segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

FILIPE JACINTO NYUSI DESESPERADO!!!


Nyusi diz que intermediários são problema para obtenção da paz
Filipe Jacinto Nyusi disse que está a usar todas as vias possíveis para alcançar a paz no país, acusando intermediários de quererem ganhar importância e não transmitirem as mensagens corretamente às respetivas lideranças.
"Os intermediários, devido à importância que pretendem ganhar neste processo, por vezes, não transmitem fielmente as mensagens emitidas pelas partes", afirmou Filipe Nyusi, num encontro com o corpo diplomático sem apontar nomes nem mencionar diretamente a crise política com a oposição da Renamo (Resistência Nacional Moçambicana).
"Continuaremos a encurtar o caudal dos intermediários para conseguirmos encontros diretos com as lideranças envolvidas", declarou o chefe de Estado no encontro de fim de ano com os diplomatas acreditados em Maputo, considerando que a paz é "o dossiê mais importante para os moçambicanos".
Filipe Nyusi assegurou que o Governo está a trabalhar na paz "usando todas as vias possíveis de diálogo" e mostrou-se confiante de que "a vontade comum sairá vitoriosa e vencerá sobre a desconfiança".
No discurso sobre o estado da nação, na quarta-feira no parlamento (sem a presença dos deputados da Renamo, que abandonaram a sala do plenário), o Presidente da República reiterou a sua disponibilidade para se avistar com o líder do maior partido de oposição, Afonso Dhlakama, para superar a atual crise política.

No mesmo dia, Dhlakama, que não é visto em público desde que a polícia cercou e invadiu a sua casa na Beira, a 09 de outubro, numa operação de recolha de armas da oposição, disse por telefone a jornalistas e membros do seu partido, reunidos num hotel em Maputo, que tenciona controlar a partir de março as seis províncias no centro e norte do país onde reivindica vitória eleitoral.
Os pronunciamentos dos dois líderes seguiram-se ao chumbo pela maioria da Frelimo (Frente de Libertação de Moçambique) no parlamento, a 07 de dezembro, da proposta de revisão pontual da Constituição, submetido pela Renamo, visando a criação de autarquias provinciais, como forma de ultrapassar o que o maior partido de oposição considera ter sido uma fraude nas eleições gerais de 15 de outubro de 2014
Além da proposta de revisão da Constituição, a Frelimo já tinha chumbado em abril um projeto de lei da Renamo prevendo a criação das autarquias provinciais.
Na quarta-feira, Dhlakama assegurou que voltou a Sadjundjira, na Gorongosa, uma das principais bases da Renamo e onde já passara quase dois anos, durante a última crise política e militar com o Governo, entre 2013 e 2014, e apenas mostrou disponibilidade para retomar o diálogo com Filipe Nyusi após assumir o controlo das seis províncias no centro e norte do país onde reivindica vitória eleitoral.
Delegações da Renamo e Governo mantinham um diálogo de longo-prazo em Maputo, com mediação de personalidades da sociedade civil e líderes religiosos, e que foi entretanto suspenso pelo líder da oposição, alegando que não havia progressos.
Foram os mesmos mediadores que acompanharam a saída de Dhlakama da Gorongosa, onde estivera escondido durante duas semanas, depois de a 25 de setembro a comitiva do líder da Renamo se ter envolvido numa troca de tiros com as forças de defesa e segurança na província de Manica.
Logo após a saída do seu refúgio para a sua residência na Beira, a 09 de outubro ocorreu a operação policial que culminou na captura de armas da oposição e em novo desaparecimento de Dhlakama, alegadamente de volta para a Gorongosa.
HB // EL
Lusa – 18.12.2015

10 pessoas gostam disto.
POSIÇÃO POLÍTICA DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA QUE DEVIA TOMAR ANTES DE CONVIDAR O LÍDER DA RENAMO PARA À MESA DE NEGOCIAÇÕES DIRECTAS
O Presidente da Frelimo e Presidente da República de Moçambique, simultaneamente Comandante em Chefe das Forças de Defesa e Segurança, Eng Filipe Jacinto Nyusi, depois de estender a mão mais uma vez a Afonso DLHAKAMA, líder da Renamo, convidando-o para mais uma ronda de negações sobre à PAZ em Moçambique, vontade essa testemunhada pelo todos moçambicanos a partir da casa do Povo, por ocasião do seu discurso sobre o estado da Nação, o PIMO sugere o seguinte :
1 - O Presidente da República, deve tornar público o seu plano de segurança sobre à protecção de Afonso DLHAKAMA e às condições que o Estado Moçambicano, vai oferecer ao líder da Renamo durante à sua saída do local mais seguro onde actualmente se encontra para um lugar público de onde vai decorrer negociações oficiais com o Chefe do Estado!
2 - Para resgatar à confiança e seriedade do convite do Chefe do Estado, sugerimos que o Presidente deve denunciar e condenar publicamente o plano savimbinista que já falhou cuja às consequências levaram de novo o Líder da Renamo para à parte incerta, provocando novas confrontações militares entre às Forças Governamentais e os homens residuais da Renamo!
3 - Emitir uma Declaração de Cessação unilateral das hostilidades militares do Governo sobre à estratégia de desarmamento coercivo da Renamo, a cobertura da lei de amnistia fruto do acordo de 5 de Setembro de 2014, assinado entre o Governo e a Renamo!
4 - Sugerimos que o Comandante em Chefe das Forças de Defesa e Segurança, no uso dos seus poderes constitucionais, sancione os mentores do plano savimbinista e mande regressar para os quartéis todas às forças armadas espalhadas no país, principalmente no centro de Moçambique que estão 24/24 horas em prontidão combativa, como mais um gesto de prova de seriedade do Governo em relação à boa vontade de substituir à Guerra pelo diálogo político!
Pensamos que esses quatro pontos, caso forem considerados pelo Chefe do Estado, os moçambicanos estarão totalmente com à confiança resgatada em torno da figura do Presidente Nyusi que ainda continua ser carismática para a maioria dos moçambicanos amantes da PAZ e Reconciliação Nacional!
Figura essa que foi manchada pelo maquiavelismo dum poder invisível que teria ordenado o desarmamento e à humilhação pública do Líder da Renamo pelas FDS, em plena Cidade da Beira, exibindo um poder de Força do Estado que naquele dia estava a iniciar o fim da ala militar da Renamo, tendo eles declarado que a partir do dia 9 de Outubro, Dlhakama já estava sob custódia das Forças especiais do Estado, cujo o exemplo devia ser seguido por todos os homens armados da Renamo!
Camarada Presidente, Dlhakama está em Santungira, Gorongosa de boa saúde e não na residência da Cidade da Beira, donde até dia 16 de Dezembro à sua localização, oficialmente estava registada pelas FDS!
Como é que Dlhakama escapou à vigilância policial?
Esse é um caso para rolar cabeças!

Comments
Matin Sabin
Escreve um comentário...
Yá-Qub Sibindy Líder Da Consciência Construtiva Meu caro Bernard Phiri! Sibindy já tem o Projecto dos teus sonhos sobre um "NOVO MOÇAMBIQUE"
GostoResponder219 h

Não constitui à verdade que Sibindy plageou algo do Dr Egídio Vaz! 

O que pode ter acontecido seria uma simplesmente telepatia e não plágio! 

Qualquer pessoa que sabe ler o sentido duma mensagem, é fácil aperceber-se disso!

Nós não façamos política para arrecadar protagonismo, mas sim a gente faz política para expressar o que vem do fundo do nosso coração! 

Todavia estamos muito satisfeitos pela sua avaliação, pois à obra de um simples político ser confundido com à obra de um cientista político do tarimbe do Professor Egídio Vaz! 

Para nós essa avaliação constitui um certificado de competências política para continuar a exercer à nossa ideologia de Orientação Construtiva
GostoResponder419/12 às 22:38Editado
Unay Cambuma " O que pode ter acontecido seria uma simplesmente telepatia e não plágio!" Kkkkk voce me ganha as vezes mano Sibindy. kkkk. Boa resposta.
Unay Cambuma " O que pode ter acontecido seria uma simplesmente telepatia e não plágio!" Kkkkk voce me ganha as vezes mano Sibindy. kkkk. Boa resposta.
Matin Sabin
Escreve uma resposta...
Antonio Martins Gato é sempre gato, nunca deixa de o ser, o Presidente da República até hoje ele nunca disse nada sobre as três
embuscadas feitas a Djakama em Manica e nem quem as autorizou, quando o silêncio prevalece ê por o Presidente da
República tem conhecimento porque a guerra que se trava já vem quando ele era Ministro da defesa, no entanto tudo que está acontecendo nã é nada estranho ao Presidente, até o Mugabe no encerramento do Parlamento no Zimbabwe disse que Moçambique deve ao Zimbabwe porque morreram tropas e mercenários ao serviço do governo nestes últimos combates no entanto o PR está dentro da jogada é por isso que ele está em silêncio não sabe como tirar a pedra dos
sapatos, o Magabe é que abriu o jogo todo e o Sr. Sibimbe não comenta isso não comenta isso não sei porquê ou passou despercibo? No entanto fica aqui a lição que filho de GATO é sempre GATO e o Sr. Sibimde sabe disso.
Jose Carlos Rouquete Eu penço q a ideia ya qub sibindy são construtivas e gera a nação e continua pra sempre ser e q a tua posição merecia estar n podere
Bernard Phiri Mmmm xoxo, Dhalakama estava na beira, só acabo abusar, só isso você Sibindy quero ver
Dalton Matavele Sugestoes positivas , continua assim Dr. Sibindy a nos municiar dessas aulas de sapiencia.forca
Unay Cambuma Sugestões positivas? Nao te vi a condenar os atentados contra o lider da Renamo. Seu cobarde sulista.
Matin Sabin
Escreve uma resposta...
Cristiano Manejo Grande sugestao,adorei esse seu ponto de vista ilustreYaqub Sibindy e o ultimo ponto é k me identificou mais.
Vamos convidar o PR pra seguir essas suas ideias construtivas.
Celino Duarte Alfredo Tou a gostar suas palavras sr.yacub sibindy.nota mil.
Unay Cambuma Voces nao aprendem mesmo nao e? Ou sao agitadores do Sise?
Matin Sabin
Escreve uma resposta...
Zeferino João Caro Sibindy as suas ideias sao boas como todas as leis que foram aprovadas neste país mas oque poe em causa é a falta de vontade politica dos senhores fa frelimo.
Carlos Muchiguere F'Carter Se alguém conseguisse fazer chegar essas ideias a todos os médias, aos órgãos de direito e ao presidente seria muito bom
Unay Cambuma Para haver diálogo a Renamo primeiro deve aniquilar todas forcas residuais da frelimo para evitar emboscadas assim o lider podera movimentar livremente mas isto depois de uma delegacao negocial ter alcancado concenso em todos os protocolos. Mas enquanto isso nao acontece a Renamo deve tocar chingwere.
GostoResponder219/12 às 20:36Editado
Cipriano Joao Frio Sr Sibindy com ideias louvaveis nota 5000 da antiga familia parabens.
Natercio Lopes Tuessa Bem falado.
Joåo Chiveva Vicente Bem falado ,que haja paz Moçambique para todos
Eurico Samuel Grande ideia. Por mi eu nao confiaria o regime.
Tino Cleusa De Jesus ajuda lá esse sr pra não nós na guerra
Ismael Luis Francisco Unay, sem dùvida e divida nao havera espaço para dialo e so depois da Guerra em Janeiro e quando a Renamo ocupar Centro e Norte. Sem dúvida e divida
Neclino Chaphata Muito bem, chega de sugestões!! Chega de Diálogo! Chega de mentiras!! chega de Bandidagem!! Mas tambm se quiser dialogar, q avance com o 1o ponto de agenda, cmo pré condiçao Exonerar todos governadores e administradores nas Províncias, onde a RENAMO ganhou, e em seguida nomeiar nesses lugares os da RENAMO. E ponto final, acabou a diálogo.
JR Agogo Sugestões validas mas a frelimo ainda pode ensaiar um cumprimento falso disso tudo so para enganar. A melhor coisa que o governo pode começar por fazer é implementar a governação da renamo onde ganhou.
Nelio J. Langa O governo mostrou varias vezes que num clima de tensao prefere manter ou piorar a situacao. Negociar por via de dialogo não é o alicerce pratico apenas teorico.
Santinho J. Dos Santos Jr. Agora é o sobrinho do Dhlakama com sugestoes...wow...a outra sobrinha que por sinal é chefe da bancada da renamo no parlamento,optando em agitar as massas jovens a sairem para a rua.vocês querem fazer deste país a Libia,Egipto e outros... que pensavamque só pela força a dita revoluçao /primaveira árabe iriam resolver tudo...
Como é que estao hoje? Nao quero dizer que neste país está tudo bem,muito menos dizer que o drogado nao deve ter segurança, nao! 
O rato precisa duma segurança se for necessario, uma segurança mais forte do que do proprio presidente pois nao, é matando o rato que teremos a mapira entre" aspas,"segura.
Bernard Phiri Eu gostaria viver com amor para todos, construir um pais, com novo tecnologia, guerra manda pais ficar pobre,
GostoResponder19 h
Alberto Tomas Malera Ya qub sibindy é um ladrao labibonta de frelimo so falta ser dado cadera como um grupo de g40 que gosta de matar is nocente e depois xupa sagui ele é greguena e quer cadera pra sentar
Simiao Francisco Joao Calem de comentar asneiras confundem guerra do futebol? As barras nao escolhem de que cor partidaria a pessoa usa, mocambicanos procurem ser verdadeiros clentes pra saber se humilhar um ao outro mas nao espero isso pra quem ta sempre no mato.
Godfil Aguiar Negociacao k Vai levar mas 5 anos,? Isso e so pra ganharem tempo, ate proxima elecoes, o povo sabe e a Frelimo sabe o ke k a renamo kere, nao preciza negociar nada so darem o k e dele, duque andar a gastar o dinheiro pra nada,,,,
Luciano Henriques Geral Movitel Deixando de todas manoubras executadas por mandatantes da frelimo, serráque o sr Dhlakama nao se aprecebe k isto é uma doénça cronica que afrelimo tem de abito, e por fim pela demora de reacçao sera savinbado...
Ramos Oliveira Olá nos respetamos todas forças vivas,mais oque faz ferrauna é em justo uma mão abraçalhe autra quer matar fica complicado
Simão Gomes Isto ai Cambuma,nada d dialogo pork em moz ainda nao temos governo serio para tal.
Unay Cambuma Nao ha espaço para negociações. Negociar o que? A exigência da Renamo e conhecida e so a frelimo cumprir. Eu nao quero ouvir mais a palavra diálogo aqui. Porque agora se preocupam com diálogo? Porque o lider da Renamo disse que ia governar? Nao ha nada para dialogar. E so uma questão de a frelimo retirar os seus governadores e administradores. Ate porque pode haver diálogo sim. Atraves de Skype. Simples.
Antonio Gulube Nao vao descancar enquanto nao assassinarem Dhl. Vao usar como ja fizeram, todas artemanhas pra atingirem esse fim. Nos Ze povinho fazemos de conta que nao tamos a ver isso e apoiamos que ela va se entregar sem se quer questionarmos medidas de seguranca. Alias quando foram das emboscadas que fizemos como povo, nada nada. Fizemos de conta que nem aconteceu aqui. Quanto muito os traidos intermediarios nem o Nyusi. Somos duma caracteristica bem estranha.
Wayne Neves Napoleao Vidigal Cristiano Manejo o presidente nao sabe usar o Facebook, para ver essas informações úteis k ele devia acatar,e muito menos os seus conselheiros de meia tijela,k n tem boas opiniões ,ele tinha k demiti los com o efeitos imediatos como fizeram com Gabriel júnior
Miguel Nguenha Tdo isso so pode acontecer kando todos os sao de direicto apostar na paz ai sim enkanto nao e deficiel meus irmao e so lamentaçao
Chandinho Mize Estas ideias aque publicadas quando levadas a AR podem tornar lei. viva mostra que estamos a crescer.
Onésio Orlando Nhaduco Arma Que bandido é exe k gosta d dialogo? Dlhakama? Haaaaaa pessoal.....
Ju Almeida "Vamos la falar". Xta a mentir. Dpois de varias tentativas de assassinato nem um demente acreditaria nestas palavras.Todo o cuidado e' pouco. O malandro e' sempre malandro apenas muda de estrategia.
Ismael Luis Francisco Yaqub,Cristiano, mesmo que Choramos ate deitar lagrima de Sanguem nunca e nunca, estes Faraos, Sátanas, Filipinhos, Guepatos, Gueburros Gatunos, FreliASSASSINOS, Cobras MAMBAS,Gatunos,Tirranos Assassinos do povo irao entregar o poder sem Guerra e è o que vamos ter em Janeiro e sem dùvida e divida.
Zulficar Mahomed Prezado yá-Qub Sibindy, o ponto 1 é inútil... ninguém pode crer na Segurança feita pela ala militar da Frelimo ao lider da Renamo. 
Seria um absurdo.
GostoResponder219/12 às 5:49Editado
Paulo Henriques O PIMO na pessoa do sr Sibindy plagiou estas linhas do artigo já publicado pelo dr Egídio Vaz!
Edmo Cussaia Isso ai mano unay mais forca
Unay Cambuma Ilustre Sibindy vamos comecar do básico: Nyusi nao e presidente de Moçambique porque perdeu as eleições. Dhlakama nao pode ir dialogar com um candidato derrotado.
Abu António Joaquim Nyusi é um homem sem palavras
Onésio Orlando Nhaduco Arma Yaqub Sibindy, o sr é militar e sabe mto bem k nao s negocia com bamdidos
Paulo Gundana Juntos construimos um Mocambique melhor ...
Ismael Luis Francisco Sibindy, kakakaka
GostoResponder18 h
Ismael Luis Francisco Sibindy, kakakakak
GostoResponder18 h
Olindio Alberto Vinte Bem falaste senhor.Sao dessas palavras q gostamos e queremos ouvir.
Unay Cambuma Eu tenho conhecimento do super plano secreto da frelimo para acabar com Dhlakama. A frelimo esta absolutamente determinada em assassinar o lider e ja foram contrados varios experts estrangeiros para fazer isso.
GostoResponder319/12 às 17:46Editado
Sérgio Witimane unindo as ideias
pra.moçambiq melhor
Gelyto Baptista Gassete Gassete Se sr Sibind boas ideias construtivas
Wayne Neves Napoleao Vidigal Sim sr Dr ya qub sibindy, tirou palavras da minha boca.gostei imenso de ver,so faltou uma coisa.ele o nyusi tem k ordenar os seu deputados p deixar de bincar com a vontade do povo.pork estamos muito desapontados e chateados com o k fizeram.chumbar denovo os projectos importante da oposição? Digo o projecto da renamo e do mdm.
Sergio Jamal Agora falas tao bem, sera foste afastado do G40??????
Isaias Miguel Mpanguiua Discutir com uma pessoa q renunciou a lógica é como se estivesse a dar remédio a uma pessoa morta. Dhlakama sempre foi e será assim. Nunca vai mudar. A renamo em si é de Dhlakama. Sinto mto, para os seus seguidores q tomam atenção quando ele fala ao telefone dizendo q está no Quartel general d Chatungira... Um homem q diz q lutou e trouce a democracia neste país num faria isso q ele faz... Meus irmãos, Dhlakama apenas está interessado em desestabilizar este país. Eu ainda não vi nenhum feito deste homem q não seja imposições ao Governo. Oquê que Dhlakama já fez para nos mostrar q está interessado no bem do povo? Oque ele fez pelomenos para as zonas onde diz quer governar, para além d mandar sofrer o mesmo povo q diz q lhe votou? Se Dhlakama deixar das suas malandrices como o proprio confessou, este país tomará um rumo ao desenvolvimento e harmonia.
Horacio Cabissira Massiriva Mostra claramente k e un absurdo o comandante em chefe .
Unay Cambuma Os que falam da paz aqui, quem disse que a Renamo quer fazer guerra? A frelimo perdeu as eleições e usa o exército do estado para se manter no poder a forca e a Renamo nao pode permitir nem admitir este tipo de aberração. A frelimo nao e proprietária de Moçambique.
Unay Cambuma Aliás desta vez nao sera negociacao mas sim uma cerimonia para a transmissão de poderes. O Marechal Dhlakama ja fez de tudo para resolver a questão de forma pacifica e atacaram selvaticamente. Ele foi a Beira pronto para negociar e cercaram e invadiram a sua resistência e e agora querem negociar o que exactamente seus filhos da p*ta?!
Salimo Armando Melhor é só calar nos o tempo é que vai dizer

Sem comentários: