METRO-BUS
Estou preocupado com o nível de irresponsabilidade de certos gestores. Estes são os novos autocarros do projecto METRO-BUS. É uma boa iniciativa. Porém, o sistema de gestão das frotas continua problemático e exclusivo. Para além de não abrangir os bairros como Santa-Isabel, Intaka, Boquisso, Mualaze, etc., devido ao estado degradado das vias de acesso, a corrupção continua na cobrança dos bilhetes.
Na foto, é um sistema de protecção e prevenção e roubo do dinheiro público através da contagem de cada indivíduo que acede a entrada! Todavia, os gestores destes (motorista e o cobrador) parece que tem outros bilhetes para esquivar esta armadura. Eles mandam os passageiros para entrarem na porta da frente onde a armadura na existe e desta, aproveitam fazer cobranças ilícitas para o seu próprio benefício! Eu penso que, os moçambicanos são de natureza muito ladra e corrupta. Estou certo que, estes autocarros, daqui a pouco serão transformados em salas de aulas (...) por falta de fundos para a manutenção.
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Eu acho que, se quiserem resolver o problema de transportes urbarnos nas cidades capital e província de Maputo, sigam a fórmula escrita pelo G. Aníbal em 2015.
Ei-la fórmula:
Eu acho que, se quiserem resolver o problema de transportes urbarnos nas cidades capital e província de Maputo, sigam a fórmula escrita pelo G. Aníbal em 2015.
Ei-la fórmula:
PROPOSTA PARA A MITIGAÇÃO DO PROBLEMA DE TRANSPORTE NAS CIDADES URBANAS
O AUTOR DA PROPOSTA PARA A MITIGAÇÃO DO PROBLEMA DE
TRANSPORTE NAS CIDADES URBANAS (UMA PARTE DO DRAFT)
TRANSPORTE NAS CIDADES URBANAS (UMA PARTE DO DRAFT)
G. Aníbal, Mestre
Gestão de Projectos de Investimento, Foco., Lda
Administracão e Gestão de Recursos Humanos, Foco., Lda
Físico Educacional, M.Ed., UP
Geólogo de Pesquisa, B.Sc., UEM
(Geocientísta e Economista de Petróleos), M.Sc., UCHULA
E-mail: gilderantonio@gmail.com
Cel.: (+258) 82 54 80 126
Gestão de Projectos de Investimento, Foco., Lda
Administracão e Gestão de Recursos Humanos, Foco., Lda
Físico Educacional, M.Ed., UP
Geólogo de Pesquisa, B.Sc., UEM
(Geocientísta e Economista de Petróleos), M.Sc., UCHULA
E-mail: gilderantonio@gmail.com
Cel.: (+258) 82 54 80 126
Maputo, 2015
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SUMÁRIO
“…AS AUTORIDADES moçambicanas quer central ou municipais entre as cidades de Maputo e Matola e o Governo de Marracune, parece que não querem resolver esta problemática dos transportes públicos urbanos.
Pessoalmente tomei uma iniciativa e já escrevi em 2015 a proposta a seguir e enviei para o PM, Agostinho Do Rosário (…), depois para uma embaixadora (…) e nada até então está sendo feito. O METRO-BUS, é um projecto que não está e não vai resolver a problemática dos transportes públicos…”. Portanto, para mais detalhes, leia a proposta seguinte (uma parte do draft):
PROPOSTA PARA A MITIGAÇÃO DO PROBLEMA DE TRANSPORTE NAS CIDADES URBANAS
i. INTRODUÇÃO
1. A REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE, carece de um sistema integrado de transportes e comunicações. devido a esta carência, têm se registado problemas concernetes ao desenvolvimento humano no nosso território moçambicano.
ii. FUNDAMENTAÇÃO E PROPOSTA
1. FUNDAMENTAÇÃO
1.1. No âmbito da Governação participativa e interactiva entre o Governo e a sociedade, surgiu me a ideia como um cidadão comum de propôr ao GABINETE DA SUA EXCIA, PRIMEIRO MINISTRO DA REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE UMA PROPOSTA SOBRE A GESTÃO NA ÁREA DE TRANSPORTES, cujo teor está focado ao quotidiano do cidadão trabalhador e do funcionário público. E usando a Liberdade de Expressão e de Pensamento que a Constituição da República de Moçambique, CRM, (2004) concede aos seus cidadãos no seu Artigo 48 nos número 1, 2 e 4, FUNDAMENTO E PROPONHO o seguinte:
1.1.1. Na última década verifica-se um “caos” nos transportes públicos nas principais a crescer de forma exponencial e os cidadão de posse, optam em meios circulantes próprios como forma de resolver o problema de falta de transporte urbano integrado e eficiente!
1.1.2. O que de certo modo, cria outro problema na via pública. O famoso caos de congestionamento nas nossas vias públicas, chegando mesmo a perder-se entre 2 a 3 horas num troço de cerca de 25Km da cidades urbanas. O parque automóvel tem vindo crescer. Este cenário não só criou os recentes atrasos exagerados dos funcionários públicos, como também, virou uma rotina e desconforto social.
1.1.3. Segundo as lei física a impenetrabilidade as nossa vias de acesso não possuem estradas capazes de “engolir” todos veículos nas horas de ponta. Todavia, urge uma intervenção “ADOC” de modo a livrar-se o sofrimento da sociedade dependente de transportes públicos ou privados.
1.1.4. O problema de transporte tem vindo a mexer muitas esferas sociais no que tange, o seguinte:
a) Mudança comportamental da sociedade devido a este factor;
a) Mudança comportamental da sociedade devido a este factor;
b) Mudança na preservação da cultura da moral, auto-estima e respeito pelo
próximo;
próximo;
c) Aumento da pressão pela busca de soluções individuais, como por exemplo: preferência de compra de meios pessoais como forma de ultrapassar o “caos” do problema de transporte;
d) Luta pela sobrevivência, entre outros.
1.1.6. No entanto, uma alternativa estratégica para reduzir ou mesmo eliminar o problema de gestão de transporte nas cidades urbanas seria a aplicação dos critérios desta proposta ou outra de um bom gestor ou pensador. Em vez de se esperar com a implementação do sistema de metro e de comboios […]!
2. PROPOSTA PARA A MITIGAÇÃO “ADOC”
2.1. PROPOSTA “ADOC” PARA A REDUÇÃO DESTE PROBLEMA
a) Melhoramento de rodovias que interligam com os bairros suburbanos em projectos de pavimentação (colocação de pavés);
a) Melhoramento de rodovias que interligam com os bairros suburbanos em projectos de pavimentação (colocação de pavés);
b) Aquisição de mais autocarros públicos pelo Governo e redistribuição a todas rotas para o alcance da população;
c) Delimitação do uso de estradas nas horas de ponta pelos singulars (prioritização de transportes públicos e privados, táxis etc), como forma de redução de veículos nas rodovias principais, através de uma lei de regulamentação do uso das estradas;
d) Aos Funcionários Públicos e Agentes de Estado teriam uma taxa especial para o acesso a estes autocarros através de um sistema de controle (cartão, bilhete, etc.), renováveis mensalmente.
e) O público em geral teria uma taxa única, cobrável tanto nos autocarros, assim como pelo sistema de controle (cartões, bilhetes, etc), renováveis mensalmente.
2.2. IMPACTOS E BENEFÍCIOS
2.2.1. AO GOVERNO
Para este órgão seria de mais valia porque conseguiria controlar esta área que tanto mexe a sociedade independentemente da sua classe social, visto que altera o comportamento da mesma, que poderá constituir uma ameaça a estabilidade social e económica do País;
2.2.1.1. BENEFÍCIOS
Olhando para o sistema actual de transporte público, o Estado perde boa parte da receita, porque a maioria dos funcionários e alguns privilegiados usam meios de transporte pessoais como forma de aliviar a insuportação da crise que se verifica;
Com o novo método de gestão, o Estado arrecadaria maior rendimento e controle na área de transportes com uma transparência e forma sustentável;
2.2.2. A SOCIEDADE
No sistema actual, os transportes públicos não abrangem as zonas onde a população vive. Refiro me das zonas residencias, como por exemplo os bairros como Intake, Santa Isabel, Nkobe, etc. Devido ao estado de degradação das rodovias e a sociedade perde muito tempo tolerando as sequeiras na espera de transportadores privados, e que se “Deus quiser” estes aparecem em condições indesejáveis (como por exemplo os “my loves”, hiaces, etc). Levando deste modo a perda na luta pela vida e o combate a pobreza absoluta.
2.2.2.1. BENEFÍCIOS
Com o novo método de gestão, o sofrimento passaria para a história. A população seria transportada em boas condições e condignas e com boa segurança;
O comportamento social, observaria uma qualidade desejada e odesenvolvimento humano, ganharia um novo índice.
iii. INSTRUMENTOS LEGAIS PARA A REGULAMENTAÇÃO A SEREM
DEFINIDOS PELAS AUTORIDADES
DEFINIDOS PELAS AUTORIDADES
1. LEGISLAÇÃO APLICÁVEL
1.1. DECRETO-LEI OU REGULAMENTAÇÃO PARA O USO
SUSTENTÁVEL DAS RODOVIAS NO SEIO URBANO
SUSTENTÁVEL DAS RODOVIAS NO SEIO URBANO
iv. REFERÊNCIAS
O AUTOR DA PROPOSTA PARA A MITIGAÇÃO DO PROBLEMA DE
TRANSPORTE NAS CIDADES URBANAS (UMA PARTE DO DRAFT)
TRANSPORTE NAS CIDADES URBANAS (UMA PARTE DO DRAFT)
CARTÃO DE VISITA
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G. Aníbal, Mestre
Gestão de Projectos de Investimento, Foco, Lda
Administracão e Gestão de Recursos Humanos, Foco, Lda
Físico Educacional, M.Ed., UP
Geólogo de Pesquisa, B.Sc., UEM
(Geocientísta e Economista de Petróleos), M.Sc., UCHULA
E-mail: gilderantonio@gmail.com
Cel.: (+258) 82 54 80 126
https://www.facebook.com/gilder.anibal.5
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G. Aníbal, Mestre
Gestão de Projectos de Investimento, Foco, Lda
Administracão e Gestão de Recursos Humanos, Foco, Lda
Físico Educacional, M.Ed., UP
Geólogo de Pesquisa, B.Sc., UEM
(Geocientísta e Economista de Petróleos), M.Sc., UCHULA
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Maputo, 25 de Março de 2015
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