terça-feira, 19 de janeiro de 2016

RUMO ao INFERNO mais um dos ESCROQUES do pos 25 de ABRIL




1 h · 

FINALMENTE.......ELA TARDA MAS SEMPRE CHEGA ..FINALMENTE partiu RUMO AO INFERNO mais um dos ESCROQUES do pos 25 de ABRIL ......Governador GERAL de MOCAMBIQUE no PERIODO DE TERROR TRANSITORIO da Independencia .....CARREGOU UM NAVIO com todo o FRUTO da sua presenca ( MARFIM ...PAU PRETO PELES de LEOPARDO .. MOBILIAS ....E TUDO O QUE PODE ABOCANHAR e FUGIU para PORTUGAL( Nao permitindo o embarque nesse Navio ... As familias em DESESPERO e SEM MEIOSde FUGA ) deixando um APELO GRAVADO e repetido diariamente pela RADIO .. Para que NAO DEBANDASSEM os 200000 PORTUGUESES que em DESESPERO FORAM PARCIALMENTE MASSACRADOS PELA FRELIMO (Os que nao conseguiram fugir para a Africa do sul e Paises Limitrofes...ESPERO QUE ARDAS MUITOS ANOS NO INFERNO (UM POR CADA CHACINADO) .....



"Quem mandou no processo de descolonização foi o MFA"

Presidente do PS e ex-presidente da Assembleia da República, António de Almeida Santos, hoje com 78 anos, foi um dos protagonistas da descolonização como ministro da Coordenação Interterritorial.
Almeida Santos, em 2004, no Parlamento DANIEL ROCHA/ARQUIVO
Presidente do PS e ex-presidente da Assembleia da República, António de Almeida Santos, hoje com 78 anos, foi um dos protagonistas da descolonização como ministro da Coordenação Interterritorial. Iliba Mário Soares e a si mesmo também das "culpas" na descolonização. Confessa que tentou "influenciar" no sentido da "moderação". Não poupa, porém, Spínola – cujas teses "à altura eram inviáveis eram impossíveis e que envenenaram o processo" – e lembra que em Lisboa se vivia um clima de esquerdismo que não dava azo a outras soluções.
Paulo Portas tem feito críticas a Mário Soares sobre a descolonização. As criticas, ao longo dos anos, têm-no atingido também a si. Quais são as suas culpas?
Tenho encarado as críticas com uma grande serenidade porque sempre tive e continuo a ter bons argumentos para poder defender-me. Simplesmente, para me defender eu tenho de acusar.
Bom, mas então...
O problema é que quem tem consciência do valor das instituições, quando tem que fazer acusações que podem envolver o desprestígio de algumas instituições, por exemplo a instituição militar, as Forças Armadas Portuguesas, tem que pensar um pouco se deve fazê-lo e em que momento. Por isso, eu deixei passar 30 ano, não vou deixar muito mais porque estou exactamente a escrever um livro em que, sem preocupações defensivas - não é a minha alegação de defesa longe disso -, eu digo a verdade sobre a descolonização, doa a quem doer. Não identifico pessoas, não digo o senhor fulano de tal fez isto ou aquilo, mas digo aconteceu isto, aconteceu aquilo. A simples ocorrência de determinados factos absolve os descolonizadores. Não tenho a menor dúvida em poder demonstrar e demonstrarei que os descolonizadores, nomeadamente o doutor Mário Soares que, como disse, está a ser objecto de críticas actuais, indirectamente eu próprio também, teve uma responsabilidade mínima, eu diria mesmo nula na descolonização e teve até uma actuação positiva.
Até que ponto é que Spínola estava isolado na ideia de uma África branca e de uma África federal?
O Spínola era um patriota, não há dúvida nenhuma sobre isso. Sonhou com a ideia de comunidade, um bocado fora de época, mas é uma ideia nobre, generosa. Foi pena que as ex-colónias não tivessem concordado com isso, porque teriam vivido estes trinta anos muito melhor do que viveram e quando fosse de cortar o cordão umbilical cortava-se sem dor. Ele esqueceu-se de que quando há guerra só podemos obter a paz negociando com quem nos faz a guerra. Ele queria negociar não só com quem nos fazia a guerra, mas com todos os partidos que surgiram, com todas as forças sociais, com a comunidade em geral. É uma ideia bonita, simplesmente irrealizável.
Ele chegou a reunir-se com a comunidade branca de Angola, não foi?
Teve aqui uma reunião, dois dias antes de renunciar ao mandato de Presidente. Mas era uma ideia fora de época porque o MFA não concordava com isso, nem concordavam os três movimentos de libertação de Angola, que exigiam negociações directas com eles próprios. Por isso é que a lei 7/74 foi publicada, um pouco a "contre-coeur" do Spínola.
Foi tirada muito a ferros?
Não, nem foi. O que acontece é que houve a crise Palma Carlos. [O primeiro-chefe de Governo pós-25 de Abril] Palma Carlos tentou uma solução de legitimação do Presidente da República através de um referendo. Tentou também a aprovação referendária de uma Constituição. O MFA e a generalidade dos partidos, tirando quatro ministros que se solidarizaram com o primeiro-ministro, estavam contra.
Quem eram?
Sá Carneiro, Magalhães Mota, Firmino Miguel e Vasco Vieira de Almeida, que também pediram a demissão. A crise Palma Carlos fragilizou o Presidente da República. Foi ele próprio quem propôs aquilo aos partidos e ao Governo. O Conselho de Estado aproveitou essa fase de fragilização de Spínola para lhe propor a lei 7/74. A lei tem uma génese curiosa porque aparece publicada no "Diário de Governo" sem eu ter sido ouvido. Eu era o ministro da pasta, fui direitinho a Belém dizer ao Spínola: "Eu venho aqui pedir a demissão.". Ele perguntou porquê. "Por isto, sempre defendi o que a lei diz, sem ser ouvido vejo isto consagrado numa lei, sou como os maridos enganados, sou o último a saber, não posso admitir". E ele diz-me assim: "Mas eu não assinei essa lei.". Mandamos vir o dossier e de facto a lei não estava assinada.
Mas foi publicada como? Quem mandou?
Não me peça para explicar como foi publicada que eu não sei, não faço ideia, nem sei qual foi a intenção. O que sei é que eu próprio fiz algumas críticas à lei. E disse: "Além do mais, está mal redigida e precisa de um artigo terceiro que diga como se faz a descolonização." É o tal artigo terceiro que diz que é por acordo negociado e assinado pelo Presidente da República. Não estava previsto o formalismo da negociação directa com os movimentos. Anulou-se a lei anterior, publicou-se a lei. No dia seguinte, Spínola faz um discurso histórico de elogio fabuloso à lei. Defendeu aquilo que nunca tinha defendido, há uma mudança radical na sua posição. Naquele momento, recuperou a confiança do MFA. Quando voltou a perdê-la? Quando reuniu com as forças vivas de Angola. Foi quando ele declarou: "Agora Angola é comigo!" Aí ele ditou a sua sentença como Presidente da República. Pouco depois, virá a renunciar depois do 28 de Setembro. O 28 de Setembro não está muito bem explicado, mas, digamos assim, foi a ultima tentativa que ele fez de poder retomar o processo de descolonização nas mãos. Renunciou. Veio o Costa Gomes que estava mais identificado com os pontos de vista do MFA.
Há um outro protagonista da época a quem se refere sempre, que é a Comissão Nacional da Descolonização.
Foi um órgão criado sob sugestão de Veiga Simão, que era muito amigo de Spínola. Foi útil. Reunia para os problemas da descolonização, na Presidência da República. Era constituída pelo Presidente da República, pelo primeiro-ministro, por Melo Antunes, por mim, pelo Mário Soares. O Governo, enquanto órgão, nunca quis saber da descolonização.
Não eram aí tratados os problemas da descolonização?
Pôs-se à margem. Quando eu queria levar lá qualquer problema não encontrava eco.
Portanto, quem tratava da descolonização era este órgão.
Não direi que tratava, mas acompanhava, dava consulta. Antes de irmos para Lusaka [Zâmbia] discutimos o documento que o Melo Antunes tinha pré-negociado com a Frelimo.
Todas as personagens que integravam esse órgão concordavam com o processo em curso?
É evidente. Reconheciam que não havia mais nada a fazer senão aquilo que se fez, que apesar de tudo o que se fez era o melhor que havia a fazer.
Quando se a analisa o processo de descolonização, o discurso dos civis envolvidos é que aquilo foi o fruto da vontade dos militares.
Mas não tenha dúvidas nenhumas, quem mandou no processo de descolonização em relação aos principais processos foi o MFA. Não tanto em relação à Guiné, estava arrumado.
A ideia que passa muitas vezes é que os militares eram todos esquerdistas, mas quando se vê os militares envolvidos temos: Moçambique, Vítor Crespo; Angola, Silvino Silvério Marques; Timor, Lemos Pires; São Tomé, Pires Veloso. Não são esquerdistas.
Não são esquerdistas, mas o ambiente em geral no pós-25 de Abril foi um ambiente de esquerda. Mesmo os que não eram esquerdistas defendiam, sem esforço nenhum, posições de esquerda.
Silvino Silvério Marques defendia uma Angola branca, uma solução rodesiana.
Sempre foi um homem de direita, não sei se defendia uma Angola branca. Antes defendeu, depois não sei. Mas todos não faziam esforço em tomar posições de esquerda. Toda a gente em Portugal.
Era então uma questão de espírito do tempo?
O clima geral era de esquerda, era difícil que alguém dissesse: "Eu não sou de esquerda." Antes disso tinha ido para o Brasil.
Na sua opinião, a descolonização podia ter sido melhor, foi o melhor possível ou foi o pior possível?
Pior possível não foi. Se comparar com outras descolonizações, a França só apertou a mão ao Governo da Argélia 13 anos depois. As pontes ficaram lançadas.
Mas foi o melhor possível ou podia ter sido melhor?
O melhor possível não digo que fosse, podia ter sido melhor necessariamente. Houve condicionalismos. Se em Portugal não existisse o clima político que existiu, todo ele propenso a um esquerdismo extremo a influenciar as decisões,a entusiasmar tudo o que era de esquerda, a condenar tudo o que era moderado, já não digo de direita. Fomos vítimas do clima que se vivia em Portugal, quer nas Forças Armadas quer no civil. Eu posso reivindicar para mim que me mantive sempre com uma certa moderação.
O senhor, que era ministro da Coordenação Interterritorial, lutava por quê, o que eram os seus desejos, o que era essa moderação?
Era, no fundo, lutar pelas soluções mais harmoniosas e mais sensatas, dentro do condicionalismo em que eu tinha que trabalhar. Eu não tinha a decisão isolada, havia o MFA, havia o Presidente da República. Durante o Spínola havia o Spínola, que era um decisionista, depois havia o MFA, que tinha os seus centros de decisão, nos quais eu não mandava nada, mas procurei sempre influenciar. Onde pude influenciar, fui para soluções moderadas e sensatas. Mas quem tinha o poder era o MFA.
Foi sempre da opinião que não havia outra coisa senão descolonizar?
Não havia outra coisa a fazer e mais: tive muita pena que não se descolonizasse depressa. Repare, a lei 7/74 veio permitir negociações directas com quem nos fazia a guerra e aí podemos fazer a paz e a partir da paz a descolonização. Eu estava em Portugal quando foi o 25 de Abril, o "Século" pediu-me uma entrevista e eu nessa entrevista defendo negociações directas com os movimentos de libertação. Antes de ser ministro defendi aquilo que veio a ser consagrado na lei 7/74. Portanto, eu não tenho culpa que tenhamos perdido aqueles três meses que envenenaram completamente a situação militar, provocaram a indisciplina militar.
Há uma responsabilidade maior do Spínola?
Responsabilidade sim, culpa não. Ele fê-lo por bem, a intenção dele era saudável e era boa e tinha apoiantes, não estava isolado. Dentro das Forças Armadas tinha quem o apoiava, o Firmino Miguel. Foi pena que ele tivesse de defender aquelas teses que à altura eram inviáveis, eram impossíveis e que envenenaram o processo. A prova disso é que ele veio a corrigir a atitude e assinou e elogiou a lei 7/74.
O senhor está ligado à democratização portuguesa por dois pilares, um que é a via jurídica, como autor da maior parte do edifício jurídico do regime de Direito pós-25 de Abril, e outro que é a descolonização. Se pudesse voltar atrás o que faria de novo ou de diferente o que corrigiria para ficar de bem com a história?
Se fosse egoísta não tinha aceitado a pasta da descolonização, mas não só capaz de ser egoísta, nem sou capaz de ser calculista. Sei fazer cálculo, lá burro não sou. Sabia que a descolonização ia ser uma fogueira, sabia isso. Mas, também me atraem as dificuldades, o fugir às dificuldades por comodismo, não sou capaz disso. O desafio da descolonização de algum modo seduziu-me por ser difícil. Depois vim aceitar a pasta pior: comunicação social. Por que é que aceitei? Porque ninguém a queria. Era uma pasta terrível na altura, os órgãos de comunicação social estavam todos na mão da esquerda. Tirá-los da mão da esquerda não era fácil sem ser acusado de fascista como fui muitas vezes. Mas tirei e deixei a comunicação social normalizada, ainda que tendo de recorrer a um instrumento que eu não gostava que foi a nacionalização das partes não públicas da televisão e da rádio e dos jornais, para poder nomear novos administradores e eles poderem nomear novos directores. Depois a Justiça, era uma pasta terrível, era a adaptação de toda a legislação portuguesa à nova Constituição. De momento tudo ficou inconstitucional. Tinha ano e meio para regularizar aquilo, revi os códigos, reorganizei a organização judiciária, o Ministério Público, o estatuto dos magistrados, o estatuto dos Açores e da Madeira, tudo isso, a lei sindical. Era o desafio que me seduzia. 
Esta entrevista foi publicada no PÚBLICO a 10 de Abril de 2004

Comments

Veloso da Silva Apoiado.


Maria Domingas Azevedo infelizmente tudo e muito mais plena verdade.


Alexandre Soares Dia de festa na terrinha e nos infernos .... Um crápula , vampiro nojento e sugador insaciável , que finalmente parte , libertando-nos da sua presença nojenta e fétida ! Semeou muita miséria ao rapinar as economias de uma vida de muita gente em momento de fragilidade e desespero ..... Privou com o antigo regime , com os movimentos ditos de libertação , Xuxalista pérfido e irmão da Seita das lojas da capital ! viveu uma vida longa parasitando o estado e o povo , mas esse saco de lixo tóxico vai-nos contemplar com a sua ausência , finalmente .... Pena que o seu amigo " O Pai da corrupção " não vá junto , assim seria um acontecimento histórico com milhares de portugueses a aplaudir ! Para o quinto dos infernos , verme sugador , pestilento e peçonhento .... Já vais tarde Farsola !

Gosto · Responder · 4 · 1 h

Jorge Viegas Dos Santos Só não levou as pedras que até


Fatima Martins E tudo verdade


Jorge Viegas Dos Santos Isso a frelimo a ele deixava


Maria Amelia Sampaio Cerqueira Que a terra lhe seja pesada como chumbo!!

Gosto · Responder · 2 · 1 h

Maria Joao Ribeiro VERDADE MESMO!!


José Almeida VOCES SÃO TODOS UNS VERGONHOSOS SEM PALAVRAS MESMO O QUE VOCES DESEJAM DEVE CAIR SOBRE VOCES QUE VERGONHOSO


José De Almeida Simões Infelizmente já caiu há muito tempo......1975 em diante...

Teresa Coelho Muito bem di

Gosto · Responder · 1 · 1 h



Teresa Coelho Muito bem todos mocambicanos deviam dizer quem era este homem para que todos soubessem o escroque que era

Gosto · Responder · 6 · 1 h

Raul Almeida até que enfim ,um que fez tanto mal com a independência já cá não está,falta o pior

Gosto · Responder · 4 · 1 h

José Almeida E VOCES O QUE QUE FORAM OS VOSSOS PAIS E FAMILIARES


Alexandre Soares Deves fazer parte da Seita .....

Gosto · Responder · 2 · 1 h

Raul Almeida Alexandre Soares ,só pode

Gosto · Responder · 1 · 1 h

Alexandre Soares Talvez um " Xuxa " do aparelho partidário ..... Com algum cargo para mamar e vens dar uma de piedoso e nem te lembras que até uma filha dele pulou da janela para a morte , conhecendo o paizinho que tinha ....

Gosto · Responder · 3 · 1 h

Veloso da Silva Xuxa e ignorante.


Valdemar Oliveira a verdade seja dita eu fui militar em moçambique tenho muitos amigos moçambicanos que nasceram lá hoje estao cá a passar sacrificios tudo por culpa destes bandidos do ps nao tenho medo de falar o ps só tem ladroes e traidores da pátria só apoia esses bandalhos quem anda á procura de tacho mas convem falar e atacalos enquanto são vivos depois de mortos sao merda


Rui Bettencourt Foi um aldrabão, um vigarista recomendou aos portugueses que ficassem em Moçambique pois estava tudo garantido em relação ao nosso futuro......viu-se. Agora ele e os seus mais chegados tiveram o cuidado de retirar e vender todos os seus bens antes da independência.


Maria João de Almeida Alexandre Soares isso foi verdade.... ainda eu estava em Moçambique quando a minha mãe chegou com a notícia que a filha dele tinha-se recusado a sair de Moçambique.. e Almeida Santos mandou as forças policiais para trazerem a filha que tinha insistido em ficar.... e antes de pular pela janela.. as últimas palavras da filha foram...." fico aqui para assistir à obra que meu pai fez"

Escreve uma resposta...




Gosto · Responder · 1 · 1 h

Joao Ribeiro Um dos muitos FDP que nos roubaram e à chegada já tinha tacho.

Gosto · Responder · 5 · 1 h

Firmino Martins No inferno ainda pouco

Gosto · Responder · 6 · 1 h

Maria Da Luz Cordeiro E tudo verdade concordo muitos Portugueses morreram la por causa dele e nao so ainda ha mais pois agora ja vai dar contas a Deus por todo o mal que fez.a muita gente.

Gosto · Responder · 6 · 1 h

Isa Bettencourt Ribeiro DEUS ??? Não !! Ao diabo ... esse sim irá recebê-lo

Escreve uma resposta...


José Almeida FEZ MAL COM A INDEPENDENCIA POIS VE SE QUEM SÃO VOCES E QUE A MERDA CAIS SOBRE VOCE SR RAUL ALMEIDA E NUNCA DIGA QUE E MOÇAMBICANO


Nicha Lopes Porque não aprende a escrever?

Gosto · Responder · 3 · 1 h

Sérgio Duarte Silva Não percebi.


José Almeida PORQUE SOU MOÇAMBICANO MAS PARECE QUE PERCEBEU O QUE EU DICE




Miette Pacheco Não entendo, como não sabem que a morte chega a todos... e há que respeitar, quem já cá não está! enfim........


Nicha Lopes Miette Pacheco Sabe, o problema é que este senhor não respeitou milhares de portugueses que se encontravam numa situação de desespero... bem pelo contrário!


Raul Almeida este senhor,José de Almeida devia de ter vergonha de dizer que é Moçambicano ,deve de ser da porcaria do Paula PS


Miette Pacheco Nicha Lopes Entendo! mas não devemos ser comedidos a comentar! è tanta barbaridade que me choca! E olhe que tbm eu passei por muito, vim de Angola, nessa altura!!!


Maria Gogui Bem dito e ja foi tarde.....Muitos têm memoria curta... é o k vale....

Gosto · Responder · 5 · 1 h

Luis Dantas Até a filha não conseguiu aceitar o comportamento vergonhoso do pai,tendo optado por matar-se saltando de um prédio.

Gosto · Responder · 10 · 1 h

Alexandre Soares Verdade .... mas andam por aí uns acobertados do partido Xuxa , que ficam muito indignados com tanta verdade !


Maria Da Luz Cordeiro E verdade muitos que vieram de la sem nada ja nao se lembram teem mesmo memoria curta mas enfim e assim o nosso povo esquece depressa dos acontecimentos..

Gosto · Responder · 8 · 1 h

Jorge Derriça Gonçalves Mesmo verdade nem podíamos pôr as nossas coisas no barco era só o material dele, e o prédio da Náuticos que ele roubou foi um gatuno

Gosto · Responder · 7 · 1 h

Sérgio Duarte Silva Bem. Deixem-se de polémicas. O canalha já está morto e agora só falta enterrar o presunto. Qualquer dia vai o padrinho dele e aí pode ser que Portugal consiga dar uma volta por cima.

Gosto · Responder · 8 · 1 h

Manuel Gonçalves Pelas patacoadas que escreveu sobre Omar mereceu o título de sir Allmerda Santos.

Gosto · Responder · 3 · 1 h

Jorge Derriça Gonçalves O tacho era tão bom que trabalhou até ontem com 89 anos, reformas e vencimentos tudo a somar

Gosto · Responder · 5 · 1 h

Conceição Vaz CONCORDO COM TUDO O QUE ESTÁ ESCRITO

Gosto · Responder · 6 · 1 h


Gosto · Responder · 3 · 1 h

Amelia Pegado Verdade tudo o que dizem, menos que era GOVERNADOR no governo de Transição..... era o SOARES DE MELO..Não vêm que ele sempre foi toupeira??? trabalhou sempre na sombra...

Gosto · Responder · 7 · 1 h

Maria João de Almeida FDP.. vais arder no fogo do inferno porque tudo o que fizeste....


Domingos A. Soares Lembram-se da frase no Notícias da Beira;deitem a mala fora pois Moçambique é um País que promete!E esteve um navio no cais da Beira três dias a carregar o que ele roubou e nós era a camisa do corpo e roupa usada,porque se fosse uma camisa nova já ficava lá.


Alexandre Soares Um vampiro e parasita sinistro ..... Para o quinto dos infernos !


Vírginia Souto Eu tive familiares que viveram e alguns ate nasceram em Moçambique e que ficaram sem nada deixaram la o resultado de uma vida de trabalho e realmente sempre ouvi dizer que Almeida Santos conseguiu embarcar coisas de muito valor como dentes de marfim e outras e o vulgar do cidadao pouco conseguiu trazer e o que lhe foi possivel tinha de vir muito bem escondido e as casas suas que la tinham ficaram na posse do governo com tudo de valor que estava dentro

Jacinto Manuel Oliveira deviam arder mais com ele no inferno


Ana Cambé Houve aqui um sr. que sentiu que não tinha razão e apagou a "descasca" que lhe demos. Os covardes agem assim.


Francisco Jesus Coelho Eu apaguei não foi por cobardia, mas sim pelo respeito que tenho pelos meus amigos de Moçambique , mas peço parem com estes comentarios, o ódio não nos leva a lado nenhum. Um abraço a todos os amigos de Moçambique Emoji grin


Ana Cambé Francisco Jesus Coelho , pergunto-lhe o que foi fazer em 74? pertence à classe dos que foram explorar? algo que aqueles que deixaram lá tudo o que foi fruto de trabalho honesto não fez. Fico por aqui------

Escreve uma resposta...


Maria Helena Reis PENA EU NAO PODER PO LHE LA MAIS UMAS CAVACAS PARA ARDER MAIS


Ruy Filipe Ferreira Pó vais morrer de cancro por essa asneirada


Miette Pacheco Ficas cá para semente? Maria Helena Reis! Olha que ainda vais a tempo de dizer quantas cavacas queres!


Ana Sucena Ele nao foi Governador Geral de Mocambique, nessa fase de transicao foi o Soares de Melo, grande Mocambicano infelizmente amigo dele. Morreu ja ca quase sem nada e de desgosto por ter ajudado nessa barbaridade.


Escreve uma resposta...




Ruy Filipe Ferreira Pó Tanta mentira junta !!!!! Nunca foi Governador Emoji smile


Margarida Guerra Guerra quem queixa ...é porque tem razão. aqui não o conhecemos assim


Vítor Garcia Garcia RUMO AO INFERNO mais um dos ESCROQUES do pos 25 de ABRIL


Alberto Moura Foi Tardissimo o Animal que não devia ter nascido.Facínora animal PESSONHENTO.FALTA O BANDIDO QUE CONSPURCOU A BANDEIRA NACIONAL


Teresa Vicente O avó do Pai dele é que nunca devia ter nascido


Miguel S. Ferreira Subscrevo na integra.


Teresa Ribeiro Ainda faltam alguns...espero que não seja longa a espera, c


Ruy Filipe Ferreira Pó Uma vergonha que haja gente que nao respeite os mortos Emoji frown


José De Almeida Simões Ele também não respeitou muitos que por lá ficaram por sua culpa...


Isa Bettencourt Ribeiro Bull shit ......... Já se fez tarde este bandido deve estar agora na companhia de Satanás.


Alexandre Soares Deves ser mais um do aparelho partidário ..... Mas se achas que a tua tentativa vai acalmar os ânimos , tira o cavalinho da chuva , porque esse elemento foi das coisas mais pérfidas e sinistras que o teu partido ajudou a engordar .... O sujeito não prestava mesmo e não é agora que ele morreu que virou santinho ! É um dia grande e de libertação para todos aqueles que foram vigarizados por esse abutre .... e não foram poucos !


Teresa Vicente Assino por baixo


João Alberto Esteves Mendes Já vem com 50 anos de atraso e podia levar o resto dos escroques !



Ruy Filipe Ferreira Pó Revela a acategoria da direita reáccionária que temos Emoji frown



José De Almeida Simões Isto não é gente reacionária....é gente que sofreu na pele as atitudes dele...


Amelia Pegado Eu sendo a si metia a viola no saco.....Ruy Filipe... Se roubassem o suor do seu rosto, lhe ficassem com a casa, lhe fechassem a continha ,mesmo pequena, queria ve-lo agora a ----a nada, nem merece resposta


Ruy Filipe Ferreira Pó José De Almeida Simões Quais atitudes concretamente ????


Miguel S. Ferreira Não sabe o que fala, só pode... passasses tu metade do que nós passamos e queria ver-te aqui!!! Olha eu vim para cá com uma mão á frente e outra atrás!!! Sabe o que isso é?!


José De Almeida Simões Informe-se antes de chamar reacionário aos outros....


Ruy Filipe Ferreira Pó Sei do que falo . Conheco pessoalmente o Almeida Santos e conheco o processso . E conheco as mentiras que se disseram sobre ele Emoji smile.


Ruy Filipe Ferreira Pó José De Almeida Simões Informarme de que ????? Das mentiras dos pidescos ????Ver tradução


Miguel S. Ferreira Sim eu sou um dos Mentirosos! Sim houve muita gente que também comeu com ele. Possivelmente sabe quem!


José De Almeida Simões São mentiras? Tenha decoro por quem sofreu...


Ruy Filipe Ferreira Pó Sim sao mentiras . Sofrer sofremos todos mas isso de insultar quem já morreu é de porcos analfabetos . Mais eu nao pertenco ao clube politico dele . Mas conheco pessoalmente e sei que ele foi um homem integro e honesto toda a sua vida . Penso que devemos respeitar as suas opcoes politicas assim como ele respeitou as vossas.


Miguel S. Ferreira Você é o dono da verdade. Parabéns. Fique com ela. Mas gostava que passasse por aquilo que passei e depois queria ver os seus comentários. Cada um come consoante a sua necessidade. Pois... compreendo.


Ruy Filipe Ferreira Pó A maioria do Povo Portugues concordou com ele por isso foi Presisente da Assembleia . Quem aqui escreve sao analfabetos que nao conseguiram fazer nada na vida . Agora já estou farto de idiotas . vao todos para a puta ......


Miguel S. Ferreira O seu grau de educação acabou por ser revelado.


José De Almeida Simões Ruy Filipe Ferreira Pó Finalmente mostrou a sua máscara...


Luis Dantas Ruy Filipe Ferreira Pó precisas de um corretivo meu comuna.


Teresa Vicente Olhe ohhhh Ruy Filipe, por acaso veio de à frica como nós, se veio e fala assim, é outro traidor. e além disso, por acaso foi convidado para entrar neste grupo`È pena, mas eu se fosse a si, com um minimo de vergonha e de caracter saía de mansinho e ía dar milho aos pombos no parque




Alberto Reis Linda apresentação........


Alberto Reis Linda apresentação,Snr.Ruy.


Amelia Pegado Ruy Filipe Ferreira Pó A revolta é um incomodo. sobretudo quando se tem a espinha curvada.... Emoji kiki


Rogeiro Virgilio Mais um merda que anda por aí.

José Das Neves Teixeira ...ainda falta o maior, mas já anda a apodrecer em vida....


Nadiá Fonseca ...quer se goste quer não....tanta raiva é feio....faz mal ao mundo!...


Teresa Vicente Também é feio roubar quem trabalha ou trabalhou, e foi o que este parasita fez em conluio com muitos outros que ainda cá andam


Amelia Pegado Nadiá Fonseca..!!!! irmã, da IRMÃ TEREZA DE CALCUTÁ


Nadiá Fonseca Amelia Pegado Houvesse muitas, e o mundo seria diferente...melhor!

Pedro Roque Camarao Ainda faltam os outros Fi..da P....a ,da tribo deste que deviam ir com ele para o forno mesmo vivos !!!!


Luisa Rodrigues Eu Concordo


Alice Paixão DEUS É GRANDE


Afonso Pinhal sem comentários


António Anacleto os que fazem estes comentários eram de certeza os sobas que dominavam o POBRE POVO MOÇAMBICANO E QUE NÃO GOSTARAM DE PERDER O PODER E FORAM CORRIDOS COM UMA MAO À FRENTE E OUTRA ATRÁS


Miguel S. Ferreira Cada um fala por si. Você lá saberá! Sei de muitos que comeram com ele...


Luis Dantas Comentário merdoso .


Alexandre Soares Mais apaniguados , membros do partido que vêm tentar limpar a imagem de um Vampiro , parasita e sinistro que privou com o estado novo , com os Xuxas , com os irmão da seita e que foi parasita deste sistema desde 1974 .... Para o quinto dos infernos e que brevemente o " Pai da Corrupção 2 o acompanhe ..... O contribuinte agradece ! PQP .


José De Almeida Simões Era gente digna e a história sabe disso......se foram corridos com uma mão à frente e outra atrás......foi por culpa dele.


Amelia Pegado Oh sor António Anacleto... Eu tenho um filho Moçambicano, tive um marido Moçambicano uma sogra Moçambicana... Tios antigos deles que foram Governadores, aonda lá quase nem havia brancos .... e sabe!!!!! nem tinham um terreno dado....O que havia foi comprado ao Estado.. O defunto casou já com uma mulher endinheirada , mas soube fazer a multiplicação dos paens...


Raul Almeida Devia de ter vergonha


Afonso Pinhal olhe-se ao espelho.e depois fal


Rogeiro Virgilio Mais outro merda de gente,parasitário.

Antonio Meireles PARA COMEÇAR JA NAO VAI VOTAR????


Miguel S. Ferreira Vota lá em baixo!!!


José Das Neves Teixeira ...mas tinha as cotas em dia....!!!! :-

Eduardo Valdemar Crespo Crespo nao estou de acordo com a maldade aqui refletida nem sou testemunha do que se passou agora que sempre houvi cobras e lagartos sobre este senhor isso sim , mas pronto descanse em paz muitos anos sem nos


Paulo Neves Este ORDINÁRIO fez mal a muita gente, mas não satisfeito, ainda veio para cá continuar a sua ORDINÁRIA MALDADE. Que tenha o que merece!


Pedro Roque Camarao Desculpe mas você não merece ser comentado sr.António Anacleto !!


Zafira Tarmahomed enfim é assim que todos terminamos,bons,maus ricos e pobres,agora é com ele e Deus


Alexandre Soares Deus ? no Quinto dos Infernos com o diabo que o carregue ....


Teresa Vicente Ele nem se quer quiz cerimónias funebres
Franklim Moreira Nao desejo a morte de ninguem. 
Se ssquecem da famosa FOLHA AZUL? Quem a implementou?


Ruy Filipe Ferreira Pó Qual folha azul ???


Franklim Moreira Quem saia, terei de correr todas as finanancas da ara, atesrando que o portador nada devia ao governo

Antonio Caires finalmente este foi. agora só falta o outro chulo. mario porco


Alexandre Soares É já a seguir .... " O Pai da Corrupção " !


Ruy Filipe Ferreira Pó O Passos Coelho ????


Alexandre Soares Piadas novas .... O " Arco da Corrupção " aquele que vira frangos há 41 anos , que governa em proveito próprio , para as clientelas e p+ara os interesses instalados , são os Xuxas , os Laranjinhas e o CDS ..... Esses corruptos , ao serviço das Seitas com lojas na capital , que têm um aparelho partidário igualmente corrupto , do qual fazes parte !

Carlos Gonçalves subscrevo...


Carlos Gonçalves agora falta o Soares...


Francisco Jesus Coelho Eram tão porreiros em Moçambique, parem com estes comentarios, este grupo não merece este tipo de comentarios.Abraço


Alberto Reis Deus te perdoe,por não seres a pessoa que nós gostariamos que fosses.Foste mais um que mais mal nos causou a nós e todos os Moçambicanos.


António Rocha Xabregas chamam a isto homens de esquerda fascista e bandido .


Alexandre Soares Este esteve em todas .... No governo de Salazar , no partido da Xuxa , nas Seitas da Capital e no resto ! Insaciável no apetite abocanhou tudo o que pode , sem olhar a meios , nem a quem .....


Jorge Carvalhal Depois de morrerem são todos uns tipos porreiros.


Teresa Vicente Alexandre Soares , concordo


Alexandre Soares Teresa Vicente Agora vêm daí das bandas do partido , por paninhos quentes , como se a morte deste crápula viesse fazer dele uma Santa Madre Teresa de Calcutá ! Bandido da pior espécie que merece ser recordado como um Velhaco , Falso e Impostor ....

Paulo Neves Só espero é que essa COISA não contamine o CÉU!


Emilia Luis que Deus lhe perdoe, os portugueses que lá estavam esses não lhe perdoam


Alexandre Soares Isto tem mais a ver com o diabo , do que com Deus .... Para o quinto dos infernos !


Ruy Filipe Ferreira Pó Quem és tu para falar em nome dos Portugueses ????

Germano Borges descansa em paz condolências á família e amigos


Alexandre Soares Em paz ? piadas novas ..... Este crápula foi a desgraça de milhares de inocentes que ficaram de tanga e lhe confiaram as poupanças de uma vida ! Não há perdão para uma criatura monstruosa e pérfida destas .... Nem a filha o aturou, que pulou da janela para a morte 1

Milai Jorge Concordo com tudo dito e acrescento que tambem os poroes dos avioes foram fretados por esse senhor. Nos queriamos enviar as bagagens dos clientes e nao podiamos. Foi um tormento.


Ruy Filipe Ferreira Pó Nao mintas todo o mundo enviou a bagagem que quis !!!!

Rui Silva Subscrevo.....


Manuel António Correia Rocha Ainda bem .que partiu.a receber as compensações pelo bem que praticou


Francisco Jesus Coelho Para todos os meus amigos,da Beira ,Nampula e LM Emoji grin



Ana Cambé Faz.me rir, este post.....


Francisco Jesus Coelho Não se ria tenho mesmo muitos amigos de Moçambique Emoji grin


Ana Cambé Francisco Jesus Coelho , também eu e qause todos de raça negra, pessoas a quem muito ajudei, não fui em 74 , explorar.


José De Almeida Simões Pois....mas não começou assim a sua participação nos comentários...........porquê?


Ana Cambé José De Almeida Simões , não misturo alhos com bugalhos. Uma coisa é falar, comentar com conhecimento de causa, do vigarista, do traidor que foi este miserável que fechou os olhos outra coisa é falar das minhas amizades. Quem quer limpar a imagem de explorador( aqueles que foram depois de Abril de 74, ou quase todos, foram explorar.


José De Almeida Simões Ana Cambé Desculpe....não estava a responder a si.....mas sim a Francisco Jesus Coelho..

Nuno Figueira E A TERRA SE SINTA COMO CHUMBO NEM SABIA QUE ESTA AVE DE RAPINA TINHA BATIDO A BOTA ,PORQUE HÁ MUITOS QUE FALECERAM ,ESTE PARA ISSO TINHA DE SER HUMANO ,MAS NÃO SE QUALIFICA ...


Luis Plantier Ainda bem que existe alguem que conta as verdades deste malvados camuflados de socialista Estou de acordo levou muito tempo


Carlos Candeias Deus se encerregara de acertar contas . Esta nas mãos da justiça Divina


Alice Ferreira Concordo plenamente


Rogeiro Virgilio Já devia de ter ido,esse esterco Deus me perdoe,mas muitos Portugueses sofreram na pele,por amarem a terra onde nasceram,uns,cresceram e viveram,outros,por causa desse F.da P...Já agora,levava também o Marocas,outro podre.


Carlos Monteiro Ramalho Concordo plenamente, eu eatava la em Mocambique e soube disso tudo.


Teresa Vicente Eu estava em Angola e lembro-me muito bem do que fez o Rosa Coutinho, outro que tal e do que disse o animal n.1, quando o outro lhe perguntou que fazer com os residentes brancos e as manifestações: Deitem-nos ao mar. Essa gente merece respeito e consideração?

Lucio Figueiredo Não sei como isto é permitido. Lamento....


Alexandre Soares Coitadinhos destes elementos do aparelho partidário da Xuxa ,..., Tão cândidos e inocentes que não se lembram do que semeiam há 41 anos ! A corrupção desenfreada , o enriquecimento ilícito , alimentando interesses instalados ..

Maria Céu Pedro POR ISSO SÃO CANCELADAS AS ARRUADAS DE BELÉM AINDA HERDOU ALGUMA COISA ,TODOS BATEM A CAÇOLETA O RESTO CÁ FICA FILHOS DE +++++


Maria Martins falta o outro, já anda com os pés de rojo, e não abala


Rogeiro Virgilio EhEh,está difícil,e ainda vai muita gente boa na frente,tal é a sina desse merda.

Odilia Leitao hoje foi um dia memorado vai para o inferno mais um dos heróis que destruiu a nossa terra separou famílias


Amelia Pegado GOSTEI!!! MAIS UM DOS MUITOS...

Carlos Santos Grande filho da puta.


Lena LM José, não podemos julgar. Se bem que; não há fumo sem fogo...


Alexandre Soares Piadas novas ..... Esteve do lado de Salazar , ao lado dos movimentos de libertação , ao lado dos Xuxas a parasitar décadas , fez parte da Seita das Lojas da Capital e agora ainda querem canonizá-lo ? Nem a filhinha que pulou da janela para a morte o quis aturar .... O sujeito não prestava mesmo , e não é a morte que vem lavar a imagem dum pulha desclassificado desse 

Ru Marq .. grande .. mas grande MERDOSO ..que ajudou a entregar milhares á fome e á roubalheira .. PORCO VIL ..


Rodrigo Silva Silva Infelizmente o povo Português, não soube o que se passou, a merda que este senhor fez juntamente com o bochechas.


Alexandre Soares Mas é que sabe .... Só que muitos fazem parte do aparelho partidário e querem vir a terreiro fazer política .... Mas não é a morte , que faz deste traste um candidato a prémio Nobel da Paz ..... O crápula era falso e sinistro mesmo ! Para o quinto dos infernos .... FDP !

Lena LM Não foram só os Portugueses de cá que sofreram. Imagina que há dias em plena baixa de Maputo; vi um Sr. com uma camisola com o símbolo das Quinas. Diss-lhe: - "Portugues". Ele respondeu-me dando um valente murro com a mão direita no coração: - Com muito ORGULHO!


Diogo Pedro Antonio E QUEM ASSIM FALA NÃO É GAGO...........


Teresa Vicente È isso, eu sou Portuguesa e tenho muito orgulho nisso seja em que sitio fôr. Tudo o que tenho consegui a pulso nunca tive padrinhos para nada


João Lopes Tudo verdadeiro concordo


Jose Ferreira Goncalves Goncalves que deus o guarde nas profundas do ifnferno porque ajudou a muitos refojiados de africa a perder os seus bens e afujirem oara nao serem fuzilados pelos pretos


Mario Leal Todos temos k partir mas na verdade parasitas como esse senhor tambem ja deviam ter partido nada fizeram para proteger quem ficou entregue ao destino parasitas de merda k tanto la como ca tem sido os srs dominadores do poder


Alexandre Soares Feio , porco e mau .... Digno da obra de Fellini ! Um " Ogre " nojento e insaciável , que deixa este planeta mais limpo .... Só falta agora ir atrás dele o amigo " O pai da corrupção " !

Duarte Nuno Drummond Borges Não é necessário ser tão forte, prefiro ignorar gente desta estirpe. Para ele e o bochechas o socialismo é só retórica, porque na prática é sempre o verbo encher.


Amelia Pegado EU CÁ ACHO QUE NÃO MERECE TANTA TINTA!!!!!

Rui Silva ....e a hiprocazia destes políticos ainda o Marcelo diz que foi um senhor....vergonhoso!

José Araújo Comentários tristes esquecem que a morte é para todos

Alexandre Soares O lixo ao lixo .... Este traste sórdido e hipócrita viveu décadas à custa do aparelho de estado e dos dinheiros dos contribuintes , não falando das milhares de famílias que deixou na penúria , ao lhe confiarem as poupanças de uma vida ! Um parasita pérfido que comentou que o aeroporto n ão devia sair da Ota , para a outra margem e isso obrigaria à contrução duma nova ponte , deixando so passageiros nesta época conturbada ao risco de qualquer atentado na travessia ..... Porco corrupto e velhaco , que arrotava tiradas de moral e ética !

Luisa Rodrigues Gosto Disto


Lidia Xavier Pois.... tudo tem um fim.

Albertino Baptista estou plenemente de acordo com o Jose Carlos Pascoa, tenho rigorosamente a mesma opinião

Ernesto R. Silva Era amigo do Samora Machel, está tudo dito.
Teresa Vicente Eles conseguem sempre ser amigos de quem pode trazer algum lucro. è como o Mário e o Socas, sempre conseguiu meter o filho no governo

Americo Pires vergonhosa descolonização só sobrevivemos a nossa custa por ele ficamos todos lá queimados e linchados

Sem comentários: