segunda-feira, 8 de abril de 2013

O preço da arrogância


Por Lazaro Mabunda
near Maputo, Mozambique


EXAME DE CONSCIÊNCIA (O PAÍS 08.04.2013)

As ameaças da Renamo e do seu presidente Afonso Dhlakama, sempre ignoradas, materializaram-se, na semana passada. O resultado não podia ser mais do que sete mortos e dezenas de feridos num espaço de três dias. O conflito que saldou em mortos e feridos não preocupa, até aqui, o nosso Governo, muito menos o Presidente da República, que... o vê como um simples “jogo de tiros”. Por que Guebuza e o seu governo vêem isto como uma brincadeira? Simplesmente porque nenhum dos seus filhos nem dos filhos dos seus camaradas, com quem partilha o poder, ficam directamente afectados com a situação.
O Governo deve perceber que esta situação poderá degenerar em oportunismos por parte de indivíduos mal intencionados, o que irá colocar o país numa situação de instabilidades crónica. Poderá criar condições para o surgimento de movimentos sem rostos nem líderes, focos de oportunistas fustigados pelas más políticas sociais e económicas do Governo, que resultam em pobreza, desemprego e desigualdades sociais, em todo o país. Será mais difícil controlar grupos dispersos de guerrilheiros cujos mandantes desconhecem-se. Quer dizer, o que pode acontecer é o surgimento de grupos esporádicos de assaltantes à mão armada em nome da Renamo, em todo o país. Até a própria polícia poderá fazer-o em aproveitamento deste tipo de oportunidades, assaltando ou alugando armamento aos assaltantes, tal como o faz hoje. Temos neste país grupos de pessoas que se sentem injustiçados pelo Governo, nomeadamente madjermans, antigos agentes dos Serviços de Informação e Segurança do Estado, desmobilizados que semanalmente se manifestam e são violentamente reprimidos e molhados pelos jactos de água das poderosas forças policiais. São 120 mil desmobilizados. Na verdade, estas mortes eram evitáveis, mas não foram e não serão porque a arrogância do Governo e de quem o lidera sobrepõem-se ao interesse nacional. Guebuza não pode pensar que o seu antecessor, Joaquim Chissano, que se sentava e aturava, em alguns momentos, os mimos de Afonso Dhlakama o fizesse porque era, conforme o apelidou, “Deixar-andar”. Se Chissano o fez foi porque tinha a noção de que os seus interesses particulares não podiam estar acima dos interesses de uma nação. Chissano lucidamente sabia que uma nação não podia estar refém dos seus apetites. É esta visão que falta ao nosso visionário e milagroso Presidente Guebuza. O Presidente Guebuza tem de perceber que as causas da frustração dos homens da Renamo, ao ponto de fazer refém o seu líder, Afonso Dhlakama, são as mesmas que frustram a maioria dos moçambicanos: a exclusão social, política, os aumentos do custo de vida num contexto em que a elite política está cada vez mais a enriquecer e, acima de tudo, a marginalização dos membros da oposição.
Guebuza diz que “o povo não pode viver assustado”. Ora, este povo já vive assustado desde que descobriu que a sua intenção nunca foi de colocar este país ao mesmo ritmo com que se combatia a pobreza, antes de 2005, mas de empobrecer mais a população e enriquecer mais a elite partidária. Mais, desde que descobriu que os nossos governantes não “têm medo de enriquecer”, porque a “pobreza não é uma dádiva divina”.
Os filhos dos pobres não podem continuar a ser mortos por interesses apetitosos de uma elite nefasta ao próprio povo que o elegeu.
Cada vez mais convenço-me de que, de facto, é real a especulação de que Armando Guebuza quer manter-se no poder, por mais anos, à custa de uma alegada crise político-social. Os especuladores argumentam que Guebuza e Dhlakama irão encenar uma crise política que vai resultar na suspensão da Constituição da República e na criação de um governo de unidade nacional, liderado pelo actual Chefe do Estado, até que as condições justifiquem a realização de eleições. A descoberta dos recursos minerais e a ganância pelos mesmos podem conduzir-nos a este cenário.







 

22Like · ·

  • Johnson Jose Manhique verdade,meu irmao.


  • Daniel Calvino Maposse Lazaro Mabunda! Endendo que seja preocupação o que está a acontecer e savaguardo que em relação aos outros aspectos abstenho-me de comentar mas no que se refere às mortes em Muxúnguè...seja quem for o culpado, ninguém tem direito de tirar a vida a outrém em nome de seja lá o que for e não é o dscontentamento de certas pessoas que deve fazer com que o estado Moçambicano fique a reboque de seja lá quem for. Lamento profundamente as vidas perdidas e endosso as minhas condolências às famílias enlutadas mas há que haver disciplina nos que fizeram isso (matar aos outros). Se surgirem os tais grupos armados dscontrolados, rogo que o Estado saiba se impor.

  • Joaquim Gove De quem seria a ARROGÂNCIA? Do Guebuza ou do Dlakama k tem pretexto desde a assinatura dos acordos de paz pra não aparecer em convívios históricos do próprio país? Que a sua primeira intenção depois das primeiras eleições foi dividir Moçambique do Rio Save? Que nunca soube discursar sem ameaçar de queimar o país? Que nunca assumiu seu lugar no Conselho do Estado? Que enfim nunca mostrou na prática as suas intenções de manter a paz e reconciliação? Na verdade, o país está mau... tudo a andar mal, falta de tudo e espécie de uma verdadeira anarquia! mas justifica isto que alguém que diz querer bem se justifique de exclusão política e recorra a mortes de inocentes e a desestabilização... será pra corrigir??? E nós??? Vamos ser pior que eles, desinformando os mais pobres e menos abertos da situação real??? Encaremos as verdades: Moçambique precisa de diminuir a hipocrisia, já que seria difícil falar de eliminar repetidamente... E, o primeiro hipócrita é Dlakama e logo o nosso Presidente Guebuza e seu partido podem ser os que seguem. Cada problema no seu lugar: agora temos Mortes e queremos bodes expiatórios ou soluções?

  • Daniel Calvino Maposse Gove eu não concordo que haja anarquia no País, a não ser que coemece com o que estão a "começar" em Muxúnguè!

  • Netinho Fumo O Dlakhama tambem é arrogante ele vem ja ha muito tempo fazendo ameaças,este nao quer a paz,a Renamo está frustada perdeu espaço para o MDM k até é produto da própria desorganizaçao da Renamo,todos quadros,Intelectuais k constituiam a espinha dorsal da Renamo foram para o MDM.Nao podemos viver de chantagens da Renamo.

  • Silmerio Uaquessa o problema de muitos de nòs è analisar o problema pelas consequencias e nao pelas causas, as mortes q a muitos estao a chocar sao as consequencias de algo e nao a causa..

    procurems entender as causas verems q atè evitariamos consequencias piores q se calhar ainda estao por vir..

    Por exemplo a questao da exclusao social è grave no nosso pais..analisemos as tensoes q surgiram desde 1 e 2 de setembro verems q na sua maioria è de pessoas q estao na camada social mais baixa, e a partidarizacao das instituicoes do estado vem acentuar ainda mais o problema

    sob o risco de nao ter emprego, muitos atè acabam pertencendo ao partido no poder de cartao e nao de alma....quer dizer a sançao econòmica implicita è usada para angariar membros para o partido...

    E a ganancia pelos recursos naturais provavelmente deixe os dirigentes menos racionais.

  • Vasco De Sousa Fernandes Palavras pra que? Em outras palavras no comment. Esta tudo dito.

  • Daniel Calvino Maposse É difícil que alguém queira que todos sejamos iguais e que isso é a condição de estabilidade! Como alternative à exclusão social que dizem haver o que propõe Uaquessa? Netinho Fumo. Parte do seu entendimento partilho contigo e quanto a Vasco de Sousa Fernandes confesso que nada entendi, a qual dos dittos se refere? Porque quer me parecer que há pontos de vista diversos sobre o mesmo assunto.
  •  

  • Lazaro Mabunda A exclusao social em qualquer parte do mundo é uma das principais causas de instabilidade.

  • Daniel Calvino Maposse Certamente! Mas há exclusão, percepção de exclusão e falta de paciência e querer que tudo aconteça ao nosso alto critério no exacto momento que queremos, ou seja não saber se empenhar e nem esperar!

  • Orlando Maceda Fico feliz por saber que muitos dos moçambicanos já tem educação, mas fico infeliz por saber que tem aplicado mal, o que assimilam nas escolas e acadêmias. Parem e pensem... há que pensarem no Moçambique em geral e não nas cidades... Eu acredito que algum de vós, que acham que o lider da Renamo é hipocrita é que não pensam nos pobres e são escovinhas da primeira ou segunda especie. Tem miópia.
    O país esta mal. A democrácia não é feita com arrogância, mas sim entendimento. Bem argumentou Lazaro, Chissano tolerava Dlhakama e deixava o país andar, mas AG esta deixar o país regredir o que conquistou.

  • Daniel Calvino Maposse Respeito a sua opinião Orlando Maceda mas é importante respeitar a dos outros sem lhes chamar nomes. Pelo que eu sei ninguém foi nomeado por "ninguém" aqui em Moçambique para ser advovado dos pobres e defender os pobres não é matá-los com armas!

  • Alves Talala Tudo claro! Ha muita arrogancia e desrespeito por parte da Frelimo! Quem não concorda com eles eh marginalizado. Eh excluido. Não tem direito a nada neste pais. Não eh mocambicano. Quantas vezes os membros da Frelimo ja ostracizaram outros cidadaos so pelo simples facto de não fazer parte do partido? E o mais grave ainda eh que estas praticas sao aplaudidas pelos altos responsaveis do partido! Alias, o proprio presidente da Republica tem aversao a critica e ja apareceu inumeras vezes a manisfestar esta postura na esfera publica. Não vamos fingir, o maior culpado sobre a actual crise que o pais vive eh a Frelimo!

  • Orlando Maceda Maposse! Respeito também o seu post, mas antes de postar tem que passar a ler comentários já postado para ter um ponto de vista. Não quero mencionar o nome, mas se quer ver a pessoa que chamou Dlhakama de hipocrita é reeler todos os posts.

  • Daniel Calvino Maposse Há indivíduos aqui que estão a misturar coisas! Olha Talala eu Daniel Maposse não sou família Maposse sou membro da Família Maposse se, por exemplo, o que está a acontecer em Muxúnguè o culpado é Dhlakama não vou dizer que a culpa é da Renamo e o mesmo se aplica para qualquer organização.

  • Lazaro Mabunda A paz é coisa mais importante que tudo

  • Daniel Calvino Maposse Maceda desculpe-me não me refiro, exactamente, ao facto de se ter chamado Dhlakama de hipócrita é em relação ao facto de ter, em algum momento, chamado de míopes aos que pensam que Dhlakama é hipócrita. Refiro-me aos nomes entre nós comentadores sobre os motivadores dos comentários abstenho-me.

  • Daniel Calvino Maposse Tens razão Lazaro Mabunda a paz é que é importante, os que andam a matar aos outros são criminosos que devem ser responsabilizados!

  • Orlando Maceda Lazaro! Haverá tal paz em Moçambique enquanto temos dois exercítos?

  • Lazaro Mabunda Nao é atacar o feiticeiro que vais acabar com os seus actos de feiticaria, mas acarinhar o feiticeiro até a sua morte. Atacar um feiticeiro é arranjar uma morte antecipada. Guebuza tem uma responsabilidade maior que Dhlakama. Ele é o garante da nossa constituiçao e jurou por isso. E o nosso garante de paz, estabilidade e tranquilidade. Jurou por isso. E o nosso guia supremo com responsabilidades acrescida. Jurou por isso. O que nao pode acontecer é ele ser a fonte, tal como está a acontecer, de instabilidade política social e económica. Mais vale acarinhar Dhlakama como um feiticeiro de que dei exempol, porque este nao tem nada a perder, do que provoca-lo, criando condicoes para que haja oportunismo que nos vai custar a nivel social, politico e acima de tudo economico. A paz nao tem preço meus amigos.

  • Daniel Calvino Maposse Realmente! Mas, em algum momento, o Estado moçambicano deve se impor!

  • Lazaro Mabunda Maceda esse é um problema que nao foi devidamente acautelado. Mas como estamos assim era melhor gerir a situacao até que se encontre uma solucao. A solucao certamente nao é encosta-los as cordas, mas integra-los paulatinamente, tal como nos aceitamos e aturamos os libertadores deste país que dizem quie tem direito de enriquecer porque lutaram. A solucao nao é entrarmos no mato paran lutarmos para tambem enriquecermos, mas gerir os gajos, porque daqui a 20 anos todos estarao extintos. E uma geracao em extincao.

  • Orlando Maceda De facto, acredito nessa! Aos poucos vão indo embora. Mas, temos que lembrar a existência daqueles putos e pitas, que foram impostos o nome da "geração da viragem", e que acham sendo também antigos combatentes. Aqueles assimilaram os ideiais monotonas dos chamados "CAMARADAS". Irão também ajudar a empobrecer mais o país.

  • Silmerio Uaquessa o estado tem q se impor sim...mas quantas formas de um estado se impor existem?
    Pelo q eu saiba existem "n" formas,
    e nessas formas de se impor umas dao mais ganhos outras dao mais perdas...
    as imposiçoes do nosso estado tendem para q grupo de imposiçoes?
    Para as q dao mais ganhos ou mais perdas?

  • Daniel Calvino Maposse Ka ka ka... Oh Lázaro! Não violente os velhotes acho que há várias formas de se reivindicar sem ser necessário ir às matas.

  • Linette Olofsson Um bom aviso a navegação! partilhei o seu pensamento! Muto bom artigo.

  • Cremilda Guirrengana E difícil acreditar como o nosso presidente assiste com serenidade o facto de moçambicanos estarem a ser mortos sem culpa sua excelência acorda pelo povo que em si confiou faça valer a tinta que usamos para assinalar positivamente em ti pedimos a paz paz paz no verdadeiro sentido.

  • Avelino Namarrocolo Nao temos governo, temos sim um grupo de gananciosos, arrogantes liderados por um "crocodilo" que se preocupam com os seus negocios e dos seus proximos. O pais esta a deriva, este povo nao merece isto!

  • Linette Olofsson exclusão social, prepotências, arrogância governativa, tentativa de extensão da ditadura,são motivos de instabilidade.
  • Cremilda Guirrengana Concordo plenamente alguém k se preocupa em acabar com a pobreza sem antes garantir a paz?estes dois fenômenos nem vizinhos São excelência tende piedade de nos assim c deus teve piedade de sua excelência.
  • Bino Amosse A insensibilidade de certas pessoas e preocupante. Lastimável a situação do Muxungue.
  • Henoch Jemusse Sera que o povo mocambicano nao pode ter acesso ao tal Acordo Geral de Paz?
  • Phombo Mire Mire Um dia, o povo, esse tal "maravilhoso povo da perola do indico" vai despertar. Hoje choramos não os agentes da FIR, mas filhos e irmaos. Não simples mocambicanos, como os ocupantes do camiao, ... Penso que não se esperara que a historia julgue.
  • Sarmento Abel Sande Avance, nao recua amigo Mabunda. Continue sempre assim critico e autocritico.
  • Sarmento Abel Sande Tudo ficou escondido para k o povo nao soubesse o verdadeiro teor dos AGP de Roma, se nem dos Acordos de Lusaka sabemos qto mais este?
  • Ze Joel hum. Algo náo ta bem claro no seio da opiniao publica.
    1 O que é Renamo?
    2 O que quer a renamo e o seu lider.e qual é o seu enquadramento jurídico e legal
    3 Que artigos devem ser revistos do AGPR
    4-Qual é a responsablidade do Presidente Guebuza nos acontecimentos de Moxungue

    axo que nao podemos ser apaixonados e levianos ao analisarmos os fatos
    nos temos que voltar a historia aos factos analisarmos as coisas com mais rigor e imparcialidade.

    Ontem alguém na TV publica dizia que a Renamo posuia armas ilegalmente mas em contrapartida o Dr Mazula refutava dizendo que o partido em causa tinha direito legal de pose de material belico a luz do proprio acordo de Roma. Isto meus amigos revela nos a falta de ou desconhecimento do elementos teoricos adjacentes ao actual cenario
    .
  • Beto Chivite vejam só ate onde os nossos lideres (africanos) são capazes de chegar só p'ra não largar o poder, criar condições necessárias e suficientes para uma guerra desnecessária só para acomodar seus interesses individuais (ambicioso-ganancioso). fiquemos atentos.
  • Muhamad Yassine Ainda vem muita agua para baixo dessa ponte irmaos, nao sera melhor falar agora?
  • Sanchez Chez EM PLENO SÉC 21 ANIDA EXISTEM LIDERES QUE NEGOCEIAM O SANGUE DO POVO, SE O CHISSANO ERRA TIDO COMO DEIXA ANDAR NA SUA INDOLE PRAGMATICA DE SER E PENSAR, PELOMENOS ELE DEIXOU ANDAR A PAZ POR LONGOS ANOS, ALIAS ELE MESMO A TROCE, E QUERO EU CRER Q O POVO PREFERE VIVER O TAL DEIXA ANDAR SE FOR SINONIMO DE PAZ,

    CHEGA DE SANGUE E A ARROGANCIA SO VAI NOS ROUBAR O FUTURO CLARO NAO A TODOS MAS A MEU POVO SIM.
  • Marcos Muchanga Sempre pensei que os lideres moçambicanos fossem diferentes dos lideres dos "grandes lagos", Guine Bissau, Madagascar, Médio Oriente....epah tudo mesmas coisa!
  • Lazaro Mabunda Geracao da Viragem nao sera ameaca porque nem sabe disparar. A extincao da geracao libertadora sera benefica a construcao de democracia.
  • Francisco Simbine isto esta mal, familia
  • Sanchez Chez essa GERACAO PARECE MAIS VIRADA DOQ VIRAGEM.

Sem comentários: