sábado, 25 de abril de 2015

PR considera seita ‘Kalupeteka’ uma ameaça à paz e à unidade nacional


Luanda - MESSAGEM DE SUA EXCELÊNCIA JOSÉ EDUARDO DOS SANTOS, PRESIDENTE DA REPÚBLICA DE ANGOLA
POVO ANGOLANO,
Um triste acontecimento teve lugar no país na semana passada. Um grupo de fiéis da Igreja Adventista do Sétimo Dia abandonou a sua congregação e decidiu criar uma seita religiosa denominada ‘A luz do Mundo’.
O grupo abandonou também a doutrina social da sua antiga igreja, que é baseada nos Mandamentos da Lei de Deus e noutros princípios da Bíblia Sagrada, e formulou a sua própria doutrina com base no fanatismo religioso, no ódio em vez do amor ao próximo, na divisão e na mentira, com o propósito de não respeitar a autoridade do Estado e de promover a anarquia.
Essa doutrina fomenta a desintegração da sociedade e a separação das famílias, estimula o pecado e é contra os valores, os princípios morais e cívicos e os usos e costumes do povo angolano. A seita ‘A luz do Mundo’ é, de facto, uma ameaça à paz e à unidade nacional.
Os seus mentores dizem que o mundo vai acabar em 2015 para assustar as pessoas, porque a Bíblia Sagrada não fixou nenhuma data para o mundo acabar. Dizem também que as famílias devem vender os seus bens, em particular as suas casas, abandonar as aldeias e vilas e viver nas montanhas e florestas.
Isto é, na realidade, um atentado à vida e ao bem-estar das pessoas, que ficam privadas de abrigo face às intempéries, de cuidados médicos e de condições para a educação dos seus filhos. É um regresso inaceitável à vida primitiva, é uma violação grave dos direitos dos cidadãos estabelecidos na Constituição e uma perturbação da ordem social aí definida.
A Procuradoria Geral da República, o Ministério do Interior e a Polícia Nacional tomaram, em tempo oportuno e em conformidade com a Lei, as medidas pertinentes para pôr termo às actividades ilegais e aos desacatos dos responsáveis da seita ‘A luz do Mundo’ nas províncias da Huíla, Bié, Huambo, Benguela e Kwanza-Sul.
A reacção violenta do chefe da seita e dos seus colaboradores mais próximos, que assassinaram os agentes da autoridade do Estado, demonstra que estamos diante de indivíduos perigosos que devem ser todos rapidamente capturados e entregues à justiça.
A acção dos órgãos de Defesa, Segurança e Ordem Interna vai continuar com o mesmo vigor para desmantelar completamente essa seita e, nesse sentido, apela-se ao apoio e colaboração de toda a população.
Devemos render uma profunda homenagem a todos os oficiais e agentes da Polícia Nacional que com coragem e determinação sacrificaram as suas vidas no cumprimento do dever, quando foram cobardemente assassinados pelos responsáveis da seita ‘A luz do Mundo’.
Por essa razão, deve-se promover ao grau imediatamente superior e a título póstumo estes bravos oficiais, organizando funerais com dignidade e dando todo o apoio necessário às famílias enlutadas.
Por outro lado, é necessário que o Governo promova, com o apoio da Sociedade Civil e das Igrejas, uma ampla campanha de educação para a ressocialização e integração de todos os cidadãos que foram enganados em outras vilas e aldeias ou nas suas terras de origem. O Governo deverá mobilizar os meios necessários para apoiar as províncias atingidas por este fenómeno.
Importa, pois, que a Polícia Nacional e os outros Órgãos de Defesa e Segurança reforcem a vigilância e a acção para garantir a paz e a tranquilidade das pessoas.
VIVA A UNIDADE NACIONAL!
VIVA A PAZ!
VIVA ANGOLA!
Luanda, 20 de Abril de 2015

JOSÉ EDUARDO DOS SANTOS
PRESIDENTE DA REPÚBLICA DE ANGOLA

Sem comentários: