segunda-feira, 8 de abril de 2013

Morre ex-primeira-ministra britânica Margaret Thatcher: Voz da Rússia

8.04.2013, 16:05, hora de Moscou
Imprimirenviar por E-mailPostar em blog
Маргарет Тэтчер
Фото: EPA

A ex-primeira-ministra britânica, Margaret Thatcher, faleceu esta segunda-feira aos 87 anos após sofrer um derrame, afirmou seu porta-voz, Lord Bell.

Obama: EUA perderam uma verdadeira amiga com a morte de Thatcher
O presidente Barack Obama afirmou que, com a morte da ex-primeira-ministra britânica Margaret Thatcher, os Estados Unidos perderam uma verdadeira amiga e o mundo uma defensora da liberdade.
"Como partidária sem complexos da nossa aliança transatlântica, sabia que, com força e determinação, podíamos ganhar a Guerra Fria e estender a promessa de liberdade", afirmou Obama em comunicado.
***
Habitantes das Malvinas de luto pela sua libertadora
O anúncio do falecimento da antiga primeira-ministra do Reino Unido Margaret Thatcher provocou uma grande consternação dos habitantes das ilhas Malvinas (Falkland), informou o membro da Assembleia Legislativa dessas ilhas Michael Summers.
"Sem dúvida que Margaret Thatcher tinha uma relação especial com as ilhas, ela desencadeou uma operação muito difícil para a sua recuperação. Ela era muito considerada nas Falkland por nos ter devolvido a liberdade em 1982 e o dia de hoje é muito triste para os habitantes destas ilhas”, disse Summers.
***
Cameron: Reino Unido perdeu uma grande líder
O primeiro-ministro britânico, David Cameron, expressou suas condolências pela morte da ex-primeira-ministra, Margaret Thatcher, acrescentando que o país perdeu um grande líder.
"Perdemos uma grande líder, uma grande primeira-ministra e uma grande britânica", diz o comunicado de Cameron, divulgado logo após a morte de Margaret Thatcher.
A rainha Elizabeth II também expressou suas condolências aos parentes e amigos da baronesa Thatcher.
Margaret Thatcher, morreu esta segunda-feira, aos 87 anos, na sequência de um acidente vascular cerebral. Ela foi a primeira mulher a chefiar o governo britânico entre 1979 e 1990.
***
Gorbachev: Thatcher era uma mulher política cuja palavra tinha grande peso
O primeiro presidente da União Soviética, Mikhail Gorbachev, chamou hoje Margaret Thatcher de uma mulher política cuja palavra tinha um grande peso.
De acordo com Gorbachev, suas relações com Thatcher evoluíram gradualmente, tornando-se cada vez mais amigáveis.
"Afinal, conseguimos chegar a um entendimento, e isso foi uma contribuição para a mudança do clima entre o nosso país e o Ocidente e para o final da Guerra Fria", revela um comunicado publicado no site da Fundação Gorbachev.

Sem comentários: