terça-feira, 17 de julho de 2018

E POR FIM ACONTECEU

E POR FIM ACONTECEU: A crer pelo que se diz um pouco por todo o lado Marlene sai da Administração da LAM! Mas o que resolve a saída da AD? O responsável pela manutenção sai também? O número de aeronaves cresce? O gestor da operação sai? Os atrasos saem com ela? Teremos melhor serviço?
PS: Perguntas a mais, sei. Só creio que muita gente estacionou cedo demais no combate à senhora do que nos problemas reais, alguns dos quais podem estar nas respostas que se derem às questões acima e outras que se coloquem.
69 comentários
Comentários
Sic Spirou leia o jornal CanalMoz ou Canal de Moçambique meu caro! ela estava a fazer coisas que ja nao tinham que ver com a sua funcao.
Gerir
Chissano Júnior Júlio Mutisse, que outros sinais de incompetencia querias ver para a saida da AD '?
Gerir
Sic Spirou chissano tu tb leia la o jornal pah. depois vais ter mais arsenal. eheheheheheh
Gerir
Chissano Júnior Chaucal, tenho subsideos bastantes, razão pela qual, desde cedo, defendi a sua saida da companhia de bandeira....Mas, seguirei o teu conselho...
Gerir
Sic Spirou Chissano Júnior, pra acessares ao canal, clique ai acima, no meu coment.
Gerir
Anacleto Machava Noutras paragens, o ministro do pelouro iria com ela como bagagem de mão!
Gerir
Rui Miguel Lamarques É o nosso velho e enraizado hábito de discutir pessoas e ignorar o problema. Marlene poderia ser parte do problema ou contribuir para que o mesmo tivesse lugar, mas é um golpe de fé tremendo acreditar que o problema, na essência, residia na sua pessoa. Ou seja, ignorar o que tornou possível a situação caótica da LAM para crer que o sintoma da situação actual reside na manifestação de um dos sintomas.
Gerir
Sic Spirou Rui se nao te conhecesse!! vai la e leia o jornal..como diz o milton machel..o jornal que o regime teme!
Gerir
Júlio Mutisse Plenamente de acordo Rui Miguel Lamarques sugiro aos meus amigos Júnior Chissano e Sérgio Inácio que tenham essa visão...
Gerir
Sic Spirou eu sugiro que leias o jornal meu caro amigo. nao eh dificil. sao 30 mtn apenas. nao vi ali a discutirem a senhora manave, mas a gestao da AD manave. bem diferente.. da nisso estar em cargos publicos. agora se discutissem qual a calcinha que ela vestiu ou se comprou vestido em roma vindo de compras na grecia, ai eu me retirava.
Gerir
Sic Spirou entao o Rui quando expos os desmandos do ilustre juiz do TA, estava a atacar a ele ou a gestao dele? fico sem entender.
Gerir
Chissano Júnior Júlio Mutisse, gostava até de ter uma visão, mas, não estou a discutir pessoas, mas sim a sua gestão.
Gerir
Júlio Mutisse Sérgio Inácio, eu estou a procura de outra visão, por isso coloco as questões acima, nem quero tomar aquilo como verdade absoluta. Consegues, com base no que leste responder a cada uma das minhas perguntas? O mesmo para ti Júnior Chissano, a LAM que tinha uma equipa a gerir está de rastos sim, muitos problemas de que vemos as consequências e tomamos por problemas. A saída da Marlene é a solução? Responda tu também as minhas perguntas
Gerir
Chissano Júnior Júlio Mutisse, pode ser um bom ponto de partida.
Gerir
Goal Scorer Estes truques dos bodes expiatórios conhecemos. Mas ela também não e inimputável. Era um pouco sobranceira, dentro e fora. Sabe numa empresa destas, com mãos sujas e obscuridade a mistura, eh preciso ser dócil, para atenuar.
Gerir
Rui Miguel Lamarques Sérgio Inácio, eu não falei de jornais e sequer os li. Falei do nosso hábito de discutir pessoas e não o que causa os problemas. E vou te dar, agora, o exemplo da selecção do Brasil. Julgas que o caos no qual se transformou o futebol brasileiro cessa com a saída do Scolari do comando técnico da selecção mais vitoriosa de sempre? Agora vou colocar de outra forma: digamos, por hipótese, que Marlene Manave foi má gestora assim como Scolari, provavelmente tenha sido um mau técnico, será que os problemas cessam com a sua saída? Eu penso que não. É que o problema, ainda que as pessoas tenham revelado incompetência não reside nelas, mas naquilo que tornou possível a presença delas num lugar que não permitiu a mudança das coisas. Quando é que a LAM começou a perder qualidade? Qual é a responsabilidade dessa senhora nessa perca de qualidade? Eu penso que há muitas perguntas entre o sucesso e insucesso da LAM antes de chegar na responsabilidade exclusiva da senhora em causa.
Gerir
Sic Spirou Bem colocado rui e mutisse. Se querem na generalidade ok. Mas no caso em apreço tudo indica que a sra AD estava a extravasar seus poderes. Leiam o jornal se queremos discutir este caso em particular. Se não e5 verdade o que está em documentos oficiais então temos de mudar o país ou o povo.
Gerir
Sic Spirou E rui estás ba misturar dois pontos: ou discussão da pessoa (subjectivamente falando) ou a questão da sua gerência (má ou boa)duma empresa pública. E como não temos cultura de demitirmo-nos quando tudo indica que talvez a nossa pessoa possa ser um dos empecilhos pra a boa gestão da coisa pública. . A solução é esta. Puxar o tapete. 
P.s. o scolari apresentou antes a sua demissão. Não esperou o óbvio. Não resistiu!
Gerir
Júlio Mutisse Ok Sérgio Inácio extravasou poderes, suponhamos que estejas certo? As avarias acabam com a saída dela? Os atrasos também? Foque no problema meu caro não na pessoa. Terá a LAM operacionalmente capacidade para responder a demanda? A saída de Manave, entre aviões em manutenção, avariados e parados por outras razões, irá resolver os problemas de atrasos, cancelamentos? O que causa isso tudo "a incompetência" de uma pessoa só ou outros fActores?
Tens bases para avaliar a LAM de outra forma! Use as
Gerir
Fenias Zimba Não podemos nos esquecer que que a saida da Manave é um exercicio normal que uma organização pode ter, a saida dela é mais uma na LAM, isto não pode ser visto como uma accão de revolucionar os problemas da LAM de noite para dia.
Gerir
Nazimo Aly Mussa Júnior Chissano e Sergio Inacio. Eu penso que devia sair o Ministro do pelouro.
Gerir
Júlio Mutisse Fenias Zimba, temo que, virados em demasia a AD, ou até para o Ministro como sugere Nazimo Aly Mussa, ainda não tenhamos focado nos problemas! Olha que não defendo que eles permaneçam, pergunto apenas se isso resolve toda a nossa vida. O que causa os atrasos? O que causa os acidentes? O que causa cancelamentos? O que... a resposta do Sérgio Inácio citando o infalível Canal de Moçambique é a incompetência e arrogância de Manave. A ser assim estamos safos.. olhem que estou em Nampula e volto de voo comercial.
Gerir
Sic Spirou heheheh,. mussa, nas calmas... aqui nao se almoca pelos vistos!? eheheh
Gerir
Júlio Mutisse A visitar o Porto de Nacala...
Gerir
Fenias Zimba Júlio Mutisse, creio eu que os problemas da LAM, não se resolvem só com a saida da AD, porém a LAM como um todo está numa urgência de solucionar os seus ou os nossos problemas, fazendo reformas sejam do pessoal ou dos próprios aparelhos( aeronaves ), e devia se começar de algum sitio, na impossibilidase de afastar se todos trabalhadores, o viavel como sempre é afastar os gestores do topo, primeiro foi o PCA, e agora o AD, será que isto é razão para espanto?
Gerir
Fenias Zimba Júlio Mutisse, creio eu que os problemas da LAM, não se resolvem só com a saida da AD, porém a LAM como um todo está numa urgência de solucionar os seus ou os nossos problemas, fazendo reformas sejam do pessoal ou dos próprios aparelhos( aeronaves ), e devia se começar de algum sitio, na impossibilidase de afastar se todos trabalhadores, o viavel como sempre é afastar os gestores do topo, primeiro foi o PCA, e agora o AD, será que isto é razão para espanto?
Gerir
Sic Spirou julio, penso que nao estou a entender. vamos comecar de zero: o que eh discutir pessoas? ou queres te referir a discutir pessoas com cargos de chefia e confianca e a actuacao destes enquanto nos limites e dentro das suas competencias? o que achas que devia-se fazer? repor o Jeque como PCA? sim porque ele caiu tambem por se ''dicutir pessoas'' ou entao que se desse cabo de toda a estrutura adiministrativa da LAM? ja agora vou pegar o exemplo do rui quando chamou o scolari: antes deste mundial, ele venceu a copa de 2002 salvo erro. voltaram a chama-lo agora e foi o que se viu: o pior resultado da empreitada dele.. ele eh o unico culpado (e ele ate assume as culpas), mas claro que nao.. ate porque ja se sabe mais do que sabido que a estrutura do futebol brasileiro esta corroida. dai que Romario quer que se investigue tudo a fundo. mas a solucao era deixar o Scolari e a sua equipa no comando mesmo assim? o mesmo sucede com o caso LAM: ela foi colocada ali pelo estado pra ver se dava conta do recado.. ora desde que ela chegou, parece que a sra AD nao conseguiu dar conta do recado.. eu quero acreditar que nada se faz sem ela dar uma palavra. portanto ela eh responsavel por tudo e mais alguma coisa.. todos os outros devem reportar a ela seja o que for. nao quero discutir a sra Manave.. quero discutir a figura de AD. a nao er que discutir pessoa eh isso!
Gerir
Lionel Magul Bem dito ilustres, acredito eu k em algum momento a LAM tenha tido os seus melhores momentos, na epoca em k teve como PCA o sr Jose Viegas...
Gerir
Júlio Mutisse Portanto, para si, o problema está na administração ou na forma como são indicados! Pode ser, é isso que temos que discutir. Os atrasos, cancelamentos etc são causados por alguma coisa e essa coisa é o problema, o atraso, o cancelamento são consequências. O problema está aí, na forma como foi indicada a AD? José Viegas dirigiu a empresa no mesmo contexto que o actual (sem lhe tirar o mérito) temos que ir mais a fundo. A saída de Manave, só por si, não é uma solução porquanto o problema, mesmo que radicando nela ou sendo ela a causadora lhe ultrapassa e envolve mais coisas do que ela.
Gerir
Lionel Magul Ilustre J. Mutisse, acredito que quando sem tem alguem o guia, tendo essa pessoa os seus metodos de trabalho que nao sejam do encontro com o desejado, facilmente podera a pessoa ser sabotada...
E logicamente dirao muita coisa em volta do caso...
Outrossim, so os colaboradores da LAM podem esclarecerem a verdade em volta do caso...
Gerir
Lionel Magul Logo, quanto aos atrasos e cancelamentos pode ter sido uma forma de sabotagem...
Gerir
Júlio Mutisse Vamos lá começar:
1. Quantas rotas internas temos? E externas?
2. Quantas aeronaves existem? Qual o efeito da avaria de uma? Qual o efeito da paragem para manutenção?
3. Qual a pressão que a empresa tem em termos de tráfego? Qual a sua capacidade de resposta (operacional, aeronaves, manutenção etc)?
Há muitas perguntas que podemos fazer não só para avaliar Manave mas, também, para aferir até que ponto o novo poderá ter sucesso ou mudar algo.
Gerir
Adelson Rafael Concordo que devemos focalizar nos problemas e não nas consequências, mas a LAM deve melhor em função das possibilidades existentes, pelo que assumindo défice de capacidade operacional sugiro que deve efectuar uma revisão nas prioridades em suas rotas actuais tendo em consideração sua capacidade operacional e a demanda. Nas últimas duas semanas, eu fiz quatro viagens para JHB usando a LAM, para minha surpresa todos os voos em que viajei foram quase vazios [1/4 de ocupação da aeronave]. Não faz sentido a LAM manter na sexta-feira dois voos JHB – MPT [16:10 e as 19:10] sabendo que no mesmo dia há outros 4 voos de outras companhias, tendo em consideração a actual situação, porque não privilegia o “Code share” com a SAA e direcione as aeronaves para outras rotas domesticas com necessidades resultantes da actual demanda do contexto económico nacional
Gerir
Júlio Mutisse Está aí mais um ponto Adelson Rafael, há muitos que podemos agregar para avaliar o que se passa ali.
Gerir
Chissano Júnior Júlio Mutisse, acompanhas o futebol, acredito. O Mourinho, é tido por muitos, como o melhor treinador de futebol. Quando foi ao real, ficou o tempo que ficou, e no final, foi sabotado por alguns jogadores do clube. E sabes porquê ?
Gerir
Mario Januario Para piorar o novo ADM é um outsider na aviação...
Gerir
Júlio Mutisse Chissano Júnior, a AD é a responsável máxima da empresa, aquela sobre quem os olhos do mundo estão virados em termos de gestão. Isso é factual. Mas ela gere o que? Pessoas e meios certo? Se concordarmos aqui, remeto te às perguntas que venho fazendo desde o corpo principal até ao meu penultimo comentário.
Gerir
Chissano Júnior Júlio Mutisse, swi nwany, ny tha lhu gwela hy xy hundlha
Gerir
Júlio Mutisse Mais ainda Chissano Júnior, mesmo com a saída da Manave, a avaria de um avião vai continuar a criar problemas. Isto é, a saída dela não leva com ela os problemas e nem quem vem trás a solução. O problema é maior do que o AD, englomba uma escaça frota derivada de pouco/escasso investimento para atender a demanda, uma indústria pouco competitiva que não atrai novos operadores, que vão gerando problemas operacionais com as consequências que conhecemos: atrasos, cancelamentos etc. Esquece as pessoas, foque no problema. De há 15 anos a esta parte a LAM subiu muito em termos de oferta de voos etc e talvez de recolha de receitas, mas isso implicou eficiência a todo o tempo? Não, sofro todas as semanas com a LAM ms não vou dar pulos porque a solução nao chega com a sua saida. Esquece isso.
Gerir
Júlio Mutisse Mario Januario o tipo não vai pilotar aviões, vai gerir. Tem que implementar métodos de gestão que façam bem a empresa. Deves ser dos que acreditam que um bom Ministro da Saúde tem que ser médico ou que um ministro do comércio devia ser comerciante... não é bem assim. Conhecimento do sector pode ser uma mais valia mas a falta dele não desqualifica desde que o gestor seja mesmo bom. Eu próprio podia gerir bem a LAM.
Gerir
Chissano Júnior Júlio Mutisse, so não vè quem não quer ver.....a LAM, tem os seus problemas, isso é sobejamente conhecido, Porém, todavia, contudo, parafraseando um senhor por si conhecido, com a gestão da senhora exonerada, os poblemas agudizaram, agravaram, pioraram, aumentaram, cresceram. O cota Viegas, administrou a LAM, com os problemas que teve, mas, nã se comparam com estes actuais, havia comunicação, não era o ministro de tutela que falava pela companhia.
Gerir
Júlio Mutisse Outro grande erro Chissano Júnior comparar momentos que se separam entre si por 15 anos, com contextos diferentes meu mano. A senhora que fez tudo o que dizes acima saiu. E agora? Está tudo magicamente resolvido? Não, porque os problemas ficam lá. Das 7 aeronaves que a LAM diz ter, qual o efeito da avaria de uma meu carro? E se forem duas paradas? Algumas das consequências que te afligem seriam disfarçáveis numa ralidade de 20 aviões no nosso mercado mas com 7... para esta procura, para todos aqueles destinos, a falta de 1 ou duas gera o caus.
Gerir
Chissano Júnior Julinho, Juju, permita.me chama.lo assim, ilustre Júlio Mutisse, não ha erro nenhum, ainda que sejam contextos diferentes. Temos uma nova gestºao, não temos ? se tiver as mesmas atitudes da cessante, podes crer, que continuas com problemas, mas, se forem bons gestores, vai por mim, teras a maioria dos problemas resolvidos......
Gerir
Ofelia Da Silva Tomas Todas as perguntas colocadas serão respondidas com uma boa gestão e liderança. Estas duas coisas estudam-se. Infelizmente, muitos de nós queremos gerir sem ter passado por elas, fica complicado. Só tenho a desejar boa sorte a Senhora que pelos vistos não está perdida, vai continuar fazendo mesma coisa na empresa do filho que também é da aviação. Grande astúcia.
Gerir
Nazimo Aly Mussa Júnior Chissano estas coisas de mudanca de gestores tem que ser visto como algo normal. Quem nao traz resultados fica de fora.
Se os novos gestores a curto prazo nao mudarem o cenario que saiam e levem junto com eles o ministro.
Gerir
Sic Spirou Adelson Rafael deu um bom exemplo: manter rottas que parece nao serem rentaveis/// ora quem decidiu que essa rota continua assim? foi o comandante do voo? a AD nao sabia? afinal qual o papel dela??????
Gerir
Sic Spirou talvez mutisse queiras uma coisa assim: ela foi indicada ''politicamente'' pra dirigir a companhia.. e deviam dar poderes pra ela tambem fazer a sua equipa de trabalho. assim ela podia ser ''culpada'' pelo sucesso ou fracasso fa mesma.. mas infelizmente ou felizmente nao eh assim.. o trabalho dela eh de gerir as pessoas e outros recursos...com modestia vou citar meu caso: sou obrigado a gerir algumas pessoas que sao indesejadas noutros sectores, ou porque nao indisciplinados ou outras razoes. essa eh a realidade. se algo falhar vao cair sobre mim e nao exactamebnte neles. eh duro mas eh assim: o responsavel tem de saber por as coisas no lugar e uma das bases eh saber conversar e chamar a razao a cada um. parece, acreditando nos relatos, que ela ( AD, nao a Manave como sujeito) nao tinha essa capacidade.
Gerir
Júlio Mutisse Sérgio Inácio não tome as vezes referidas pelo Adelson como regra. Nas vezes que viajo a JHB o avião está bem composto e noutras nem tanto. Não é por uma ou outra ida e volta com menos gente que a rota deixa de ser rentavel meu caro. Nenhum gstor é suicida para manter uma operação desse genero. Convido te a andar na LAM e nao a basear te apenas no CM hehehehe. Vivemos as chatices da LAM todas as semanas, cancelamentos, atrasos etc
Gerir
Sic Spirou se me pagares pra eu andar nessea avioes suicidas ok.. mas nao vejo ligacao entre andar na LAM toda hora e colher as experiencias relatadas aqui e acola: a LAM nao estava a ser bem gerida. com esta administracao vieram ao de cima muitos problemas... vieram ou nasceram?? por mim devia cair toda administracao se fosse necessario.
Gerir
Júlio Mutisse A empresa tem problemas serios disso não restem duvidas. Há que saber identifica-los para não se acenderem foguetes com a saida da Manave como solução para tudo. LAM real é aquela que nos põe a espera horas a fio ou cancela voos, aquela que partes e voltas a meio da viagem etc. Tudo isso sei e passei pela experiência negativa e não nego que exista. Os meus pontos estão claros acima é necessário identificar correctamente os problemas para focar na sua solução. Assim voces ficarão descansados prximas semanas e eu preocupado em saber se o novo saberá identificar os problemas e colocar soluções práticas e exequiveis que minimizem os problemas reais da empresa.
Gerir
Sic Spirou hehehhe vc vive com isso e ja aceita? prefere que continuem os mesmos que tem a responsabilidade de trava esse mal estar na companhia? estas a espera que aconteca o que? yuuu.... nao serve, sai... tao simples. mas ja agora meu caro amigo: qual foi a razao da queda do anterior ministro dos transportes? juro que nao lembro!
Gerir
Sic Spirou ok... julio e quem tem essa responsabilidade: de buscar as solucoes aos problemas ja sabidos? quem?
Gerir
Ruffa's Infante macuero Júlio Mutisse, kuba a mati kuta suka a nguenha....
Gerir
Chissano Júnior hoje, esta dificil desligar-se do debate....interessante. Júlio Mutisse, a nova administração, até pode encontrar por aqui, parte da solução dos varios problemas que a empresa atravessa.
Gerir
Nazimo Aly Mussa Júnior Chissano ainda ha duvidas? Deixemos os novos gestores trabalharem. Caso nao sirvam: rua. Ja nao ha tempo para brincadeiras.
Gerir
Júlio Mutisse Se for avaliado pelos atrasos e/ou cancelamento de voos (e não pela acção sobre o problema que causa isso), temo que o novo AD não vá servir a curto prazo!
Gerir
Sic Spirou Então ele tb nao vai aquecer a cadeira se não souber criar consensos e ser líder.
Gerir
Nazimo Aly Mussa Se nao servir e so tirar. Que se va buscar outros. Se os outros tambem nao servirem: rua. Que se va buscar o Eng. VIEGAS se necessario. Para mim nao e verdade que o santo da casa nao faz milagres.
Gerir
Ofelia Da Silva Tomas Sergio, tudo se resolve com bons conhecimentos de gestão. Se se tornar Ministro amanhã não vai mandar embora toda a gente para ter gente que confie de modo a imprimir uma boa gestão. Gestão ajuda a gerir e a jogar com as pedras que tem...
Gerir
Sic Spirou Concordo consigo. Mas nem todos somos gestores de profissão! Então o caso vai além de simples gestão no "strictu sensu" do termo. Eu concordo com o ministro do pelouro quando na altura alertou pra que houvesse "boa gestão" na comunicação tanto interna como externa, mas parece que alguém não entendeu a mensagem.
Gerir
Ofelia Da Silva Tomas Concordo com Nazimo. Há muitos gestores aí perdidos que não são chamados pelas razões que todos conhecemos. Eu acho mesmo, que o melhor é fazerem-se concursos públicos para as pessoas concorrerem. Em países desenvolvidos e grandes organizações, os lugares de chefia conquistam-se e não se oferecem, independentement da sua ideologia política. Vamos lá ver como as coisas são nas Nações Unidas. Bom exemplo de provisão de vagas.
Gerir
Ofelia Da Silva Tomas Comunicação é uma parte importante de gestão. Mas há mais elementos importantes. Talvez perguntar-se se a AD é gestora de profissão ou de experiencia devido a anos de trabalho. Assim, ficara claro.
Gerir
Júlio Mutisse E NADA MUDOU! Dino Foi, por exemplo, continua a temer viajar ali até pelas malas que podem nem chegar com o dono. Temo que, à distância deste post, as coisas tenham piorado!
Gerir
Júlio Mutisse Este post é de 2014...
A LAM melhorou depois da saida da fustigada MM?
Gerir
Eusébio A. P. Gwembe Os factos dando-te a razao. Acho que houve um Jornal que se destacou em denegrir a imagem da senhora mas quando os verdadeiros problemas puseram a nu que o problema nao era ela, a dita imprensa nao reporta nada. Parece que havia contas por ajustar .... e nao necessariamente materia por noticiar
Gerir
Júlio Mutisse Sinal de que nos concentramos em demasia nas pessoas e não nas estruturas ou no que torna as coisas que criticamos possíveis.
Elisio Macamo deve estar a dizer: estão a ver? ,eu vos digo...
Gerir
Sic Spirou ...tipo ela era incólume...kkkk a verdade é que ela pode ser a Ponte do iceberg ...kkkkk
Gerir
Júlio Mutisse Nada disso. Se formos honestos vais ver que os problemas da LAM a época eram persnonalizados nela... deixamos de ver o big picture e até, eventualmente, achacar responsabilidades mais coerentemente
Gerir

Sem comentários: