EX- MINISTRO DOS TRANSPORTES GABRIEL MUTHISSE TAMBÉM Ê LADRÃO E LESA PÁTRIA
Por Vladimir Cistac Guepatos
ES A RAZÃO PELO QUAL NO ANO PASSADO OS TRANSPORTES MANING NICE FORAM PARALISADOS. ERA PARA ENTRAR NO MERCADO UM OUTRO CONCORRENTE.
NÃO SEI COMO FUNCIONA O MERCADO DE CONCORRÊNCIA NESSE PAÍS, PORQUE QUANDO UM DIRIGENTE COMO ACCIONISTA OU DONO DE ALGUMA EMPRESA QUE O ESQUEMA MERCANTIL MUDA DE POLÍTICAS.
PARECE QUE A MAIOR FORMA QUE OS POLÍTICOS DA FRELIMO ENCONTRARAM PARA ENRIQUECER SEM TRABALHAR FOI O MONOPÓLIO.
MONOPÓLIO EM ECONOMIA É O MERCADO ONDE EXISTE APENAS UM PRODUTOR (BENS E SERVIÇOS) E UM LOTE ENORME DE CONSUMIDORES. EX: A LAM, OS CFM, A EDM, A PETROMOC...
NO MONOPÓLIO NÃO HÁ PRODUTOS SUBSTITUTOS PRÓXIMOS OU CONCORRENTES, PORTANTO O PRODUTOR PODE DETERMINAR O PREÇO DE MERCADO, EXISTE BARREIRAS À ENTRADA DE NOVAS EMPRESAS.
AS BARREIRAS À ENTRADA DE NOVAS EMPRESAS TÊM ORIGEM EM:
1. O RECURSO CHAVE É A PROPRIEDADE DE UMA EMPRESA.
EX: CFM, O RECURSO CHAVE SÃO AS LINHAS-FÉRREAS, LOGO SE UMA EMPRESA QUER ENTRAR NO MERCADO PARA CONCORRER TERÁ DE CONSTRUIR SUA PRÓPRIA LINHA-FÉRREA.
2. QUANDO O GOVERNO CONCEDE A UMA ÚNICA EMPRESA O DIREITO DE PRODUZIR OU EXPLORAR COM EXCLUSIVIDADE ALGUM BEM.
EX: A LAM É A ÚNICA EMPRESA QUE DEVE EFECTUAR VÔOS DOMÉSTICOS (DENTRO DO PAÍS).
NÃO SEI COMO FUNCIONA O MERCADO DE CONCORRÊNCIA NESSE PAÍS, PORQUE QUANDO UM DIRIGENTE COMO ACCIONISTA OU DONO DE ALGUMA EMPRESA QUE O ESQUEMA MERCANTIL MUDA DE POLÍTICAS.
PARECE QUE A MAIOR FORMA QUE OS POLÍTICOS DA FRELIMO ENCONTRARAM PARA ENRIQUECER SEM TRABALHAR FOI O MONOPÓLIO.
MONOPÓLIO EM ECONOMIA É O MERCADO ONDE EXISTE APENAS UM PRODUTOR (BENS E SERVIÇOS) E UM LOTE ENORME DE CONSUMIDORES. EX: A LAM, OS CFM, A EDM, A PETROMOC...
NO MONOPÓLIO NÃO HÁ PRODUTOS SUBSTITUTOS PRÓXIMOS OU CONCORRENTES, PORTANTO O PRODUTOR PODE DETERMINAR O PREÇO DE MERCADO, EXISTE BARREIRAS À ENTRADA DE NOVAS EMPRESAS.
AS BARREIRAS À ENTRADA DE NOVAS EMPRESAS TÊM ORIGEM EM:
1. O RECURSO CHAVE É A PROPRIEDADE DE UMA EMPRESA.
EX: CFM, O RECURSO CHAVE SÃO AS LINHAS-FÉRREAS, LOGO SE UMA EMPRESA QUER ENTRAR NO MERCADO PARA CONCORRER TERÁ DE CONSTRUIR SUA PRÓPRIA LINHA-FÉRREA.
2. QUANDO O GOVERNO CONCEDE A UMA ÚNICA EMPRESA O DIREITO DE PRODUZIR OU EXPLORAR COM EXCLUSIVIDADE ALGUM BEM.
EX: A LAM É A ÚNICA EMPRESA QUE DEVE EFECTUAR VÔOS DOMÉSTICOS (DENTRO DO PAÍS).
LOGO É IMPORTANTE SABER QUE EM ECONOMIA A PRODUÇÃO IDEAL É QUANDO A EMPRESA ADQUIR O MAIOR LUCRO POSSÍVEL, COM MENOR QUANTIDADE DE CUSTOS.
ESSE É O PROBLEMA PARA MOÇAMBIQUE, AS EMPRESAS QUE OPERAM EM MONOPÓLIO, REDUZEM SEUS CUSTOS ATÉ O PONTO EM QUE SEUS LUCROS SÃO ALTÍSSIMOS E COMPROMETEM A QUALIDADE DO PRODUTO OU SERVIÇO.
EX: A EDM QUE NÃO QUER AMPLIAR, MELHOR A QUALIDADE OU INOVAR PORQUE QUEREM GASTAR MENOS E NOS COBRAREM TÃO ALTO.
EX: A EDM QUE NÃO QUER AMPLIAR, MELHOR A QUALIDADE OU INOVAR PORQUE QUEREM GASTAR MENOS E NOS COBRAREM TÃO ALTO.
ISSO NÃO FOI EXCEPÇÃO PARA GABRIEL MUTHISSE, ENTROU NO MERCADO DE TRANSPORTES PELA NAGI INVESTMENTS E PROCUROU TIRAR DO MERCADO O MAIOR CONCORRENTE, O MANING NICE. ALEGOU EXCESSO DE VELOCIDADE, ACIDENTES, MORTES ETC ETC. E COM ISSO MONOPOLIZOU O MERCADO DE TRANSPORTES INTER-PROVINCIAIS POR MEIA DÚZIA DE MESES. COM OS LUCROS CONSIGO INVESTIU NO AUMENTO DA FROTA DE VIATURAS E QUANDO O MANING NICE VOLTOU EM OPERAÇÃO, ENCONTROU SEU PRINCIPAL RIVAL MAIS PODEROSO DO QUE QUANDO DEIXOU-O EM OPERAÇÃO.
3 comentários:
Quem é o dono da nagi?
Para mim tanto faz, desde que os meus filhos estejam bem de saúde e com a comida sempre na mesa.
Sou eu.
Enviar um comentário