Friday, July 20, 2018

Será que o MDM conseguiu manter-se aquele partido que reacendeu a esperança de uma alternativa governativa para o país , mantém essa chama acesa?


Fatima Mimbire
19 de Julho às 20:58 ·
Pode ser oportunismo sim. Mas deixemos isso constante e reflitamos:
1. depois de toda a crispação no MDM que resultou na morte do Amurane, a postura do MDM na AR, os debates de assuntos doméstico em público, o MDM tinha chances de se eleger nos lugares onde governa e onde almeja? Notando que, ainda que, as pessoas tenham simpatia por um indivíduo, estando este ligado ao partido pode perder esses votos a menos que sejam fidelissimos a esse indivíduo. Contas feitas podem levar a essa decisão. Agora... a questão de fundo é: PORQUE SE PRETENDE CHEGAR A PRESIDÊNCIA DE UM MUNICÍPIO? Par servir ou servir-se? A campanha eleitoral nos vai aclarar sobre isso.
2. Será que o MDM conseguiu manter-se aquele partido que reacendeu a esperança de uma alternativa governativa para o país , mantém essa chama acesa? se não, porque será?- Creio que não é do todo por falta de democracia interna do ponto de vista de alternancia do poder, acredito que seja muito mais do isso e há que reflectir profundamente sobre o que está a falhar.


Luis Vaz Dr•, eu penso que há que recuar um pouco para o contexto de surgimento do MDM. E quais são os fundadores do partido do galo! Claro que maioritariamente foram dessidentes da Renamo, daí que, pode não constituir surpresa para ninguém. Apenas o regresso às origens. Minha opinião pessoal. Prontos
Dereck Mulatinho Olá Fatima,

Respondendo:

1. É difícil dizer se teria ou não chances. Qualquer resposta que seja igual a sim ou que não, seria com que bases? Estaríamos a resumir a dinâmica do comportamento eleitoral e suas simpatias ao circunstancialismo anterior ao período eleitoral que é bastante volátil, a falta de capital político dos dissidentes e uma total ausência de estratégia de diálogo com o eleitor em período de campanha.

Ora, há uma crença de que os que votam são os membros e se esquecendo daquela franja de eleitores que ficam no murro, que são movidos por factores bem diferentes das crispações intrapartidárias. Era preciso ter esses números, ter número de membros e analisar o sentido de voto.

O que me cria alguma estranheza são as alegações para saída e o papel dos que já militavam, dos que nunca saíram. Quem mensagem estes partidos transmitem aos que tinham a esperança de chegar naquela posição e como é que o eleitor irá encarar isso.

2. A questão que colocas, se reacendeu ou não, encontra também resposta no um, como saber sem resultados?
Gerir

Fatima Mimbire olá Dereck MulatinhoMulatinho,

Dear, o meu ponto é seguinte: as pessoa não votam só o candidato, mas no grupo que ele representa. ora, haverá chances para um candidato do MDM ganhar em Nampula, por exemplo?

quanto ao resto estamos de acordo e faço a seguinte pergunta: estarão os partidos políticos a investir nos seus membros para garantir que sejam "candidataveis" aos vários órgãos? Porquê ir buscar fora?

Dereck Mulatinho Fatima Mimbire

Creio que não, o Bismarque certamente não levara esta.

Buscam fora porque o que está em causa não é a ideologia politica ou linhas de pensamento comum, é apenas Joint-Venture entre perfis "candidataveis" e partido. Deixou ou pelo menos nesse fenómeno vê-se que não há um trabalho de base, não é uma decisão das bases mas sim de um grupo extremamente influente e superior a qualquer vontade de membros.
Pode ser que isto encontre espaço para acontecer em função dos resultados anteriores ou seja, partidos a trabalhar num cenário "nada a ganhar, nada a perder , who cares?".

Para o MDM creio nada estar perdido ainda mas aí, seria necessário uma acção cirúrgica e de muito sacrifício, sobretudo do seu presidente, poderia ser em nome do Chefe de Bancada ou até dos anteriores secretários.

Favo Cossa Dereck Mulatinho nao seria difícil dizer se o MDM teria chances ou nao pelo facto de certas resolucoes n satisfatorias de certos problemas no seio do partido nos quais levam a uma certa incredibilidade do mesmo no caso de "Amurane" e tbm o facto do partido estar simplesmente a ser gerido com uma certa contracao de poder absoluto sendo olhado para o partido como se fosse algo da familia de alguem apenas!!!

Dereck Mulatinho Percebo o que diz Favo mas, o eleitorado esse por enquanto é difícil de perceber daí a facilidade que se tem em justificar com "fraude". Há dinâmicas que não se resumem tão facilmente assim, no sim e no não. Há sempre um talvez e há sempre um eleitor fiel que não lhe interessa a forma como o partido é gerido, estou a falar dos quem seguem determinada ideologia ou daqueles que não são membros ou simpatizantes de A ou de B. Esses últimos mudariam facilmente de posicionamento desde que existisse uma reacção obvia e cirúrgica.

Dereck Mulatinho Mas, eu também não devo me esquecer da questão, se ela tem ou não chances.

Mas estamos a falar de chances de chegar ao poder ou de suplantar a Renamo? São duas coisas!

Ela nunca teve chances nem contra FRELIMO e muito menos terá contra RENAMO.

Pode ter chances de ter resultados melhores do que já teve se deixar de fazer o que faz e como faz.

Joacheim Tembe Nós somos movidos pelo barulho propositado dos aviões.

Clementino Raice A Intercalar d Nampula revelou quao dsgastada esta' a imagem do MDM.

Desidério Doarte Eu acho que não estamos preparados para uma política visionária como oposição. Onde está o problema da nossa oposição.? Deixar o objectivo e a esperança que o povo tinha começam a se embaterem entre eles... A felimo sai a ganhar com este barulho. Condeno certas atitudes sem maturidade. Tudo isto é lugar de chefia que está dando comichão.

Graciano Egidio Francisco Bem dito


Joao Manenga Mapande Mapande Os desertores d MDM/RENAMO estão atrás d poder económico e atrás da facilidade de levar seus nomes ao cume da montanha para ganhar dividendo.Não havendo democracia no partido ,porke não criaram seu partido coma real democracia que estão a procurar d rovuma ao Maputo ?Sao do mesmo saco,povo deve abrir visão contra os malandros preguiçosos,ladrões .votemos candidato certo não fantoches .

Yaqub Sibindy Fatima Mimbire!

Não está a falhar nada...apenas trata-se duma estratégia bastante eficiente, apoiando ao único candidato a fim de colocar a Frelimo na oposição!

Pessoas estão a rejeitar a benevolência de Divis Simango que pretende ser PAI NATAL para a Frelimo continuar no poder, ao pousar o símbolo do Galo ao lado da Perdiz!

A Frelimo sempre ganhou eleições, socorrendo se às fraudes facilidadas pela dispersão de votos nas urnas, protagonizadas pelas múltiplas candidaturas da oposição!

Fatima Mimbire não entendi. está a sugerir que estamos a assistir a um filme?

Dereck Mulatinho Ahahaha sinceramente! Valha-me ohhh Senhor!

Yaqub Sibindy Fatima Mimbire , Deviz Simango, está a ficar isolado ao continuar a perstir na sua corrida eleitoral contra o apelo ao apoio de um único Candidato!

Dereck Mulatinho Estará o Yaqub Sibindy a justificar o abandono do PIMO a favor da Renamo?

Pergunta: comunicou aos membros do partido que presidia que estava a abandonar o partido para se filiar a outro?

Outra pergunta: Aquela lengalenga de oposição construtiva acabou quando? Não é estranho e incongruente que tenha notado fraudes agora e após o perecimento do líder da Renamo?

Fatima Mimbire Yaqub Sibindy agora sim entendi. obrigada

Inacio Arnaldo Mazive A Frelimo sai muito fortalecida com esta onda de deserções.

Inacio Arnaldo Mazive Yaqub Sibindy está a procura de emprego para ter pão .

Alberto Bache Chango Em nenhum momento Daviz Simango negou juntar-se a Renamo,só que na própria RENAMO há pessoas que duma e doutra maneira não querem saber de Daviz Simango e seu MDM,lembremos que quando Daviz Simango foi levado pelo falecido Dhlakama para Renamo e posteriormente ser confiado a candidatar se para o município da Beira isso criou o descontentamento no seio de alguns membros que almejavam cargo,onde culminou com a expulsão orquestrada para um edil que procurava a todo custo agradecer/reconhecer aquele que lhe ajudou a ter uma visão da política,se o Daviz Simango avança com a candidatura paralela é porque vê que não há espaço para coligação na Renamo,creio que o líder Dhlakama não guardou mágoas a Daviz Simango por notar que alguns membros do seu partido sabotaram seu projecto por causa da ganância pelo poder e,mesmo o Daviz Simango reconhece o quão líder Dhlakama foi bondoso.

Moniz S. Walunga Inacio Arnaldo Mazive, eu acho que não! O MDM surgiu e fortaleceu-se no contexto em que a RENAMO não concorreu as eleições! Dessa boleia de crescimento “rápido” e circunstancial a sua liderança ficou com vaidade e enganou-se que era grande e começou a mostrar que de democracia interna não tinha “nyienti”, mas sim entendia melhor cenas de nepotismo, tribalismo, arrogância e falta de dialogo com seus membros, e pior ainda, de slogan “Mocambique para todos” era apenas embuste para adormecer o boi!

Fatima Mimbire Dereck Mulatinho wise questions

Óskar Ndzucula O MDM falhou e continua a falhar por não se respeitar e no se dar o respeito, isso vai acontecer a RENAMO se absorver pessoas não alinhadas a causa é ao objectivo do partido...só está a fazer alianças por popularidade dos candidatos
É preciso se identificar c a causa para merecer confiança, pois há muitos membros da RENAMO que tbem almejavam ser cabeças de listas....
Então muito cuidado

José Amor Mudjadju Tovele Exactamente, esses que se juntam hoje, não podem ser considerados mais membros que os que já lá existem há anos, se isto continuar assim, vai haver facilidades para a Frelimo ganhar folgadamente.

Alberto Mussana A verdadeira face de muitos compatriotas é esta, infelismente, falta de visão futurista, estamos acomodados aos apetites de esto

Óskar Ndzucula Vendo o #Opinião_no_Feminino

Túllio Carlos Fuel Fuel Muita tinta ainda vai rolar, ha uma nova forma k parece nascer de fazer politica em MOZ. Que seja o equilibrio a bem de tdos. Cheira a profissionalizacao politica com o galacticismo a mistura. Será que o povo sairá vencedor num pais onde a minoria do voto é consciente?

Fatima Mimbire perguntas interessantes.

Guilherme Da Silva Rodrigues Concordo consigo Fatima Mimbire. É necessário aprofundar a questão. Mas me parece que o novo figurino da eleição do edil por via do cabeça de lista do partido ou grupo de cidadãos mais votado pode estar na origem desta crise toda. Tendo em consideração que a Renamo voltou em grande a tendência é estar próxima a ela para se garantir a Vitória porque já não basta aqui o potencial do candidato mas sim o do partido que concorre. A tendência pode ser de jogar no seguro. É minha percepção...

Alberto Bache Chango concordo consigo,veja que alguns desertores do MDM arrastaram o ambiente menos bom que viviam no partido até à fase de aprovação da lei das autarquias locais,caso se não tivesse sido aprovada esta lei penso que alguns membros que granjearam nomes pelo MDM iriam avançar com candidaturas independente,é caso de Manuel de Araújo e Amurane se fosse vivo,nesse dois parece já havia um fio de ligação muito forte,veja que mesmo com Amurane morto O Manuel de Araújo propõe atribuição o nome à biblioteca municipal de Quelimane,é estranho!

Edson Nhanombe Tem pessoas que vão apanhar AVC por causa de politiquices. Eishi... 😎🏃‍♂️🏃‍♂️🏃‍♂️

Lucas Chave Fatima Mimbire,Nao sou digno de julgar a ninguem porque nem eu proprio sou perfeito ou fiel perante uma fome ou qualquer preocupaçao minha, contudo vejo que os que sairam do MDM estao a tentar salvar a sua pele( emprego seguro a sustento da sua familia), visto que o barco esta a fundar cada vez mais!! e nas condicoes que o MDM se encontra actualmente nem que o cadidato seja forte corre risco de ser crusificado!! vale previnir do remediar!!

Leo G Lapoule Sim senhora este é o teu campo...quando tentas entrar no campo do desporto ai ai ai...desastre total!


Alfredo Armando Simango Simango VAMOS TODOS APOIAR AS MUDANCAS. Qe UE HAJA MAIS ADERENCIA Com UMA FINALIDADE.LEVAR UMA MUDANÇA Q km QUE HAJA CAMBALHOTA .A QUELE QUE GOVERNA PASSA PARA OPOSICAO PSRA QUE A OPOSIÇÃO BRINDE NOS POR BOA ALTERNÂNCIA.

John Wetela Algo falhou, pessoas deixam poder no MDM para outro? Então, algo não está bem. Mas não esqueçamos da ganancia do poder.

Francisco Jose Penso que para alem de discutirmos pessoas que migram de um partido para outro, procurando ou nao de opurtunidades, é necessario tambem reflectirmos sobre o numero excessivo de partidos em Moçambique. Será esta facilidade na criação de partido no nosso país é realmente para defender os interesses maiores do povo? Ou apenas para conquistar opurrunidades/ opurtunismo assim como para adquirir algumas imunidades?
Se olharmos com profundidade e realismo o que tem de diferente entre estes partidos? E no caso em concreto Renamo/ MDM, quais as grandes diferenças? E, alias em Moçambique existem partidos que não se conhece publicamente o presidente, as sedes provinciais, distritais e muito menos nas localidades onde se encontra o grosso numero da população. Não é o momento de começarmos a pensarmos em requisitos serios para o bem do estado, na criação desses partidos/ partidinhos?
Na minha opinião pessoal, na pratica no nosso país só vejo dois partidos ( Frelimo e Renamo), talvez aos outros se juntassem nestes dois e dessem suas opiniões para o bem do país. Eu sei muito bem que uns defendem que a existencia de muitos partidos é para evitar a bipolarização, mas, no fundo há só Frelimo e Renamo os outros é para aumentar a lista, e sempre continuarmos com estas novelas fulanno sai no partido Z e foi para o partido K e por ai em diante. Quando é que vamos reflectir Moçambique e o povo acima dos interesses particulares e grupais? O que mudou realmente na Renamo que merece confiança de uns na actualidade, tendo em conta que na maioria destes "fugitivos" foram da perdiz num passado nao muito distante? Será a busca de democracia mesmo?

Graciano Egidio Francisco Malandros preguicosos kkkk mapande

Fatima Mimbire
19 de Julho às 13:24 ·

Divergências à parte, o que não percebemos é que esta “luta” entre a Renamo e o MDM no final vai dispersar votos e o maior vencedor, mais uma vez, será a Frelimo. O que custa engolirem os egos e coligarem-se? E mais, terão melhor capacidade de monitorar as eleições baseando-se no “pin” que Quelimane descodificou para nós nas últimas eleições (controlar o voto do início ao fim) e evitou que a Frelimo ganhasse lá pelas vias que todos sabemos.

Não é tarde para se coligarem!

Titazz Sytoe Eu o que estou a pensar desde a saída do Venâncio Mondlane, a ideia é muito,mas muito boa mesmo.

Alberto Bache Chango Boa visão,só que parece-me existir alguns membros da Renamo que vem Daviz Simango e seu MDM como inimigo número 1,alvo a bater deixando de lado aquilo que é foco.

Ricardino Jorge Ricardo Bonito!!!

Buene Boaventura Paulo Na há vontade de diálogo entre as duas lideranças. Já vai tarde qualquer concertação e os estragos são enormes.

Vasquinho King So faltava uma mulher com as coisas no lugar para no dizer a verdade.
Esses Partidinhos nos cansam .Nao têm pensamwnto estratégico é dificil pensar na seriedade dos mesmos. Em fim mais uma derrota a democracia

Alvaro Bembele Todos sao gananciosos e os gananciosos nao se coligam porque querem o tacho por inteiro.

Nairinho Mabote O objectivo é ser o maior partido da oposição

John Wetela Os mocambicanos ainda não sabem bem o que fazer, porque cada um fala de sua barriga.
Coligação ajudaria a fortificação da retirada total do outro mas é complicado assim.

Os MOCAMBICANOS GOSTAM MUITO DO EU,EU.
orgulho português, por isso será assim mesmo.

Daniel Omar Tanto criticam a Frelimo, o MDM e a Renamo se ascenderem o poder o clientelismo e luta pelos lugares no estado vai continuar. Tanto um como outro estão infestado de lambebotas s espera de rapar o tacho, os Frangulis, Venâncio, desta vida

Elcidio Muchave Essa Renamo esta reforcar-se bem, é só assumirmos o fim do MDM.

Victor Mangacao Se calhar essa seja uma coligação selectiva, onde a renamo escolhe do MDM, as pessoas que lhe serão útil.

Alberto Bache Chango objectivo é acabar com MDM!

Daniel Omar Vão preparando o choro, não é desta que derrubam a gloriosa FRELIMO. Comecem a conversa da fraude para mais uma vez justificar o fracasso nas eleições kkk

Alberto Bache Chango Não existe partidos invencíveis.

Daniel Omar Não existe concordo. Mas existe partido organizados que é o caso da Frelimo. vitória prepara se e orgsniza se

Gaspar Americo Gove Nao temos oposiçao em Moz, essa coisa de andar dar cabeçada cabeça de lista dos outros partido, so prova que eles tambem nao sao alternativa de governaçao.

Cadu Moreira O problema de tudo isso, é a vingança que alguns políticos têm com os outros, se esquecendo que a mesma vingança, é o prato que se come frio.

Gaspar Americo Gove Esses candidato estao perder credibilidade, sai de um partido entra no outro em 24h tem nome que nao posso dizer.

Rildo Rafael E mais, terão melhor capacidade de monitorar as eleições baseando-se no “pin” que Quelimane descodificou para nós nas últimas eleições: Fatima Mimbire...O "pin" foi descodificado na Beira em 2003....

Daniel Omar Só vos peço em caso da derrota não corram as matas para nos chantagear. É mais saudável chorar nas cidades do que numa Serra😁😁😁

Justino Chizango Sua maior preocupação e ver a FRELIMO fora do poder? Mesmo que os dois partidos por si mencionados não comunguem da mesma filosofia politica? Eu penso que quando vamos ao ring, estamos conscientes da nossa preparação física e psicológica. Deixe que cada um vai ter oque preparou. A FRELIMO não deve ser problema para si Fatima Mimbire.
Não te esqueças que outrora ouve coligação Renamo União Eleitoral que não resultou em nada e antes pelo contrario, houve indivíduos que ficaram amargurados com aquela coligação. Já agora, aproveito lançar o convite a se juntar a FRELIMO para juntos fazermos crescer Moçambique. Ha lugar para todos

Cadu Moreira Hehehehehe kikikikiki é para ela juntar-se ao grupo de indivíduos comunistas que castigam o povo, como se este tivesse uma dívida eterna com eles!?

Alberto Bache Chango será o povo deve viver o eterno sofrimento perpetrado pelos auto-intitulados libertador deste país!Onde o povo vai com seu dinheiro dos impostos desviados ocultamente,os mams,ematum,proindicus!

Justino Chizango Cadu Moreira! Grupo que castiga o povo? Não sei de que eque estas a falar, mas saiba que e a melhor opção que ela tem neste momento. Veja os Venacios a entrarem e saírem de um partido para outro. E sinal de ausência de programas sérios e concretos. Esperamos por si mana Fatima Mimbire. Deixa os agitadores.

Bruno Sousa Não precisava de responder a fatima com muita Magoa... Relaxa mano! A Fatima Mimbire apenas escreveu a sua opinião, que em parte concordo de ponto de vista de equilíbrio politico nos processos de tomada de decisão.

Fatima Mimbire falo s coligação para efeitos eleitorais, conseguir se eleger e ter mais assentos. depois lá dentro coordena-se.

eu acho que a Frelimo deveria ser problema para todos, incluindo os militantes e membros deste partido. a bem da democracia a Frelimo precisa sair do poder. a bem do progresso do país e de cada um dos moçambicanos á Frelimo precisa sair do poder ou mudar. mas como a mudança Está fora do nosso controlo, sair do poder é algo que está ao nosso alcance.

É óbvio que quando sair, esperamos que quem vier ajude este país a ter rumo é a chegar lá onde se lhe é impedido de chegar. só para argumentar o que digo: Nyusi hoje percebeu que as zonas económicas especiais são dinheiro e geram emprego. descobriu no Ruanda. Mas Moçambique está nesse barco das ZEE há "séculos", mas não funciona. porque será? poderia dar mais exemplos.

eu jamais me juntaria a Frelimo. não está frelimo arrogante, que mata talentos e liberdades, que se serve no lugar de servir. obrigada pelo convite, mas dispenso.

Bruno Sousa Certo, Fatima Mimbire nessa perspectiva concordo plenamente...

Domingos Sitoe Jr. Fatima Mimbire sair do poder para governar MDM e a Renamo ? Que visão mais estupida

Fatima Mimbire Domingos Sitoe Jr. mas porquê não?

visão estúpida na verdade é pensar que em Moçambique só pode existir Renamo é MDM? Porquê não pensar que dentro da Frelimo pode haver cisão? que a Renamo ou o MDM se podem verdadeiramente renovar. visão estúpida é pensar que não existe alternativa e a Frelimo se deve manter no poder eternamente. isso é estúpido demais.

Domingos Sitoe Jr. Fatima Mimbire é preciso ser organizado para governar um povo é acho que esses partidos não estão ao nível de competir com a Frelimo... por exemplo a Frelimo e cada distrito e bairros têm uma representação eu particularmente nunca vi nenhuma representação no meu bairro né em nenhum bairro vizinhos desses outros partidos só aparecem em tempos de eleições.. si realmente querem chegar ao poder aqui ser mais organizado.

Alberto Bache Chango Domingos Sitoe acha que estar na oposição é algo fácil!Quantos partidos no mundo que se destacaram enquanto da oposição?veja que o partido no poder até que confunde se com estado,e você é um deles que confunde as realizações do estado com as do partido no poder!quantos funcionários do estado que estão a receber dinheiro do estado mas trabalhando/exercendo actividades do partido no poder?será que a oposição estará em condições de violar também!perante um partido que controla todos sectores do estado!...

Fatima Mimbire Domingos Sitoe Jr. concordo. agora dizer que é estúpido pensar na saída da frelimo para que estes possam governar é estupido também. agora questionar o seu nivel de organização actual é wise, tal como fizeste nesta tua segunda alocução e estás certíssimo.

Roberto Julio Tibana Domingos Sitoe Jr. As organizações criminosas têm geralmente uma disciplina de ferro. Por isso têm direito de governar países? Só por serem mais organizadas? Não é o fim que a organização serve que conta? Basta ser só organizado mesmo que essa organização seja para facilitatar o crime organizado?

Heras Heras Heras Cara tem pessoas que sofrem da doença de Estocolmo, em que mesmo depois de sofrerem horrores por parte dos seus abusadores depois passam a idolatra-los, todos outros alternam o poder porquê nós é que temos que ter predestinados ao mesmo?

Domingos Sitoe Jr. Debater esses assuntos e realmente agradável um abraço a todos.

Daniel Omar Já agora quando é que se realiza o segundo congresso da Renamo, um partido que se auto intitula o baluarte da democracia???

Luis Vaz Afinal quantos segundos congressos existem?

Luis Vaz A Renamo realizou o seu 5°Congresso em 2009, na cidade de Nampula. Que 2°Congresso se refere afinal! E de que Partido?

Benny Matchole Khossa Também não entendo

Ramalho Eanes Ribeiro Concordo consigo, o que assistimos e so jogo de ambicoes, por isso esta nossa oposicao nao chega longue, o povo ja comecam a desconfiar que todo politico e do mesmo saco...

Dalmon Fernando Força fatima nao deixe de tecer alguns comentarios kdo pertenentes,esses k te convidam a juntar se a frelimo,kerem k sejas k nem eles k tão prostituidos plo partido no poder.o problema de moçambicano apega se no conformismo e nao aceita mudanças.pork é director duma escola k nem água corre,pensa k ja tem tudo.haaaa...até um macaco ia tentar mudar.

Inacio Arnaldo Mazive A Frelimo não precisa dela.

Dalmon Fernando Claro,se ela não é lambe botas.

Jossai Machanguana Win take all, querem abocanhar tudo e no final irá se ouvir o som do batuque e o mastigar da maçaroca

Daniel Omar Ramalho Eanes Ribeiro naot duvide que são farinha do meamo saco. Farão o mesmo que tanto criticqm a Frelimo assim que estiverem no poleiro

Paulo Shakur Shaklas Claramente

Sonia Mboa Mboa Eles dizem que ha 9anos que estavam a espera deste momento

Nkulu Wa Munu Infelizmente os pequenos preferem lutar entre eles.

Dilermando Quive Nós Homens somos difíceis quando se trata de ultrapassar egos,
pior quando se trata de suposta traição,
dificilmente ultrapassámos isso,
esquecemos que fazemos e ou fizemos em algum momento. Q

Imtiaz Vala Noto um sistema partidário competitivo assente no Bipartidarismo (02 Partidos) fortificado,degenerando em multipartidarismo limitado isso sim!A emergência de outras estruturas politico partidárias nao ha hipóteses!Agora pergunto-me como sera o almejado multipartidarismo competitivo?PS:sistema partidário competitivo eh diferente de multipardarismo limitado,competitivo.Fonte:Giovanni Sartori(1982),Partidos e Sistemas Partidarios.

Fatima Mimbire há espaço para surgirem novos partidos. o princípio do multipartidarismo está lá. a questão é: porque não surgem novos partidos políticos com nova "ordem", sangue novo (de novidade mesmo-tipo sem um passar o político muito rodado)? talvez o multipardidarismo é formal, apenas, mas não há ambiente favorável para emergência de novos partidos. isso dá uma tese de mestrado.

Jasmin Rodrigues Concordo consigo (Fatima Mimbirre).... mas coligacao com um Simango... e receita para desastre, a longo prazo, porque acredito que ele nao percebe da dimensao limitada que tem.... e meu pensar! Ele deve achar que todos aqueles lugares no Parlamento foram ganhos...

Edson Carlos Manjate Não é mesmo

Guilherme Da Silva Rodrigues Me parece que a questão de fundo não seja o défice democrático do MDM mas sim garantir o poder por via da Renamo. Concorrendo pela Renamo haverá mais possibilidade de ser eleito do que pelo MDM. Se não consegue ser edil tem garantia de ser deputado nas próximas eleições gerais. Há uma luta pela sobrevivência enorme que não passa somente pela questão política mas inclui também a questão financeira e económica.

Enio Jorge Malema 😀😀😀 concordo


Goal Scorer Maning!

Kuyengany Produções Tous sauf Frelimo

Murukuruku Nyoni Hlophi Parece que as ambições desses não é tirar a FRELIMO do poder, mas sim "comer também "!!! É tal oposição tal posição!!
3Gerir


Gosto · Responder · 1 dia(s)

Fatima Mimbire maningGerir


Gosto · Responder · 1 dia(s)


Escreve uma resposta...





Sergio Pangana De Almeida A ambição pelo poder faz-nos perder a cabeça infelizmente. E nunca pensamos que isso só nos prejudica a nos proprios.Gerir


Gosto · Responder · 1 dia(s)

Felisberto Luis Machava N entendo estes partidos emvez d se unirem entre eles criam se odio uma penaGerir


Gosto · Responder · 1 dia(s)

Sergio Matsinhe Perante a situação actual do M..... n me admira o que hoje aconteceu e nao so,como tbm o por vir a acontecer nos proximos dias.Coligar na minha opinião é cedo,R... precisa se consolidar dps da perda do seu lider!
1Gerir


Gosto · Responder · 1 dia(s)

Bitone Viage Mana Fatima Mimbire antes temos que procurar saber que nível de dispersão teremos, baixo, médio ou alto.

E em função do nível poderemos analisar se realmente o partido Frelimo pode sair a ganhar ou não.Gerir


Gosto · Responder · 1 dia(s)

Fatima Mimbire tens razão. temos algumas bases para dizer sem quantificar:
1. há zonas onde a Renamo e o MDM concorrem em termos de eleitorado. há alguns que não votam na frelimo, mas não querem nada com a Renamo, mas não vendo alternativas vão fazer o que?Gerir


Gosto · Responder · 1 dia(s)

Elbe Daniel Chissano Ela tem toda razão, a FRELIMO é o partido com o eleitorado fiel e definido, pois tem uma estrutura que suporta qualquer Candidato e nos partidos de oposição principalmente o MDM/ RENAMO os candidatos ou as personalidades que rescindem com os seus partidos, são quem suportam a estrutura do partido pela sua influência, carisma, (poder influencia) que arrastam o eleitorado, isto significa que as pessoas podiam votar no MDM porque gostavam dos discursos e da personalidade do Venâncio Mondlane, a prestação de Manuel de Araújo no município de Quelimane, e por aí em diante podem se dispersar... Pode acontecer o mesmo na RENAMO, em que as pessoas/eleitorado que votava na RENAMO por causa da sua figura emblemática que era o presidente já falecido Afonso Dhlakama e com aa ausência física deste poderá fazer com que as pessoas que não querem as FRELIMO pensem noutra alternativa que seria o MDM... Portanto uma coligação seria boa alternativa , na qual teve uma resultado favorável em Nampula qdo os dois partidos decidiram fazer uma aliança incómoda, que foi de lutar contra um inimigo comum todos vocês sabem quem é...Gerir


Gosto · Responder · 17 h · Editado


Escreve uma resposta...





Leo Do Rosario O facto de haver uma debandada dos ex cabecas de lista pelo galo ate nem é problema maior. O facto sim, é o odio exacerbado entre o MDM e a Renamo. Esperemos que engulam o seus "orgulhos bestas" e que concorram pela mesma lista. Se estiverem ao servico do povo o farao, senao...provar-nos-ao mais uma vez que tal como os outros, estao ao servico dos seus umbigos.Gerir


Gosto · Responder · 1 dia(s) · Editado

Clementino Raice "nao dpendms d boleias partidarias". orgulho vazioGerir


Gosto · Responder · 1 dia(s)

Escreve uma resposta...



Marques Paulo A frelimo ja esta a usar o dinheiro que roubaram apartir das famosas dividas ocultas ja que nos mocambicanos temos actitude de um cao desculpa a expressao e unico animal que encontrei para dar exemplo que vomita e volta a comer seu proprio vomito por isso nos mocambicanos vamos continuar numa pobreza extrema esqueceram de um passado bem recente meu Deus recordem que judeus mataram Jesus mesmo sabendo que era filho de Deus so depois da morte dele vao si recordar que mataram o Salvador
3Gerir


Gosto · Responder · 1 dia(s)

Carlos Lourenço Os profissionais politicosGerir


Gosto · Responder · 1 dia(s)

Kuyengany Produções O Pai da Democracia MereceGerir



Gosto · Responder · 1 dia(s)

Elvino Dias cansei de dizer isso. esses tipos nao ouvemGerir


Gosto · Responder · 1 dia(s)

Aurelio Comprido Ribelia Apoiado.Gerir


Gosto · Responder · 1 dia(s)

Waka Chitlango Um pais com pouca sorte.Gerir


Gosto · Responder · 1 dia(s)

Idelson James Vany Henriques Melhor comentárioGerir


Gosto · Responder · 1 dia(s)

Fatima Mimbire a questão de fundo aqui é: quando você sabe que o inimigo que combates é forte e sozinho não tens chances de o vencer, junta-te aos que teem o mesmo objetivo. sobretudo agora que o presidente do município é o cabeça de lista do partido/grupo/coligação com mais votos. não precisam amar-se, apenas coordenar.

agora, que está claro que nem a Renamo, nem o MDM quer chegar ao poder é verdade.
2Gerir


Gosto · Responder · 1 dia(s)

Idelson James E gravem o que vou escrever.
- a oposição nessas condições não vai ganhar nenhum Município. A situação de 2008 vai se repetir
1Gerir


Gosto · Responder · 1 dia(s)

Escreve uma resposta...



Jasmin Rodrigues Ohhh entao e como afinal.......Isso de fofocar em códigos e habito la da maganja?!??Gerir


Gosto · Responder · 1 dia(s)

Oliveira Junio A saida mano Mané do MDM não será um ganho pra renamo,muito pelo contrário será a vitória retumbante da frelimo porque os votos da renamo e MDM estarão divididos e depois dirão que a frelimo rouba voto esquecendo das vossas fragilidades.Deixem orgulho de lado e vamos a vitória.
1Gerir


Gosto · Responder · 1 dia(s)

Custodio Naheco Fatima Mimbire tá na hora de dar a cara e assumir um posicionamento partidário, eu acho és contrária à FRELIMO, não é mau mas assumir um partido ajuda nos a posicionar alguns dos teus posts.
1Gerir


Gosto · Responder · 1 dia(s)

Fatima Mimbire eu já fiz essa declaração. sou contrária ao mau serviço da Frelimo. ponto finalGerir


Gosto · Responder · 1 dia(s)

Custodio Naheco Não está provado que só a FRELIMO faz mau serviço, da mesma forma que também faz bom trabalho, convém fazer comentário"in situ".Gerir


Gosto · Responder · 1 dia(s)

Fatima Mimbire Custodio Naheco não há dúvidas. nunca experimentei governação da Renamo ou do MDM. a Frelimo está sede 76 a governar-nos. pode crer que da vez que os outros governaram mal eu vou critica--los ferozmente.

sou contrária a esta Frelimo que perdeu o sentido de estado. que mata os sonhos e esperanças do povo. tu sabes disso, vives e sentes, mas por conveniência deves fingir não ver. eu sou inconveniente sobre isso é se isso significa ser contrária a Frelimo, então sou. tem, como detentor de poder público uma actuação nogenta e eu sou contrária a isso, sim.
1Gerir


Gosto · Responder · 20 h

Custodio Naheco Eu sinto, repudiou, não concordo mas há coisas boas que também fazem, há que elogiar para incentivar essas acções por minúsculas que sejam, não podemos negar de todo. Repugna me a incompetência instalada, o terror espalhado, podemos mudar esta FRELIMO sem hostiliza-la, exercendo o exercício de cidadania, denunciando as acções hostis, enquanto eles governam. Na devida altura podemos decidir sobre a alternância política. Sinceramente dizendo, é meu desejo também haver alternância política.Gerir


Gosto · Responder · 18 h

Fernando Augusto Januario Custodio Naheco meu amigo, essa Frelimo já provou que não vai mudar, não tem chance de mudar, esta envenenada de mais para mudar, é incompetente demais para descobrir que esta errada. A incompetência instalada e o medo de mudanças vai s tornando mais sem rumo tendente ao desenvolvimento, se fores a ver, esta dirigindo o país como se de monarcas se tratassem.Gerir


Gosto · Responder · 15 h


Escreve uma resposta...



Orlando Makhaza Fatima Mimbire gostei forma como recusaste o convite.
1Gerir


Gosto · Responder · 1 dia(s)

Paul Fauvet "Todos sabemos". O que e' que todos sabemos, Fatima? Como jornalista de profissao, tu sabes perfeitamente bem que nunca devemos usar frases como "todos sabemos" ou "e' bem conhecido". Todas as acusacaoes de fraude tem de ser comprovadas. Dizer "todos sabemos" e' preguica intellectual.Gerir


Gosto · Responder · 1 dia(s)

Kuyengany Produções Todos sabemosGerir


Gosto · Responder · 1 dia(s)

Paul Fauvet Repetir nao transformar slogans em verdades.Eu sei porque eu estudei, eu investiguei e eu escrevi sobre os fraudes (da frelimo e da Renamo), abusos e problemas em eleicoes mocambicanas. Nao aceito que pessoas que nao fizeram o trabalho investigativo tem o direito de fazer declaracoes bombasticas..Gerir


Gosto · Responder · 1 dia(s)

Kuyengany Produções que eu me lembre o senhor não escrevia assim naquele outro tempoGerir


Gosto · Responder · 1 dia(s)

Paul Fauvet Qual "outro termpo"? Escrevi em pormenor sobre todas as eleicoes desde 1994.Gerir


Gosto · Responder · 1 dia(s)

Fatima Mimbire Tem razão Paul Fauvet. mas todos sabemos que a Frelimo tem 9 controlo do aparato estatal e isso já lhe da vantagem para vencer. preciso dizer mais? sobre fraude, acho que o próprio Paul já escreveu muito sobre isso, sobre vitórias de facto mas não reconhecidas.
1Gerir


Gosto · Responder · 20 h

Fatima Mimbire Paul Fauvet mas o teu trabalho não pertence só a ti. mas a sociedade. então quer dizer que quem não fez investigação sobre malária não pode dizer que mata e deve ser prevenida e até trazer a luz a forma como a malária mata? precisamos todos ser investigadores sobr e a malária e/ou ser médico para falar? ler sobre os assuntos não nos dá legitimidade para falar sobre ele?
4Gerir


Gosto · Responder · 20 h

Escreve uma resposta...



Alfredo Armando Simango Simango Verdade minha visão. Íamos bater todas as cidades autárquicas se houvesse coligação. Mas todos os cidadãos a partir do intelectual ao cidadão que não rouba para ter o ganha pão estão a espera do dia 10 de outubro para dizer no voto abaixa ao custo de vida,não mais o. a FRELIMOGerir


Gosto · Responder · 1 dia(s)

Alfredo Armando Simango Simango A oposição vai ganhar.será o adeus de velhas raposas.e nunca voltarão ao pódio. Será como NP e ANC na África do sulGerir


Gosto · Responder · 1 dia(s)

Muzila Wagner Nhatsave Mana entenda uma coisa. Derrubar por derrubar nunca funcionou
O que aqui dizes só mostra que não há projecto, visão, valores ou princípios nestes partidos a quem pedes para se juntar. Tem apenas um inimigo comum e mais nada, e mesmo assim são incapazes de pensar para além do seu umbigo.
Queres mudanças neste país sérias? Não conte com estes nem distraída.
Vale a pena rezares para uma cisão na Frelimo PRa que haja esperança do que esperar por estes.
A verdadeira oposição está dentro da própria Frelimo
Minha opinião
3Gerir


Gosto · Responder · 1 dia(s)

Fatima Mimbire concordo.Gerir


Gosto · Responder · 20 h

Paulo Simbine Afirmativo Muzila Wagner NhatsaveGerir


Gosto · Responder · 3 h

Escreve uma resposta...



Josue Almeida Tambara Tenho minhas dúvidas quanto à isso. Penso diferente. A presença de cabeças como Araújo e Venâncio vai dar uma outra vida à Renamo.Gerir


Gosto · Responder · 1 dia(s)

Junior Arnaldo Arnaldo Concordo em pleno. Enquanto a oposição se mantiver divergente, desorganizada, com líderes infantis, egocêntricos, a frelimo vai se perpetuar no poderGerir


Gosto · Responder · 18 h

Sergio Baloi Sergio Mana Fátima eu tenho analisado esse teu pensamento que é lógico, más aqui tem um ponto.. O ponto é a Frelimo mesmo que Estes dois acima referidos, mesmo não coligado a Frelimo já não tem capital político para combater essa dispersão de voto, o ponto é que o povo precisa de mudança.... E vamos parar em dizer que a Frelimo pode sair em vantagem nisso tudo não vai porque o povo está cansado....
1Gerir


Gosto · Responder · 17 h

Fernando Sande a RENAMO é portal de entrada pra refeitórioGerir


Gosto · Responder · 15 h

Vakatsur Litsur Cegos com visao. Boa tarde a todosGerir


Gosto · Responder · 12 h

Rrg Magaia A oposição Moçambicana não é unida e assim será muito difícil derrotar o partido no poder...Gerir


Gosto · Responder · 10 h

Canibal Mpalemueh Neste post a Fátima Fatima Mimbire não esta mostrar imparcialidade, sempre pareceu académica que critica apenas o que esta errado na politica, mas aqui esta mostrar tendênciasGerir


Gosto · Responder · 7 h

Coroa De Lurdes Coroa daviz SIMANGO deve coligar seGerir


Gosto · Responder · 6 h

No comments: