COMENTANDO O COMENTÁRIO DE SANCHO ALFREDO SOBRE O ESPÍRITO DITATORIAL QUE MOÇAMBIQUE ESTARIA À VIVER,
Meu caro Sancho Alfredo!
O maior promotor dos adeptos dos mentores dessa bandeira é a própria Frelimo!
Se um pai deixa de dar de comer o seu próprio filho, e para sobreviver o filho passa a estender às mãos para o visinho, cujo às diferenças morais e culturais chocam-se frontalmente, de quem é a culpa?..
A Frelimo de Joaquim Chissano e Armando Guebuza, demitiu-se totalmente das suas responsabilidades de agente regulador das políticas económicas e sociais do povo moçambicano!
Esta Frelimo abandonou totalmente os operários e camponeses, passando a dedicar-se à construção duma burguesia capitalista de rendimentos duvidosos, a partir de esquemas esquisitas ligadas à corrupção!
O povo abandonado, para sobreviver politicamente acha que juntando-se à Renamo estaria com esperança de encontrar um novo partido amparador!
Infelizmente à Renamo, desde 1977 até hoje, nunca se preocupou em prepara-se como um partido com ambições governamentais, senão concentrar às suas baterias político/militar para derrubar à Frelimo e depois de ganhar o poder, daí a Renamo é quando vai começar a preocupar-se em desenhar uma estratégia para governar Moçambique!
A Renamo perde muito tempo em denunciar fraudes da Frelimo, ao invés de também aproveitar esses momentos de compassos eleitorais para divulgar o figurinho do seu próximo governo!
Eu pessoalmente tenho muita dúvida sobre o futuro de Moçambique:
1 - A Frelimo não pode continuar a governar o país neste estilo de fazer do poder político, uma arma para excluir outros moçambicanos com melhores ideias para o desenvolvimento de Moçambique, dum lado e, d'outro usar o poder Governamental como uma oportunidade para delinquir o Estado, em prol da construção de impérios empresarias ligados à meia dúzia de espertalhões e suas famílias que apuderam-se dos recursos de todos nós por vias pouco transparente!
2 - A Renamo não me garante o melhor regime após à queda da Frelimo! Pois esse grande partido moçambicano, aspirante ao poder, nunca veio ao público, pelo menos lançar um debate sobre às melhores estratégias de governação do país que superam as da Frelimo, quanto ao alinhamento das políticas públicas de partilha de riquezas entre o Estado e o cidadão comum!
Quando a gente olha para os lados, não estamos a ver pelo menos uma legião de quadros que constituem à reserva moral da Renamo, com que em caso de ganhar o poder, poderá contar com eles para à formação de um governo mais comprometido com a coisa pública do que com o actual governo da Frelimo!
3 - Após à queda da Frelimo, estou a ver um grande caos e uma anarquia generalizada que poderá enfraquecer às estruturas do Estado, caso às presentes negociações entre à Frelimo e a Renamo não incluir mais partidos políticos com projectos de gestão do país, cuja a inclusão deverá -se fazer sentir no próximo executivo, em nome da inclusão das boas ideias sem cores partidárias!
Sem comentários:
Enviar um comentário