segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Ao que chegamos!!!!


Momade Assife Abdul Satar
15 h ·

Há dias, os Serviços Distritais de Saúde, Mulher e Acção Social (concretamente o Hospital Distrital de Nacala Porto, Nampula) emitiram um comunicado cujo conteúdo era pedido de ajuda face à problemas que o hospital está a atravessar.

Os pedidos estendem-se desde a alimentação para os doentes internados, material de higiene e limpeza, bem como combustível para a transferência de doentes para o Hospital Central de Nampula.

À primeira vista, este comunicado pode parecer inocente. Mas não é. O pedido que o Hospital faz é a terceiros. O que quer dizer que podes ser tu, eu, ou qualquer outra pessoa a doar qualquer coisa. De princípio pedir ajuda não é mau. Mas para esta questão, parece que o Estado se demitiu das suas funções.

Será que o Governo central tem conhecimento do que se passa em Nacala Porto? Ou seja, este assunto terá chegado ao governador da província de Nampula? O que fez? Ou o que lhe competia fazer?

Nós não estamos a falar de um posto médico qualquer. Estamos a falar de um Hospital Distrital cuja competência é até internar doentes. Como é que julgam, caros compatriotas, que o hospital consegue, nestas condições, funcionar plenamente? Aliás, o normal dos hospitais moçambicanos é atender mal aos doentes. E com estas condições? É o caos. O colapso está instalado.

E nesses momentos recordo-me do discurso governamental aquando da explosão da questão das dívidas ocultas. O Governo disse, alto e em bom som, que o problema não iria afectar o bolso do povo. E agora? Não acham que o Governo, como sempre, mentiu? Como é que se pode confiar em políticos nestas condições?

Tudo subiu, produtos da primeira necessidade, a exemplo de arroz, cebola, tomate, óleo de cozinha, entre outros. Só não subiu o salário. O povo ainda continua a ganhar miséria. E dessa miséria, tem que, podendo, ajudar um hospital que está em apuros.

E o caso do Hospital Distrital de Nacala Porto é simplesmente uma amostra do que acontece no resto do país. Ainda bem que os gestores daquele hospital tomaram coragem e falaram do assunto. Quantos hospitais moçambicanos que estão nas mesmas dificuldades (talvez piores) não dizem nada? Esta é das piores tragédias. Não desejava que acontecesse ainda alguma coisa má aos moçambicanos.

E, por outro lado, esta mesma miséria que afecta os 20 e poucos milhões de moçambicanos, não afecta o punhado que está no poder. Eles ou os seus familiares, quando estão doentes vão a clínicas renomadas no estrangeiro. E o povo? O que falta ainda acontecer ao povo moçambicano?

Essas dívidas ocultas trouxeram uma desgraça aos moçambicanos. Ainda esta semana a Rádio Moçambique publicou uma notícia que dava conta de que, em Tete, um jovem morreu por causa de percorrer grandes distâncias para chegar à escola. Isto é, a sua escola, dista 33 km da sua casa. Diariamente, tem que percorrer 63 km (ida e volta). Devido ao calor que se faz sentir naquela província, o jovem não aguentou. Sucumbiu.

Meus caros: são 41 anos de independência. Tudo o que se possa dizer é desculpa. Por exemplo, esse dinheiro de dívidas ocultas quantas escolas teria construído e apetrechado? Quantos hospitais e postos de saúde teriam sido construídos. Não haveria ambulâncias e medicamentos à altura? Chega de só culpar a guerra.



Nini Satar


GostoMostrar mais reações



Brito Chirinda Muito triste oq acontece neste Rico Moçambique onde toda riqueza vai pra o bolço de menus de um terço onde tem Milhões de Habitantes, será q fomos Dopados com a famosa CHAMA DA UNIDADE? Pois o silêncio é maior e mais fundo vamos triste triste triste NINI SATAR na sua longa experiência da vida a boa amarga a injustiçada acha que uma manifestação passiva resolveria isto? ou oq devemos fazer?
Gosto · Responder · 2 · 11 h


Mario Silva É difícil perceber com que substâncias psicotrópicas a Frelimo dopou ao povo para ficar indiferente perante situações degradantes em que se encontra submetido. Não reage a injustiças nem a burlas e a golpes selvagens económico-financeiros protagonizados pelas elites do partido governamental que levam o país à ruína e à falência colectiva.
Gosto · Responder · 15 · 13 h


NaCossa Cossa Lamentável...esse estado nunca se importou com ninguém..aliás estado nao...o punhado de colossos corruptos k tem o poder nas mãos...e fazem do pais deles ...nunca se importou em fazer este país um exemplo de superação pós colonização..mas sim pa seus umbigos...paciência votaram aguentem..só vces e k podem fazer para merecer atenção amanhã.
Gosto · Responder · 1 · 13 h · Editado


Muchuquetane Guenjere Estas declaracoes sao PURAS VERDADES Nini: "Nós não estamos a falar de um posto médico qualquer. Estamos a falar de um Hospital Distrital cuja competência é até internar doentes. Como é que julgam, caros compatriotas, que o hospital consegue, nestas condições, funcionar plenamente? Aliás, o normal dos hospitais moçambicanos é atender mal aos doentes. E com estas condições? É o caos. O colapso está instalado.
E nesses momentos recordo-me do discurso governamental aquando da explosão da questão das dívidas ocultas. O Governo disse, alto e em bom som, que o problema não iria afectar o bolso do povo. E agora? Não acham que o Governo, como sempre, mentiu? Como é que se pode confiar em políticos nestas condições?"
Gosto · Responder · 4 · 13 h


Celso Need Beatz Nobre A mentira não dura para sempre,vejo crianças e adultos que se fartam das mentiras do governo,falando mal dos mesmos!!! Essa vossa falta de vergonha na cara vem do espírito de lambebotismo
Gosto · Responder · 2 · 13 h


Osvaldo Jose As dívidas ocultas beneficiaram, um certo grupinho de pessoas, e quem está pagando somos nós "o povo patrão".
Não me sinto teu patrão.
Gosto · Responder · 1 · 14 h


Fulbeth Francisco Meus amigos falaram muito, lembre se da TOCHA o famoso unidade nacional, meus amigos abre os olhos fungula masso. Os chineses nao malucos de juntar o povo a pegar a chama da unidade akele fumo tapa a visao dos mocambicanos é so o ver k a china perdou a divida mas continua a exportar madeiras ocultamente p Asia. Por isso nini ajuda la o hospital distrital de nacala dar sua mao n ker dizer k vak perder a sua reputação
Gosto · Responder · 1 · 9 h


Gervasio Avelino No dia em que o Povo ( o legítimo patrão ) ganhar a consciência, por-se-a cobro à esta situação. Enquanto o Povo não acorda do sono a que foi submetido, a repressão nunca vai parar.
Gosto · Responder · 1 · 13 h

1 resposta



Delcio Jose Deve Mozambique lost os orgaos do sentido!
Os Mocambicanos gritam pela PAZ!!!
Para onde vamos? Quem nos guia? Como nos guia? Devido a ma governacao, mentiras do alto expoente incalculavel, podemos facilmente, entender que Mocambique foi tirado dos Mocambicanos. TUDO SUBIU, MENOS O SALARIO, fora dos Deputados.
Gosto · Responder · 1 · 13 h


Jaime Jose Chambule É lamentável! Hospital da MACHAVA II também ja não tem nada para os doentes, anunciaram para os familiares trazerem comida!
Gosto · Responder · 9 h · Editado


Olegàrio Samuel Muando Isso ainda é peido, a diarreia está por vir ainda.
Gosto · Responder · 2 · 13 h


Queludio Clínico Saudável Ate falta caneta e receitas para prescricao medicamentosa.
Gosto · Responder · 2 · 14 h


Sofia Max

Gosto · Responder · 1 · 7 h


Joaquim Armando Sambo Emildo Manhengue# és ruim de Matemática pa.
Gosto · Responder · 4 h


Ibrahimo Ossman Triste ese paiz
Gosto · Responder · 15 h


Ivan Stelio Cuamba o salário q subiu foi o dos deputados.
Gosto · Responder · 14 h


Miwuah Froid Triste realidade
Gosto · Responder · 12 h


Atuia Bachir Até parece fim do mundo.
Gosto · Responder · 13 h


Pato Donald Orgulhosamente ajudei com alguns produtos
Gosto · Responder · 5 · 14 h

3 respostas · 3 h



Narcy Chauque Nunca espere justiça onde nunca houve PAZ!😞
Gosto · Responder · 3 · 14 h


Hiroshima Nagasaki Questiono-me sobre a legalidade deste documento, pois pude ver que não consta a assinatura do subscritor, somente o carimbo...logo...
Gosto · Responder · 1 · 12 h


Jessicah Adams Isso é verdade estou em nacala a viver de perto essa triste realidade. Meu Deus nos ajude....
Gosto · Responder · 1 · 9 h


Kleber Alberto Pelo que vejo nao sera necessario greve, este regime vai tombar pela sua propria incompetencia, cada semana e um sufoco pior que a anterior, a Dezembro isto para!


Muchuquetane Guenjere Ou os tantos bilioes podiam comprar os transformadores (nao sei se eh isso) para a energia da HCB nao ser processada na Africa do Sul.
Gosto · Responder · 1 · 13 h


Observador da Justiça Viu nem Nini, essa corja da FRELIMO já ñ dá pra confiar, os governantes a viverem numa boa.
Gosto · Responder · 14 h


Emildo Manhengue 33x2=64 os quilómetros que fez referência no texto.
Os desumanos vão até demitir o esforçado e comprometido com os seus princípios de servidão ao utentes.

Bem aja quem tomou a iniciativa, não só de buscar solução para o hospital, mas também por assumir a Podridão de políticos nacionais.
Gosto · Responder · 6 h


Konson Guenteguente Nos o povo e que só podemos fazer mudanças desse vírus que se chama governo... E um grupinho que faz isso por isso que não devemos deixar o país nas mãos de bandidos da FRELIMO.......
Gosto · Responder · 13 h


Zeze Wesley Cunah Posto o problema, concerteza os hospitais esperam qualquer ajuda, seja na parte do governo ou de qualquer Moçambicano solidário...Nini satar, num dos seus posts disseste publicamente que na sua saída da UNIVERSIDADE DA VIDA (BO), tinhas DINHEIRO que poderia alimentar 3geraçoes, *alias 5 gerações *...O que achas de demostrar a sua solidariedade doando alguns trocados de uma sò geraçao a estes Hospitais que tanto precisam de ajuda? Concerteza, o seu nome tornaria se ainda mais famoso...

Ps: O povo moçambicano agradeceria bastante, visto que o governo nos últimos dias tem provado com A+B a sua incompetência!!!
Gosto · Responder · 1 · 12 h

2 respostas · 7 h



António Guilherme Mapanga Olha Mario silva,o problema é da tocha ,medo d cães e da bota.
Gosto · Responder · 8 h


Edmilson Dos Nicetos Uitissone Olha grande Nini, aqui em Moçambique tudo está mau. Precisamos de uma mão.
Gosto · Responder · 14 h


Gil Lino Lino Ficamos orgulhosos quando o mano nini fala e critica realdade desse pais. Em vz de xtar a criticar a renamo, isso tudo tem o seu promotor, e a frelimo k trAz essa toda dsgraxa pra o povo
Gosto · Responder · 1 · 14 h


Joao Alexandre Papucides O governo a muito se dimitiu fas suas funcoes. Estive 2 anos a espera de uma junta de saude para ainha mulher se deslocar ao estrangeiro por caus
Gosto · Responder · 10 h


Meque Magira Isto està mal!

Gosto · Responder · 3 · 14 h


Tomas Xerinda pronto, está dito


Jose Banze Isto e na Machava...


Zimba JC WELLCOME BACK MR. SATAR: depois da resposta ao Presidente Dlhakama, com todo o respeito, julguei que o Ilustre tivesse caido em transe mas já é altura de dar as boas vindas. Ilustre, a 10 metros da AR está lá uma Escola (Primaria 24 de Julho) que mesmo com os problemas de vagas no periodo diurno, desde Abril 2015, esta fechada porque desde que foi removida a cobertura de chapas e sido reportado pelo midia paparrazi não mais foi dado a minima atenção. SERÁ A GUERRA OU OS ÚLTIMOS GRITOS DE BENZ´s E OS ROCHUCHUDOS SUBSIDIO QUE DESVIAM O RECURSOS PARA O INVESTIMENTO EM BENS E SERVIÇOS PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA DOS CIDADÃOS.
Gosto · Responder · 6 h


Zaca Uamba Toma k ti dou....... So espero k amanha seja o dia das eleiçoes
Gosto · Responder · 11 h


Francisco Manuel Joao E triste ouvir, sabendo que os políticos assumem que os três ministério não terão problemas. Ta se mal, quer dizer que é tempo vacas magras.
Gosto · Responder · 6 h


Chris Banda O hospital da machava II tem um anuncio official com mesmo teor de pedir ajuda aos doentes e familiares dos pacientes
Gosto · Responder · 10 h


Elidio Afonso Afonso Nini africa do sul k sao unidos jacob zuma devolveu o taco e ak o k falta?
Gosto · Responder · 13 h


Proudly Felix Mondlane Na PRM pior.
Gosto · Responder · 1 · 11 h


Felix Guambe Guambe Melhor declarar estádio de sítio, falência.
Gosto · Responder · 1 · 11 h


Rui Neves Massaro A esse ritmo faltam ministérios pedirem ajuda
Gosto · Responder · 1 · 13 h


Zina Ngorinenhi Thomas Um estado falido resumindo,e mais o pior esta por vir.
Gosto · Responder · 1 · 14 h


Junior David Sheyron Tivane O pais esta entregue na boca dos crocodilos
Gosto · Responder · 13 h


Muhove Tata SEMPRE DE APOIOS
Gosto · Responder · 12 h


Adriano Saveca Daveka É triste isso


Gabriel Rita Pita Triste senario
Gosto · Responder · 14 h
50 de 83
Ver mais comentários

Sem comentários: