segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Jeremias Pondeca: trilhando nas marcas de uma paz podre

Jeremias Pondeca: trilhando nas marcas de uma paz podre
O assassinato de Jeremias Pondera representa o quê mesmo? Um passo gigantesco contra a Paz? Uma machadada cruel na reconciliação?
À medida que os beligerantes vão encurtando suas diferenças na mesa do diálogo, o perfil dos assassinados sobe dramaticamente de nível. Depois do baleamento mortal de José Manuel, Membro do Conselho Nacional de Defesa e Segurança, em abril na Beira, agora foram trucidar uma peça chave do processo negocial em curso, que até chefiava a subcomissão para a reforma legislativa.
Alguém nega que isto tem as marcas circunstanciais de uma assassinato político? Esperamos que não.
E aguardamos vivamente a reação do líder da Renamo. Ele pode ter sentido este assassinato como um golpe nos rins, uma violência psicológica tremenda dado que, nos últimos dias (ver SAVANA, última edição) já dava ares de cansaço, indiciando uma predisposição para acelerar do seu lado o processo de paz. É, no entanto, imprevisível captar qual será o sentido da sua reação. O que se pode prever é que a Renamo vai também subir o perfil dos seus alvos, nesta tremenda luta de titãs com guerrilhas urbanas e esquadrões de morte à soldo.
Como golpe psicológico para acelerar a adesão da Renamo à uma nova assinatura de paz pobre, este crime pode ter o efeito contrario: empurrar a Renamo para uma radicalização das suas ações de matança de civis e comissários políticos da Frelimo,.

O grave nisto tudo é que esta saga assassina parece profundamente enraizada como código genético dos dois lados.
Nossos beligerantes aprenderam a usar do gatilho e se viciaram nisso. Mesmo sentados numa mesa de dialogo, eles preferem o bang bang cá fora. Ninguém faz coito com a paz. Dum lado, uma guerrilha sedenta de sangue. Doutro esquadrões de morte aparentemente descomandados, impondo a lei da bala não apenas contra políticos da oposição (veja-se o atentado há meses contra o Secretário Geral da Renamo Manuel Bissopo e as mais recentes ameaças ao Edil de Quelimane, Manuel Araújo), mas também contra quem pensa diferente da Frelimo na sociedade civil. Moçambique vive este enredo trágico. Um partido armado que destrói vidas e bens e uma oposição cada vez mais sem espaço para ação política. Até bem pouco o país era um exemplo de pacificação e transição democrática. Hoje não se recomenda.

Vivemos esta dualidade perversa. Na mesa falamos de paz mas logo a seguir ali na rua armamos um duelo ao sol. A essência de uma paz podre sempre esteve presente no mindset dominante. Para as coisas mudarem, precisamos de homens corajosos. Como Bonifácio Gruveta. Foi ele quem impediu que David Aloni fosse também alvo de uma cilada mortal, insurgindo-se, nos corredores castrenses, veementemente, contra isso. Hoje, ninguém sabe quem dá as ordens e as desordens.
Uma coisa é certa: minhas cartas de Tarot dizem que mesmo que as armas calem no quadro desse diálogo, o país vai continuar seguir nessa paz podre por longos anos. Dhlalkama pode controlar seus guerrilheiros mas, como se viu na Ámerica Latina, nos anos 70 e 80, os esquadrões da morte prolongam-se na vida criminosa ao longo do tempo.
Francklim Da Silva, Joaquim Zeferino Nhanombe Nhanombe, Angela Hadjipateras e 129 outras pessoas gostam disto.
Comentários
Nelson Tamele
Nelson Tamele Deve se fazer a justiça, sob o risco de penhorarmos cada vez mais o bem precioso, a PAZ. O assassino, seja intra ou extra sua ala política
Helder Mustafa Mustafa
Helder Mustafa Mustafa Muito triste.
Jorge Garfo
Jorge Garfo "A guerra é um lugar onde jovens que não se conhecem e não se odeiam se matam entre si, por decisão de velhos que se conhecem e se odeiam, mas não se matam..." *ERICH HARTMAN*
Ismael Chutumia
Ismael Chutumia Triste sina a nossa!
Homer Wolf
Homer Wolf Custa-me a crer que a ideia seja essa de fazer destes assassinatos um mecanismo de pressão psicológica, para apressar a adesão da Renamo ao diálogo (em condições, evidentemente, desfavoráveis). Não nos esqueçamos que o próprio Dhlakama já foi alvo de atentados...
Ismael Chutumia
Ismael Chutumia A meu ver é uma negação a algum entendimento.
Homer Wolf
Homer Wolf Infelizmenrte há por aí muito sabichão convencido que pode dar cabo da Renamo assim à "angolana"... Se até aqueles madalas se predispuseram a pegar em armas e sucir a serra!...
Rafael Ricardo Dias Machalela
Rafael Ricardo Dias Machalela Eu ate acredito que seja um acto de sabotagem
Nelson Tamele
Nelson Tamele Yah, cenário super triste, Maquiavelismo. 
Estamos a caminhar para anarquia, para quando credibilidade das nossas instituições
Nelson Tamele
Nelson Tamele A análise e investigação devemos ter o cuidado de veremos de dentro e fora da ala
Maya Montanha
Maya Montanha Tristeza
Helder Mustafa Mustafa
Helder Mustafa Mustafa País de gangster's só.
Ana Cristina Cristina Dimene
Ana Cristina Cristina Dimene A cada dia se desvanece o meu orgulho de pertencer a esta pátria, que aos poucos deixa de ser heróis e mas sim de assassinos, corruptos, ladroes gananciosos...
Zainadine Jamaldine
Zainadine Jamaldine Tempos tenebrosos...
Moty Farida
Moty Farida É triste.É cruel para nós.Será que já nao basta vivermos com stress de subida de vida,falta de transporte,segurança urbana,carencias a nivel de saude,etc agora até dar uma volta a marginal para desanuviar toda esta desgraça,em plena manha de sabado sujeitamo nos a balas perdidas.QUANDO VAMOS OBTER A BENDITA PAZ?NAO SERÁ QUE QUALQUER ACORDO QUE SE ASSINE POR CIMA DE TANTOS ASSASSINATOS,SERÁ REAL???
Siro Siro
Siro Siro RIP
Henriques Mafambane
Henriques Mafambane vida e o povo
Eunice Rosatella Chichava
Eunice Rosatella Chichava Lamentavel😷😕
Andre Mahanzule
Andre Mahanzule Já está insuportável este clima de matanças, ele extravasa qqr capacidade de contenção de ânimos, de paciência, socooooorrooooo.
Belvindo Armando
Belvindo Armando Arte de perpetuar o sofrimento dos moçambicanos!
Quando se caminha para um entendimento que nos iria levar a tão sonhada paz os senhores de guerra avançam para uma acção que vai por tudo a perder. Meu Deus, até onde vai a ganância dos Homens! Sacrificar uma nação inteira por interesses de um punhado. Que O Todo Poderoso Tenha piedade de nós.......
Carlos E. Nazareth Ribeiro
Carlos E. Nazareth Ribeiro Disse bem o anterior: "até onde vai a ganância dos Homens! Sacrificar uma nação inteira por interesses de um punhado"!!!!
Boa Matule
Boa Matule A Renamo já devia ter acionado um sistema de retaliação ao mesmo nível! Se possível recorrer a agentes químicos
Carlos E. Nazareth Ribeiro
Carlos E. Nazareth Ribeiro EISH!!!!! Que disparate é esse?! Por favor, contenhamo-nos!
Evaristo Cumbane
Evaristo Cumbane Estamos perdidos nas mãos que adoram fazer jorrar sangue. Eles querem guerra a todo o custo ...duvido no regresso da paz enquanto haver gente que roga ao seu ídolo Satanás para mais um derramamento de sangue. Eu nao gosto destes indivíduos...tenho vergonha deles...nao lhes reconheço...isso nao dá.
Jaconias Massango
Jaconias Massango Mesmos os Franceses preferiram trocar a justiça com os recursos naturais! Cadê o processo de Gilles Cistac? Vivemos um mundo sujo em que os tem dinheiro usam os pobrzinhos para defenderem o dinheiro que ganharam injustamente. Não há duvida que o executor ganhou palmadinhas nas costas do estilo "bom rapaz" e um dinheirozinho para arroz e carapau.
Vassili Vassiliev
Vassili Vassiliev Ainda duvidam que Guebuza e o DEUS do Comite Central?

E so ver o que acontece logo a seguir aos elementos da RENAMO em Maputo. A minha questao de fundo e esta. Porventuram acreditam estes senhores que ficarao incolumes para sempre. Ou estarao com estes politicidios a legitimar uma solucao ruandesa para Mocambique?

Acho que se habituaram a matar. E tambem se habituaram a matar com o beneplacito impune da comunidade internacional.

Aquele fulano que fez o discurso de encerramento do Comite Central da FRELIMO ou e um marionete, ou e um grande fingidor.

Inocente e que nao e. Sobretudo pela razao da persistencia dos "esquadroes da morte" na nossa vida.
Abdul Magide Sidi Hassam
Abdul Magide Sidi Hassam Marcelo Mosse. Receio que a e salada de bang bang no nosso país vá aprofundar as "sanções " que há estamos a sofrer imposta pelos Credores e Doadores. Hoje se fala em mais dívida oculta descoberta. O Director para África do FMI vai dando o recado de que quem está a sofrer é o Povo. Não será que amanhã ainda aparece alguém supra nacional que em em nome da defesa do povo vai encontrar justificação para uma intervenção mais determinada?
Maria Margarida Chaves Marques
Maria Margarida Chaves Marques Muito triste e revoltante o que se está a passar ...
Francisco De Assis Cossa
Francisco De Assis Cossa Um dia saberemos quem são os verdadeiros mandantes desses assassinatos porque tenho fé que os atiradores serão marginalizados.
Vassili Vassiliev
Vassili Vassiliev Ja sabemos.
Francisco De Assis Cossa
Francisco De Assis Cossa Digo em termos de se falar a função de cada mandante pk isto envolve logistica.
Jaconias Massango
Jaconias Massango Nao vao ser marginalizados., vao ser limpados num processo de queima de arquivos, queimar o cofre com os seus papeis.
Vassili Vassiliev
Vassili Vassiliev Francisco De Assis Cossa Os mandantes estao de acordo no Comite Central. Os executantes sao todos da FIR. Onde esta a dificuldade em entender isto?
Mariaolinda Silva
Mariaolinda Silva Mocambique un giorno tera paz? Con tanti ipocriti e assassini?!! Mistero.......
Delvecchio ErnestoHomo
Delvecchio ErnestoHomo está um labirinto! o povo tem de agir. é demais!
Lucas Arnaldo Mazive
Lucas Arnaldo Mazive Q pena,a frelimo quer a guerra p justificar a divida publica
Simon Machaieie
Simon Machaieie que pais e este??????
Kleber Alberto
Kleber Alberto Este foi o golpe final das aspiracoes de paz. Se as dividas publicas fustigam e aniquilam as familias sem nada poderemos fazer, ja a RENAMO, e um partido ainda armado e o que vamos assistir daqui pra frente, vai ser uma dialetica sanguinaria que acho que ja merecemos uma intervencao armada dos Estados Unidos para dar nos uma nova alternativa governativa. A FRELIMO ja nao tem moral para governar o pais.
Nelson Wa Ka Maculetane
Nelson Wa Ka Maculetane Pesames a familia enlutada e que sua alma descanse em paz! Porque sera que alguns de voces aqui, so reclamam quando atacam um membro da renamo? O que tem a dizer acerca das varias mamanas que sairam de casa com intuito de ir gwevar em Quelimane e nunca mais voltaram porque levaram tiros? O que tem a dizer acerca do comboio da VALE ataco semana passada? O que tem a dizer acerca daquela familia que foi atacada quando ia com um cadaver num carro e foi atacada? O que tem a dizer acerca do novel de precos na zona norte pela escassez de produtos como resultado das escoltas? NOTEM QUE TUDO ISSO ACONTECEU APOS INICIO DAS NEGOCIACOES....(negociar Paz!!! Sinceramente!!!) Espero nao arrepender-me por este comentario...
123 h
Ricardino Jorge Ricardo
Ricardino Jorge Ricardo Começo a pensar que um dia alguém deixe sua vida na porta de Casa do Povo. E agora... que reação virá nas bandas da Serra?
Jose Alexandre Faia
Jose Alexandre Faia DEP
Heleno Bombe
Heleno Bombe triste e lamentável a situação que o pais atravessa
Nelsoncarlos Tamele
Nelsoncarlos Tamele Trist, triste e triste! Alguem tem parar com isto!
Euclides Flavio
Euclides Flavio RIP
Selso Abilio Chivavel
Selso Abilio Chivavel É muito difícel fazer um exercício mental k nao associe este macabro crime à motivaçoes político-partidárias, face ao ambiente tenso k se vive n país. É um retrocesso obviamente, a guerra tera outros contornos que mais distantes da paz. Ha 1 partido k está mexmo desorientado. Descanso eterno JP
Filipe Mártires
Filipe Mártires RIP
Delmar Gonçalves
Delmar Gonçalves Muito triste!
121 h
Mundirwa Gazitua
Mundirwa Gazitua Infelizmente a guerra dos 16 anos trouxe milhares d vitimas isto é 1facto. O actual conflito estamos ainda longe disso acontecer d novo i quiça superar o n° d mortos i mutilados? Eis a questao!
Gulumba D. Mutemba
Gulumba D. Mutemba É este o modelo angolano que apaixonou o nyusi.
O regime do Zé Du faz desaparecer pessoas,sequestra,assassina membros da oposição e todos aqueles que pensam diferente do regime frelimista.
Não há outra alternativa,a Renamo também tem que começar com a lei do Moisés,matar até crianças das pessoas ligadas á frelimo,mesmo os que andam vestidos de camisetas com imagem de malta nyusi.
320 h
AJ Frangoulis
AJ Frangoulis A Frelimo ñ começou hoje. Felizmente, hoje é que nos está a mostrar a sua natureza histórica. Foi assim durante a luta de libertação. Foi assim na Guerra dos 16 anos. Foi assim na de 2013 e é assim agora. 
Valdemiro, o adjunto de Filipe Samuel Magaia, foi atropelado no Quénia. Maúca, o filho mais novo de Urias Simango, foi atropelado em Portugal. Urias Simango e esposa, Joana Simião, Lázaro Khavandame, Paulo Gwendjere e tantos outros foram queimados vivos em M'telela (Niassa), Evo Fernandes foi assassinado, à queima-roupa, em Lisboa, Orlando Cristina, Jorge Costa e Adriano Bomba, assassinados na África do Sul, enfim uma lista infindável, sem falar daqueles que são assassinados para responsabilizar a Renamo.
48 h
Antonio A. S. Kawaria
Antonio A. S. Kawaria "Dhlalkama pode controlar seus guerrilheiros mas, como se viu na Ámerica Latina, nos anos 70 e 80, os esquadrões da morte prolongam-se na vida criminosa ao longo do tempo." Quem escreve assim não é gago. Há dias questionei-me sobre que vai desmobilizar e como serão desmobilizados os homens de esquadrões de morte.
120 h
Leonardo Chamussa
Leonardo Chamussa Quem pela espada mata, pela espada morrerá. E a justiça divina não falha. Os assassinos do Sr Pondeca não ficarão impunes à mão do Senhor...
220 h
Poeta Levianno
Poeta Levianno a guerra de certeza que trará beneficios a quem limpou os cofres dos moçambicanos, enquanto papa e mama lutam e uns filhos lançam-se pra o lado de mama outros lançam-se pra o lado de papa, no meio da confusao entre ameaças de morte enquanto garantir-se que a casa pegue fogo vai ser facil dizer que as economias monetarias da casa arderam no momento em que papa e mamã incendiaram a casa no momento do tumulto doméstico..
Brado Africano Brado
Brado Africano Brado Ainda tém dúvidas? O actual cenário de guerra foi exactamente provocado para se alegar que o dinheiro serviu para a compra de armas para fazer faça os alegados distúrbios provocados pelos guerilheiros da Renamo, porém o tiro saíu pela culatra e as dívidas foram expostas a olho nú e o exército tem ainda equipamentos obsoletos da II guerra mundial e a polícia dotado de meios mais modernos de repressäo do povo ou seja esta a PRM está melhor equipada do que as FADM. Acredito que os matadores a soldo säo membros das FDS.
Carlos Viegas Nunes
Carlos Viegas Nunes Ja se percebe que a PAZ não é um bom negocio para os homens da Frelimo - Com a crise economica a guerra é o melhor negocio ! Os investidores sairão em debandada e os homens da Frelimo ficarão com as fabricas e terrenos, para venderem aos indianos e chineses, para o novo ciclo de miseria ! E ujma foma facil de transferir riqueza ! Como diz e bem o sr Brado , as FDS tem mehlor equipamento que as FADM . Portanto a Frelimo comprou armamento para enfrentar seu proprio povo e não a Renano que tem uma duzia de AK 47 ! Por isso este filme todo para forjar uma guerra que parece ser necessaria para dar de comer a familia Frelimista !
214 h
Mortalinho Caetano
Mortalinho Caetano Nelson maculetane, vai ler a estrutura de um estado de direito e quais sao as atribuicoes dum governo e depois ve se foste feliz no teu comentario.
111 h
Carlos Lopes
Carlos Lopes Um texto deste merece reflexão. Onde estamos? Para onde e com quem vamos nós, como lá chegar de forma segura? Com estas atitudes que mensagens iremos nós passar as futuras gerações? Não podemos escolher a Pátria onde nascer mas podemos fazer da Pátria onde vivemos um lugar de harmonia. É preciso vir a público quem jurou tudo fazer para servir o pacato ao cidadão se explicar qual é o seu ponto de vista sobre o que estamos assistir. Ainda me lembro dos finais da década de 70, embora com muitos erros a mistura (próprios de um momento inicial de um País novo) mas o mais alto responsável da Nação dava sempre explicação ao povo e por vezes em comícios apresentava a este mesmo povo autores "imorais" o que desencorajava a outros e mostrava ordem dentro do que ele chefiava. Haver vamos até quando e quem será o próximo?
110 h
Sergio Baloi Sergio
Sergio Baloi Sergio meus senhor esta claro que outra parte não quero a paz eu nao vou falar qual e tenho medo de ser como pondeca foi
Joao Mazivila Antonio
Joao Mazivila Antonio É uma Estado sem liderança,o Governante mais terrorista de todos os tempos,continua com muito espaço para mandar matar quem quer que seja,a esquadrões da morte infiltrados nas FDS,O grupo de jovens da FIR TREINADOS NA CHINA entre 2014 e 2015.Porque a paz abre uma grande brexa para se tratar dos corrupos,lacaios e javalis,que delapidaram o nosso pais
19 h
Carlos Viegas Nunes
Carlos Viegas Nunes As FIR nao foram criadas para combater a Renamo mas sim o povo moçambicano quando este se revoltar contra o governo porque ja nao pode alimentar se !
Joao Mazivila Antonio
Joao Mazivila Antonio Ta claro,e ai no meio da FIR,HA TAIS GOE,fieis ao Guepatos e Kalau,recebem bem por jobs especiais
Celso Manguana Manguana
Celso Manguana Manguana PAZ A SUA ALMA
19 h
Carlos Viegas Nunes
Carlos Viegas Nunes A Historia de que tiveram que comprar armamento para se defenderem da renamo é um mito ! A renamo não tem exercito ! Mal tem um grupo que homens que possuem meia duzia de AK 47 !!! Como a Renamo pode ter um exercito se todas as fronteirassao ostis a Renamo e o Governo controla todas as fonteiras e todas as vias de comunicaçao ! A verdade e que esta gerra esta a ser criada pela conjugaçao de varios factores em simultaneo para matar o povo. Reduzir populaçao atraves da fome e guerra e abrir caminho aos indianos e chineses para tomarem conta de Moçambique ! ESta é a Realidade !
19 h
Maria Idalina Patia
Maria Idalina Patia PAZ A SUA ALMA
Orlando Mario Muanamunia Muanamunia
Orlando Mario Muanamunia Muanamunia Minhas sentidas condolencia a familia enlutada . Paz a sua alma.
Orlando Mario Muanamunia Muanamunia
Orlando Mario Muanamunia Muanamunia
Celso Simbine
Celso Simbine Paz a sua Alma
Gily Muthemba
Gily Muthemba Nenhum tirano ira-nos escravizar esta dito no nosso hino nacional..paz a sua alma Deus enxugara as lagrimas da familia ilutada.
Joao Manuel Gomes
Joao Manuel Gomes Julgam-se eleitos pra tiranizar o povo.pode tardar mas o povo nao vai esqucer o que passou e quem com bala mata com bala morrrera.triste destino.
Nkateco Maulele
Nkateco Maulele Até ao final deste ano cantaremos o corro da música do Azagaia "Povo no Poder". Já disse o Mário Machungo, que, quêm pode parar com estas crises é o Povo.
KingKinho Vasquinho
KingKinho Vasquinho muito triste com esta tremanda falta de humanismo
Caido Zubaida Zubaida
Caido Zubaida Zubaida O pais esta alagado de pcicopatas. E quem sofre, e o povo inucente, que sempre clama pela paz. Sera que este pais e um monopolio? Onde todos nos estamos afogados nesse monopolismo. Basta. Ja estamos cancados. Por favor deenos a pais que nus e de direito. ZUBAIDA.

Sem comentários: