quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Moza Banco: O nome na lama!



Momade Assife Abdul Satar adicionou 4 fotos novas.
20 h- Prakash Ratilal
- Ibrahimo Ibrahimo
Em gíria popular diz-se que no melhor dos panos cai a nódoa. Pois, foi o que aconteceu aos até então imaculados Prakash Ratilal e Ibrahimo Ibrahimo. Sempre foram associados ao renomados economista e outro jurista (Ibraimo Ibraimo)que Moçambique tem. Será este o princípio do seu fim?
Recordo-me que em miúdo, o meu pai dizia, e com muito orgulho, que temos um indiano como governador do Banco de Moçambique, a referir-se a Prakash Ratilal.isto nos anos 1981/86
Depois do banco emissor, dedicou-se à consultoria e prestação de serviços, algures pertinho da Rua Joaquim Lapa. Até aqui, tudo bem. Era um nome imaculado.
Ibrahimo Ibrahimo,jurista, foi "managing"patner" da ERNST&YOUNG antes trabalhou no ministério das finanças como director nacional de impostos e auditoria e depois foi pra BCI como presidente da comissão executiva, e por último parou no Moza Banco.
Para mim, Nini Satar, estes dois senhores deviam ter continuado nas suas tarefas anteriores. A aventura de terem um banco deles teve um sabor agridoce. Foi precisamente na sexta-feira que o Banco de Moçambique emitiu um comunicado dizendo que “A situação financeira e prudencial do Moza Banco, SA tem vindo a degradar-se de forma insustentável (…)”.
Nesta senda, o banco emissor suspendeu com efeito imediato todo o Conselho de Administração e a Comissão Executiva. Há um novo Conselho de Administração provisório, encabeçado pelo senhor Dr. João Filipe Figueiredo, cujo mandato durará até à normalização da situação, conforme a foto em anexo.
Podem ler aqui em anexo todo o artigo 83 (Providências extraordinárias de saneamento).
Pois bem: no dia 23de Novembro de 2015, escrevi um post intitulado “Colapso (1)”. Era o meu pontapé de saída às análises da actual situação financeira em que o país se encontra. Falei da desvalorização do metical face às principais moedas estrangeiras da nossa referência (o rand e o dólar) e das convulsões na área imobiliária.
Em reacção, algumas pessoas mandaram-me emails a congratular-me, outras nem tanto. Até havia os que não acreditavam que o dólar fosse chegar onde chegou. O facto é que Moçambique está em colapso e provavelmente os próximos bancos que serão intervencionados pelo Banco de Moçambique serão o BCI e o BIM, isto se fizer fé às minhas fontes.
A instabilidade financeira do Moza Banco já vem de algum tempo. Recordo-me que há três meses, um empresário das minhas relações quis fazer uma transferência da sua conta do Moza Banco para o BCI (as chamadas MTR). O valor em causa eram 4 milhões de meticais.
um valor irrisório pra um banco!
O Moza Banco não conseguiu fazer a transferência em 48 horas. Contactada a gestora, deixou escapar que o banco não tinha saldo disponível no Banco de Moçambique para executar a transacção. Perguntou, no entanto, se podia levantar o mesmo valor em numerário e ela disse que o banco não tinha cash-flow. Anunciava-se, assim, o colapso, entretanto materializado.
E esta situação do Moza Banco não ajuda muito. Retrai os clientes e pode fazer com que alguns deles retirem as suas economias dos bancos para guardá-los em casa.
Creio eu que antes de o Moza Banco chegar a este extremo, Prakash Ratilal.deve ter procurado outras soluções, como sejam novos accionistas para o banco, mas ninguém predispôs-se a negociar.
O Moza Banco tem como accionistas a Moçambique Capitais, e entre estes está Stanley Ho o milionário dono de casinos no Macau e, a falida grupo BES de Portugal. Estes não conseguiram salvar o Moza Banco.
E tem sido habitual em Moçambique. As empresas ou instituições financeiras quando estão em apertos jamais decretam falência. Procuram sempre paliativos e a corda se vai esticando…esticando…esticando até rebentar. É esta, portanto, foi a situação do Moza Banco.
brevememente vamos ouvir mais bancos a serem intervincionados
pelo Banco de Mocambique.
muitas empresas em moçambique estão falidas mais os donos não decretam falencia porque sonham por um milagre.
vão adiando.... adiando....
enquanto a divida sobe.
vale mais parar logo e cair na realidade.
um dos exemplos foi o MOZA.
PS: Os meus parabéns vão para o novo governador do Banco de Moçambique, Rogério Zandamela, pela sua iniciativa na tentativa de estabilizar o metical na casa de 80mt face o dolar durante semanas.
e pela sua atitude face ao descalabro do Moza Banco.
Esta decisão perante o colapso do banco devia ter sido tomada por Ernesto Gove que não o fez
Nini Satar

GostoMostrar mais reações
Comentar
57 comentários
Comentários
Matin Sabin
Escreve um comentário...
Horácio André Cuna Momade Assife Abdul Satar, permita-me um pequeno reparo, I.I. é jurista e não economista.
GostoResponder410 hEditado
GostoResponder615 h
Esmael Bata Ele tem dinheiro pra viver bem e fazer outros negocios
Pra fazer viver um banco deve ter grandes ancionistas. Momade Assife Nini Satar é um profeta jà falou de muita coisa que andava mal em Moçambique ignoramos lançamos pedras e hoje está acontecendo.
 O mesmo que Saudoso Samora Machel disse num dos seus discursos pra não nomearem pessoa X... porque era ganancioso que podia vender a Patria, ignoraram e hoje estamos mergulhados numa lama. O pais está afundando cada dia por culpa de alguém que bem se conhece mas continuam ocultando escondendo o larapio. Nini Satar os mocambicamos habituaram chupar chucha e ficam despercebidos só despertam quando a chucha acaba jà mergulhados no colapso. Só posso dizer que ès um profeta. De ti não desminto nada.
GostoResponder5719 h
Álvaro Xerinda Ninguém com poder quis te ouvir Nini Satar. Continue lutando e mostrando as situações económicas e as possíveis soluções.
GostoResponder318 h
Panguiwa Nhatsave Ja está a Venda,com tanto conhecimento na area de gestao economica e tanto dinheiro que alega ter?
GostoResponder219 h
Natércia Dias Momade Assife Abdul Satar, rendii voce sabe o que fala nao inventa...
GostoResponder316 h
Naldo Manhique Momade Assife Abdul Satar tem uma visão ampla no que concerne a governação de um país. Bela observação os que te atiravam pedras já estão a morder se. 👏👏
GostoResponder418 h
Don Zunguza Monade Assif Abdul Satar.tenho vindo a acompanhar teus postes já faz um tempo, se a memória não me falha desde 2014, muita coisa boa já nos falaste e já provaste que estás ligado ao nosso país apesar de estares fora, mas é assim, gostaria que desses algumas sugestões a esses que se acham donos desse país, algumas dicas de como solucionar esta situação em que nos encontramos, porque se isso continuar assim o país vai parar, e isso não está longe de acontecer.
GostoResponder517 h
Thom RudeBoy Chicomba Esses não ouvem ninguem mesmo lhes dando conselho
GostoResponder117 h
Jose Banze E vao dizer que a culpa e da Renamo..
GostoResponder216 h
Matin Sabin

Escreve uma resposta...
Marcio Fumo Amigo Nini, obrigado pelos seus posts. Pessoalmente gosto deles e muitos fazem todo sentido como o caso deste do Moza Banco. Porem gostava na medida do possivel que os proximos fossesm acompanhados de possíveis solucçoes quem sabe de forma indirecta ajude em algo.
GostoResponder114 h
Muhove Tata O problema nosso, nós acreditamos depois de ver a realidade. Lembro me muito bem que mano Nini, falou isso. Mas viemos a criticar e alogiar. Estamos mal agora e sem saida.
GostoResponder16 h
Julio Sitoe Quero acreditar que o Standard Bank seja o banco menos polémico, bci e bim com seu próprio cheque se for acima de 50 mil já são rodeios, até ligam te mesmo sabendo que é proibido atender o cell no banco
GostoResponder2 h
Álvaro Xerinda Ainda é cedo irmãos
GostoResponder118 h
Momade Orera Junior Só falta dizer k Momade Assife Abdul Satar foi quem pgou a mola
GostoResponder316 h
Arsenio Titos Matsinhe Nini tudo o que postaste aqui e' o que ja xtamos a viver dia pos dia,muitos aqui criticavam te,insultavam te em fim ate' de assassino chamaram te aqui,mas hoje muitos xtao a ver que xtavam completamente errados em relaxao a ti,mas uma das tuas analisesaconteceram,alem de dom de pegar dinheiro tens nais este de PROFETA que deus te deu,uma visiblidade ampla,tens o dom de prever o futuro,tu e' que devias ser o CONSELHEIRO DO NYUSI.
GostoResponder318 h
Hummer Boy Martins Martins Grande observação.
GostoResponder119 h
Emilio Zunguene As tuas analises e previsoes p economia Mocambicana estao a ir d encontro com a realidade, continue a escrever Nini
GostoResponder318 h
Navalha Agnaldo Navalha Acreditar em conviccoes da nisso
GostoResponder18 h
Jose Picardo Bem haja o novo Governador do Banco Central
GostoResponder17 h
Momade Orera Junior Grandas boladas
GostoResponder16 h
Xavier Antonio Banditismo.
GostoResponder18 h
Al-Aziz Ibn Sicapo Valeu pelo post... Espero que continue a postar mais falcatruas que afectam o nosso país nos últimos dias.
GostoResponder118 h
Edmilson Dos Nicetos Uitissone EU DESDE ADMIREI -te! Até mesmo alguns bancos que mencionaste nomeadamente o BCI e BIM são também insustentáveis. Obrigado Nini pela visão que tu tens! Profeta
GostoResponder17 h
Kleber Alberto De economistas so temos nome, nunca os tivemos. Um econimista a serio defende com unhas e dentes a legalidade dos seus actos, vigia os sinais minimos de derapagem e actua. Estes aliaram se a ignorantes e deixaram que estes socios maus se servicem do banco ao seu bel prazer, sao maus conselheiros.
GostoResponder18 h
Pedro Nhone Tenho de agradecer pelo seu pensamento rapido, peço k colecione estes textos e transforme em um livro.
GostoResponder118 h
Cutana Cutana Daqui a nada vamos viver a crise de 1929 nos EUA...ter salário e não ter o que comprar.
GostoResponder17 h
Fausto Alves Tenho que admitir que o que tenho lido de si é mesmo de deixar qualquer um admirado no que tange aos seus comentários relativos ao Moz... Quero reiterar que esses comentários publicados por ti me fazem descobrir que nós estamos ainda na sombra da bananeira porém, não deixo de acreditar que alguém escreve por ti...se fores realmente tu estás de parabéns . É muita pena não termos ti por cá a investir neste país... Boa sorte.
GostoResponder113 h
Guinode Ferraz Siares Grande profeta Nini Satar
GostoResponder118 h
Pierre Yves Chiniah ILUSTRE NINI SATAR 
SEMPRE A CONSIDERAR
GostoResponder118 h
Sérgio Saete Uma coisa te peço Nini não pare de denunciar os podres de gente sem escrúpulos
GostoResponder5 h
Ahmade Nassone Sitoe Prakash E indiano ele tem ki trabalhar em moz pk E inteligente q nos os mocambicanos
GostoResponder13 h
Meque Magira A nossa moçambicanidade!
GostoResponder118 h
Fausia Ana Albazino Casaco Grande homen e vc parabens
GostoResponder18 h
Joao Alexandre Papucides Dois grandes e respeiitados nomes. O meu lamento.
GostoResponder116 h
Hobety Luys Muhamby Cidadão informado vale por dois
GostoResponder16 h
Djtelmomoz Telmo nini satar MCel TDM..ADM já era também. ..
GostoResponder6 h
Alex Eusebio É assim Nini satar basta de reclamaçao agora queremos soluçao dos problemas
GostoResponder15 h
Salani Mate Optma observação .....
GostoResponder16 h
Paul Kupethe Tu es um genio Niny
GostoResponder17 h
Djtelmomoz Telmo Estamos no abismo
GostoResponder6 h
GostoResponder13 h
Denys Mate Grand homen depois de samora foca satar
GostoResponder16 h
Nelson Angelo Manhiça O pais esta num barco furado num meio de mar
GostoResponder17 h
Eduardo Pita Uamba Grave isso
GostoResponder15 h
Jorge Rafael Sumal parabens quem tem ouvido percebeu xtamos preste ao abismo.
GostoResponder11 h
Narciso Inguane Always samthing stupid.Ver Tradução
GostoResponder4 h
Alexandre Macamo Estamos no fundo do poco
GostoResponder17 h
Liratu Nyamussua Mais um vez obrigada nini
GostoResponder11 h
Liratu Nyamussua Continui elucidando o povo de Moz
GostoResponder11 h

Sem comentários: