quarta-feira, 22 de abril de 2015

Confrontos entre homens da Renamo e FADM em Gaza Comissão da EMOCHM não trouxe resultados (‪#‎canalmoz‬)



16 h · 


Por terem incitado à violência contra estrangeiros
Gilberto Correia diz que Moçambique devia proibir a entrada de Edward Zuma e de Goodwill Zwelithini (‪#‎canalmoz‬)

Maputo (Canalmoz) – Mesmo com o fim relativo da violência e dos assassinatos de estrangeiros na África do Sul, continua a indignação de quem viu compatriotas seus e outros cidadãos a serem assassinados perante o olhar impávido das autoridades. 
Gilberto Correia, antigo bastonário da Ordem dos Advogados, escreveu na sua página do Facebook que Edward Zuma, filho do chefe do Estado sul-africano, e Goodwill Zwelithini, rei tribal dos zulus, são “dois incendiários que devem ser responsabilizados pela Justiça, independentemente do seu ‘status’ ou peso político”.
Recorde-se que o rei dos zulus disse que os estrangeiros estavam a tirar as oportunidades dos nativos. Esta semana, o rei apareceu a pedir desculpas aos estrangeiros, afirmando que foi mal interpretado. Por seu turno, Edward Zuma, um dos principais promotores do discurso contra os estrangeiros que impulsionou a onda de xenofobia que causou mortos na cidade de Durban, não se mostrou arrependido do seu discurso, mesmo com as consequências brutais que teve. Eduardo Zuma disse que os estrangeiros devem mesmo abandonar a África do Sul e regressar aos seus países de origem.
Edward Zuma está a ser investigado pela Comissão de Direitos Humanos da África do Sul por proferir discursos xenófobos.
Em entrevista ao canal sul-africano “News24”, o filho do Presidente da República sul-africano disse: “Eu não vou parar de dizer a verdade. O Governo deve parar de fugir de abordar esta questão. Estas pessoas devem voltar para as suas comunidades, e não teríamos desperdiçado dinheiro dos contribuintes” [acomodando-os em campos].
“O Governo de Moçambique deveria, no mínimo, considerá-los [Edward Zuma e Goodwill Zwelithini] ‘persona non grata’ e proibi-los de entrar no país. Mas acredito que, depois do que fizeram, estes criminosos poderão vir passear às nossas praias impunemente”, escreveu Gilberto Correia, uma das vozes mais activas na sociedade moçambicana. (Redacção)



Eunice Chivavele, ArliNdo PedRo NhoEla RalPh, Abel Gimo ve 223 diğer kişi bunu beğendi.


Manucho Braga Diante das terriveis imagens que pude ver acerca dos crimes denominados vulgarmente por "Xenofobia" conclui que: O Governo Moçambicano não é passivo demais como algumas vozes dizem! Mas sim o País está numa situação parecida a daquela mulher que não se formou por n' motivos, mas se casou com um homem rico que tudo lhe da, mas ela esta sujeita a todas as formas e tipos de agressão domestica, mas que por não ter onde cair morta tem que se submeter a pancadarias,traiçoes, injurias etc...porque: Ou ama os socos e bofetadas ou disconecta-se do mundo luxuoso que o agressor a proporciona...quero com esse exemplo dizer que, por mas violento que seja os actos xenofóbicos o País(Moz)continuará sendo a esposa dependente do marido que a viola e a humilha mas ao fim do dia tem o sorriso, o carinho e o jantar preferido do KFC na mesa... by placido jrVer tradução
27 · 14 h · Editado

Domingos Manecas ....mais... quando esta mulher se queixa à mãe, a mesma aconselha-a a calma, calma calma, calma minha filha, tenha paciência senão vais perder o lar. É teu marido aquele... Triste!...Será que os moçambicanos não se sentem lesados quando, na Sasol-Moçambique; nas areias pesadas, etc têm muitos "irmãos" sul africanos, que ocupam vagas que podiam ser ocupados pelos moçambicanos? Não há submissão e paciência que aguente a tanta prevaricação e ignorância!
4 · 10 h · Editado

Carlos Cardoso Concordo contigo Ilustre !Ver tradução
4 · 15 h

Sergio Agostinho Para viver bem em Mocabique, temos que fazer de conta que e um pais sem governo, porque se contar com o governo vamos morrer de depressao.
3 · 14 h

Cláudio Vilanculos Vilanculos Última informação: A Nigéria, Ghana, Malawi, encerraram os consulados e embaixadas da Africa d Sul nos seus países até k o Zuma resolva isto. Bem feito.
4 · 9 h

Manucho Joliandro Stuta Lhe encontro na praia de Maputo vou lhe perguntar se aqui é a continuação da A. do Sul
2 · 15 h

Pedronela Pedoza Mulungo Embaixada Sul Africana fechada em Nigeria devido A xenofobia na Africa do Sul, 4 homems tentaram queimar a Embaixada Sul Africana Em GHANA
2 · 14 h

Judite Octavia Ubisse é tempo de Moçambique preparar, ou aplicar, tecnologias adequadas na transformação da energia de Cabora Bassa e no gás de Pande para no futuro sancionar a África do Sul quando ficar impávido em situações desumanas como ocorreu agora.Há que mostra-los a outra face quando baterem na outra. Como teria sido bonito( educativo) se após esta xenofobia fosse condicionado o fornecimento de energia e gás à Àfrica doSul
2 · 12 h · Editado

Eugenio Justo Vitorino Concordo com Gilberto Correia
1 · 11 h

Thomas Vilanculo Eu vou levar a justica nas minhas proprias mao caso cruzar com um deles posso parar nas baras
1 · 15 h

Domingos De Sousa Duarte Não só o governo de Maputo, aonde é que está a famosa " Troica" da SADC? Este não é um facto que afecta Moçambique e Zimbabwe, mas é um problema da região. Será mais um daqueles filmes que já nos habituaram por a assistir quando o título é" A diplomacia Silenciosa da SADC "?
1 · 14 h

Mahlathine Mkhambane Desculpa Dr. Não concordo consigo. Devemos procurar soluções que nos aproximem de outros povos e não optarmos por extremismos. Repare que já está a ter seguidores nessa sua posição extremista. Não venha, amanhã, dizer que foi mal interpretado.
1 · 15 h

Cardoso Jose Vai a merda

Artur J NH O problema grave dos moçambicanos é fazerem greve nas redes sociais e não los locais adequados..... Só falam bonito só....
1 · 9 h

Aurelio Comprido Ribelia Olha,nao e primeira vez que Mocambique viu e viveu estes actos mas ate entao nada fez- se para reverter o senario. Sera que nao somos capazes de resolver esta triste macabro assassinatos que mocambicanos sofrem na vizinhanca?
1 · 14 h

Licesino Nwembjes Higerio Lhjm Os camaradas são hipócritas .... e escovadores nao vão fazer nada
1 · 15 h

Virgilio Rodrigo Elila Gilio De acordo

Hilario Afonso Tomo O diabo tomando conta de nos na Terra o governo sem agir como que um dia Deus ira tomar conta dos diabos(sul africanos)Nao meu governo,voce eh o nosso Deus da Terra toma medidas pah

José Nbeua Pois devia sim e deveria tambem anuncia-lo,nao so aos proprias como tambem ao publico em geral

Dauca Muchanga Me parece que o filho de zuma tem grandes negocios aqui em mocambique....

Raul Almeida Encerrem esses negócios

Chinhoman Man Os incitadores da violência deveria ser proibidos de viajar para qualquer que seja o pais principalmente esse filho do Zuma que te interesses empresariais em Moçambique.

John Wetela Uma das medidas

Sv Miguel Artur Filhos da puta so querem viver bem e nada fazem pra nos proteger

José Santos Macucule Esse é que devia ser o presidente de Moz: apoiado chefe.

Benjamim Jose Mas o Governo Mocambicano nao conssegue fazer isso...

Jose Silva A.do Sul vai passar mal...muito mal, todos os dias falta energia e água...as empresas param...como é possivel um país com o potêncial que tem, ser tão mal governado.

Ger Jaime Mario A única,das varias altenatvas...

Cláudio Vilanculos Vilanculos Pergunto a todos comentadores do fb. afinal d contas 
hibaba yini ka djon?
O que é k nós babamos a África d sul?

Shes Saraiva Eu acho que em algum momento temos que ser rígidos ou responder com a mesma atitude quando somos molestados para que nos respeitem. O governo Moçambicano nunca age é sempre pacífico por tal o povo é quem paga por tudo, porque não cortar a corrente eléctrica e o gás para esses tais que se sentem a perder porque o Moçambicano está no seu país verem que eles não passam de uns Vilatas. Ver se o que disse ser deles haverá sem esses dois elementos

Afonso Jose Quando o medo de encarrar a sua realidade reinar em um estado, esse passará a vida sofrendo por dependencia de temer suprir suas dificuldades de forma 'independente'. O resultado é,esse os outros brincam contigo e voce näo faz nada se näo olhar, Que pena eh

Ali Saide Sanchéz Ali porque nosso governo é muito burro não tem sentimentos com o seu próprio povo

Segredo Gube Mesmo não ter vivido nos tempos do presidente Samora, mas so pela historia sinto a falta dele, porqui ja teriamos ocupado a muito tempo Durban, alias è sò deixar de fornecer energia k eles sentirão a importancia dos Mozs, sabe compatriotas lembrem se k nös nunca ficamos pelomenos 6 meses sem problemas com os Sul Africanos, e eu pergunto porquê?? A 2 anos atràs policia Da RAS matou porcamente um taxista Moçambicano, para alem de tantos outros problemas, mas akele taxista se fosse filho dum Ministro, deputado ou dum menbro do governo talvez algo teria sido feito, lembrem se k unico paìs irmao k temos na africa è Tanzania.....! Tamos fartos de termos problemas com os Sul Africanos....!

Mateus Francisco Navaia Segredo, a RSA foi único país na Região que ele temia.

Felex Nhantumbo Comcordo contigo meu irmao

Mathause Muphissa o impossivel eh impeder essa entrada das tais pessoas no nosso pais

Sergio Agostinho Nunca virao para ca, fazer oke! oki acha que isso e? Isso nao passa de escombros e ruinas dos colonos Tugas.

Domingos Cossa Olha meus irmaos. Os paises anglofonos sao por natureza agressivos. Ate malawi agride moçambique (verbal ou militarmente). Vejam angola, nao é agressivo mas nao admite brincadeiras com seus cidadaos. Qndo ha assuntos destes, toma posicoes adequadas. O nosso pais fica nas lamentacoes, quer nas agressoes, no desporto, cultura, fronteiras, em tudo.
No acidente de mbuzine, se tivesse sido aucontrario, nem que fosse um ministro ras a morrer naquele acidente, ras teria atacado militarmente moz. Disso fiquem claros mesmo agora com o gov do anc.
moz deve saber tomar medidas e decisoes, nao xtamoos dizer pra atacar militarmente, mas tomar posicoes claras pq somos um pais sooberano. Ex considerar pessoas nao gratas ao pais ate q se esclareçam coisas, fechar embaixadas, feichar nossas fronteiras, gas, energia, retirar sulafricanos do pais.

Oweni Esmael Países sérios começam a reagir a exemplo da Nigéria (...) é preciso mostrar maturidade política a não a "dependência"...!!! Não pode ver os discursos de filhos do estadista sul africano e rei se kwazulu natal que deixa o goveno moçambicano sem poder de tomar medidas "drásticas" que repõe um respeito, dignidade pelos nossos compatriotas que construíram aquele país e hoje viram facas, e objectos contundentes .,,.!!!!

Raul Almeida Se é para sofrermos fechem as fronteiras no passado tivemos essa experiência c a Rodésia do sul (Zimbabwe) o país perdeu 500 milhões de USD e sobrevivemos.

Leonardo Silva Cusse Concordo pela publicação ilustre Dr.
1 · 13 h

Álvaro Xerinda CorrectoVer tradução

Nelson Mugaua Concordo com a explanaçao

Idrisse Saiad Faz alguma diferença que sejam exactamente esses? Cortavamos era as relações com todo o governo, bolas, já foi assim com o Apartheid.

Mario Deus Embora, não acredite que se cumpriria, não tenho nada de nada contra o sugerido pelo Dr. Gilberto Correia.

Osvaldo Ossumane Amade TPI deve agir contra estes senhores

Moises Eugenio Luis Si o TPI, intervir sobre esses fortes politico,o k sera do fulano que perdeu eleicoes e foi declarado vencedor, em Moz

Cláudio Vilanculos Vilanculos Ghana, Malawi, Nigéria, e RDC mandaram hoje fechar os consulados e embaxadas devido a xenofobia

Cláudio Vilanculos Vilanculos Mandaram fechar consulados e embaixadas sul africanas

Simao Mario Mondlane Em Moçambique carecemos d individuos imparciais e o ilustre Correia tem escrúpulo e postura nacionalista é incrível que o governo moçambicano continue aparentando não sermos um estado soberano com vários acordos desrespeitados como se nao tivesse relações diplomáticas entre os dois estados.o termo" nenhum tirano nos irá escravizar" é mera faláciA pois nós moçambicanos somos vitimados de tamanha tirania.ate qndo o povo vai cntinuar desgovernado? Será k o ser pacíficos é sermos passivos? Será k a integração regional restringe se a boa convivência entre governantes? E ao povo k é a cúpla da insaciável opulência da pkna elite k nada faz para proteger o povo k é obra da plutocracia neocolonial. Ser moçambicano significa motivo de opróbrio? Prontos subscrevo.

Bernardo Daniel Namburete Jr. Com certeza

Bernardo Mahara Concordo contigo.

Iranha Said Dr, como muito repseito que tenho para consigo, esperava de ti e dra. Alice uma postura mas dura, ate de processar estes dois gangs no TPI. Faziam grande favor a este povo desgovernado. Quero resposta da minha/nossa precupacao e seria de agrado de muitos Mozs. Obrigado!

Edy Manuel Concordo plenamente contigo.

Abel Gimo It's true,dvem ser impedidos msmo,são desumanos.

Avelino Jose Mateus Dr. Correia, Estes senhores (Goodwil e Eduard Zuma) não são malucos! Não hão-de pôr os pés em Moçambique devido ao peso de consciência. O Governo da RSA devia agir sim, punindo-os severamente o que não aconteceu.

Bine Alberto Langa O Dr gilberto profirio boas palavras eles merece isso ..ate e pouco dvido as vidas q foram embora.

Simione Mhula Olha triste de mais ver concidadãos a serem mortos e o governo se liminar na lamentação afinal que porra de pais é esta pha que merdinha de governo temos no mínimo uma acção jurídica deveria ser intenta contra o governo sul africano ou mesmo contra as pessoas que assim incitaram ou mesmo praticaram crimes África do Sul e o mundo tem fotografias visíveis destes cidadãos esfaqueando e até mesmo agredindo estrangeiros bem como pilhando bens o que custa precisar o vizinho a incriminar e punir exemplarmente? Ficamos na lamentação como se fossemos cães sarnentos

Faquir Amir Por mi nao so estes dois individuos deve ser responsabilizados, mas sim o proprio governo sul africano.

Aito Isidro Massingue Ilustre com certeza

Alberto Chitsumba Chitsumba Continuo a dizer que o convite feito a federação moçambicana dr futebol de chamar a nossa selecção nacional para África do Sul não passa de a buzo de puderes por mim não podia aceitar a direcção ir para lá por favor deixem de lamber botas pá

Alfredo Alfa Pelo ao contrario , vem fazer oque no pais? Porque eles nao se arrependem em nada !ou vem dizer que ainda vao matar max mocambicanos claro que sim.

Domingos Meque Meque Eu apoio a sua mensagem

Galinha Do Mato Tem muita razao ai Advogado!

Menezes Alberto Com certza

Manuel Timane Ha um segredo politico aqui, nao é possivel tolerar 3 vezes o mesmo caso.

Herculano Machegane Machegane Tens opiniões "agrecivos"

Benjamim Jonesse Nkunda Esto de acordo eles deve parar no TPI

Daniel Gomes Gomes Partilho este sentido de opiniao

Nicols Rui Raul Governo moçambicano nao ira fazer nada?

Growene Mugas Quem tem coragem suficiente para proibir filho do Zuma a entrar em Mocambique? Estamos habituados a ser tapetes e vassalos mundiais , com a maldita fama de que somos passivos e acolhedores, enquando na pratica somos froxus, fracasados, vulneraveis e manipulaveis...
2 · 13 h

Fernando Tato Luis Tenho a certeza que virão passear em moçambique rir nas nossas caras porque admitimos não agimos o estado se sente inferior e medo de perder

Antonio Sitoe Mesmo se a RSA ficar livre do apartheid ,nao queremos depender deles.cada um deve ser soberano no pais dele.....palavras sabias do fundador do estado Mocambicano.

Raimundo Simão Quiasse É muito triste vendo os irmaos nossos a serem violado e sem k haja uma justiça. Africa terra rico em tudo! Até burrice! K pena de nós! Deus abençoe a Africa!

Rakim Manuel Mazivila Tpi estas aonde

Nelson Bene Jo Eu concordo.fazer u k?

Olimpio Baloi isso deve ser a nivel da SADC

Salomao Fernando Simango Serviso daqui e cortar arvores, fazer forno a extrair carvao vejetal venham os meus irmaos....

Jose Domingos Bulande Talvez quando o lider da renam0 comexar a governar terem0x xoluxoex.

Nelton Adriano Cousin Monteiro digo deve o Governo Moçambicano responsabilizar os danos patrimoniais e não patrimoniais ao Governo Sul Africano, pelas atitudes nefastas e crueis praticadas pelo seu Povo..

Nelton Adriano Cousin Monteiro Por último, deve o Governo Moçambicano responsabilizar os danos patrimóniais e não patrimóniais aos Moçambicanos.

Nelton Adriano Cousin Monteiro Impedir alguém de entrar em Moçambique é um pouco caótico, mais sim devemos criar condições necessárias de modo a empregarmos os nossos irmãos, pois deviamos ter consciência que um dia o povo Sul Africano poderia cumprir com as ameaças que vinham proferindo desde o ano de 2012.
1 · 4 h

Nelton Adriano Cousin Monteiro Devemos sempre ter o princípio de amar o proximo e respeitar os povos.. Com base neste princípio assente na bliblia e catecismo católico não devemos mpedi-los de entrar na República de Moçambique. Exemplo Smith entra em Moçambique e tem interesses no Distrito de Barué.
1 · 4 h

Osvaldo Ossumane Amade Moisés kkkkkkk kkkkkkk

Telma Lopes Nao nao nao, eu pressiono ao nosso governo a melhorar as condicoes de vida (habitacao, saude, educacao e agricolas), e deixo os Sul Africanos manifestarem o que lhes vai na mente, prq estas accoes nao sao de hoje, lembrem-se no passado qndo deportavam os estrangeiros pra Moçambique na fronteira d Ressano e durante o percurso da viagem alguns eram chicoteados e outro a atirados pelas janelas, o caso dqules q foram torturados plos caes e pra nao mencionar as humilhacoes na fronteira d Ressano d lado Sul Afrcno. Resumindo; os fazedores das leis na Assembl d Repblca preocupam-se com as de terra, regalias, petroleos, etc....
Outro assunto, vejamos Angola e da SADC e unico ainda q ainda pede visto d entrada pra RSA, whyyyy??? Porq sabe impor as leis e regras no seu espaco qndo alguem se acha o Manjestoso.

Raul Malagissa A lista peca por ser pequena...
1 · 8 h



16 h · 


Confrontos entre homens da Renamo e FADM em Gaza
Comissão da EMOCHM não trouxe resultados (‪#‎canalmoz‬)

Alegado atentado contra coronel Mariano Nhongué, perito militar da Renamo na EMOCHM, na origem dos desentendimentos entre os membros da Comissão.

Maputo (Canalmoz) – Não trouxe nenhum resultado a Comissão de Inquérito da Equipa Militar de Observação da Cessação das Hostilidades Militares destacada para investigar as causas dos confrontos militares entre as tropas governamentais e os homens armados da Renamo em Naladzi, no distrito do Guijá, na província de Gaza, nos dias 2 a 4 de Abril, 
O “Canalmoz” soube de fontes militares que houve desentendimentos entre os membros da comissão em Naladzi, devido a uma emboscada montada pelas forças governamentais contra o coronel Mariano Nhongue, perito militar da Renamo afecto na subunidade da EMOCHM em Inhambane.
Segundo as nossas fontes, quando a missão chegou ao local, o chefe da missão, o coronel zimbabweano Nelson Munjaranji e o coronel Alface, do Governo, disseram ao coronel Nhongue, da Renamo, que entrasse em contacto com o comandante da força da Renamo no Guijá, para ser ouvido pela Comissão. “Quando o coronel Mariano Nhongue ia ao local onde devia captar melhor a rede para se comunicar com o comandante da Renamo, caiu numa emboscada das forças governamentais previamente montada”. As nossas fontes contam que “o comandante Nhongue escapou por sorte e por ser um operativo experiente”. Segundo as fontes militares, o objectivo da emboscada era assassinar o oficial, para imputar a responsabilidade à própria Renamo, a fim de alimentar a narrativa de que a Renamo é a responsável pelos ataques em Gaza.
A partir daí não houve mais condições para as partes continuarem a trabalhar, e tiveram que voltar a Maputo sem o relatório que se pretendia que elaborasse sobre as causas reais dos confrontos. Na passada sexta-feira, os peritos militares do Governo e da Renamo reuniram-se no Centro de Conferências “Joaquim Chissano”, no habitual encontro semanal com o Comando Central da EMOCHM, para receber o relatório da missão, o que não aconteceu.
O relatório devia ser apresentado ao comandante da EMOCHM, o brigadeiro Therego Seretse, que, por sua vez, se encarregaria de apresenta-lo ao comado da EMOCHM. Ao aperceber-se que a Comissão não elaborou o relatório, o brigadeiro Therego Seretse não compareceu no encontro, evocando doença. O “Canalmoz” sabe de fontes da EMOCHM que Therego Seretse anda insatisfeito com o que chama parcialidade por parte do chefe da Comissão de Inquérito enviada ao Guijá, o coronel Nelson Mujaranji.
No referido encontro, Nelson Mujaranji apresentou um relatório verbal que omite a emboscada de que o coronel da Renamo foi alvo.
O “Canalmoz” soube que, com o propósito de se apurar o que realmente aconteceu no Guijá, a delegação da Renamo pediu para que fossem chamados a Maputo os coronéis Mariano Nhongue (da Renamo) e Alface, ambos afectos na subunidade de Inhambane, para prestarem os seus depoimentos à EMOCHM, mas a proposta foi recusada pelo Governo.
As nossas fontes militares disseram que, à última hora, foi produzido um relatório que indica apenas que a comissão não obteve sucesso, sem no entanto se referir aos problemas. O documento foi depois apresentado na passada segunda-feira, dia 20, na mesa do diálogo, mas foi considerado incompleto pelas partes. (Bernardo Álvaro)




Belino Nhalungo, Mavuto Matias, Lazb Francisco e 95 outras pessoas gostam disto.


Helder Mabota estamos fartos de palhaçada!
3 · 16 h

Unay Cambuma Cobardes.
8 · 14 h

Galinha Do Mato Só?

Dramuce Junior E voces achavam que a confiança iria trazer algo de novo? Esperem so pra ver que a merda é a mesma so o que varia Sao os cus
2 · 15 h

Manuel Mavida E quando o Unay Cambuma publica voces dizem k cambuma ta incitar a violencia ou seja , ele ta mentir . ai esta tudo oque ele havia denunciado . duvidas?????
1 · 11 h

Aniano Ani-face Zitha Palhaxada
1 · 15 h

Maulana Domingos Maulana Coisas de vergonha so. Uma proposta que parece obvia rejeitam. Tudo isso, para criar impaces sucessivos ate entrar-mos numa nova e longa Guerra pior que a primeira. Carambas...
1 · 13 h

Leonel Milas São bons em manipular a opinião pública, e construir uma história cheia de vícios em benefício de si próprios.
1 · 15 h

Dias Tembe Qual confiança qual quê, acham que o J. Peixe-seco é capaz de confiar em alguem para controlar as matas de onde ele tira o sustento dilapitado os nossos recursos florestais. Esse é um bandida e olheiro do AEG no governo.
1 · 14 h


Gilson Pai De Azagaia Fedaputas!
1 · 14 h

Castigo Machava Este pais voltara a guerra por culpa da arogancia, ganancia e sobretudo da inocencia dakeles k pensam k os seus interesses estao acima de tudo e de todos.

Dias Tembe Ou reslovemos de uma vez por todas essas palhaçadas que até deixam agastados os observadores nacionais ou que voltem as matas que de lá sairá o mais forte porque assim só gastam o dinheiro dos nossos impostas a pagar pessoas que nada querem resolver.
1 · 14 h

Felix Alexandre Raposo "Isso vai nos Obrigar nós desmoblizados da renamo voltarmos de novo no mato pegarmos em armas explusarmos de uma vez para todo esses comunistas".Assim dizia meu tio quando soube desta notícia.
1 · 13 h

Mahlathine Mkhambane O teu tio combateu os comunistas durante 16 anos e não conseguiu expulsá-los. Agora que é velho e desmobilizado é que vai conseguir? Deixa-te de tretas.

Felix Alexandre Raposo Ele ainda é muito jovem saiba k a maioria da segurança da renamo são os mesmos k combateram 16 anos mesmo assim são os mais fortes k limpam os miudos das Fadm em um segundo.

Eduardo Mutimucuio Fortes?16 anos que combateram mas nem se quer um Distrito tiveram sob o controle deles.Sao fortes sim para sabotar,destruir e matar a populacao.

Felix Alexandre Raposo Não tiveram nenhum distrito a governar pork voces quando viram k ja estavam militarmente derrotados foram buscas a esperiência do colonialismo de usar os ditos cristão para convencer o lide mas agora os tempos são outros vão chorar outros ja começaram apanhar tromboze.

Iranha Said Vossa brincadeira vai terminar muito mal. Este povo vai ainda correr dum ladao para outro pk a renamo nao vai facilitar em nada. esperamos um censo para se alcancar almejada paz de FJN, pena dele que estao a lhe sabotar e vai ter muita dificulidade de governar na verdade.
1 · 15 h

José Nbeua Estes tipos sao tao imcompetentes, que nem contra um so homem, conseguiram seus intentos. Kanganhiceiros da matuge! estamos entregues a bandidos!

Dino Tualufo Satánicos

Paulino Gil Nhabanga Lamentável

Cristina Ussene Deus nos livre desta maldição.

Cláudio Vilanculos Vilanculos Esses peritos militares só vieram vaziar o confere d estado, curtir a nossa paisagem, fo*** as nossas irmãs, curtir os D4Ds, Ranger Rover, comer carne fresco, e até usam palitos d dentes d moz pra tirar carne nos dentes, porha....,......... Chegaram aki magrinhos agora tao todos gordos. Nossos impostos. K chatice

Aniano Ani-face Zitha Esses xtiveram cä sø pa desfile das FORD RANGER XLT, e desfrutarem da paisagem das belas matas que Guijä dispöe, e uma bela hospedagem n h-kapulana...e de tudo fazer o bom uso dos palitos de dentes...senhores parem de entreterem o povo

Emamo Muquissirima E vao dizer que Unay mente

Germano Gar Estamos sempre atento dia e noit ,com a Frelimo .

Nelio Guetsi Frelixo pah

Adelino Barros Filhos da P*ta

Oweni Esmael Galdinos De Jesus, leia esse cenário (..) sem "relatório", atentado a um coronel (...) não há fumo sem fogo ...!!! Isso será como o mesmo cenário de "paridade" muitas vidas sem foram (provavelmente), não se sabe o que realmente houve cima tal coronel, (mas penso que esquivo bala)

Amos Madjiruane Mas porque a frelimo percegue frelimo???

Cláudio Vilanculos Vilanculos Humm...... Amosse, kual é a pergunta mesmo?

Cláudio Vilanculos Vilanculos Sr. Amos formula bem a sua pergunta.

Amos Madjiruane kkkkkjjjjjjjkkkkkí ½í¸í ½í¸í ½í¸í ½í¸Ver tradução

Amos Madjiruane foi uma falha

Bernardo Mahara Mas pk tirar a vida aos outros? O k ganham com isso?

Mindo Felix Cassamuge Parece o discurso do PR no principio era de emoção, agora é que esta a mostrar a verdadera face. Só que o capim é sofre, que somos nôs os patrões... acabem com isso, estamos cansado disso.

Nelito Da Mara BT ate.quando??

Leonel Armindo Lion Be Ate 4nd afinal? Saibam k esse orgao da emochim criado xta a gastar avoltadas somas de dinheiro do estado e a populacao vai circulando nas caixas abertos como se fossem xigjumbas.... Merda pha

Rui Carlos Que reune condiçoe , pra apresentar o relatorio veridico k diz a realidad do k aconteceu ? Resp

Isaias Adelino Joao Joao so sabe mentir e desinformar este canal da renamo. escrevam verdade pelo menos uma vez. sempre destorcendo a verdade. que vergonha.

Leonel Dias Enatao kual é a verdade? Ja k os outros desinformam? Uma das melhores maneiras de corrigir um erro e dizeo certo, entao faça e nao se dedique a desmentir so cm um nao

Cláudio Vilanculos Vilanculos Ilustre Isaías Adelino, por favor vai ler os jornais: Notícias, Domingo, Diário e escutar a RM ok? E deixe o Canalmoz em paz

Tomas Humbe Delegacao do governo junto com seus peritos si acham de sabe tudo e esperto,isso e mau queriam emboscar o homem da renamo porke? Sempre vivem na falsidade na mentira.
2 · 15 h

Fabiao Simao Não entendo porquê tanta complicação, o projecto da Renamo visa dirigir os destinos das regiões onde a população tem vindo sistematicamente depositando o seu voto a favor desta formação política. em todos comícios que o Afonso Dhlakama tem feito, em nenhum momento ouvi o povo a negar o ante projecto pelo contrário tem mostrado a solidariedade para com a Renamo. agora negar ansiedades de um povo é a riscar se demais, um risco gratuito e desnecessário. O projecto deu para perceber que o partido Frelimo continuará a controlar o estado, portanto mesmos nas províncias autónomas a Frelimo irá controlar. no que diz a respeito ao MDM, esta formação política controla três importantes cidades do País, para além de Gurue. Acho eu que o poder será mais ou menos equilibrado, aumentando mais espaço de debate política, essencial para um estado democrático. Por favor não nos levem a guerra por motivos meramente pessoais como disse oCastigo Machava em detrimento de interesses do povo moçambicano que tem mostrado ser pacífico.

Fernando Manguiao Pinto Eu confio no unai.

Lui Manuel Manho Manhoco A renamo divia comesar agora anomiar os adimistrador na provincia onde saiu vitorioso porque Guebuza ja falou k arancamos avitoria
1 · 12 h

Lui Manuel Manho Manhoco Eu xtou aver k o lider da renamo a pacesiar muito. Mais pecesia cria derota
1 · 12 h

Shelton Joao Assim quer dizer que a desmilitarizacao da Renamo nao ser possivel agora,porque as forcas governamentais,estao a amostrar um desenteresse,isto e,montam emboscada para contra parte,porque?vamos resolver os problemas duma forma mocambicana,com o intuito de alcansarmos o mesmo objectivo que e a paz,a estabelidade economica,a uma convivencia social,a um progresso do pais,a uniao entre nos mocambicano,o combate a pobreza absoluta,..

Mahlathine Mkhambane Para mim, há manobras de ambas as partes para a defesa de interesses puramente partidários e até individuais. Interesses da Renamo, do Dhlakama e da Frelimo. O povo só está a ser usado. O mesmo povo que quando estes fulanos se desentenderem, vai levar chumbo.
1 · 15 h

Jack Daniel Quem, quem de verdade empura o Paìs pa misëria, triste tambëm ë que depois de uma entrada derrupante e ideias Construtivistas claras o Presidente ta sendo Infeliz con os discursos por ele proferidos ultimamente
1 · 16 h

Mateus Mapaure olha la serà que estes nossos dirigentes estao em perfeita consciencia mesmo?? Porque alguem com raciocinio perfeito pensa antes de agir, e tem certas coisas que ate dao vergonha de praticar

Amosse Jamo Jamo Canal Moz e um canal que as pessoas esprimem oq acham q e correto, gostei deste saite.

Amosse Jamo Jamo Meu Deus

Norberto Fernando muito mau pelo orizonte cinzento...!

Isaias Nyamunda . “Quando o coronel Mariano Nhongue ia ao local onde devia captar melhor a rede para se comunicar com o comandante da Renamo, caiu numa emboscada das forças governamentais previamente montada”. As nossas fontes contam que “o comandante Nhongue escapou por sorte e por ser um operativo experiente”. Segundo as fontes militares, o objectivo da emboscada era assassinar o oficial, para imputar a responsabilidade à própria Renamo, a fim de alimentar a narrativa de que a Renamo é a responsável pelos ataques em Gaza.

Olindio Alberto Vinte Esses gajos da frelixo nao,tem razao.Mas para quem,tudo isso?

Estevao Miguel Mavinga Parem com palhacadas

Magacebe Majacunene Haja coragem.O PR tem que mesmo fazer uma limpeza.Nao pode hesitar porque o tempo vai escasseando.Meta a a sexta velocidade e quem nao acompanhar, naturalmente fica para traz.O PR dificelmente vai agradar a todos, ate porque nao é possível agradar a "gregos e a troianos".Vai doer sim mas , mas o País precisa dessa viragem.Ficar neste NIM, vai fartar as pessoas e a auto estima que subiou e MUIT0 após s aua tomada de posse pode cair.

Pedro Muana Bobo Bobo Frelimo e R E N A M O nunca vao se entender! Continuem escrevendo na agua!

Eugénio Soares Mandlate O capim é que sofre (opovo).

Wilson Junior Mukavely Mukavely esses pintainhos nao sabe com quem tao se lidar sinto pena vao morrer tumbica

Wilson Junior Mukavely Mukavely Esses macacos da frelixeiras sao filhos da puta da merda. pk acabar a vda do otro?desta vez vai se cherar borracha n capital.kota dhlaka acaba devez com esses flhos da puta e nao pode entregar as armas please.

Franque Rui Franque Ruim
1 · 13 h

Charman Della Vedova A Emochim deveria encerrar a missão.

Galdinos De Jesus Lamentavel Oweni Esmael desta forma nao se chegara ao bom porto

Pina Chaleca Como de sempre nao ha conclusao.



Belino Nhalungo, Mavuto Matias, Lazb Francisco ve 95 diğer kişi bunu beğendi.


Helder Mabota estamos fartos de palhaçada!Ver tradução
3 · 16 h

Unay Cambuma Cobardes.Ver tradução
8 · 14 h






16 h · 


Sentença dos agentes da PRM implicados na caça furtiva será proferida hoje (‪#‎canalmoz‬)

Maputo (Canalmoz) – Os 18 detidos, em finais de 2013 e princípios de 2014, por envolvimento na caça furtiva de rinocerontes no Parque Nacional do Limpopo, na província de Gaza, vão conhecer hoje, quarta-feira, 22 de Abril, a sentença do Tribunal Judicial de Gaza. Dos 18 acusados, 14 são oficiais da Polícia da República de Moçambique. Os agentes da PRM aguardavam pela sentença em liberdade, em virtude de terem pago fianças que variaram entre 35.000 e 50.000 meticais.
Entre os implicados estão o antigo comandante da PRM em Massingir, o chefe das operações do Comando Provincial da PRM em Gaza, o chefe da Brigada de Trânsito de Massingir, o comandante da 1.ª Esquadra da PRM no Xai-Xai e outros oficiais, sargentos e guardas.
Pesam sobre os agentes acusações de terem neutralizado um grupo de caçadores furtivos, aos quais apreenderam cornos de rinocerontes em quantidades não especificadas, tendo posteriormente vendido o material apreendido e tendo dividido o dinheiro entre si.
Os agentes são ainda acusados de terem permitido a fuga dos referidos caçadores furtivos mediante suborno, como forma de aqueles oficiais se apoderarem dos cornos que viriam a vender para benefício próprio. (Bernardo Álvaro)




ArliNdo PedRo NhoEla RalPh, Francisco Miguel, Delquio Ponguane ve 38 diğer kişi bunu beğendi.


Horacio Cabissira Massiriva https://m.facebook.com/JornalVerdade
Haberler/Medya Sitesi

170.468 Beğenme
3.231 kişi bunun hakkında konuşuyor
4 · 13 h

Carlos Pedro Ito Os nomes nunca nos dizem so falam d 18agentes. S fosse ladrao d geleiras ,patos ou coisa d menor valor iam dizer. Ms assim so pendents ai...Ver tradução
2 · 16 h

Sergio Tomé Mauricio Eles tem razao recebem pouco.

Armando Maculuve yam iso ta mal e aida dam dez porcento guarda da policia cem habitação afinal ate quando que vamos combater a pobreza?

Bernardo Mahara Sao donos do pais nada acontecera para eles.

Herculano Machegane Machegane Parabens!!!

Nico Olimpio Nhampeza Dnheiro uk faz! Faz e uk traz!



16 h · 


Em todo o país
Acidentes de viação matam 29 pessoas e ferem 81 (‪#‎canalmoz‬)

Maputo (Canalmoz) – Vinte e nove pessoas morreram e outras 85 contraíram ferimentos, dos quais 28 graves e 53 ligeiros, em consequência de 39 acidentes de viação registados ao longo da semana em todo o território nacional. A informação foi divulgada ontem pelo porta-voz da Polícia no comando-geral, Pedro Cossa. Do total, 20 acidentes tiveram como causa o atropelamento, 11 foram choques entre carros, 14 foram por excesso de velocidade e dois por ultrapassagem irregular.
Ao longo da semana passada, a Polícia fiscalizou 33.960 viaturas. Cinquenta e quatro automobilistas foram autuados por diversas irregularidades. Cento e quarenta e três cartas foram apreendidas por condução em estado de embriaguez. A Polícia apreendeu 31 livretes por diversas infracções ao Código da Estrada. Dezoito indivíduos foram detidos por condução ilegal. (Cláudio Saúte)




Bartolomeu Cossa, F S Mavuie Mavuie, Jamila Godinho ve 7 diğer kişi bunu beğendi.

Marcos Castelli Morrem muitas pessoas nas estradas moçambicanas. Lamentável isso.Ver tradução



16 h · 


Governo só conseguiu tirar 107 moçambicanos da África do Sul (‪#‎canalmoz‬)

Maputo (Canalmoz) – Um total de 107 moçambicanos foram retirados da África do Sul pelo Governo moçambicano, informou Mouzinho Saide, no final da reunião semanal do Conselho de Ministros. 
Segundo Mouzinho Saide, os regressados da África do Sul encontram-se no Centro de Trânsito localizado no distrito de Boane, a receberem cuidados clínicos, para posteriormente serem transportados para as respectivas zonas de origem. Outros 1500 cidadãos nacionais voltaram para Moçambique através de meios próprios.
A partir de hoje, quarta-feira, espera-se que mais 400 cidadãos nacionais residentes na África do Sul regressem ao país com o apoio do Governo de Moçambique.
O Governo diz que ainda não tem ideia do número de moçambicanos que perderam a vida em conseuência da violência xenófoba que se vive neste momento naquele país vizinho. O vice-ministro do Interior encontra-se na África do Sul a acompanhar a situação. (Raimundo Moiane)




Felex Nhantumbo, Sergio Tomé Mauricio, F S Mavuie Mavuie ve 10 diğer kişi bunu beğendi.


Marcos Castelli Vamos agora dá condições principalmente trabalho para os chegados no país ne ?Ver tradução

Tarcísio Azevedo "Governo só conseguiu tirar 107 moçambicanos da África do Sul". O porta-voz não disse ou o CanalMoz não perguntou as razões? Quais são as dificuldades? Falta de meios ou não há onde e como lhes abergar no território nacional? Ou há falta de meios (de transporte) para transporta-los? Onde andam os nossos helicópteros?

PS: RSA mandou dois abiões para transportar seus cidadãos de Tete.Ver tradução

Willy Benny Está se mal, "O Governo diz que ainda não tem ideia do número de moçambicanos que perderam a vida em conseuência da violência xenófoba que se vive neste momento naquele país vizinho."

Domingos De Sousa Duarte Bem falado Bernardo Álvaro Rabucane. Aonde é que está o Robert Mugabe por três razões: 1-Presidente duma das Repúblicas fortemente afectada pela Xenofobia; 2- Presidente em exercício da SADC; 3- Presidente da U.Africana.

Iranha Said Temos muito lugares para recebermos nossos irmaos. Tragam nas nossas regioes autonimas e poderao cultivar sua batata, arroz, mandioca, mapira, maxoeia e muita fruta. Se o governo de maputo nao os querem, isso nao deve ser precupacao deles. eles ja estao relaxados e se esqueceram de que este povo pertence a este pais.

Sergio Dos Santos a uniao africana deve punir africa de sul

Tomas Humbe Eu acho k ha muita bolada aqui,quando houveram cheias nu centro norte ha pessoas k nao tiveram tendas que ate agora ha gentes precisando de ajuda,afinal de conta u k esta acontecer???? Em boane esta cheio de tendas esticadas mais nao ha pessoas ali,afinal quem esta ganhar com isso heim?? Os meus governantes me surpreende sempre pelo negativo.

Bernardo Álvaro Rabucane Ainda não ouvi os pronunciamentos da União Africana e da SADC, dois organismos dirigidos por Robert Mugabe a condenarem os actos xenófobos na África do Sul. Mas Mugabe tem seus mercenários um pouco por todo o continente, desde a Líbia, passando por RDC até chegar e Moçambique a lutarem contra a oposição.



16 h · 


No país
Tráfego aéreo chegou a cerca de dois milhões de passageiros em 2014 (‪#‎canalmoz‬)

Maputo (Canalmoz) – Segundo um relatório publicado recentemente pela empresa Aeroportos de Moçambique, o número de passageiros registados em diversos aeroportos nacionais atingiu 2,03 milhões ao longo do ano passado, em 75 mil voos realizados durante esse período, o que se reflectiu no volume de negócios, ao passar dos 33,7 milhões de dólares norte-americanos registados em 2013 para 42,9 milhões de dólares no ano passado.
Entretanto, o referido crescimento, fica abaixo das projecções iniciais, que apontavem para um crescimento na ordem dos 13% em 2014.
O relatório refere que, no ano passado, a empresa registou uma queda de receitas na ordem de 21,1 milhões de dólares norte-americanos como resultado do aumento dos custos de encargos, na ordem de 17 milhões de dólares. (Raimundo Moiane)




Felex Nhantumbo, F S Mavuie Mavuie, Paulão Pinto ve 5 diğer kişi bunu beğendi.

António Mutombo Receita=volume de negocios, faz favor!!!Ver tradução



16 h · 


Durante o exercício fiscal do ano 2015
Autoridade Tributária espera arrecadar 155,4 biliões de meticais (‪#‎canalmoz‬)

Maputo (Canalmoz) – A Autoridade Tributária de Moçambique prevê arrecadar 155,4 mil milhões de meticais em receitas fiscais no exercício fiscal do ano 2015. O facto foi dado a conhecer pelo presidente da Autoridade Tributária, Rosário Fernandes durante o nono Seminário Nacional sobre a Execução Fiscal e Aduaneira, que se realizou recentemente na cidade de Maputo.
Rosário Fernandes explicou que 102,9 mil milhões de meticais, valor correspondente a 66% do referido valor, serão colectados através de impostos internos. O restante valor, ou seja, 52,6 mil milhões de meticais, o equivalente a 34 %, provêm de impostos do comércio externo.
O presidente da Autoridade Tributária considera que o cumprimento desta missão é de extrema importância para o país, na medida em que reforça a soberania nacional e constitui a principal fonte de financiamento de todas as iniciativas de crescimento e desenvolvimento económico e social em Moçambique.
O aumento da capacidade de recolha de receitas fiscais que o país tem estado a registar nos últimos dois anos está a contribuir para a redução da ajuda externa ao Orçamento Geral, a qual, neste momento, se encontra abaixo de cinquenta por cento. (Raimundo Moiane)




Domingos Vasco Moiasse Ziaguijima, Felex Nhantumbo, F S Mavuie Mavuie ve 8 diğer kişi bunu beğendi.

Fernando Muloiua Estou esperando pelo rembolso da declaração de rendimentos do ano 2012 até hoje. Até quando essa ATM vai continuar a roubar-nos. Quero meus 14.870mt seus gatunos.Ver tradução

Sem comentários: