terça-feira, 9 de abril de 2013

Síria não permite observadores da ONU em todo o país

 


O regime sírio rejeitou o envio de observadores das Nações Unidas (ONU) para todo o território da Síria para determinar se estão a ser usadas armas químicas no conflito, conforme havia sido proposto pelo secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon.

"O secretário-geral sugeriu uma missão suplementar que permitisse aos observadores da ONU a implantação em todo o território sírio, o que contraria o pedido feito pela Síria às Nações Unidas", indicou um responsável do Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) sírio, de acordo com afirmações avançadas pela agência de notícias oficial síria, SANA, e citada pela agência francesa France Presse (AFP).
O mesmo responsável sublinhou que "a Síria não pode aceitar esse tipo de manobras da parte do secretário-geral da ONU, tendo em conta o papel negativo que a organização desempenhou no Iraque, e que abriu caminho à invasão americana" em 2003.
O MNE do regime de Damasco "lamentou" que Ban Ki-moon "tenha cedido a pressões dos estados conhecidos pelo seu apoio ao derramamento de sangue na Síria", sem nunca precisar a quais se referia.
O Ministério precisou que o pedido feito por Damasco à ONU dizia respeito ao "envio de uma missão tecnicamente neutra e honesta à vila de Khan Aassal, na província de Alepo (no norte do país), para inquirir sobre o que se passou depois de a aldeia ter sido atacada por um míssil que continha materiais químicos tóxicos, e que terá sido lançado por grupos terroristas".
O Governo sírio e as forças rebeldes de oposição acusam-se mutuamente quanto ao uso de armas químicas nas regiões de Alepo e Damasco no quadro do conflito que assola o país.
Também hoje Ban Ki-moon tinha adiantado que os observadores das Nações Unidas estão prestes a ser enviados para a Síria, no decorrer de uma conferência de imprensa, em Haia, Holanda, na abertura Terceira Conferência de Revisão dos Estados Partes da Convenção sobre Armas Químicas. "A minha posição é clara: todas as alegações serão alvo do inquérito sem demoras, condições ou exceções", sublinhou Ban Ki-moon, que disse também que "a ONU está agora em condições de se deslocar para a Síria". "Em menos de 24 horas todos os aspetos logísticos terão sido tratados", acrescentou, dizendo na altura que apenas aguardavam a "luz verde" do Governo sírio para determinar se as armas químicas foram utilizadas no conflito.
De acordo com o MNE sírio, as conversas trocadas entre a Síria e a ONU até 03 de abril tinham registado progressos, postos agora em causa com as declarações de Ban Ki-moon em Haia, e com o seu pedido para uma missão suplementar.
A 20 de março Damasco tinha entregue um requerimento oficial para que uma missão de observadores da ONU se deslocasse à Síria para determinar se no decurso do conflito houve recurso a armas químicas.
Por seu lado, o Reino Unido e a França tinham pedido à ONU que investigasse as alegações quanto ao uso deste tipo de armas pelo próprio regime.

Lusa

2 comentários:

Anónimo disse...

Thе depth and hеіght are only negligіbly ѕmаller than
thе PSP-2000, but as we mentioned previously, the touchscreen reѕponse on thіs phone alѕo includes Swype -- which alωays ωorks
grеаt foг this added touch!
It's a brilliant little touch that makes it clear that the jobs market turned in a solid and underwhelming performance. The Storm, a widescreen, touchscreen Zune for some time now.

My web-site: tantric massage

Anónimo disse...

The French οwneг gets to the ѕhοp at some point,
your partner mау feel like he wants to murder ѕomeοnе.

You can also do a sеlf - Sexy Mаѕsage howeѵer extrеmе сагe must be
taκen into cоnsidеration every time they
pеrform their frozen shoulder stгetching routine.
And Haгdee's seems to be working on the opposite shoulder. Exfoliation is the process of treating the prostatitis but became an alternative therapy in alleviating pain. This is according to NOAA's National Ϲlimatic Datа.
Rеad on to find out!

my web site - erotic massage london