Egidio Vaz shared his post.
6 hrs ·
A propósito da eleição do novo Secretário-geral da OJM.
Caros senhores da OJM, principalmente os delegados ao Congresso da OJM
Escrevo-vos para vos avivar a memória sobre a situação calamitosa em que se encontram:
• Uma direcção actual composta por maus gestores, colocados à força e contra vossa vontade pela anterior direcção da Frelimo para servir os interesses mesquinhos
• Uma OJM fracturada e doentia, incapaz de servir tanto a ela própria como ao partido
• Uma OJM com contas desorganizadas
• Uma liderança centralizadora e praticante da má gestão, abocanhadora dos proventos da organização para benefício próprio.
Não sou eu quem assim o diz. Em Abril deste mesmo ano, realizou-se em Xai-xai uma sessão do Comité Central cujo relatório do Conselho Jurisdicional produziu um parecer muito crítico, que denunciam práticas criminosas tais sejam gestão danosa, abuso do poder e desvio de fundos, para além, obviamente da acumulação de bens da instituição para uso individual. Leiam o relatório em anexo. Leia o relatório detalhado a partir do link que vos forneço de seguida: http://bit.ly/1WV6rEt
Estranhamente, vejo que de entre os candidatos, estão duas pessoas bem identificadas com o antigo regime. Isto é mau meus senhores. E espero bem que a Comissão Política os expurgue da competição em sede da reunião que terá lugar esta semana.
O parecer às actividades do secretariado-geral indica que as actividades ficaram aquém do planificado; hoje, parece ser o mesmo grupo, a mesma camarilha que, tirando proveito das suas influencias quer forçar uma candidatura manchada por ilegalidades do cabo ao rabo.
Agora, deixe-me dizer-vos o que irão perder se mantiverem esta gente
1. A OJM deve trabalhar para materializar os objectivos da governação do vosso partido: está mais que claro que ao longo da vigência da anterior liderança, a OJM pouco trabalho para o sucesso da governação. Ocupou-se do nada-fazer; do abuso do poder e do desfrute em detrimento do trabalho necessário. Porque a direção foi imposta, não teve apoio de base. É importante lembrar que a subida ao poder desta direcção foi forçada. O actual Secretário-geral foi vencido com votos em branco em sede de eleições. Nas últimas eleições, a Frelimo perdeu deputados. Parte da razão é logicamente imputável ao fraco desempenho da OJM.
2. A OJM deve servir de organização-modelo: está comprovado que a actual liderança não conseguiu erguer-se como modelo muito menos tornar a OJM numa organização modelo, fonte de inspiração para a iniciação política do jovem moçambicano. Consequentemente, a desmoralização da actual juventude para com a política reflectida nos altos índices de abstenção são igualmente corolário lógico do marasmo em que a vossa organização se encontra.
3. A OJM deve liderar pelo exemplo e pelos princípios d transparência: imaginem um líder juvenil ladrão, que não presta contas e que abocanha tudo em seu poder? Como este poderá encorajar os outros jovens a votarem na Frelimo?
4. A OJM deve constituir-se em verdadeira força da juventude da Frelimo: para credibilizar a OJM e institucionaliza-la como de facto, uma força juvenil da Frelimo, a OJM deve ter gente eleita pelas bases e não imposta pela superstrutura. Tal como acontece com a OMM (a mais séria instituição da Frelimo), a OJM deve augurar chegar aos patamares desta, desempenhando o seu papel como verdadeiro viveiro da liderança do partido e não canteiro da depravação.
5. A OJM deve livrar-se dos vícios do anterior regime: uma das formas de superar a crise actual é votar em outros membros, diferentes, que não se identificam com o antigo regime, promotores da inércia e do descontentamento generalizado.
Peço-vos para leiam os documentos que vocês próprios produziram em sede própria, reflictam sobre eles e decidam.
Existem só duas formas de decidir: pela mudança ou manutenção do status quo. Se decidirem pela manutenção do status quo, a situação d Frelimo em termos eleitorais e sucesso na governação vai piorar. Se decidirem na mudança e em colocar gente com mãos limpas, ainda podem lograr algum sucesso.
Eu espero que optem pela mudança. Até lá, um forte abraço fraterno e sempre sincero.
Do vosso sempre presente e atento,
\Egidio\
PS: Nao se esqueçam de ler este documento completo:http://bit.ly/1X1HamJ
Tem muito mais infromação, por favor.
Egidio Vaz added 2 new photos.
April 13 ·
Sobre a reunião do Comitê Central da OJM
Ao longo do fim-de-semana, a organização da juventude moçambicana, OJM, braço juvenil do partido Frelimo, reuniu-se em Xai-xai, longe do olhar dos jornalistas, em mais uma Sessão do Comitê Central. No final do encontro, os jornais noticiaram que a liderança da organização mereceu mais um voto de confiança, permitindo-a concluir o mandato, atém Novembro deste ano.
Em mais um exercício de escamoteamento da verdade e controlo do dano, a liderança da OJM conseguiu com relativo sucesso calar e fazer calar qualquer entusiasmo de debate público sobre a pertinência deste encontro e seu potencial na mudança da liderança.
É que para além do facto de a liderança da organização ter lá chegado graças a uma ilegalidade brutal e grotesca protagonizada pela liderança do Partido Frelimo ao remover a força e de forma verbal a anterior liderança, a actual liderança revelou-se percursora dos hábitos e práticas danosas, típicas de piratas em pleno assalto ao tesouro. Tive acesso a toda documentação e resoluções do encontro e hoje apenas partilho a resolução do Conselho Jurisdicional, que é o órgão mais importante responsável pela produção de um relatório muito cáustico.
• Na verdade, a manutenção da actual liderança foi aparentemente de novo imposta, graças a alguns padrinhos e compadres de alguns filhos cujos parentes são membros da Comissão Política da Frelimo.
• A manutenção de Pedro Cossa foi assegurada pelo representante da Frelimo a reunião, uma vez que a organização e seus membros reprovaram os relatórios submetidos a apreciação pelos membros.
• Os relatórios submetidos pelo secretariado foram todos eles chumbados não só porque revelaram graves e insanáveis irregularidades como também são de muito má qualidade.
• Ainda não está bem definida a data de Novembro como sendo a do I Congresso. Uma Sessão Extraordinária do Comité Central deverá ser convocada para se debruçar sobre outros temas pendentes, uma vez que a agenda não foi esgotada.
Se forem a ler a resolução que anexo neste pequeno post chegarão a conclusão dos principais problemas detectados nos relatórios submetidos. Em resumo eis as principais constatações:
• Gestão danosa dos recursos financeiros e patrimoniais da organização
• Não observância das regras e procedimentos administrativos na gestão dos fundos
• Falta de comunicação entre os diferentes tipos de órgãos e entre os membros
• Não observância da directiva para eleições internas da organização para sanar questões relativas a incompatibilidades etc.
• Não cumprimento dos planos de actividades
• E por fim, a resolução exige uma auditoria.
O relatório que tenho é simplesmente sombrio. E, tal como expresso nesta resolução, chegará as mãos da liderança do Partido para o conhecimento.
Ou seja, Pedro Cossa e sua camarilha foram chumbados em sede própria, mas safaram-se por hora por causa de um sistema de apadrinhamento que ele e seus mais próximos correligionários gozam em sede da Comissão Política do Partido Frelimo. Mas não vai durar tanto.
PS: Eu interesso-me pela OJM porque sendo ela viveiro do futuro político da Frelimo, precisa dar o exemplo de boas práticas e não comportar-se como canteiro da mediocridade e corrupção. A actual liderança tomou de assalto e está a estragar a organização. Não sou eu que está a dizer. São os relatórios por eles próprios produzidos.
O Mendes Mutenda pode agora desmentir este documento e chamar-me de mentiroso. Ele que não sendo membro do Comitê Central da OJM fez-se a Xai-xai e de lá lançou impropérios a minha pessoa, num evidente esforço de tentar descredibilizar-me recorrendo a mentira e ao gatekeeping. Tenha a palavra amigo..
39 people like this.
Comments
Egidio Vaz Copeie o link e cole-o no navegador para baixarhttp://bit.ly/1X1Hkuu
DROPBOX.COM.
Samuel Bernabe Tenho saudades dos tempos de Zacarias Kupela, quando eu era jovem e tinhamos uma OJM dinâmica e uma liderança infalível. Apostem na mudança nossos continuadores, o futuro deste país está nas vossas mãos.
Egidio Vaz Já não são tempos de Kupela. Agora só reina machadadas e roubalheira
Edson Chichongue Onde se situa Mendes Mutenda entre a antiga e actual lideranças da OJM?.
Egidio Vaz Estão receosos em comentar. Na verdade, só podem vir dizer que os documentos aqui apresentados são falsos ou não correspondem a verdade. A verdade porem é nao foram debatidos.
Mendes Mutenda Egidio Vaz, obrigado por ter me mencionado no post. Não vou discutir assuntos internos aqui. Não compete à mim desmentir ou omitir algo. Aguardamos com serenidade. A justiça tarda, mas ela faz surpresa. Obrigado mesmo. Àquele abraço.
Tome Shakushasha Pessoalmente apoio incondicionalmente o Cda GONDOLA e acredito ser a melhor escolha no actual contexto. Reafirmo, apoio e acho que GONDOLA e a melhor aposta!!!
Aposte no GONDOLA, o Jovem a seguir!.
Crespim Mabuluko Eu nada posso dizer pois constatei que em Moçambique não há jovens há sim um grupinho de jovens que se dá o direito de viver a juventude de todos jovens moçambicanos "colonização Juvenil ".
Luciano Mapanga A roubalheira e desorganização começam na base. Já rola um mau ambiente nos distritos relativamente a escolha dos delegados. Consta que o processo não tem sido transparente. A OJM precisa de profundas mudanças..
Tome Shakushasha Meu caro Luciano Mapanga a a posta deve ser no GONDOLA, o Jovem a seguir!.
Francisco Pacheco Chigogoro Porque é que quando a pessoa fala verdade neste país é diabolizado e pior quando tece críticas contra o regime? Tudo o que Dr Egidio Vaz escreveu todo mundo ja sabia, apenas ele postou para um debate, agora aparecem pessoas como advogados da teia criminosa da OJM a proferirem palavras pejorativas.
Tome Shakushasha Por outro lado acho que de alguma forma devemos respeito a actual direccao e peco que todos façamos a nossa escolha, mas, não rasguemos e nem disrespeitemos os nossos actuais dirigentes, pior, não tragamos alguem que nem e da nossa organização para banalizar os nossos dirigentes. Reafirmo, apoio e acho que GONDOLA e a melhor aposta!!!
Aposte no GONDOLA, o Jovem a seguir!.
Tome Shakushasha Votar em Mety Gondola è votar:
1. Numa OJM participativa e Inclusiva, que promove o debate dos problemas da sociedade e da Juventude de modo particular e a participação dos Jovens na procura de soluções de problemas que enfrentam;
2. Na criação de uma política da juventude na qual se estrutura de forma integrada (os assuntos do emprego e habitação para jovens, associativismo juvenil, questões de cultura desporto e cidadania;
g)Na adopção de um conjunto de acções estratégicas tendentes a fazer face ao problema da habitação para jovens através de mobilização recursos materiais e financeiros.
Vote em Mety Gondola, o Jovem a seguir.
Nelson Junior A OJM, tristemente reflecte a inagem da Frelimo..e se roubam e porque sao deixados de roubar...pra nao comentar de tanta putaria suja que anda na OJM...chefes que se aproveitam das camaradas...enfim, tempos passam mas a mentalidade eh sempre a mesma: a dos anos 70.
Geovane De Benjamim Wilson Aproveitar este espaço para juntos fazermos uma que na análise mesmo não estando ligado ao assunto apresentado no presente posto!! Boko Haram, Matou Mais de 2.000 Pessoas Na Nigéria. Vcs Fizeram Oqueeeeeeeee?
Xenofobia na África do Sul, Morreram Moçambicanos, Vcs Fizeram Oqueeeeeeeee?
Em Muxungue Morreram Moçambicanos, Vcs Fizeram Oqueeeeeeeee?
Em Xitima Em Tete, Morreram Nossos irmãos. Digam Me Lá. Vcs Fizeram Oqueeeeeeeee?
#...Essas Fotos De Perfil Que Vcs Estão a Mudar, Estão a FAZER Oqueeeeeeeee?
Paulo de Sousa Em tempos ou vésperas de eleições tudo é possível, até sustentar-se em um relatório superficial, de recomendações, não de efectiva conclusão. Prova que estão em busca de penumbra que possam comprometer a recandidatura e vitória de certo candidato, ou seja, só acontece quando há temor... Há quem nem tenha legitimidade de fazer esta exposição e ilação, isso é indisciplina, há que ver o real interesse de quem idealizou e induz a uma conclusão contra pessoa do SG ( ainda no poder), um real atentado e desprezo a hierarquia partidária, tentativa de criar divissionismo no seio da organização, num momento de festa, ao 1o congresso da OJM. Abaixo os hipócritas, aos que não sabem oque querem. Viva a unidade e coesão!
Remane Abudo A ver vamos

















Sem comentários:
Enviar um comentário