quinta-feira, 4 de agosto de 2016

MPHEPO (DEVIZ SIMANGO) E TCHIMBIROMBIRO (LUTERO SIMANGO), ODEIAM OS SEUS MENTORES E AMAM OS ASSASSINOS DOS SEUS PAIS E IRMÃO (NAÚCA)


Hoje voltamos a falar do MDM, partido dos irmãos Simango. Temos informações que as coisas não andam bem dentro deste partido. Aliás, não é partido, é um grupinho de aliados da frelimo, é um braço da frelimo. O presidente deste partido é o Deviz "Mphepo" Simango e o Chefe da bancada é e sempre foi o seu irmão mais velho, o arrogante e fanfarrão Lutero "Tchimbirombiro" Simango, ambos com raízes em Machanga, de onde o pai era natural.
São estes dois que fazem e desfazem neste partido que consideram seu projecto particular O Lutero Simango como chefe da bancada não permite que os deputados do MDM critiquem a frelimo. Eles recebem ordens do Lutero para estarem ao lado da frelimo mesmo que o assunto seja de natureza criminosa e lesivo aos mocambicanos, isto para se evitar que a frelimo fique chateada e tome medidas retaliatorias contra os irmãos Simangos como por exemplo, revelar todos os segredos dos roubos e corrupção dos dois irmãos protagonizados na cidade da Beira e também ordenar os tribunais de Sofala para avançar com os muitos processos criminais contra o Deviz que estão pendentes.
Aliás, existe um acordo (secreto) entre a frelimo e o MDM que essencialmente e uma troca de favores do tipo "uma mão lava a outra", em que a frelimo deve proteger os Simangos, isto é, a frelimo como governo e dentro das instituições existentes não podem revelar ou reagir aos roubos e desmandos praticados pelos Simangos e o MDM também compromete se a não atazanar o executivo da frelimo em sede do parlamento, assembleias províncias e outros fóruns.
Mas de algum modo, algumas destas "trocas de favores", foi objecto de pagamentos de somas chorudas, visto que os casos eram de elevado melindre, como o escândalo da ematum, valas comuns, etc. Os deputados mais galácticos como o Venâncio Mondlane e Bismarque é que foram pagos para fecharem a matraca, assim como os dois irmãos Simangos (publicamos aqui um post sobre a matéria).
Informações de fontes idóneas indicam que desde o ano 2012 para cá o Deviz Simango tem ajudado em logística às Forças de Intervenção Rápida (FIR - o exército privado da frelimo) posicionadas na cidade da Beira e nos distritos de Sofala, com destaque para Gorongoza.
O Deviz faz isso porque é do seu interesse que a frelimo extermine a renamo em Sofala, para passar a ser o bastião do seu partido MDM. Quer dizer, O Deviz alia se com as forças armadas da frelimo contra a Renamo e seu lider porque no pensamento do MDM, uma renamo derrotada militarmente ajudaria o MDM a continuar no município da Beira e uma frelimo derrotada em Sofala permitiria que a renamo constituísse o seu governo provincial no pensamento do Deviz isto seria o fim do MDM quer na cidade da Beira, como na Província de Sofala.
Mas esta é uma grosseira traição porque quer o Deviz, quer o Lutero, aprenderam a fazer política com a renamo, foi o líder da renamo que os reabilitou e os trouxe a ribalta. Foi Dhlakama que os deu poder. Ninguém os conhecia, eram apenas conhecidos como filhos do famoso "traidor" Urias Simango (mas o Urias Simango não foi traidor nenhum, esta é mais uma mentira histórica da frelimo. Este honem genial fez muito para a libertação da pátria e foi ele convidou Mondlane a Moçambique. A frelimo é que o traiu não o contrário).
Mas hoje um é presidente do município e o outro é chefe da bancada. O Deviz era um desconhecido construtor de casas algures em Inhambane e o Lutero era um insignificante político ligado ao PCN e Dhlakama ajudou o a entrar no parlamento através da Renamo-UE, colocando o em lugares elegíveis mas hoje estes dois irmãos são aliados da frelimo e terriveis inimigos da renamo e do seu lider. Preferiram ser aliados da frelimo, partido que queimou vivo os seus pais em Ntelela, Niassa e matou o irmão mais deles, o NAÚCA, que foi atirado de um prédio em Portugal nos meados do ano 2000. Onde é que já se viu um absurdo desses?
Mas por aquilo que estamos a ver, estes dois irmãos Simangos ("macaco", em Ndau ou shona), não tem história, a frelimo apenas esta a usa los para tentar fragilizar a renamo sobretudo nas províncias do centro e norte mas vão desaparecer dentro em breve junto do seu aliado frelimo. Não vão fazer nada aqui em Moçambique porque o povo moçambicano já descobriu que tanto o MDM como a frelimo são farinha podre do mesmo saco.
Neste momento o único partido capaz de lutar pela democracia e "educar" a frelimo é a renamo mas é necessário que hajam outros partidos sérios para o crescimento e consolidação da democracia no país. Sou da opinião que o Manuel de Araújo e a Maria Moreno, criem um partido regional forte e "mandem passear" o projecto dos Simangos. Mas deixem a renamo criar as condições primeiro.
BREAKING
281 ENTRE FADM E GUARDA FRONTEIRAS DESERTAM DAS FRELIMO
28 OFICIAIS SUPERIORES DESAPARECEM SEM RASTOS
De fontes seguras dos departamentos de pessoal e efectivos militares nas provincias de Sofala, Manica, Tete e Zambezia, forneceram nos dados que demostram desercoes sumaria de militares regulares, elementos da guarda fronteiras e fir. No relato esta incluso alguns dos contactos via messingers que os soldados usaram como formas de coordenarem aos abandonos em massa, em apenas 14 dias.
Uma das mensagem aponta as mortes de militares na Gorongosa, escalada ofenciva das perdizes ao nivel nacional, falta de motivos de confrontos entre Mocambicanos, falta de logistica, mau uso de pessoal paramilitar entre outros.
E muitos dos 28 oficiais desertados sao da zona centro e norte e abandonaram depois que viram alguns de seus seus colegas mutilados outros ja chegavam em cadaveres, confidencio a fonte. E por nao aguentarem, decidiram unilaterarmente por fim os confrontos, salvando sua vidas e abandonando para partes incertas. Alem disso muitos daqueles oficiais ja escaparam tentativas de homicidios pelos seus proprios soldados quando forcaram os mesmos para as linhas de fogo.
Sofala lidera na lista dos desertores com 104 entre razos e oficiais. Ha suspeitas de que os oficiais zarparam para exterior, e alguns soldados tambem, temendo das perseguicoes. Os departamento dos efectivos confirmou nos da pessima logistica e falhas nas remuneracoes dos contingentes contratados pela frelimo. O sector da contabilidade ja estao esfregando as maos porque a redistrbuicao dos valores dos desertores e militares mortos sempre foi moda/habito.
Neste momento os restantes de militares so permanecem nas fileiras da frelimo atraves de ameacas de mortes e aliciamentos. Todavia e notoria as tensoes internas nos ministerios da defesa e interior. E nesste universo de desistentes so foram encontradas 137 armas, nao se sabendo o paradeiro dos restantes. Alias presume se que muitos militares tenham desertado com suas respectivas armas com a possibilidade de engrossarem as fileras das perdizes.
A mesma informacao adianta suspeitas de haver muitos militares mortos nas matas de Tete, Zambezia e Sofala sem no entanto os seus corpos terem sido resgatados. E os os desmobilizados de guerra que tinham sidos mobilizados ja recuaram por dois motivos: Falta da razao da guerra e baixa logistica e tambem remuneracao baixa.
Unay Cambuma
Autor: Prince Abraham
LikeShow more reactions
Comments
Nire Ernesto Manhalo Apoiado...
Like213 hrs
Sergio Samuel thanks man for the news
Like113 hrs
Armando Manuel Nao sabe oque xta falar cambuna se nao tens coisa a falar vai n machamba
Like13 hrs
Mulandi HI Mina Kheni Se não percebeu vai a escola para melhorar a tua leitura.
Like26 hrs
Rodolfo Maera Se a Renamo tivesse boa visao e um bom proposito, todo desertores iriam agregar-se a ela. Ajudem kota Dlakama a ser serio.
Like112 hrs
Tomas Humbe Esta guerra ja tem o vencedor adiantado;melhor seria entregar as provincias a renamo por bem do que entregar envergonhado! Sera k os camaradas nao ve k para alem da renamo o regime tem muitos adversario e descontentes dentro da propria frelimo?? Si a renamo intensificar e alastrar mais um pouco com os bang bang por mais um mes muitos graudos imbecis do regime serao capturados a mao.
Like1011 hrs
Felisberto Felizardo prabens renamo viva
Like28 hrs
Nacer Rungo Rungo Isso é mau
Like7 hrs
Germano Gar Ainda falta mais, na falta de matimento ninguem vai ficar nas fileiras frelos,todos vao sumir.
Like26 hrs
Anselmo Joao Ta certo cambuma notícia positiva
Like6 hrs
Mulandi HI Mina Kheni Já era sabido mas isto ainda é começo porque se a FRELIMO insistir nisto vai ficar apenas com os comandantes
Like46 hrs
Agostinho Joao Filipe Mabunda Ja nao aguntam com fogo
Like6 hrs
Raimundo Aguiar Almonte Nao me diga.jura la
Like6 hrsEdited
Lucas Joao Chaleca Os soldados k abandono fileras sao entergentes pope suas vida . O seu profissao vai continuar depois d dialogo.
Like6 hrs
Felix Bulo Não esqueçamos que quando trata-se da guerra a população é que sofre. Não a guerra e sim ao diálogo. Moçambique é para os moçambicanos.
Like6 hrs
Tonny Maphosa Xtamos indo boas noticias
Like6 hrs
Michone Marcos Marcos Se divida Oculta näo é Pecado, entäo Desertar-se é remédio. Kikikkk
Like35 hrs
Joaquim Mambero Estao se comportar bem.
Like5 hrs
Sempre Sempre Vida e saude n é do estado, mas sim idividual. N ajuda dar sua vida por alguem k n valoriza. Ekumi khenkuhiwa murupa wothala. Para bens os desertores.
Like15 hrs
Paulo Noé Muchanga Muchanga Intokotoko e sorte yokha Lana.
Like3 hrs
Benjamim Jose Ribaue Meus para bens aos desertores...
Like4 hrs
Abrantes Nelson Novais Nelson Ate quando vai acabar essa Guerra?
Like4 hrs
Guido Banco Ijidor Ijidor meus prabens os k abandonara
Like4 hrs
Sempre Sempre Se todos da renamo assim como da frelimo pensassem do mesmo jeito, kual seria o lugar da guerra?
Like4 hrs
Quisa Netipwa Augusto Viva rangeres, o caminho é frente.
Like4 hrs
Calisto Meque Meque Assim seja para sempre, que acontece com o próprio Nhusy
Like4 hrs
Gulumba D. Mutemba O fim da ditadura da frelimoncongo está quase.
Like14 hrs
Ndaremba Ndimwi Mambava Assim e que diz,mocambicanos nao manipulados.forca,desertem todos,para vermos os mercenarios e generais do maputo se vao fazer oquê sozinho. para os restantes melhor seguir este bom exemplo. Irmao ,nao arisca sua vida na defesa desses caes do diabo .viva AMMD ,VIVA RENAMO, VIVA O POVO SOFRIDOR.A VITORIA E CERTA.
Like3 hrs
Luis Amade Selemane A questao k coloco como opiniao;e seguinte:sera k os africanos nao se a perceberam esses conflitos k faz trazar o desenvolvimento humano e economico em africa?vamos ser matematicos.500 anos de colonizacao mas os 40 anos com problemas.deste 540 anos se estivessemos concentrado no conhecimento cientifico.a credito eu seriamos uma pontencia mundial.irmaos vamos pensar melhor qual e a real modelo k seguimos .confrontacoes nao.nao precisa Deus mandar profeta para africa para nos orientar bons caminhos.ja nos deu a grande riqueza k e o pensamento.para difinirmos o bem e mal.
Like23 hrs
Luis António Macuacua Ainda e cedo meus irmaos guerra nao e cha com pao tem razao deles se abandonar porq a vida e a uma e unica vez
Like3 hrs
Afzal Said Aly Muhammad Bom trabalho dos desertores, principalmente os que se juntaram a Rangers
Like2 hrs
John Wetela Em frente
Like2 hrs
Santos Ndando Yaeh, a situação está pecima. E o pior de tudo é que não querem reconhecer. Unay, bomba aí queremos saber mais.
Like2 hrs
20 Comments
Comments
Alberto Pagari Muito triste sao traidores estes "dois putos"
Like1 hr
Cristiano Faria Deixem MDM em paz falem das vossas coisas não dos outros
Like31 hr
Pedro Bernardino JA ESQUECERAM E OS PAIS FORAM QUEIMKADOS VIVOS NA FANTOCHADA DE CAMPO DE REEDUCACAO CRIADO PELO TRIBALISTA ASSASINO SAMORA,MARCELINO DOS SANTOS E SERGIO VIEIRA QUE SE CONSEDERAM COMO VERDADEIROS FUNDADOR DA FRELIMO NO CASO DE MARCELINO DOS SANTOS ENQUANTO QUE NAO PASSA DE UMA MENTIRA PARA DISFARCAR O POVO E ESCONDER OS CRIMES QUE LES COMETERAM EM UNANGO OU EM NTELELA
Like11 hr
Gulumba D. Mutemba Mas com a Renamo não podem,mesmo com a morte do Dhlakama o MDM não irá ocupar o segundo lugar.
Like21 hr
Pedro Bernardino MDM NAO E PARTIDO POLITICO MAIS SIM EU CONSIDERO COMO UM PARTIDO DE TAXI
Like1 hr
Jose Manuel estava mesmo a precisar disto gracias
Like11 hr
Neymar Vasco Pedro E muito triste ouvir coisas como essas
Like156 mins
Pedro Bernardino SO PARA MENCIONAR OS NOME DAS PESSOAS QUE FORAM MORTO PELA FRELIMO LISTA DE ELEMENTOS ELIMINADOS PELA FRELIMO

1.º Padre Timóteo Uria Simango – Vice-Presidente da FRELIMO - Queimado vivo em Metelela (Niassa

2.º Padre Mateus Gwengere - Idem

3.º Filipe Samuel Magaia – Departamento de Segurança e Defesa (DSD)

4.º Casal Ribeiro – Vice-Chefe do DSD

5.º Francisco Manhangá - Envenenado no Hospital Muhimbiri (Secretário da Defesa P. Tete)

6.º Lazaro Kavandame – Secretário da Defesa - Cabo Delgado

7.º Alberto Mutumula - 1º Comissário Politico - Zambézia

8.º António Silva – 1º Comandante e Defesa P. Zambézia e Niassa

9.º António Mpindula – Adjunto Comandante e Defesa P. Zambézia

10.º António Jahova – 1º Comandante e Defesa – Mutarara, Tete

11.º Alberto Sande – Chefe do 1º Campo de Treino Kongwa - Tanzânia

12.º Luís Arrancatudo – Instrutor Campo Bagamoyo - Tanzânia

13.º José Alves -1º Secretário Provincial - Zambézia

14.º Alexandre Magno – 2º Secretário Provincial - Zambézia

15.º Alves Couviua - Combatente

16.º Luís Njanji – Comandante - Tete

17.º Armando Malata – Responsável de Material Bélico - Tete

18.º António Machado – Comandante (natural da Zambézia)

19.º António Mazuze – Comandante em Marupa – Niassa (Natural de Gaza)

20.º Frackson Banda – Comandante Destacamento Tete

21.º Manuel Mumba – Comissário Politico (Natural Tete)

22.º Lino Ibrahimo – Comandante FRELIMO fuzilado em Cabo Delgado

23.º José Mandindi – Comissário Politico (Natural Niassa)

24.º José Rivas – Comandante Base Furancungo - Tete

25.º Dr. Cambeue – Um dos Dirigentes da COREMO (Natural de Murumbala – Zambézia)

26.º Basílio Banda – Líder MONIPAMO e opositor da FRELIMO (Natural do Niassa)

27.º Dr.ª Joana Simeão – Vice-Presidente da GUMO. Queimada viva em Metelela

28.º José Nicodêmo – Dissidente da FRELIMO (Natural da Zambézia)

29.º Félix Mendes - Combatente da FRELIMO (Natural de Tete)

30.ºAntónio Ferrão – Comandante da FRELIMO (Natural de Tete)

31.º Francisco Cúfa – Um dos Lideres da FRELIMO (Natural da Zambézia)

32.º Augusto Nababele – Combatente (Natural da Zambézia)

33.º Josina Mutemba – Ex-namorada de Filipe Magaia, e posteriormente esposa do Samora, envenenada no hospital de Muhimbiri – Dar-es-Saalam. (Natural de Quelimane)

34.º Sara Tomás – (Natural de Tete)

35.º Silvério Nungo – Dirigente da FRELIMO, Fuzilado em CABO DELGADO (Natural de Manica e Sofala)

36.º Joaquim Matias – Comandante de Bagamoyo (Natural de Cabo Delgado)

37.º Fernando Napulula – Comandante de Cabo Delgado (Natural de Cabo Delgado)

38.º Raimundo Dalepa – Comandante (Natural de Cabo Delgado)

39.º Dunía Nkunda – Comandante (Natural de Cabo delgado)

40.º Carlos Nunes - Comandante (Natural da Zambézia)

41.º António Fabião - Combatente (Natural da Zambézia)

42.º António Quembo - Combatente (Natural de Tete)

43.º Francisco Mutamanga - Chefe das Operações de Manica e Sofala (Natural de Manica e Sofala)

44º Damião Piri – Comandante (Natural de Tete)

45º Paulo Gumane – Queimado vivo em Metelela

46º Pedro Mondlane - Idem

47º Celina Simango - Idem

48º Júlio Razão - Idem

Like155 mins
Leston Massingue Quem são os autores da morte de Samora e Mondlane?
Pedro Bernardino A morte de Mondlane foi organizada e mantada executar pela ala maionista dirigida pelo samora machel,Marcelino dos santos e sergio vieria ela tambem nao morrei no escritorio como probalam infromacoes falsa no seio da frelimo ele morei em casa da namorada betty King
Pedro Bernardino o assanino Jacinto veloso
Pedro Bernardino e a morte de samora trago informacoes
Bacar Abdala eles sao male agradecido, e por isso nao longe...
Like154 mins
Muhove Tata O tempo dira
Angelo Francisco Suraje Suraje Eu adimiro muito pela estas informações. Se for isso porques que a FRELIMO não entrega enfrastruturas aos municípios onde mdm manda? Tudo que está a contecer é devido de serem mandaus . agora povo vai parar aonde? Quero que tragam gravações, fotos.matriculas das viaturas que ele apoia á FRELIMO. .. Somos povo de hoje não de ontem....
Lhuvanhane Ticatica Coitado Deles
David Fernando Cambuma é o filho de............. bando de assassino da renamo. Esta cara é muito desocupado! Melhor trabalhar mano.
Sergio Samuel Porcaria,filho d puta,afinal a verdad doi nem?cara sem vergonha.
Like4 mins
Watongui Wa Moçambique Wassanhepadi tens cloro davd fernando?
se chama d unay filho d recticencia,e vc?
seras filho d c..n...
...See More

Pedro Bernardino a renamo nunca foi criminoso mais a frelimo e criminoso
Jamal Machane Criaram partido por interece wamama.
Eduardo Salato Lamentavel
Pedro Bernardino sabe uma coisa os partidos num sentido geral sao grupo de interesse e por outro lado sao grupo de pressao eneste caso a Reanmo e um grupo de pressao porque pressiona o governo no sentido de ceder para que haja trasparencia,prestacao de contas descentralizacao quase todos aqueles elementos da Boa governacao em que Frelimo assinou no Banco Mundial e Fundo monetario internacional por outro lado torna-se como grupo de interesse porque quer governar alias como tem sido o objectivo de todos partidos a gora oque eu me resta duvida é sera que em Mocambique fazendo uma analise fria e quidadoso nos temos partidos politicos ou nao
Like7 mins
Beto Mario Ganacia pelo dinheiro
Like2 mins

Sem comentários: