sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Aquino de Bragança era o alvo escolhido

 

Ruth_first Porque também referido no livro de Sérgio Vieira "Participei, por isso testemunho" recordo:
Atentado no Maputo
MAPUTO (do nosso correspon­deste Alves Gomes) — Tudo indi­ca, no estado actual das investiga­ções, que a encomenda-bomba que vitimou, terça-feira, Ruth First, do Centro de Estudos Afri­canos desta cidade, era dirigida contra Aquino de Bragança, o di­rector do Centro.
Com efeito, o envelope fora en­viado de Washington, em seu no­me, através da mala diplomática dos Estados Unidos e metida no correio, nesta cidade, por um fun­cionário deita mesma embaixada. Em princípio, deveria conter uma publicação do Centro Bibliográfi­co de Washington sobre proble­mas da África Austral, publicação essa que costuma recolher os prin­cipais textos publicados sobre aquela zona.
Estas revistas são, regra geral, expedidas para as embaixadas americanas e estas limitam-se a colocar-lhe as franquias postais lo­cais e metê-las no correio.
Envelope análogo, embora com conteúdo normal, destinava-se Ruth First.
Segundo nos foi relatado, Aqui­no de Bragança apercebeu-se de algo de anormal ao tentar rasgar o envelope tendo-o deixado cair imediatamente em cima da secretária junto da qual se encontrava Ruth First que morreu imediatamente, e ainda a professora americana Brigett O’Lauglin e Paul Jordan, cientista sul-africano, residente na Zâmbia, que ficaram feridos.
Aquino de Bragança, atingido nos olhos, foi internado no Hospital Central de Maputo, onde permanecerá, segundo as previsões dos médicos, até segunda-feira.
Ontem à tarde, quando lhe foram retiradas as vendas, o EXPRESSO contactou com ele que afirmou: «Os problemas políticos não se resolvem administrativamente, nem por acções terroristas. É no terreno do debate que devemos ganhar marxistas e não marxistas.»
«Estávamos a brincar sobre o conteúdo dos envelopes, quando ocorreu a explosão, que, de início, me pareceu um terramoto.» As palavras são de Aquino de Bra­gança, ainda na cama que ocupa numa das enfermarias do Hos­pital Central de Maputo, onde se recompõe das feridas que tem nas pálpebras e que foram provocadas pela explo­são que vitimou Ruth First, a sua mais directa colaboradora.
Quando se lhe colocou a hipóte­se de criar o Centro de Estudos Africanos da Universidade Eduar­do Mondlane, no Maputo, Aqui­no de Bragança “procurou alguém com senso de organização e que, ao mesmo tempo pudesse viver na tensão da luta de ideias». Ruth First era a única pessoa que reconhecia com essas qualidades.
Ruth First, mãe de três filhos, militante do Conselho Nacional Africano (ANC) da África do Sul, casada com Joe Slovo, «o inimigo número um do regime sul-africano (conforme escreveu, no ano passado a revista americana «Newsweek»), considerado pelo «apartheid» o «cérebro das acções armadas» (embora tudo indique que essa importância lhe seja dada somente porque é branco e quadro do ANC, segundo nos disse um dirigente do movimento nacionalista da África do Sul), era uma intelectual com vários livros publicados.
Entre eles destacam-se «117 dias», sobre o tempo que passou na prisão, em finais dos anos 50, por ter pertencido ao Partido Co­munista sul-africano, «Sudoeste Africano», o primeiro livro sobre o movimento nacionalista namibeano, “Pelo Cano da Pistola», sobre os regimes militares africanos, e «Líbia», sobre a tomada do poder de Khadafi na Líbia. Em Moçambique, fez um estudo sobre os mineiros moçambicanos que vão trabalhar para a África do Sul, além de ter dirigido investigações sobre o «algodão e trabalhos forçados» e «camponeses e formas colectivas de produção» esperando-se que em Outubro saia um li­vro seu, com fotografias de Moira Forjaz, sobre os «mineiros sul-africanos».
Para além de ser o «braço direi­to» de Aquino de Bragança no CEA, Ruth First era também vice-presidente do Tribunal dos Povos, tendo participado nos julgamen­tos sobre os problemas da Nicará­gua, Eritreia e, no ano passado em Lisboa, sobre o caso de Timor Leste. Por isso a sua morte brutal provocou reacções internacionais. Para além do telegrama de Rama­lho Eanes, da mensagem do gabi­nete de Mitterrand a Aquino de Bragança, que recebeu também a visita de muitos embaixadores acreditados em Maputo, o assassi­nato de Ruth First foi alvo de condenação por comités de apoio ao ANC em vários países ocidentais e africanos e por intelectuais de di­versas origens.
Quem matou
Ainda a meio das investigações, as autoridades moçambicanas consideram que «tudo indica que o acto terá sido cometido pelos serviços secretos sul-africanos». Acrescentam que «o tipo de atentado é idêntico a muitos outros por eles praticados recentemente», recor­dando que, este ano, a rádio oficial sul-africana definira Ruth First como «perigosa comunista e inimiga do regime sul-africano». Era também a rádio de Pretória que, há dias, afirmava possuir «muito bons especialistas na ­utilização de engenhos explosivos».
A prática deste tipo de assassi­natos tem sido frequente desde 1974, contando-te inúmeras vítimas entre os nacionalistas sul-africanos. Este ano, em 14 de Março, uma bomba destruiu os escritórios da ANC em Londres e, em Junho, o representante da ANC na Suazilândia e sua mulher foram mortos, quando uma bomba fez explodir o carro em que se­guiam. Durante o ano passado, o regime sul-africano realizou um ataque armado numa cidade vizinha de Maputo, tendo morrido 13 militantes do ANC e raptado ou­tros três. Depois, em Julho, foi morto o representante do ANC em Harare (Zimbabwe), quando se­guia de carro para casa.
No acto terrorista., de que resul­tou a morte de Ruth First, ficaram feridos, além do professor Aquino de Bragança, director do CEA, a professora americana Brigett O’Laugin e Paul Jordan, cientista sul-africano residente na Zâmbia.
O facto de ter sido utilizado um envelope que «contém normalmente informações sobre a África Austral para futura investigação», constitui, para a embaixada dos EUA no Maputo uma situação «desgostante e aborrecida». O encarregado americano de negócios afirmou entretanto esperar que «nada, no que respeita a esta ocorrência possa vir a afectar as relações entre o seu país e Moçambique».
Segundo apurámos, as publica­ções do Centro Africano Biblio­gráfico de Washington são enviadas para Maputo pela mala diplo­mática dos EUA. Diversas personalidades da zona recebem estas edições e, pelo menos, quatro pes­soas do CEA constam da lista de distribuição.
Colaboradores e investigadores do CEA consideram que «esta ca­pa para o assassinato de Ruth First deverá ter sido considerada a via mais simples para a atingir pois se tratava de uma publicação que se recebe regularmente com o carimbo da embaixada americana em Maputo e que dificilmente se poderia desconfiar ser capa para um acto tão bárbaro co­mo este».
Para Aquino de Bragança tratou-se de «um acto de terrorismo a que os intelectuais da África Aus­tral não podem ficar alheios». Se­gundo ele, é preciso «alargar o de­bate a todos os intelectuais que queiram discutir este sistema». «É preciso sensibilizar todos para este fenómeno terrorista na nossa zona», afirma. É necessária uma res­posta, em homenagem e Ruth First, que «não acreditava em jacobinos, queria sempre chegar ao fundo das questões» e considerava que o marxismo «não se devia im­por como o catecismo».
EXPRESSO(Lisboa) - 21 de Agosto de 1982 pp 1,2

Sem comentários: