quarta-feira, 10 de abril de 2013

Muito irónico! Mas real.

Egidio Guilherme Vaz Raposo
Muito irónico! Mas real.
Se eu fosse editor de um jornal por pelo menos uma hora, iria fazer a manchete com o seguinte título:

AFONSO DHLAKAMA PARTILHA PODERES CONSTITUCIONAIS COM ARMANDO GUEBUZA.

É que, a Constituição da República diz na alínea “a” do Art. 161, referente as competências do Presidente da República no domínio da defesa nacional e da ordem pública o seguinte:
[Compete ao Presiden...te da República]
a)Declarar a guerra e a sua cessação, o estado de sítio ou de emergência.
Ora, olhando bem, Afonso Dhlakama é quem está no “comando”; é ele quem está de facto a “usufruir” e a “usar” das competências CONSTITUCIONALMENTE conferidas ao Presidente da República de Moçambique. Todo Moçambicano ficou “aliviado” ao ouvir e ver na TV e Radio que Dhlakama promete não voltar a guerra. Quer dizer, na República de Moçambique, no domínio da defesa nacional e da ordem pública, os poderes constitucionais estão ao cargo de Afonso Dhlakama. Compete a ele declarar guerra e sua cessação, estado de sítio ou de emergência.
Coisas que só Moçambique é capaz de proporcionar ao Mundo.
Isto é que é “Sonhar com carvão no prato” mesmo.
PS: Esta foi apenas uma constatação. Não tenho nada a ver com o conflito. Eu apenas quero PAZ.

  • Bayano Valy vamos dormir na paz

  • Helenildo Antonio Piletiche Piletiche Que constatação inteligente!

  • Télio Chamuço De facto, tudo dá a entender que os papéis estão invertidos.S

  • Alfredo D. Baltazar Quem tem rabo preso, obriga-se a ignorar os seus direitos e poderes que lhe são legalmente constituídos...

  • Stelio Simoes Desculpe, mas, parece-me que artigo 161 da CR está sendo mal interpretado. Na minha percepção, entendo que cabe ao PR, face a uma situação conflituosa, decidir se vamos a guerra ou não. E no caso em apreço, parece-me que é isso que o PR está a fazer. Para um estado ESTAR em guerra não basta ser atacado é necessário também responder a esse ataque e em Moçambique, quem decide, em casos desta natureza, é o PR.

  • Avelino Namarrocolo Interessante!

  • Rudolfo Cossa Legalidade em Moçambique funciona só para os loucos.

  • Egidio Guilherme Vaz Raposo stelio, dhlakama diss que nao vai a guerra....esta foi claramenteuma declaracao de paz. uma declaracao feita por um lider de partido politico. nao estou a interpretar a lei do ponto de vista da agenda do presidente. estou a interpretar a constituicao do ponto de vista instrumental, ou seja, o que ela diz sobre as pessoas e os que detem poder.

  • Stelio Simoes Egidio Guilherme Vaz Raposo, o facto de Dhlakama ter dito que não vai a Guerra não quer dizer que esteja a tirar o poder constitucional do PR, está a dizer que ele, como uma das partes envolvidas no conflito, não vai a guerra. Para mim, faria sentido essa constatação caso esse pronunciamento de Dhlakama tivesse a ver com a intervenção das forças armadas e de defesa de Moçambique face a um outro interveniente no conflito. O posicionamento de Dhlakama alcança apenas os seus seguidores e não as FADM. Penso que o art. 161 da CR limita-se a intervenção das FADM.

  • Zeiss Lacerda Concordo com o Stélio. O PR em nenhum momento declarou guerra e de facto não há guerra, não havendo guerra, não á necessidade, como é obvio, de o PR declarar sua cessação, ou seja, o PR está sim a gozar em pleno dos seus poderes constitucionais. Continuamos em PAZ efectiva apesar dos conflitos experimentados recentemente.

    Uma outra analise seria: em caso de guerra declarada ou não por alguém que não seja o PR, o seu reconhecimento constitucional como guerra só procede quando e se o PR assim o declarar e a sua cessação respeitará os mesmos preceitos. Ou seja, a guerra pode acontecer como um fenómeno social que não necessite de declaração (não sei, acredito que sim) e pode terminar do mesmo jeito. Não é a declaração do PR que inicia ou cessa a guerra, é sim a declaração que formaliza constitucionalmente o início ou a cessação da mesma. O PR continua PR que apesar dos poderes ameaçados não lhe foram retirados.

    Concordo com o Egidio quando diz: sim a PAZ.

  • Pedro Manguene eh... a politica eh mesmo isto, procurar protagonismo e trocar de papeis! por algum momento ARRANCAM-SE os poderes!

  • Jose Alexandre Faia Eu apenas quero PAZ.

  • Henoch Jemusse Sim a PAZ

  • Joaquim Joao Correia Eu apenas quero PAZ

  • Joaquim João Amen, à paz!!!

  • André Fumo Bem visto

  • Egidio Guilherme Vaz Raposo Stelio e Zeiss, se Dhlakama fazer a guerra, mesmo sem a declaração do PR não haverá guerra? Por acaso precisamos do PR para que houvesse a Paz ou guerra no Muxungue? Vocês pa.

  • Mablinga Shikhani heheheheh assim nesta linha de pensamento Agostinho Chaúque foi Ministro do Interior e Mandonga Comandante Geral da Polícia. Ainda que mal pergunte basta fazer algo que constitucionalmente/legalmente pertence a determinada figura para se ser aquela figura? Dlhakama nao faria a guerra "sózinho" para a guerra acontecer há beligerantes, mais do um (básico) assim sendo o Estado, em resposta ou não à acções de guerra estaria a materializar os poderes constitucionais dos cargos que tal acção diz respeito. Nem Joseph Konyi, o M23, os Salafistas nem os Rebeldes de Casamança estão a partilhar poderes constitucionais nenhuns, uns estão sim a subvertê-los outros atentar alterá-los. Não há partilha.

  • Egidio Guilherme Vaz Raposo Mablinga Shikhani meu velho, aqui apenas constatamos. Até porque não seria de todo estranho falar do Estado capturado, nos termos que coloca.

  • Mablinga Shikhani Claro meu caro o Estado não é um dogma, haverá sempre, na medida da satisfação ou não das suas gentes, digo seus cidadãos, das fragilidades ou aspectos fortes deste espaços para outros interesses movam-se contra, paralalelamente a ele. Ora, se nestes processos a influência destas forças marginais, alterar significativamente a essência do estado, dar-lhe-ei razão de outra forma vejo com normalidade, dialéctica, tais acontecimentos.

  • Jacinto Salimo Mussá Depois da pausa, Egidio Vaz Raposo, voltou com discurso diferente. Este facto também nao deixa de ser característico à postura induzida de alguns académicos deste nosso Moçambique! Engano meu? Mas ficou a minha opinião, sem cores políticas.

  • Ali Omar 'E q o Egidio Vaz 'e pertence naquele grupo de Acad'emicos que faz criticas sem puxar sacos.

  • Borges Nhamirre Hehehehe... Ainda podes fundar um jornal Vaz!

  • Carlos Jaime Quem nao acredita na percepçao do vaz ignora a capacidade de dhlakama. A paz em moçambique só tem sentido quando dlhakama quizer. Contra factos nao ha argumentos.

  • Zacarias Waka Tsambe Egidio Guilherme Vaz Raposo talvez não prestaste atenção na seguinte declaração do AD: "mandei atacar as populações para que eles não viesse atacar a mim"! A que nome se da esta atitude?

  • Borges Nhamirre Onde foi isso dito Zacarias Zacarias Waka Tsambe? Pode trazer aqui a fonte?

  • Zacarias Waka Tsambe Na mesma declaração de ontem do AD (...)e se eles me tivessem vindo atacar ninguém estaria para lhes mandar um basta" as palavras podem estar viradas mas o teor da minha compreensão é mesmo este. STV Jornal da noite de 11 de Abril de 2013!

  • Paulo Araujo Zacarias Waka deve ter visto uma entrevista diferente daquela que nos vimos-

  • Zeiss Lacerda Zacarias, as palavras nao so estão viradas, como mal interpretadas. Em nenhum momento houve esse tipo de pronunciamento a nao ser que nos digas que acompanhaste pela TVM porque nas televisões e/ou canais de informação mais imparciais nada disso foi dito. Queira por favor citar.nos a fonte.

  • Zeiss Lacerda Egidio Guilherme Vaz Raposo, não colocamos em causa a capacidade do Sr Dlakhama em iniciar uma guerra, tanto que ele Ja provou isso nos traumatizantes 16 anos. E provou também agora sua capacidade em associar e mover massas e até de voltar às atenções a ele.
    Mas eu e o Stelio apenas descordamos que haja qualquer tipo de partilha de poderes constitucionais. Com ou sem guerra o PR pode sim fazer gozo exclusivo da Alínea "a" do artigo 161 da CR.

    Mais uma vez, A PAZ é o que interessa neste momento é isso envolve a resolução de uma série de assuntos postos à mesa, mais uma oportunidade de o PR aproveitar.se dos seus poderes e influências constitucionais.

  • Nelson De Sousa Matusse excelente analse, o que eu a conselho ao governo do dia, Mocambique esta em Paz e acima de tudo "Independente" portanto nenhum Partido, nenhum cidadao, deve e tem q ter em sua posse armas de fogo, meus caros e' relmente incocibivel que a Renamo tenha ate hoje uma base, onde tem em sua posse Homens armados a ser trenados. a minha questao e': de que o Governo esta a espera para tornar Marregue num espaco onde qualquer cidadao desta nacao possa circular avontade e em Paz? sem quer dizer que o uso da forc,a seja alternativa para tornar quele espac,o acessivel a todo Moc,ambicano.

  • Zeiss Lacerda Nelson de Sousa Matusse, Falta apenas o governo deixar de tomar de assalto os locais dos outros partidos como o fez em Nampula e agora em Muchungwe. E deixar de usar blindados para 'conversar' antigos combatentes e morteiros para disperçar a população que se manifesta em Maputo porque o preço do pão aumentou...

  • Nelson De Sousa Matusse Concordo em cotaparte cnsgo, mas que claro esta evidente que violencia so' gera violencia, nunca em algum momento possa se manter a estabilidade criando descontentamentos no seio dos que em grande precisa deles para ti manter no poder. e' direito o cidadao manifestar-se diantes das inqueitacoes que o aflige, e' dever do governo entrepretar o que vem plasmado na constituicao da republica, que conseguinte essas leis for aprovados por eles e pelos q nos representa na casa do povo, o governo deve se apreceber que ja passa nos da era um o povo por semplesmente, dizia e' ( e' ou nao e', e o povo respondia e' sem antes ponderar nem esplodar o certo, que lhe podesse trazer benificio para o seu fututro e os seus. e' direito e obregacao do governo ouvir o grito do povo. sem quer dizer que nada esta a funcionar nao nao, mas que algo melhor deve a contecer em prol do povo claro que deve. tenhamos o respeito pela PAZ, Respeito A VIDA, Tolerancia e muito Dialogo acima de Tudo, so assim Mocambique ira AVANTE!

  • Mablinga Shikhani Meus caros o Zacarias está certo (pode nao ser ipsis verbis) STV tenho gravado nao consigo postar pq o video é grande.

  • Borges Nhamirre Dhlakama nunca disse que mandou atacar civis. O que o Zacarias diz, secundando por Mablinga Shikhani é uma grosseira mentira!

  • Borges Nhamirre "mandei atacar as populações para que eles não viesse atacar a mim"! Zacarias Zacarias Waka Tsambe, isto é mentira! Estas palavras nunca saíram da boca de Dhlakama. Estas mentiras são nocivas pra o Pais serio que pretendemos ser.

  • José Belmiro AD em nenhum momento disse ter ordenado ataques contra civis. Reconheceu ter odenado o ataque contra a FIR e prometeu um novo ataque preventivo contra a FIR caso ela nao recue em Gorongosa.heheheh a desinformacao 'e grande nestes tempos de "usurpacao" dos poderes constitucionais e de envio de "pontos" por SMS kakakka

  • Mablinga Shikhani Borges Nhamirre antes de vociferar leia atentamente confirmo isto: "Na mesma declaração de ontem do AD (...)e se eles me tivessem vindo atacar ninguém estaria para lhes mandar um basta" as palavras podem estar viradas mas o teor da minha compreensão é mesmo este. STV Jornal da noite de 11 de Abril de 2013!" Onde está meu caro a "grosseira mentira"?

  • Borges Nhamirre Estas a discutir comentário errado Mablinga Shikhani! Volte mais pra cima. Ataque a civis e nao a FIR-

  • Zacarias Waka Tsambe Obrigado Mablinga, tinha me decidido suspender do debate para evitar nomes como "desinformador" que já recebi nos comentários anteriores. Fecho a minha participação desinformadora neste devate com devida vênia aos "bons ocultadores da informação" cuja profissão é de..

  • Ilidio Macave Achei interessante a entrevista e sobretudo pelo facto do homen continuar a previligiar o dialogo/negociacoes. A outra parte envolvida, mais do que falar, devia concretizar o mais urgente possivel porque o medo tomou conta da populacao. Viva a PAZ.

  • Mablinga Shikhani Nao estou a discutir nada errado caro Borges Nhamirre estou apenas a corroborar com algo que ouvi. A sua pressa em julgar pregou-lhe uma "valente e grosseiro lapso". Devo discutir o de todos?

  • Borges Nhamirre acho que nao estamos a falar de mesma coisa Mablinga Shikhani. Deixa eu eu clarificar as coisas aqui. "Egidio Guilherme Vaz Raposo talvez não prestaste atenção na seguinte declaração do AD: "mandei atacar as populações para que eles não viesse atacar a mim"! A que nome se da esta atitude?" isto foi escrito por Zacarias Waka Tsambe e eu comentei que isto é grosseira mentira. As palavras que estão entre aspas não foram ditas por Dhlakama. Não julguei a quem quer que seja. Apenas negeui com categoria as palavras mentirosas de Zacarias Waka Tsambe. É mentira! Dhalakama não dissem em momento algum que "mandei atacar as populações para que eles não viesse atacar a mim". São invenções essas. Entendeu?!

  • Mablinga Shikhani Eu a si, Borges Nhamirre, chamo atenção a esta sua lavra: "Dhlakama nunca disse que mandou atacar civis. O que o Zacarias diz, secundando por Mablinga Shikhani é uma grosseira mentira!". Que mereceu o meu devido esclarecimento. E quanto ao que falei: 1. corroborar com o Zacarias; 2. e referir-me à sua pressa em julgar, meu caro estou certo. Outras coisas meu caro amigo (a mentira grosseira, a discussão errada) são outras coisas e cabem unicamente na sua cabeça meu caro, pois pela minha não foram nem o mais ténue sinapse.

  • Borges Nhamirre Estas a discutir coisas pequenas. Fique bem.

  • Noniela Vilanculos Zacarias antecipaste o jornal da noite hoje eh sao 11/04/13 e cuidado cm as interpretacoes.

  • Mablinga Shikhani Concordo, consigo não esperava outra coisa Borges Nhamirre, aliás grande mesmo é chamar "grosseira mentira" ao que nunca chegou a perceber meu caro Dorian Grey.

  • Noniela Vilanculos AD diz que vai atacar para se defender caso as forcas da fir nao saiam de la ns proximos dias.

  • Nelson Manteiga Veja so Egidio Guilherme Vaz Raposo, suas intervencoes acabam sempre em confusoes desta natureza, porque sera?

  • Jemusse Abel ele nao gosta de conclusoes mas de problematizar o assunto. uma tecnica eficaz para construcao da historia.

  • Borges Nhamirre É mentira! Dhlakama nunca disse q mandou atacar covis. É invenção, mentira.

  • José de Matos Estou na bancada mas mais uma vez reparo na tentativa de deturparem o que Dhlakama afirmou, a verdade é que ele nao disse que mandou atacar civis.

1 comentário:

Anónimo disse...

That's what I'ԁ do if I wегen't afraid. Use gentle circular motions to stimulate your body and for your concern for our church family. Whether you're dropрing a few grand οr pinching pennіеs ωhen it cοmes
to shоpping. Αnοthеr lesser knоwn benefit of regular
sensual maѕsagе іs the lοwering of
blоod pгessuгe. Whаt's more concerning is the fact that all 9 million words in the English -- or any language. One of those very moments occurred in my house this week.

Also visit my web blog tantra