quinta-feira, 25 de julho de 2019

Tendo em conta o número 2 do artigo 6 do Estatuto do Deputado, o deputado Chang deveria apresentar um documento de renúncia com assinatura reconhecida, presencialmente, pelo notário, á Presidente da AR.


Sobre a renúncia de Chang: é pura brincadeira e nossas instituições à reboque!
Tendo em conta o número 2 do artigo 6 do Estatuto do Deputado, o deputado Chang deveria apresentar um documento de renúncia com assinatura reconhecida, presencialmente, pelo notário, á Presidente da AR.
Ora, a pergunta obvia é: a carta de renúncia já estava feita antes dele ser detido em Dezembro do ano passado ou levaram o notário até ele em Joanesburgo? É que as leis da física são muito claras.
A captura do nosso Estado está cada vez mais evidente.
Comentários
  • Yasser Ossifo Bem evidente...
  • Jonidio Sueia Yaaaaaa Fatima Mimbire eu rendo consigo Mulher.

    Você uwa nsati wa hombe. Sinceramente. Mulher ousada, que investiga e traga factos.


    Sabe, no "lugar" da Alice Mabota eu acho que dever ser você...

    Mas se ainda há chance, Quital concorrer como Governadora?
    5
  • Alberto Samuel Maherero Tosh Levem essa informação ao tribunal e mostrem que eles continuam mentindo.
    5
  • Rogerio Pinto Moreira Mto atenta mana Fátima Mimbiri! Felicitações
    2
  • Durao Macuacua EIXXX NAO AGUENTEI ESTOU MORRENDO DE AMOR POR TI
  • Gerson Matos Desespero nyusi mana nunca respeitaram a lei estes mambos
  • Moises da Silva Jr. Fátima my sister estás de parabéns pela observação
    1
  • Dane Da Monica Duvidei dessa renúncia, pork nenhum instrumento legal foi apresentado, esse pessoal quer nos por poera nas vista " como dizia Guebuza há muita poera".
    1
  • Moises Mate Estao a fazer de tudo pra Frazer esse ladrão pra Moçambique!
  • Ernesto Raúl Timbe Sim sim Fatima Mimbire. Numa das conversas que tive a oportunidade de ter com uns amigos meus sobre o assunto, questionei a existência de um documento que comprove a tal renúncia. Ademais se de facto Chang tivesse enviado um documento à AR, penso que teria sido de bom grado a mesma AR tivesse lido e compartilhado o conteúdo que consta do documento. Na verdade, Chang não escreveu nenhum documento, o que ele fez foi usar a via oral, e foi uma das condições impostas pelos advogados do Chang se é que ele de facto quer voltar a Moçambique. Aliás, quem garante que Chang pediu renúncia? Chang foi imposto isso, ele não pediu nenhuma renúncia. Mas bem bem, a nossa AR da próxima deve saber se colocar no lugar, se for para fazer um deputado perder mandato, que o façam e não andar a fazer relaxamento ou afrouxamento.
    4
  • Nelio J. Langa Este pessoal é bom a cozinhar coisas. A PAR pior, saiu de relaxamento para "viajar" os moçambicanos. Graças a Deus nem todos somos analfabetos como esperado.
  • Dino Said Bufalo Quantas faltas foram acumulasas?
  • Ivanildo Luciano Bento Provavelmente levaram o notário até ele 😂😂😂😂😂
  • Smith Lissane A AR faz leis e depois as pontapea. É triste assistir um teatro gratuito desta natureza. Primeiro afrouxamento depois renúncia que não é renúncia. Assim desta forma eu acho que não houve nenhuma renúncia, é só tentativa de ludibriar novamente a justica sul Africana. Complicado mesmo.
    1
  • Quingue Macuacua Então é um embuste de novo! Gangsterismo estatal.
    Mas parece que não vai funcionar, então apenas Ele disse renuncio e colocaram o substituto de forma informal só para impressionar.
    1
  • Wastter Abdul Chabane A frelimo deve pôr a mão na consciência. Eu nao entendo muito da lei mas hoje fiz essa pergunta a um amigo jurista . E disse me tiveste boa observação. Publique no FB . Mas tive medo
  • Idrisse Max Idrisse Max Eu logo ví. É necessária a nossa sociedade civil alertar ao novo ministro da justiça sul africano, para que não se deixe enganar pelos xiconhocas da freli.
  • Bras Malique É sempre aquela postura de sempre, nos achando de parvos. 
    Se Sua Experiência Deputado Manuel Chang não renúncia voluntariamente as nossas instituições a começar pelo parlamento ficam completamente inativas. Só visto, isto contado não tem piada nenhuma
    . Aonde é que nós estamos? Ficou toda a gente sem reação com medo dele e a rezarem para que ele, por si só, tomasse essa decisão?
    Ou foi uma decisão concertada para poderem acusar de modo a poder sustentar a mentira de que em Moçambique o Chang é procurado? 
    Tomem-nos por parvo como sempre...
  • Xadrek Teixeira Hlavanguane Isto é um grande desrespeito ao povo moçambicano.
    1
  • Sup Sup Leto Sapapuia Durante a campanha devemos elaborar esse tipo de pergunta pro baixinho responder ''vcs sao o mesmo povo do governo que contraiu as dividas''
    1
  • Clemencia Eusia Muito off
  • Fidalgo Da Ecineta Fatima Mimbire peço para enviar este post para o ministro Lamola hoje para ele levar isso ao conhecimento do tribunal supremo lá na RSA, pode ser?
  • Eldio Unguana "há bastante poeira com objectivos escusos"
Escreve um comentário...
Fatima Mimbire
22 h
Manuel Chang, ao renunciar ao mandato de Deputado da AR, dá um "punch" no estômago das nossas autoridades ou é puro "enredo hollywoodiano"?
O "punch": depois da polémica sobre a sua imunidade relaxada ou afrouxada, cujo processo mal instruído e que levou ao cancelamento do seu regresso à Maputo, ele preferiu facilitar tudo: atirar a toalha ao chão. É que com relaxamento ou afrouxamento da imunidade ele teria de ir aos EUA. Portanto, Chang veio expor, com a sua renúncia, a leviandade e falta de seriedade das autoridades judiciais e do nosso parlamento, concretamente da Comissão Permanente, que até inventaram figuras legais, ao invés de seguir os processos conforme à lei.
O "enredo hollywoodiano": ele pode ter sido convencido a renunciar, porque o regime não quer abrir precedentes nesta coisa de retirar imunidadesa criminosos de colarinho branco infiltrados nas nossas instituições, mas também como uma última cartada para evitar a extradição de Chang para os EUA. É que sem imunidade ele pode ser criminalmente responsabilizado e é um facto bastante pata as autoridades sul-africanas acreditarem que a justiça será feita. Mas nós que conhecemos a nossa justiça, sabemos que não é bem assim.
Se for a última opção, devo tirar o chapéu às pessoas que pensam milimétrica e estrategicamente a forma de livrar o Chang da justiça. Sim, da justiça. É muita pena que mesma energia e perícia não se vê na busca de soluções de longo prazo e sustentáveis para o desenvolvimento do país. Pelo contrário, vemos muita incopetência e oferta dos nossos recursos e cada vez mais afogamos no subdesenvolvimento.
Comentários
  • Manuel Joaquim Luis Triste realidade
  • Moulinho Lehuany Realmente, muita energia
    1
  • Mery Jose Madisse Eu sempre disse aos meus amigos...se essas "mentes brilhantes" fossem usadas para desenvolver o país nós estaríamos longe...sinceramente são especialistas em manobras de delinquência....gastam tanta energia e tempo a pensar em como livrar-se de crimes ...em vez de como evita-los....eu ainda acho que esta "novela mexicana do Chang " ainda vai longe com muitas tristes surpresas pelo caminho....eu já estou com indigestão só por saber que a nossa procuradoria vai continuar na mesma.....enfim....este é o nosso ...Oeste a moda moz como nos filmes de máfia de Hollywood...tal como a Fátima disse....
    9
  • Zefanias Sitoe Haaaa mana Fatima Mimbire está claro que foi tudo bem orquestrado, estou convencido que aquele foi aconselhado a renunciar pelos "comparsas" na tentativa de forçar o novo ministro da justiça sul-africana a decidir a favor da extradição para Moçambique,aqueles agora investem (em desespero) e usam todas as armas para o trazer de volta a casa, mas, seja como for, ele já está a pagar pelos crimes que cometeu, o que mais queremos dele é que nos traga mais detalhes do esquema. A justiça tarda mas será feita.
    6
  • Santos F. Chitsungo A segunda leitura parece-me verosímel. Aguardemos com ou sem pipocas!
  • Inácio Chongo Prevalece a 2@ hipótese.
  • Nelio J. Langa Pra mim, não passa de um "enredo hollywoodiano" logo a seguir ao encontro sem agenda dos ministros da justiça de Moçambique e África do Sul na Zâmbia.
  • Custodio Machaieie Para mim essa renúncia não soa bem, porquê so agora depois de terem circulado imagens dos ministros? O Sul Africano e Moçambicano.
  • Sandro Jorge Machel Melo Uma vez que uma das alegações do Ministro da Justiça Sul africano, é de que o Ex Ministro goza de imunidade, e portanto, tratando-se de um procedimento burocrático a retirada da imunidade, a via mais rápida é sem dúvidas a renúncia...
    1
  • Ernesto Raúl Timbe Porque é que Chang não perdeu mandato em janeiro/fevereiro? Teve muitas faltas consecutivas esse, por mais justificáveis forem ele já deveria ter perdido o mandato. Será que estava de licença ilimitada? Aliás, só por curiosidade, será que Chang auferiu os salários de (Jan, Fev, Mar, Abr, Mai, Jun e Jul)? Ademais, tudo o que está acontecendo me parece ser uma boa estratégia para ser mandado pra Moçambique e penso que é o que irá acontecer (a diplomacia dos corredores envolvendo os recursos energéticos vai funcionar sem sombra de dúvidas ou querem que levemos o Chang ou querem querem que levemos os vossos recursos naturais). Mas aguardemos pela Part 2.
    2
  • Ruben Matsinhe Será que, cá no burgo, ele é acusado de alguma coisa? 
    Tem algum processo correndo ou apenas mais uma cena teatral em exibição?
  • Julio Lacitela Golpe de mestre.
    2
  • Diana Filomena estudar para isso, (bota golpe de mestre nisso),, as vezes me pergunto Justica existe ca na terrra???
  • Renato Maculuva Com pensadores pagos para urdirem estratégias maléficas não se pode esperar outra coisa (uma vez assassino, assassino sempre) sem prova em contrário.
  • Leo Paul Paulo Tarde ou cedo esse regime ditatorial da frelixo terá o que lhes merece.
  • Cunela Cadeira Mano chang vai na nova york,e fala tdo uke esta d tras d ty o deus vai d dar paraiso aqui embaixo da terra
  • Evaristo Cumbane Chang ate podia se sair bem indo aos EUA porque aqui ele pode ser sacrificado
  • Victor Lima Matsumane Autoridades à reboque da evolução dos acontecimentos.
  • Alter Nativo Vale tudo para livrarem um LESA-PATRIA das barras da justica (de facto), mesmo se tiver que se usar a propria justica (?) mocambicana e demais orgaos competentes para tal... que vergonha!
  • Ani Zita Fatima Mimbire, isto faz nos lembrar aqueles seriados do PABLO ESCOBAR
    AKA DOM PABLO
    longa metragem ajudem com o título
  • Onoria Monjane Penso que ainda virá a última cartada enviar-se a África do Sul o processo com acusação. Só que falta a parte da Constituição que não permite que depois de cumprir pena haja certeza da extradição para os EUA. E os EUA já disseram que o farão. Não me surpreende daqui a nada pedir-se revisão pontual da CRM.
  • Joze Macovane Ematuns ematunados frelcolonos hahahahaa
  • Joze Macovane CHANG TA FRITO
    🆘 Para haver um pedido de extradição válido é preciso que a pessoa a ser entregue não deve gozar de imunidade.... Está condição está agora cumprida pela renúncia ao mandato de deputado.... Mas uma outra condição importante faltará.. . O 
    Senhor Chang não é arguido nenhum... Nem acusado... Nem houve algum despacho de pronúncia. ... e mesmo só agora nas pressas Moçambique produzisse uma acusação crime formal contra Chang, ainda faltaria uma terceira condição.. . ... Que não haja pedido de extradição anterior por outro país cujo pedido deve ser dado preferência em termos do tratado de extradição desse país, os EUA com a RSA... . Assim não há grande risco de que o ex Ministro Chang, o camarada Chopstick possa vir a ser devolvido a Moçambique👿
    👉🏽🇲🇿

    👉🏽🇺🇸

    By by chango...gazelinha.
    Go to jail ladrão
    Fiadamae
    3
  • Geraldo Manjate Os sul africanos se caírem nessa...Nada mais que serem considerados cúmplices. ..mas att ouvi um ruído vindo da boca do ex presidente Chissano. ..bastante sugestivo nem parecia membro de Naxinguewa falando