sexta-feira, 20 de julho de 2018

Exmo senhor director geral do STAE

Fragilidade no STAE do Niassa

Exmo senhor director geral do STAE
Maputo
Nós os vogais no Niassa, viemos por meio desta solicitar a vossa excelência a destituição da chefe do Departamento de Administração e Finanças (DAF), pelos motivos arrolados abaixo.
Dentro do processo de recenseamento eleitoral a província enfrentou inúmeras dificuldades de deslocação devido a falta de combustível, factor que contribui para que viaturas passarem durante o percurso da viagem. Depois de noites pernoitadas, a chefe do DAF recusou – se a dar combustível alegando a tabela vinda das Finanças.
Dada a arrogância e preconceito da chefe do DAF vários assuntos ocorrem nesta instituição tal como é o caso de falta de uma comunicação interpessoal e bom relacionamento para com os profissionais. Existe uma hegemonia no seio da chefe do DAF de “intocável” que passamos a viver práticas de nepotismo, um dado recente foi a contratação de membros familiares dela para prestarem serviços ao STAE provincial, sem contar do pagamento de ajudas de custos a irmã para o distrito do Lago, mas que a viagem não chegou de se efectivar e o valor nunca mais voltou ao STAE.
Expressões tais como “dessa vez o STAE está nas minhas mãos” já não são uma novidade dentro do Departamento de Administração e Finanças. Mais além, consta dos relatórios desta instituição que houve construção de alpendres para acomodar os brigadistas no processo do recenseamento eleitoral, mas que no terreno não foi o que se viveu, existem postos que os brigadistas passaram o processo todo ao relento. Solicitamos que esse valor seja devolvido ao STAE Central.
Estes e outros factores tem vindo a levar esta intuição de mal a pior, de baixo do nariz do recém-empossado director provincial que por vezes é apologista as atitudes da chefe do DAF, o que contribuiu para o não alcance da meta prevista de eleitores e desde já lamentamos o baixo número de eleitores inscritos. A demais solicitamos uma auditoria junto da senhora Graça a comparecer nesta província. Vários assuntos envolvendo interesses obscuros estão a levar esta instituição ao abismo.
Esperamos por soluções rápidas face ao mau uso de aplicação dos fundos do Estado e que possamos respirar um ar de espirito de oficio e não de interesses tenebrosos.
Com conhecimento do presidente da CNE
Governador Provincial do Niassa
Comissão Provincial d Eleições
(Recebido por email)

Sem comentários: