quinta-feira, 18 de abril de 2013

Henry Kissinger esquivou-se de Pretória em 1975

 

Ouvir com webReader
FACE AO PEDIDO PARA PRESTAR APOIO MILITAR À UNITA E AO FNLA
􀂾 Porque é que o Governo norte-americano não condenou a intervenção sul-africana em Angola, tal como fez com o envolvimento soviético e cubano? A referência a uma interferência “extracontinental”significa que os Estados Unidos ignoram o papel do Zaire e da África do Sul? questiona um telegrama da Embaixada dos Estados Unidos da América na Nigéria, enviado ao Departamento de Estado, em Dezembro de 1975
O ex-secretário de Estado norte-americano Henry Kissinger esquivou-se, em Novembro de 1975, a um pedido da África do Sul para que desse apoio militar à UNITA e à FNLA, segundo um telegrama confidencial.
O telegrama integra um lote de 7500 confidenciais disponibilizados pelo “site” WikiLeaks sobre Angola e Moçambique, relativos ao período 1973-76, o consulado de Henry Kissinger, que historiadores do período acreditam que podem abrir novas linhas de investigação sobre o envolvimento norteamericano na descolonização e guerra civil nas ex-colónias portuguesas.
Depois de, em 18 de Novembro de 1975, o chefe de Estado maior sul-africano pediu apoio norte-americano à UNITA/FNLA, que já combatiam o MPLA, Kissinger envia instruções ao adido de Defesa da embaixada em Pretória, pedindo que as transmita na íntegra ao Governo.
Estas referem que, embora Washington partilhe da preocupação com o papel “perigoso e provocativo” que os soviéticos e cubanos desempenhavam em Angola, deplorando a rejeição do MPLA de um processo político, FNLA e UNITA “continuam a receber armas adequadas à sua defesa”, incluindo capacidade anti-aérea.
A única solução aceitável para o problema de Angola é um acordo político, no qual nenhum dos grupos domina o outro”,refere o telegrama de Kissinger, marcado como confidencial.
Jamie Miller, investigadora da Universidade de Yale, disse que a resposta de Kissinger “pode ser lida de várias maneiras diferentes, mas em última instâncianão promete apoio adicional tangível norte-americano ao esforço militar sul-africano”, o que terá causado “muita confusãoem Pretória”.
Governo abrangente
Mais tarde, a 27 de Novembro, após intervenção do primeiro-ministro sul-africano, John Vorster, sobre o mesmo assunto, junto da missão diplomática, Kissinger dá instruções para que voltem a transmitir que a prioridade de Washington é um Governo de unidade, evitando a “introdução de uma grande confrontação de poderes na África Central”.
A posição norte-americana perante o conflito, e o grau de apoio às forças sul-africanas que já estavam dentro de Angola, chega a ser confusa para os próprios diplomatas norte-americanos, como mostra um telegrama da Embaixada na Nigéria ao Departamento de Estado, pedindo “orientações”em Dezembro de 1975.
Porque é que o Governo norte-americano não condenou a intervenção sul-africana em Angola, tal como fez com o envolvimento soviético e cubano? A referência a uma interferência `extracontinental’ significa que os Estados Unidos ignoram o papel do Zaire e da África do Sul?”, países queapoiavam as forças da UNITA e MPLA, questiona o diplomata, que assina Easum.
Em relação a Portugal, causou particular incómodo no Departamento de Estado o uso da ilha de Santa Maria, nos Açores, para reabastecimento de aviões cubanos com destino a Angola, no final de 1975 e início de 1976.
Outra fonte de preocupação é a cimeira da Organização da União Africana em Janeiro de 1976, que leva Kissinger a escrever a todos os postos diplomáticos, alertando para a necessidade de defender a opção de um Governo de unidade nacional, perante o risco de prevalecer a versão de que as forças da UNITA e MPLA estavam à beira do colapso.
Assumir que o MPLA pode impor um Governo em toda Angola, que não partilhe o poder com a liderança Ovimbundu e Bakongo, é ignorar a história de rivalidades tribais e pessoas passadas e a longa luta contra os portugueses”,refere Kissinger, alertando para o risco de uma guerra civil prolongada e até mesmo desintegração” do país.

1 comentário:

Anónimo disse...

Each treatment гoom has a fireplace with рlans to convert tο gаs
fireplaces. Ei pysty keskіttуm n.
Bodу Rub іs аlready widely uѕed to treat a pаinful condіtion
or just relax it's important that you keep regular verbal contact with your partner and talk about the" play" with friends wherever they are. Spend at least three minutes doing this. That's whаt Martin
Luther King, Jr. By then, I felt I was spotting a сulinary celebrіtу.

My familу anԁ friеnds -- and what to do.


Here is my blog poѕt :: erotic massage london website