quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Vice-presidente Maduro: Chávez 'está bem' e atento aos planos oficiais

 
29 de Novembro de 2012 17h55
 
O vice-presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, afirmou nesta quinta-feira que o presidente Hugo Chávez, que se submete em Cuba a um novo tratamento médico após o diagnóstico de câncer em 2011, está bem e continua atento ao desenvolvimento dos planos de governo.
Chávez "está fazendo as terapias para fortalecer cada vez mais sua saúde. O presidente está muito bem (...) e vai vir muito melhor para continuar realizando a tarefa" de liderar o país, disse Maduro em uma assembleia de trabalhadores em Caracas, em declarações divulgadas pela televisão oficial, sem dar mais detalhes sobre o retorno do governante.
"Ele está atento, estudando os resultados de cada assembleia, de cada reunião de trabalho", acrescentou o chanceler, que acompanhou Chávez ao longo de sua recuperação do câncer, diagnosticado em junho de 2011.
Maduro também criticou a oposição de "extrema direita" por especular sobre a saúde do presidente e considerou que a população apoia os tratamentos em Havana, após ser reeleito no dia 7 de outubro para um terceiro mandato consecutivo.
As pessoas "que deram a ele um novo mandato em cada cidade que percorreu, diziam 'presidente cuide-se', 'presidente seja disciplinado com seu tratamento' e é exatamente o que está fazendo neste momento", acrescentou Maduro, que exigiu respeito da oposição pela saúde do presidente.
"Cada dia temos que estar mais unidos em torno da liderança do comandante Chávez", pediu nesta quinta-feira o ex-vice-presidente e candidato ao governo de Miranda (norte) para as eleições regionais de dezembro, Elías Jaua.
Na madrugada de quarta-feira, o presidente chegou a Havana para se submeter a várias sessões de oxigenação hiperbárica "como parte do processo de fortalecimento de sua saúde", informou o jornal oficial cubano Granma.
Há seis meses, o governante, de 58 anos e no poder desde 1999, concluiu seu tratamento de radioterapia, após sofrer uma recaída do câncer, do qual se declarou totalmente livre em julho.

Sem comentários: