sexta-feira, 6 de julho de 2018

Vamos pensar juntos...


Pelo cenário actual, podemos perceber que as eleições (incluindo as de 2019) estão em risco, agora não por mera hipótese académica.
Assim é porque há quem, na Bancada Parlamentar da FRELIMO, acha que se o Chefe de Estado convocou as eleições municipais para 10 de Outubro, pode as desconvocar. E quem disse isso pretendia apoiar incondicionalmente a sábia, visionária e clarividente decisão anunciada pela Chefe da Bancada, de condicionar a realização da sessão da Assembleia da República que devia aprovar a revisão de algumas leis que compõem o chamado pacote eleitoral, ao desarmamento da Renamo.
Ora, imaginemos que não se realizem as eleições no dia do meu aniversário. Qual vai ser a solução para os órgãos autárquicos eleitos em 2013, cujos mandatos expiram em Fevereiro de 2019? Qual vai ser a solução jurídica para esta vexata quaestio? Manter-se-ão em funções os tais órgãos? Se sim, até quando e com que base? Malta Vahanle, Tocova, Sibindy, vão olhar e bater palmas com a situação? Será que a solução deste imbróglio virá de uma cimeira em Nhamapadza, Nhautchendje ou Nhariroza, entre Sexa PR e o Coordenador?
Por outro lado, assumindo que a Renamo venha dizer-nos, mas próximas horas ou dias, que vai iniciar o desarmamento, que garantias teremos, sendo certo que é pouco provável que se conheça o arsenal e a capacidade humana militar da Renamo?
Cada dia que passa, na incerteza, fico mais deprimido ainda, sobretudo quando, há semanas, parecia que havia um alinhamento total entre as partes.
Definitivamente, fica evidente que há quem esteja a levar o Presidente Nyusi para o terraço do prédio “33 Andares” e no fim dizer que as escadas e elevadores estão bloqueados, mas que há necessidade urgente de chegar ao rés-do-chão.
Apreciando o Cenário nas Calmas😎
Olá paz!
Comentários
Juvenal Gabriel Maposse O meu filho completa 18 anos no dia 11 de outubro e foi impedido de se recensear alegando que só era até dia das eleições, entre tanto dia 10 de outubro, e se adiar o que vai acontecer em termos de registo eleitoral.
Gerir
16 h
Miro Guarda Que cenário aterrador... apreciando mankikamente
Gerir
16 h
Inacio Arnaldo Mazive Dr Alexandre Chivale qual é a sua opinião perante a esta situação?
Gerir
15 h
Manish Cantilal E doloroso dizer mas neste momento estamos nu terraço mesmo
Gerir
15 h
Dino Foi Cala-te boca! Arri! Você e esse teu amigo queremos vos recomendar à comissão de disciplina.
Gerir
11 h
Manish Cantilal Eu fui recomendado em 2014 e meu amigo em 2018, ja nao ha espaco p + recomendacoes kikiki mas bem bem bem falta vce kikii
Gerir
3 h
Dino Foi Manish Cantilal : Eu?! Acho que fui recomendado em 2012 num vuku vuku que quase começou Terceira Guerra Mundial! Já estou vacinado nessas cenas brada. Quem me recomendar vão lhe dizer “Este é madoda, já comeu muita mathapa”.
Gerir
3 h
Manish Cantilal Entao nao ha nada a temer, Isalcio Mahanjanetb ja experimentou kikiki. Mas esse Alexandre Chivale tem abusos
Gerir
3 h
Dino Foi kakakaka
Gerir
3 h
Manish Cantilal Vamos Pensar juntos kakakakakakak
Gerir
3 h
Isalcio Mahanjane Dino Foi🤣🤣🤣🤣
Gerir
2 h
Isalcio Mahanjane Manish Cantilal, que fazer!!! Ossos do ofício...
Gerir
2 h
Ce Henriques Alexandre Chivale, Só gostava de saber se nesse terraço há corda? "Ou o boisse deve saltar a sangue frio? "
Gerir
14 hEditado
Theo Mbappé Matsule São vários assuntos neste belo Moçambique. Ainda hoje matrecaram a Sua Excia 1° Ministro no Aeroporto...
Gerir
14 h
Ana Cândida Chongola Como fazer para passar-lhe a corda?
E será que ele vai preferir usar a corda para chegar ao Rés do chão,ou ira usa-lá no pescoço.
Rsrsrsrs,pegaste pesado.
Gerir
14 h
MaNuel Bila Hahahaha Hahahaha ele já la está desde que iniciou a governação... Mas estamos aqui para ver mesmo
Gerir
14 h
Manuel Severino Xavier Especialistas em agitação no seio dos moçambicanos. Qual e seu ponto vista com vista ao desarmamento dos homens residuais da renamo e a revisao da lei eleitoral fruto dos consensos alcancados recentemente ? Não basta só publicar e criticar usando redes sociais por quanto não apresentam prováveis soluções. Olhando nas calmas......
Gerir
13 h
Bruce Nanlipa E daí, qual é a solução para essa encruzilhada em que o país se encontra politicamente? Tendo em conta que a descentralização é necessária e o enquadramento dos homens armados da Renamo no estado Miçambicano também é necessário para gozarmos a paz efectiva e uma liberdade de expressão efectiva e na filiação partidária livre?
Gerir
12 h
Ido Alfred Misserro
Gerir
10 h
Marina Tarcisio Kkkkkkkk.... Ja entendi. Seu aniversário. Kkkk... Brincadeira. Força ai.
Gerir
6 hEditado
Jeremias Mondlane na qualidade de presidente ha sempre um plano B, os lideres sempre ensaiam as opções e nunca tem apenas uma. pode ser que ao chegar ao terraco dependendo deste, pode receber um helicoptero, escalar o predio de volta aterra, como tb usar paraquedas se o tempo lhe for favoravel pode pousar no parque proximo ao predio isolado
Gerir
4 hEditado
Salvador Alberto Faduco Em caso de nao termos eleições no dia 10 do Outubro, os órgãos continuarão até a realização eleições numa nova data, isso na base do princípio da continuidade da administração pública
Gerir
2 h
Alexandre Chivale Heeeeiiii, alto lá. Veja em que situações se aplica esse princípio! Não estou a falar da máquina que suporta os órgãos politicamente eleitos ou nomeados.
Gerir
2 h

Sem comentários: