quarta-feira, 2 de março de 2016

Jorge Khalau foi exonerado

Correm rumores de que Jorge Khalau foi exonerado.

Em actualização

Confirmado

NACIONAL
PR Nyusi exonera Jorge Khalau

2016-03-02 18:16:55 (UTC+00:00)

PR moçambicano afasta controverso comandante da polícia

Jorge_Khalau1
O comandante-geral da Polícia da República de Moçambique (PRM), Jorge Khalau, foi hoje exonerado pelo chefe de Estado, Filipe Nyusi, informou em comunicado a Presidência moçambicana. 
A nota enviada pelo gabinete da Presidência não avança os motivos para o afastamento de Khalau, há mais de sete anos no cargo, nem o nome do sucessor de uma instituição que tem sido visada pela incapacidade de controlar a criminalidade organizada 
a corrução entre os seus agentes. 
Esta decisão surge poucos dias depois de Filipe Nyusi ter defendido a necessidade de elevar a capacidade das forças de defesa e segurança.
"Só homens devidamente formados, especializados e munidos de valores patrióticos, éticos e deontológicos e profissionais é que podem dar o melhor de si em prol de um futuro melhor para todos", declarou o Presidente da República numa cerimónia de graduação da Academia de Ciências policiais (Acipol).
Na terça-feira, na abertura judicial, Filipe Nyusi voltou a referir-se à polícia ao defender a urgência na restruturação da Polícia de Investigação Criminal (PIC), que se encontra sob a tutela da PRM.
"O Governo, o setor da justiça e a Assembleia da República devem juntar-se na busca de uma solução para a PIC. A lei passa por todos esses, daí que devem acelerar o processo", declarou o chefe de Estado, que, no mesmo dia, reconheceu haver indícios da presença de redes de crime organizado e transnacional em Moçambique.
Figura controversa, Jorge Khalau foi especialmente criticado em 2012 num caso em que a polícia se recusou a libertar agentes envolvidos num processo de apreensão de armas por ordem do tribunal.
Na ocasião, comentou que a polícia não obedece aos juízes e tem o seu regulamento interno, gerando a indignação entre os partidos de oposição e organizações de defesa dos direitos humanos. 
Apesar de Khalau ter defendido recentemente a "purificação de fileiras", a polícia moçambicana tem tido nota negativa em relatórios de organizações internacionais por violações aos direitos humanos, incluindo execuções sumárias, detenções arbitrárias, tortura e uso excessivo da força.
As vagas de raptos que atingiram Maputo desde 2011, com envolvimento de agentes policiais e crimes mediáticos ainda por solucionar, como o homicídio em 2015 do constitucionalista franco-moçambicano Gilles Cistac, também contribuíram para a deterioração da imagem da polícia, além da corrupção, envolvendo coação frequente sobre automobilistas e relatos de aluguer de armas para a prática de crimes.
Na abertura do ano judicial de 2015, o bastonário da Ordem dos Advogados alertou que a situação da polícia constituía "um dos elos mais fracos" do Estado moçambicano.
"A polícia não existe para mostrar serviço, existe para servir-nos. Vemos a polícia deter cidadãos sem qualquer tipo de prova, vemos detidos com sinais claros de violência, fora de flagrante delito a polícia continua a deter sem qualquer mandato", afirmou Tomás Timbane, num contundente discurso para uma plateia onde também se encontrava Jorge Khalau.
"Se não queremos que a alternativa ao Estado de Direito impere, isto é, que a arbitrariedade reine, precisamos de reformar urgentemente a polícia", apelou Timbane.
Mais recentemente, a polícia voltou a estar no centro das atenções na escalada de violência política em Moçambique, com a oposição da Resistência Nacional Moçambicana (Renamo) a denunciar alegadas tentativas das forças de defesa e segurança para eliminar o seu líder, Afonso Dhlakama, em setembro e outubro de 2015, e do seu secretário-geral, Manuel Bissopo, em janeiro passado.
A polícia rejeitou em todas as ocasiões estas alegações, mas também estes casos continuam por esclarecer.
HB/PMA // EL
Lusa – 02.03.2016


O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, exonerou hoje, através de despacho Presidencial, Jorge Henrique da Costa Khalau, do cargo de Comandante –Geral da Polícia da República de Moçambique. 
MAPUTO - Jorge Khalau foi nomeado em 2008 em substituição de Custódio Luís Pinto. Do período de 2008 a 2016, Khalau teve que lidar com diferentes tipos de crimes, alguns dos quais “estranhos” no País, como é o caso dos raptos.  
De referir que Jorge Khalau já ocupou os cargos de Vice-Comandante-Geral e faz parte da geração dos antigos membros da corporação, onde já exerceu diversos cargos de direcção, dentre os quais o de Comandante Provincial da Polícia em Nampula e da Força de Intervenção Rápida (FIR).[AEG] 

URGENTE: Jorge Khalau já não é Comandante-Geral da Polícia da República de ‪#‎Moçambique‬, foi exonerado pelo Presidente da República. No seu lugar ainda não foi indicado ninguém.
Vai tarde senhor (ex) Comandante-Geral, lembre-se que no seu mandato registamos raptos sem fim, assassinatos em série e o ascender do crime organizado.


Mérito de bom serviço ao Estado. Não haja confusão! Não é por incompetência; é de lei! 
O Comissário Khaulau passa à reserva da PRM, com folha limpa de serviço prestado ao Estado Moçambicano!
---
Ps: Não se está a dizer que o Comissário Khalau não cometeu erros, pois erros todos cometemos, desde que estejamos a fazer algo diferente da fazer nada.

Comments

Homer Wolf E já vai tarde...

Julião João Cumbane Não tua óptica, Homer Wolf! Para o Presidente da República de Moçambique, o superior hierárquico do Comissário Khalau, a sua exoneração não vai tarde, não senhor! (...).
Homer Wolf "Mérito e bons serviços prestados ao Estado" né? Emoji grin. Ah ah ah ah, deixa-me rir...
Lenon Arnaldo Antes de rir explique te porque vai tarde Homer Wolf
Homer Wolf Prefiro rir primeiro...
Lenon Arnaldo Lembro me terem passados muitos comandantes gerais e todos, saíram pela porta pequena, será porque todos são incompetentes. Dos que conheces certamente há-de existir um que depositas nele crédito ou esperança , podes indicar alguém ou, na actual estrutura na existe do ministério do interior não existe.
Forbes Nhaca Parabéns grande touro KALAU pelo bom desempenho que prestou a polícia e a sua grande lealdade para com os seus superiores hierárquicos,foste um grande exemplo para combater os fora da lei. Foi você quem conseguio aos poucos eliminar os infiltrados na corporação, não permitiu que os raptos fossem moda, que os bandidos fossem os reis da selva. São meus votos que o teu repouso que não é repouso seja o mais bem passado em família. Muito obrigado grande homem pelo serviço prestado.
Mario Fernando Jamaldine Fumo Hureyyy, hoje é dia de festa, bem haja PR.
Homer Wolf Estranho que o exonere logo agora, que as coisas estão hot... 
Aquela famosa "runião" do Cons. Nac. Defesa e Seurança... Hhmmm, sei não
Forbes Nhaca Os bandidos hoje estão em festa, mas que fiquem tranquilos que KALAU não está preso,mas sim vai a reserva isto é ainda é chefe. A malandros que pensam que ele foi corrido e que já podem criar desordem à vontade enganam se quem vem vai dar continuidade.
9 mins · 

OPERAÇÃO LIMPEZA - MOCAMBIQUE

Segundo a (A.I.S.) African Inteligence Servises, a partir de Luanda, já há muito se esperava uma acção contra o Comandante CAHLAU, pois o mesmo estaria a preparar um Golpe de Estado. Segundo notícias sem confirmação o mesmo também terá sido retirado pois desconfia-se que ele é também o Célebre Unay Cambuma. Então na via das dúvidas todos os Unays possíveis estarão a ser agarrados e há uma corrida dos serviços secretos em relação aos Generais das Fadm, Fir, Uir etc. Ninguém estará em segurança, na via das dúvidas serão retirados dos seus postos.
Bem depois desta notícia realmente eu concluí que as informações da A.I.S. teriam razão. Esse homem realmente queria fazer o golpe de estado e apoderar-se das riquezas. O problema é que ficaram os seus camaradas nas fileiras, e isso ainda pode ser pior que o governo de Nyussi.
Bem ele dentro em pouco como conhecedor dos chamados esquadrões da Morte, ou utiliza os mesmos ou é queimado como arquivo, como é normal com esse partido minoritário no poder.

Rashid Memeth Via mail

Comments

Rodrigo Carlos Guedes Alô companheiros PO/3, estou convosco. A luta continua
Meque Magira Jà era sem tempo!
Álvaro Xerinda Bom descanso
Beto Chivite Estamos num bom caminho rumo a prosperidade. Aguardando que um Awade chamado Paulo.
Beto Chivite ...também entre na lista.

Dércio Tsandzana Beto Chivite, hehehehehhehehe.


Olegàrio Samuel Muando Ja vai tarde....

Gosto · Responder · 1 · 2 h

Vilanculos Cláudio Vilanculos Paz a sua alma Khálau

Gosto · Responder · 1 · 2 h


Marcos Manejo Pakhonde Pakhonde Ja é tarde demais. Se calhar deveria ter sido feito la para o inicio do segundo mandato do Gueus. Mas mesmo assim é de agradecer. Falta o ministro do khalau.
Mindo da Villa tomou posse hoje Nyussi.
Guebuza saiu hoje do "Foder"
Enio Jorge Malema As tantas vao lhe colocar como ministro do interior para nossa frustracao
Marcos Manejo Pakhonde Pakhonde Kkk. Pode ser, mas pior acidente.
Xavier Bungueia Enio, essa seria a pior sacanagem de um presidente ja visto no mundo.

Gosto · Responder · 1 · 2 h

Matilwene Bucar Ureeee já não vou ouvir barulho da sirene as 5h enquanto descanso
Cidia Chissungo Antes tarde que nunca. Agora resta saber quem será o próximo, espero que não tenha a mesma doença.
Neves Nhavene O bem nutrido ! Cheguei a pensar que fosse intocável
Mauro Benedito Chilaule Estás a fazer um link entre a figura do khalau com o aumento e surgimento de novos crimes???
Dércio Tsandzana Sim, Sim Mauro, ha algum erro nisso?
Mauro Benedito Chilaule É bem verdade que era competência dele na qualidade de comandante tudo fazer para que a ordem e tranquilidade públicas não fossem beliscados, mas também é preciso olhar para outras variáveis que por vezes dificultam a acção dos atores.
Dércio Tsandzana Pois, por esse lado subscrevo o que diz.
Maria Manjate Menos um mamparra para nos encher o saco. Aleluya.
Carlos Jossia Vai para governador? de inhambane?
Neves Nhavene Tem uma vaga em inhambane.
Xavier Bungueia kikikikikiki. Que va para la mesmo porque ca deste extremo, ja chega.
Dércio Tsandzana Espero que nao, Carlos.
Domingos Raul Escrever Qualquer Esquceste um dado importante, nos últimos dias do mandato ninguém mais falava bem, discordava com o seu ministro e também com o seu porta - voz.
Celso Mapsanganhe Depois de tanta dor de estomago, a diarreia finalmente acabou saindo. Espero que não volte mais, porque os nossos hospitais, só tem mistura da quinta mão.
Antonio Junior Tembe Espero que o novo comandante tenha o punho suficiente para derigir a policia. Vai tarde seu ignorante...
Nelsonpita Sauca Demorou....
Eddy Marchal Wa Afrika Finalmente caiu o Bufalo d nadegas na cara!k
Estevao Sambo Sambo Kakakaka tou tao féliz aquele orgulhouso ate dimorou
Xavier Bungueia Uffff...que demora meu deus. Vai tarde demais. Mas finalmente.
Amandio Pascoel Niasso Niasso Valeu a pena pah, um cara nem sabia se expressar perante as pessoas.
Cenitinho Mbalane Não entendi o motivo do "URGENTE". Pra mim essa informação é pífia. Talvez colocarão alguém pior no lugar.
Dércio Tsandzana Urgente em linguagem comunicativa significa "Última Hora", Cenitinho Mbalane.
Estevao Sambo Sambo Tamos d olho pa ver quem vai oucupar o lugar xperamos que seja um Homem com ética e juiso
Mindo da Villa finalmente guebuza saiu do poder hje
Cenitinho Mbalane Okey, Tsandzana! Obrigado!

Estevao Sambo Sambo Mindo o Khalau é neto de Guebuza vamos ouvir o que vai falar ao ser entrevistado porq hj so amostraram as imagens dele so
Mindo da Villa alguma vez ja se entrevistou alguem apois cessar funcoes e apenas apois tomada?
Lucia Ngovene Hooo finalmemte
Zarito Mutana Foi por ter falado maning ontem.

1 comentário:

Unknown disse...

finalmente, o presidente da republica, pouco a pouco vai retruturar a maquina do estado, sem precisar de precao de niguem,visto as pessoas nao lhe deram tempo suficiente, como se ele foce deus,mosmo o proprio deus, com todo o poder, fez o mundo em sete dias.