quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Autarquia mergulhada em buracos e lixo

Município de Nampula
 
Nampula (Canalmoz) – A cidade de Nampula, tal como sucedeu com outras urbes do país, foi recentemente fustigada por chuvas intensas e só não inundou mercê da sua localização em zona planáltica.
Embora não se tenham registado inundações, a despeito de outras zonas, muitas vidas foram perdidas aqui na cidade de Nampula e as autoridades governamentais contabilizavam até ao dia 7 de Fevereiro, 13 pessoas.
Na sequência, cerca de mil casas foram destruídas e cerca de oitocentas famílias, o correspondente a 4 mil pessoas, ficaram abrigadas em casas de seus familiares.
A governadora de Nampula, Cidália Chaúque, já se deslocou à parte das zonas afectadas para manifestar a solidariedade do governo provincial.
Na verdade, o que chama a atenção neste momento pelo menos desde os últimos quatro anos, quando se regista precipitação atmosférica em grande escala, é o facto de a inoperância da edilidade vir a tona.
Ao certo a circulação a nível da urbe, incluindo o centro da cidade, não está fácil. Exige-se actualmente que tal se faça em viaturas de suspensão alta ou então com tracção nas 4 rodas.
O Canalmoz visitou alguns bairros da urbe, Motomote, Namutequeliua, Muahivire, Muatala, Muhala, Belenenses, Mutauanha, entre outros, e verificámos in loco que as pessoas circulam com enormes dificuldades.
Em alguns casos, vias outrora possíveis de se circular em viatura, nos dias que correm a prática é impossível, pois abriram crateras e a erosão vai tomando conta das estradas.
A erosão está ao rubro, perante o olhar impávido e sereno de uma edilidade que há muito se esqueceu das suas atribuições, facto que inquieta o partido Frelimo, pelo qual o edil e a Assembleia Municipal maioritária foram eleitos.
Os munícipes dizem que foram “abandonados pelo Conselho Municipal” que votaram em 2008, e esperam que “este ano não façam outras falsas promessas”.
Dina Dirceu, residente do bairro Napipine, disse ao Canalmoz que “aqui estamos mal, ora ficamos sem energia, ora tudo fica inundada e difícil de se atravessar, o que põe em risco a vida das crianças quando vão a escola”.
Paulo Lucas, residente do bairro Namicopo, disse que “a cidade está cheia de lixo, quando chove todos os quintais ficam a cheirar mal porque o lixo vem até às nossas casas”.
Partido Frelimo preocupado
O Canalmoz ouviu de figuras do partido Frelimo a nível da cidade de Nampula que a situação está preocupando aquela formação político partidária e atribuem a responsabilidade ao edil Castro Namuaca.
Segundo confidenciaram as nossas fontes, “tudo o que está a acontecer agora é pelo facto de o presidente Namuaca querer trabalhar sozinho e ter ao seu lado pessoas para servir os seus interesses pessoais”.
Esta nossa fonte assumiu que “neste momento o partido está muito preocupado com a situação da cidade de Nampula e até certo ponto não sabe a quem candidatar para esta urbe, para não perder”. (Aunício da Silva)

Sem comentários: