quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Filme de Scorsese sobre padres jesuítas portugueses na corrida aos Óscares

Chama-se Silêncio e será o próximo filme de Martin Scorcese a chegar ao cinema: em Portugal estreia a 29 de Dezembro.

© Fornecido por FIDEMO, Sociedade de Media, Lda.
Em stand-by durante quase vinte anos, Silêncio esteve nos planos de Scorcese mas nunca conseguiu ver a luz do dia… até agora. O filme está quase pronto e estreia nos EUA a 23 de Dezembro – a Portugal chega uma semana depois.
Baseado no romance homónimo do escritor japonês Shusaku Endo (1923-1996), o filme acompanha padres jesuítas portugueses do século XVII perseguidos durante a sua missão no Japão. Com esta estreia mesmo no final do ano, Scorcese pode conseguir entrar na corrida para os Óscares.
Silêncio é indicado como o terceiro filmes de uma «espécie de trilogia espiritual» de Scorcese que começou com A Última Tentação de Cristo (1988), a que se seguiu Kundun (1998).
Liam Neeson (Padre Cristóvão Ferreira), Adam Driver (Francisco Garrpe), Andrew Garfield (Padre Sebastião Rodrigues) são os protagonistas, que seguem o guião de Jay Cocks, um argumentista que já tinha trabalhado com Martin Scorcese em Gangues de Nova Iorque e A Idade da Inocência.
Se o realizador conseguir ver o seu filme nos Óscares, esta será a sua 13.ª nomeação; contudo, Scorcese só por uma vez levou para casa a estatueta de melhor realizador com Os Infiltrados (2006).

Sem comentários: