleia Constituinte controlada por seu partido seja dissolvida
Maputo (Canalmoz) – Juízes do Conselho Superior de Magistratura do Egipto acusaram o presidente da República Mohammed Mursi de praticar um “ataque sem precedentes à independência” do Poder Judiciário naquele país do norte de África ao aprovar um decreto que amplia os poderes do chefe de Estado.
Cana de Opinião
Por: Noé Nhantumbo
Maputo, Mozambique
Na batalha por Moçambique todos contamos
Assumir posições e interpretar as necessidades com patriotismo e entrega…
Grandiosidade, génio e sabedoria, sentido de estado e responsabilidade inerente que venham ao de cima…
Beira (Canalmoz) - Entrega abnegada, amor à pátria não são palavras vãs ou politicamente correctas num momento grave da nossa história. Moçambique está sendo “apedrejado” por políticos obtusos, caducos e saudosistas dos tempos áureos do regime monopartidário.
Promiscuidade entre Governação e Negócios (1)
Entenda como a família Guebuza enriquece com a “negligência” no Estado
Todo aquele que controla o volume de dinheiro de qualquer país é o senhor absoluto de toda a indústria e comércio, e quando percebemos que a totalidade do sistema é facilmente controlada, de uma forma ou de outra, por um punhado de gente poderosa no topo, não precisaremos que nos expliquem como se originam os períodos de inflação e depressão.” – James Abram Garfield (1831 –1881), 20.º Presidente dos EUA, semanas antes de ser assassinado
“Armando Emílio Guebuza tem intenção, sim, não de continuar a dirigir o Estado moçambicano, porque tem um impedimento constitucional, mas ele quer manter-se no xadrez político nacional, que é para continuar, porque há um tipo de negócios que você consegue quando controla o poder” – Adriano Nuvunga, Director do Centro da Integridade Pública (CIP), em entrevista ao Canal de Moçambique no dia 03 de Outubro de 2012
Maputo (Canalmoz) – Quando através de uma das suas Holdings, a “Focus 21 – Gestão e Desenvolvimento Limitada”, nomeadamente, a família Guebuza, a família do actual chefe de Estado moçambicano, criou a “Startimes Media Company Mozambique, Limitada”, em 2010, em parceria com a “SDTV Holdings” da China, era, para muitos moçambicanos, mais uma das muitas empresas que esta família do Presidente da República possui.

Sem comentários: