domingo, 27 de março de 2016

Faleceu Gil Pinto da Nova Sofala – Distrito do Búzi.


ADEUS GIL PINTO - ATE SEMPRE
+ Gil Pinto José era seu nome completo.Foi cantor e na musica era conhecido apenas por Gil Pinto.
+ Gil Pinto Nasceu no dia 02 de Outubro de 1949 em Nova Sofala – Distrito do Búzi.
+ Gil Ponto,veio à Beira com seus Pais quando tinha somente um mês de idade
+ Na escola São José,na Beira, Gil Pinto fez a quarta Classe.
+ Na década de 60, Gil Pinto, começa a interessar-se pela música, influenciado pelo seu Pai que tocava varimba e pelo seu tio que tocava guitarra.
+ Gil Pinto Subiu ao palco, pela primeira vez, no dia 20 de Agosto de 1965, numa festa de aniversário da Cidade da Beira, convidado por um elemento da então Banda Musical Manica e Sofala. A partir dessa data nunca mais parou.
+ Para além da Banda Manica e Sofala, Gil Pinto fez parte dos conjuntos Irmãos Moçambicanos, por sí criado, Camponeses da Munhava, Sacrifícios e MK7.
+ Nos ultimos tempos, Gil Pinto,tocava no Conjunto Irmãos sem Maldade, criado pelo falecido músico Chapepa.
+ O Cantor Gil Pinto Já teve actuações no mesmo palco com grandes nomes do Mundo da Música e Bandas como: John Chibadura, Oliver Ntukudzi, Ngwenha Brothers, Devera Ngwenha, Max Banda, Madala, David Mazembe, Avelino Mondlane, Zaida e Carlos Chongo, Wazimbo, Grace Évora, Jorge Mamad e muitos outros.
+ Gil Pinto foi vocalista e exímio tocador de flauta, maracas e percursão.
+ Gil Pinto, tem mais de trinta canções gravadas em fita magnética nos estúdios da RM na Beira e outras tantas gravadas em diversos estudios privados da Beira com a participação de jovens emergentes na Musica.
+ No dia 03 de Fevereiro, Gil pinto foi condecorado com a medalha de mérito Artes e Letras, em reconhecimento de serviços de grande relevo, prestados para o desenvolvimento e consolidação da nação moçambicana, nos termos da lei 10/2011 de 13 de Julho que estabelece o sistema de titulos honoríficos e condecorações.
+ GIL PINTO era casado e pai de 11 filhos.
+ O maior sonho do Gil Pinto sempre foi: gravar um CD pois, conforme ia dizendo a muitas pessoas, não gostaria de morrer sem deixar suas canções gravadas em disco para seus filhos, família em geral, amigos e fãs.
+ O sonho de gravar foi realizado.Gravou o seu primeiro CD que foi editado em 2012 com o apoio da Rádio Moçambique.
+ Gil Pinto, cantou em muitos espectaculos promovidos pela Radio Moçambique, a custo zero, pois dizia que a Radio era sua casa, tanto mais que ele nasceu no dia 2 de Outubro, dia da Radio Moçambique.
+ Gil Pinto morre 66 anos de idade,vitima de doença,no dia 27 de Março de 2016, em pleno Domingo de Pascoa.
ADEUS,GIL PINTO- ATE SEMPRE-DESCANSE EM PAZ
PARADOXO DE GIL
Morreu ontem o músico beirense Gil Pinto, aos 66 anos de idade. Ele era, neste momento, a maior referência da música beirense. O velho guerreiro que servia de farol para a juventude. Uma lenda viva...
Isto dizem os seus colegas, beirenses, e dizem também os amigos, familiares e populares, igualmente beirenses, entrevistados por um canal de Tv.
Confesso que não conheci Gil Pinto. E até me sinto mal ao confessar isto: sequer ouvira falar no seu nome... E logo eu, que até "sou" de lá.
A verdade é que, acredito que, tal como eu - que me acho uma pessoa minimamente informada - uma esmagadora maioria dos mozes, nunca ouviu falar do Gil Pinto - o ídolo do povo.
Nunca o vi o nome do Gil, encabeçando (ou não) um espectaculo aqui na capital, tao pouco o vi como convidado, nalgum dos inumeros media audio-visuais, full de programas musicais. É triste...
Mais uma prova de que há muita coisa disfuncional no sector da cultura. Paradoxos.
Dos media já nem falo... tsc
Descanse em paz Gil Pinto
Like
Comment
Comments
Roy Sunshine Mas, se eles dizem, ele era mesmo bom smile emoticon
Homer Wolf E voce que é o famoso DJ Roy Sunshine - o furor das tardes radiofonicas, referêcia incortonável da radiodifusão moze smile emoticon - o que diz? Acaso conhecia o Gil?
Roy Sunshine Também não! Há limitações graves no entretenimento Moz confused emoticon
Homer Wolf Pois. Isso é que o Sicqueê não percebe. Precisa de um desenho Sic Spirou
Cedrickslov Nkhoma
Write a reply...
Nherr Joaquim Tanto era bom que no ano passado foi homenageado pelo CMB, numa concorrida cerimonia que teve lugar na cidade da Beira.
Ali Juhute Paz a sua alma, também nunca ouvi antes o nome na música nacional.
Sic Spirou Podia ser bom mas epah nunca ouvira falar dele e não conheço sequer uma nota das músicas dele. Beira e seus segredos...
Homer Wolf Beira e seus segredos?... Isto é todo um sistema (a cultura) nacional falido...
Sic Spirou Ohhhh se vc mesmo da "Berra" não o conhecia e és um antenado e o desconheces...kkk
Homer Wolf E voce, seu manhambana, que é nosso vizinho, tambem não o conheceu... tsc
Logo, é um problema nacional smile emoticon
Sic Spirou Não sabia que Maputo é vizinho de "Berra" hehehehe.
Homer Wolf Não. Mas tua terra "Nhembane-cêu" é!... eh eh eh
Samantha Luis Olha, por aqui é sim famoso, há um tema bom da sua autoria de título 'kwiyo', há no YouTube, talvez assim o reconheçam...
Neldo Langa A essa hora Sic e Homer já viram o vídeo
LikeReply110 hrs
Samantha Luis Kkkkkkkk, não é?
LikeReply110 hrs
Samantha Luis Meu sonho era que ele cantasse no dia do meu casamento, pena...
LikeReply110 hrs
Neldo Langa Só podes me convidar pra cantar .... Rsrsrsrs
LikeReply9 hrs
Samantha Luis Yuh arranhar os meus ouvidos e dos convidados só! Kkkkkkkk, mas como ainda falta muito, podes ir ensaiando...

Agora o Jorge Mamade está na minha mira...
LikeReply18 hrs
Neldo Langa Jorge Mamade é bom...
Eu já to ensaiando
Kkkkkkkkkk
LikeReply8 hrs
Samantha Luis Muito bom mesmo! No mês passado, a casa de cultura local promoveu vários espectáculos para angariar fundos para a construção de uma moradia para ele, a situação do Madala chocou a todos...
LikeReply18 hrs
Neldo Langa Triste, o madala nem casa tem ... Música em Moz é por amor mesmo.... Em fim ... São cenas
LikeReply8 hrs
Samantha Luis Yah, quando foram para dar os pêsames à família foi off saber que vivia em condições deploráveis...
LikeReply17 hrs
Neldo Langa Isso pra dizer que o cachê dele mesmo quando batia era uma minharia...
LikeReply7 hrs
Samantha Luis Bem mesmo!
LikeReply6 hrs
Cedrickslov Nkhoma
Write a reply...
Ce Henriques Gil Pinto fazia furror... Das muitas músicas dele que me marcaram, está presente "Tina" que por acaso foi a última que ouvi...
Alicene Erasmo E como ha' "mbalaga", como ha! Tenho e gosto de alguns temas seus.
Danilo De Nascimento Nhantumbo Confesso que quando li o destaque da notícia num post do face, a primeira impressão com que fiquei foi de que fosse um músico brasileiro ou por ai... Depois que lí o texto... me senti um analfabeto cultural. Temos de divulgar os nossos grandes artistas enquanto vivos, essa de documentários breves falando dos feitos do malogrado não é a melhor forma de valorizar a nossa cultura.
Homer Wolf Tazz também foi um ídolo do povo, na Beira. Já antes, tinhamos o Zasta, mas tambem não chegou aos "corredores" dos canais de Maputo. Ficaram todos lá na RCN...
E viva a unidade nacional smile emoticon
LikeReply4Yesterday at 9:52pmEdited
Ce Henriques Há vários que ficaram pela Província e são muito bons e amados. Uns já partiram e outros estão vivos
LikeReply2Yesterday at 9:13pmEdited
Marcos Manejo Pakhonde Pakhonde E o que significa a sigla RCN? Por mim pode dizer outra coisa.kkkk. Qto ao dito Gil Pinto, sim foi um representante dos musicos na Beira. Um verdadeiro instrutor dos mais jovens. As TVs estao para os conhecem o "Quadradinhos" la para a RS (Minha sigla tambem e se nao entender me pergunte).
Samantha Luis Zasta, eish, yah, bons tempos...
Cedrickslov Nkhoma
Write a reply...
Jossias Ramos Concordo. comecei ouvir falar dele numa 'homenagem' que Gabriel Junior lhe fez(?). Depois, o Conselho Municipal da Beira - CMB fez lhe uma outra. No ano passado, recebi o Disco 'Colecao de Ouro', Volume 2. Vi a foto dele e escutei a musica dele.
Star Neves Concordo consigo. Eu nasci e cresci na Beira, mas nunca ouvi falar desse músico até a altura em que saí de lá.
Reginaldo José Francisco Cumbana Eu tinha vergonha de dizer que nao conheço o Gil, mas este teu post, bro, mostra que, afinal de contas, devo ficar tranquilo e continuar a considerar-me um cidadao informado. Qualquer coisa nao esta bem neste assunto da morte deste "embondeiro". Fica p...See More
LikeReply1Yesterday at 9:11pmEdited
Francey Zeúte E eu a gritar todos os dias a dizer que da cidade da Beira so nos é informado sobre catastrofes linchamentos e violacoes sexuais. A cidade da Beira em particular tem sido vitima de um joralismo centrado no lado "negro" da mesma. As coisas boas como a musica de Gil Pinto nunca digna de ser noticiada. RIP Gil Pinto.
Homer Wolf E na tua opinião a que se deve isso?
Francey Zeúte Amigo, tenho dificuldades em responder a essa pergunta. O que sei e que tenho nos ultimos tempos estado a acompanhar é que tristemente nao ha nada de bom que é reportado da Beira. Uns dizem que o bom nao vende e pode ser isso que passa pela cabeca dos ...See More
Homer Wolf E já agora (so para eu perceber) de onde que normalmente vem as "mais boas" notícias, na tua opinião?...
Francey Zeúte Como digo, tenho assistido o noticiario da STV e com menos regularidade vejo alguns blocos do da Miramar e é tudo a mesma coisa amigo. Nao te posso dizer nada sobre a TVM. Mas, essas duas farinha do mesmo saco.
Homer Wolf ah, entendi... amigo
LikeReply23 hrs
Cedrickslov Nkhoma
Write a reply...
Donganyane Flores A maior referencia da musica beirense?
Cedrickslov Nkhoma
Write a reply...
Manuel Roque Jamisse Nunca tinha ouvido falar desse cantor beirense! E agora,por que resolveram dar preeminência as obras do velho?? Não será a velha mania nossa de escovar os mortos???Eheheh...!!!
LikeReply1Yesterday at 9:46pmEdited
Marcela Chivale Mwana wakunhumba ngadziwa Gil Pinto iwee Homer Wolf.
Marcela Chivale Ussa khala kupi Samantha?
Homer Wolf Yuuu... grin emoticon
Não conheci mesmo
Samantha Luis Pha Inhamizua, Marcela Chivale pano Pha Beira...
LikeReply23 hrs
Marcela Chivale Homer afinal percebes Sena.
LikeReply23 hrs
Marcela Chivale Ine ndissakala Maputo Samantha.
LikeReply23 hrs
Marcela Chivale Ndisabwera Dezembro.
LikeReply223 hrs
Samantha Luis Ohhh, eu vivi em Maputo até 2014, voltei para casa...
LikeReply223 hrs
Cedrickslov Nkhoma
Write a reply...
Jeck Alcolete Kikikiki! Eu que sou dali da vizinhança ouvi antes 2 temas dele numa colectânea de um amigo Manhungue. A exemplo do Gil Pinto inclui muitos que ainda tentam fazer a cultura neste vasto e belo Moz. O xô dr Homer Wolf, como cultor do jornalismo e entendido dos assuntos culturais, Deve nos trazer um estudo das possíveis razões. Lá na minha Banda há muitos "há muitos homens da cultura anónimos". Conhece MAFENDE "vuce" Homer?
LikeReply23 hrs
Homer Wolf Claro que conheço Mafenda!... tsc
Assisti um espectáculo dele no Cine Chuabo, outra na Sinacura grin emoticon
LikeReply122 hrs
Jeck Alcolete Kikikiki!
LikeReply22 hrs
Cedrickslov Nkhoma
Write a reply...
Makonde Nangashinu Ntaluma Paz a sua alma, esteja perto de Jah...
LikeReply122 hrs
Florencio Mulima eu li conheci era conhecido como antonio marcos da beira carrinhosamente era chamado naquela onde ele passa sempre arrastava o palco mas quando ouvi pela radio mocambique fiquei sem palavras um homem lutador Gil Pinto a sua alma descanse em paz.
LikeReply122 hrs
Momed Selimane RIP Gil Pinto...
Mas percebo que ha uma tentativa de responsabilizar alguem, por nao ser conhecido por todos,,, melhor, nao ter sido conhecido do rovuma ao maputo....
Haja assuntos para serem levantados...

Deixem a alma do senhor descansar em paz,
Porque nao levantaram este assunto antes desta morte...
Aproveitando a boleia para se falar d tribalismo?????
Maigod...
Peace
Milou Meque Rajani Gil Pinto? !! Também nunca ouvi falar ...
LikeReply15 hrs
Homer Wolf Ei-lo, com as suas características luvas brancas...
https://www.youtube.com/watch?v=XisiNJqmu48
Artist from Beira Mozambique
YOUTUBE.COM
LikeReply15 hrs
Milou Meque Rajani Thanks, postei o pedido ao mesmo tempo que respondias kkkk
LikeReply15 hrs
Homer Wolf So para veres como ainda estamos "sintonizados"... eh eh eh
LikeReply15 hrsEdited
Milou Meque Rajani Vês? Ehehehehe!
LikeReply5 hrs
Cedrickslov Nkhoma
Write a reply...
Milou Meque Rajani Alguém pode fazer o favor de postar um clip dele aqui? Ate pode ser que o conheça de vista... mas o nome nao me diz nada
LikeReply5 hrsGosto

Mostrar mais reações
Comments
Zeferino Quilambo Quilambo Paz e a sua alma
GostoResponder133 min
Octávia Martins Meu Deus que triste. Paz a sua alma.
GostoResponder130 min
Vania Buque paz a sua alma
GostoResponder130 min
GostoResponder129 min
Joao Santos Macanga Paz a sua alma
GostoResponder129 min
Maria Domingos Paz a sua alma
GostoResponder129 min
Julia Gundana Fara paz a sua alma
GostoResponder129 min
Rui Cambezo "Gil pinto iwe, ainpa nsolo.. " Discanse em paz Gil Pinto
GostoResponder129 min
Tano Lopes Lopes Tenha um eterno descanso..
GostoResponder128 min
Titto Muanahumo Descanse em Paz. Vamos sentir a sua falta no Festival Nacional da Cultura.
GostoResponder128 min
Otilia Rassolo E verdade isso?
Paula Maria Paz a sua alma
Manu Samo "Amigo pessoal" que a alma de mano Gil descanse em paz
Anita Zibane Q triste. Descanse em paz
Armenio Naene Paz a sua alma
Terezinha Manuel gil pito morreu n e verdad
Nhanez Antonio Que deus o cuide eternamente
Farida Pedro Descansa em paz
Isabel Augusto Paz do senhor descansem em paz
Samira Massesse Paz a sua alma
Sónia Majongonhe PAZ À SUA ALMA
Silvia Agostinho Paz a sua alma
Ritima Chingueleze Decanse em paz
Nelo Cambezo Descanse Em Paz Grande Gil Pinto! 


Obrigado pelo seu contributo!

GostoResponder8 min
Papak KC NDA SUKWA MUSSOLO

Rest informação paradise

GostoResponder8 min
Papak KC Rest in paradise
Ver tradução
GostoResponder7 min
Di Di RIp
GostoResponder6 min
Nelson Sique Enoque Paz a sua alma.
GostoResponder5 min
Manuel Olesse Kajogoda Deus o cuide este grande Estrela de Sofala
GostoResponder4 min
GostoResponder3 min

Sem comentários: