quinta-feira, 4 de abril de 2013

Corpos dos agentes mortos estão a ser transferidos para a cidade da Beira

Edição de 04 de Abril de 2013
ÚLTIMA HORA * ÚLTIMA HORA* ÚLTIMA HORA*
Corpos dos agentes mortos estão a ser
transferidos para a cidade da Beira

foto001
Viatura trazendo os feridos para o hospital
Fotos: Fernando Veloso
Muxungue (Canalmoz) – Os agentes da Força de Intervenção Rápida (FIR) mortos no confronto desta madrugada entre a Polícia e a Renamo estão prestes a ser transferidos para a cidade da Beira, capital de Sofala. A Reportagem do Canalmoz que está no terreno a acompanhar os factos ao vivo e conseguiu entrevistar o administrador do distrito de Chibabava sobre as escaramuças e vai publicar brevemente parte da notícia online.
ÚLTIMA HORA | ÚLTIMA HORA | ÚLTIMA HORA
Confrontos entre a Renamo e FIR
Muxungue em pé de guerra
Há informação de fontes hospitalares que indicam haver quatro agentes da Polícia mortos 13 agentes da polícia feridos e uma senhora civil ferida. Todos deram entrada no hospital local, segundo fontes hospitalares não autorizadas a falar a Imprensa
No hospital local a reportagem do Canalmoz viu na sala de tratamentos oito agentes da Polícia fardados que estão a receber tratamento com sinais de ferimentos graves. Entrevistados, disseram que foram atacados pela Renamo.
Na vila, a população está a abandonar em debandada as suas residências. Não há comércio nem outra actividade desde ontem. As escolas estão fechadas.
2013 04 04 004
Muxungue (Canalmoz) – Um ataque conduzido pelos agentes da Força de Intervenção Rápida (FIR) à sede da Renamo no posto administrativo de Muxungue, distrito de Chibabava, em Sofala, está a degenerar em situação de conflito armado. Desde a madrugada de ontem (quarta-feira) que a FIR atacou a sede da Renamo onde alega-se que estavam reunidas dezenas de pessoas, a vida em Muxungue deixou de ser normal.
Presidente do Instituto Nacional de Estatística insurge-se contra IDH
- João Loureiro diz que “não houve aferição nem harmonização de dados”
“A metodologia usada sustenta alguma teoria dos que estão por detrás disto. Nós vimos que os dados usados não são oficiais de Moçambique”- João Loureiro, presidente do Instituto Nacional de Estatística em entrevista ao Canalmoz.
“Por escrito reclamámos e enviámos um emissário a Nova Iorque (sede do PNUD) para discutir isto. O argumento deles é de que quando se trabalha com um volume de dados que vem de vários países, há necessidade de fazer uma harmonização de dados. Então, nessa harmoniza, infelizmente temos sido penalizados em favores de países que não têm estatísticas”, - Idem.
Maputo (Canalmoz) – Ao corrente da opinião dominante no Governo, o presidente do Instituto Nacional de Estatística (INE), João Loureiro, criticou a forma como as estatísticas de Moçambique foram tratadas pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) no cálculo do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 2012, onde o País surge como o terceiro mais pobre do mundo, atrás da República Democrática do Congo e Níger.
Até sexta-feira
Serviços meteorológicos anunciam mau tempo para sul do País
Maputo (Canalmoz) - O Instituto Nacional de Meteorologia (INAM) prevê a ocorrência de chuvas, ventos fortes, trovoadas e descida de temperaturas, nas províncias de Maputo, Gaza e Inhambane, que poderão se prolongar até ao final desta quinta-feira e início da sexta-feira.
Em Moçambique
Petrolífera norueguesa negoceia venda de 25% da sua participação na Bacia de Rovuma
Maputo (Canalmoz) – A companhia petrolífera japonesa “INPEX” poderá adquirir 25 por cento das acções da petrolífera norueguesa “STATOIL” nos blocos Offshore Áreas 2 e 5 na Bacia do Rovuma, no norte de Moçambique.
Continua perseguição contra a oposição
Polícia Municipal ordena encerramento da sede do MDM em Gondola
“A sede é casa de um cidadão e não pode servir de uma casa política ”, porta-voz da Polícia Municipal
“A casa é propriedade de um membro nosso, residente neste distrito, que faz parte da comissão política nacional”, delegado político do MDM em Manica, Manuel de Sousa
2013 04 04 001
Chimoio (Canalmoz) No distrito de Gondola, centro da província de Manica, vive-se um clima de caça aos partidos da oposição perpetrado por agentes da Polícia. Terça-feira desta semana um clima de manifestações opôs a Polícia e membros da Renamo, em que foi detido mais de dois elementos da “Perdiz”. Dia seguinte foi a vez da Polícia Municipal local (dirigida pela Frelimo) a ordenar o encerramento da delegação local do MDM.
Provenientes das organizações da sociedade civil
Propostas de candidatura a membros provinciais da CNE já estão em análise
Maputo (Canalmoz) - As propostas de candidatura a membros provinciais da Comissão Nacional de Eleições (CNE) já estão a ser analisadas desde esta quarta-feira, na sede da CNE em Maputo. Trata-se de propostas provenientes de diversas organizações da sociedade civil visando a constituição das comissões provinciais das eleições.
Para responder aos actuais desafios do mercado de trabalho
OTM lança cursos de formação profissional e vocacional
Maputo (Canalmoz) - Diversos cursos de formação profissional e vocacional foram lançados esta terça-feira no distrito de Marracuene, na Escola Profissional São Francisco de Assis de Mumemo, a 34 km da cidade de Maputo.

1 comentário:

Anónimo disse...

Thе object is tο arouse him wіth a sехy massаge shоwerheaԁ and
bгing thе геlахіng benefits of hydгo ѕexy massagе anԁ the
incгeaѕeԁ ρleaѕure іt haѕ givеn them.
Latег the maѕsеuгs try tο gіve your
ρаrtnег а pгostate sexy massage іs healthy for men becauѕe it гelaxеs and rеgulаtes ejаculation it alѕo hеlρѕ in minimizing thе gгοωing tension of modern lіfe ѕtyle.
Αnԁ nοt eνen the best" coachbuilt" WіnMo-based HТС
ρhonе an еaѕy recommenԁation, аnd that ѕeеms unnecеssаrily
lіmіting.

Feеl frеe tо visіt my webρage :
: tantric Massage