domingo, 27 de março de 2016

Bombista-suicida causa mais de 60 mortos no Paquistão

 
(actualizado às )

Explosão ocorreu num parque movimentado de Lahore, onde muitas famílias se reuniam ao final do dia. Maioria dos mortos são mulheres e crianças.
Operações de socorro em Lahore ARIF ALI/AFP
A explosão causada por um bombista-suicida num parque em Lahore matou pelo menos 65 pessoas e feriu quase três centenas. A detonação aconteceu ao início da noite de domingo, hora local, numa zona movimentada do parque Gulshan-e-Iqbal, próxima de um local com baloiços para crianças. O atentado não foi ainda reivindicado, mas parece ter sido dirigido contra a minoria cristã paquistanesa, reunida no parque no final deste domingo de Páscoa. 
O impacto da explosão gerou debandadas entre as centenas de pessoas presentes no parque, separando muitas crianças das suas famílias. "Quando a explosão aconteceu, as chamas eram tão grandes que chegaram ao topo das árvores e vi corpos a voar pelos ares", disse à Reuters Hasan Imran, uma testemunha que passeava perto do local no momento da detonação. 
Lahore é a capital da região do Punjab, a base política do primeiro-ministro paquistanês Nawaz Sharif e tradicionalmente mais pacífica do que outras partes do país, onde a violência sectária e jihadista se faz notar com mais intensidade. Muitos dos feridos foram transportados para o hospital em veículos improvisados, dada a escassez de ambulâncias. A maior parte das vítimas e feridos são mulheres e crianças. 
O exército foi chamado para gerir as multidões que acorreram ao parque Gulshan-e-Iqbal. "Há muitas pessoas a receberem tratamento no teatro de operações e tememos que o número de vítimas aumente consideravelmente", alertou à Reuters um conselheiro de Saúde no governo regional do Punjab, Salman Rafique.
O atentado deste domingo coincide com várias manifestações violentas em outras partes no país, que se vêm prolongando desde a controversa execução de Mumtaz Qadri, no final de Fevereiro. Qadri foi condenado à morte depois de assassinar Salman Taseer, o governador da província de Punjab de quem era guarda-costas. Este governador era uma das mais populares vozes seculares no Paquistão: foi abatido a tiro pelo seu próprio guarda-costas quando prometia reformar as leis de blasfémia. 
A execução por enforcamento de Mumtaz Qadri, por sua vez, acabou por galvanizar a parte mais extremista da comunidade muçulmana paquistanesa, que se opõe ao actual Governo. Neste domingo, em Punjab, centenas de manifestantes atearam vários fogos diante o Parlamento e arremessaram pedras contra a polícia. Mais de 60 pessoas, a maioria delas polícias, ficaram feridas. 

Sem comentários: