Renamo anuncia
Beira (Canalmoz) – A Renamo anunciou na tarde de ontem, quinta-feira, na cidade da Beira, que possui homens em posições de combate em todos o país, com vista a responder ao partido Frelimo, caso este queira inviabilizar pela força a implementação das chamadas “autarquias provinciais”.
O anúncio foi feito pelo dirigente e deputado da Renamo José Manteiga, que é porta-voz da V Sessão Ordinária do Conselho Nacional da Renamo.
José Manteiga informou que a prontidão combativa dos homens da Renamo é defensiva, pois tem em vista avisar a Frelimo para que não use nenhuma força armada para criar agitação nas zonas onde a Renamo vai criar as suas “autarquias provinciais”. Prevê-se que a reunião da Beira aprove por consenso a implementação das autarquias provinciais à força.
Manteiga afirmou que, por várias vezes, a Frelimo recorreu às forças policiais e de intervenção rápida para combater as posições da Renamo, com vista a intimidá-la, mas, desta vez, segundo disse, haverá resposta à altura.
“Caso o Governo use os seus meios para combater os nossos militares, nós estamos disponíveis para responder em tempo recorde, e já estamos disponíveis”, afirmou. Disse também que a Renamo esgotou todas as vias normais para implementar o seu projecto. “Já usámos todos os canais possíveis para chamar a Frelimo a acatar a nossa iniciativa, mas este partido nunca admitiu”.
Manteiga disse que o partido Frelimo “não chumbou o projecto por falta de mérito, mas sim por arrogância” daquele partido.
O Conselho Nacional da Renamo diz que o seu presidente, Afonso Dhlakama, tem legitimidade popular para governar estas regiões, visto que ganhou as eleições. A Renamo tem-se queixado de fraude eleitoral verificada nas eleições gerais de 15 de Outubro, onde, sem editais e com outras irregularidades graves, a Frelimo e Nyusi foram declarados vencedores.
Manteiga diz que o seu anúncio não é uma declaração de guerra no país, mas sim uma forma que a Renamo encontrou de informar a Frelimo que vai governar também. “Nós vamos governar estas regiões. Os seus dirigentes actuais vão ter que escolher se vão para a Renamo ou para a Frelimo”, afirmou José Manteiga em conferência de imprensa
Estava previsto que a reunião do Conselho Nacional da Renamo terminasse na quinta-feira, mas prossegue até hoje, sexta-feira. (José Jeco, na Beira)
Sem comentários:
Enviar um comentário