quinta-feira, 30 de abril de 2015

Negociar para nao haver guerra ou negociar a procura da paz?



4 hrs · Edited · 

Negociar para nao haver guerra ou negociar a procura da paz?
Foi mais ou mesmo isto que Teodado Hunguana disse, numa entrevista seminal a STV, onde ele mostrou que na Frelimo ainda havia algumas restias de humildade e que o radicalismo de Guebuza podia ser substituido por uma atitude mais dialogante que tivesse em conta o aprofundamento da construcao do Estado.
Hoje, a Frelimo chumbou liminarmente a proposta da Renamo sobre autarquias provinciais. Nesse chumbo, nao houve discussao politica. Houve uma cacofonia de legalismos. Nao houve negociacao, como acontece em parlamentos decentes, sobretudo quando se enxergam sinais onde o Estado pode ficar bloqueado. Vingou um maniqueismo arrogante. 
DHL ainda nao reagiu. Eu estou com receio que estas suas repetidas “digressoes”no centro e norte tenham sido tambem para…mobilizar uma juventude marginalizada, descontentes com a concetracao da riqueza no Sul, pobre e que, hoje, pode nao ter nada a perder…



63 people like this.


Manuelito Nhazilo Afinal o que é negociar


Poderiamos muito bem viver sem uma Assembleia da Republica. 
Em 20 anos de multipartidarismo nunca percebi a sua serventia. Pois nem sequer leis e capaz de interpretar, quanto mais redigi-las...
E mesmo para carimba-las, revela ser extremamente fraca.
4 hrs · 10

DellaCerda Langa Sinto Medo

Ana Cristina Cristina Dimene Agora só nos resta erguer as mãos aos céus e pedir para que nada do que se " prevê" se concretize!
4 hrs · 1

Rita Fumo Fumo Tambem sinto muito medo.

Jose Chixamane E o que sera do meu gado,pomar de coqueiros,laranjeiras,tanjerneiras e tanta familia q deixei la na minha terra Natal?
4 hrs · 3

Américo Matavele Ha uma linearidade na análise deste facto. As atitudes ameaçadoras de Dhlakama não são relevados, como se ele fosse inocente em tido isto. Ademais, ha uma assumpçao de que se houver guerra só pode ter um único desfecho. Analise mais conformista não existe.
4 hrs · 2

Manuel Mageta Taque Meu maior medo é esse também. Tanto que pedi que podiam nos tirar tudo menos a paz...

Bayano Valy a renamo estava a negociar?
3 hrs · 3

DellaCerda Langa Vamos fugir pra onde se a Africa do Sul nao nos quer? ?
3 hrs · 2

Julião João Cumbane Marcelo Mosse, vou tomar este teu pódio só para dizer uma coisita: se o Afonso Dhlakama for tão irresponsável, também, como aFrelimo está demonstrando "ser" na AR, então que ele (Afonso Dhlakama) emita uma "ordem" para aquelas "multidões" começarem a fazer "manifestações", que para o Filipe Nyusi não governar!
3 hrs · 2

Lenon Arnaldo Também estou com muito medo, mas, sei em caso de guerra, em que lado vou apoiar, claro, hei-de posicionar-me ao lado das intituicoes do estado legalmente instituídas. 

E tu meu caro amigo, de que lado estarás. 

Oiço muita gente e de forma reiterada a defenderem que a constituição fosse rasgada em benefício do povo, como disse hoje, a líder parlamentar da perdiz, "povo do centro e norte". Este é o propósito, ou do povo moçambicano.

Realmente estou com medo.
3 hrs · 2

Anselmo Titos Cachuada Vamos passar por um tempo de ingovernabilidade...até haver baixas que obrigarão a rendição...vamos sofrer...estamos diante de muita irresponsabilidade política, infelizmente!
3 hrs · 1

Zenaida Machado Mas Marcelo, não me parece que a Renamo estivesse a negociar. A Renamo disse, e todos ouviram, que ou se aprovava o projeto ou então (???). Aquele documento assim como está, por tudo o que é mais sagrado, não podia ser aprovado. É preciso que todos comecemos a deixar interesses políticos e econômicos de lado e ter sentido de estado e patriótico e acima de tudo, respeito pelas leis e por aquilo que queremos como um pais. Queremos devolução/autonomia, vamos discutir isso envolvendo todas as áreas e especialistas do pais e tendo sempre em conta que a tal devolução vai mudar o rumo do pais e das pessoas. Uma devolução não se decide num rascunho imposto a força e sob ameaça de guerra.
3 hrs · 9

3 hrs · 1

Marcelo Mosse Bayano, a Renamo nao foi negociar...foi impor...mas isso nao quer dizer que a Frelimo nao pudesse iniciar uma postura de negociacao... Se era chantagem? Ok, podia ser. Mas em politica ha momentos em que a negociacao eh a melhor forma de contornar a chantagem...mas a postura da Frelimo foi aquela de bloqueio, como bem descreveu o Jose Jaime Macuane no seu timeline...
3 hrs · Edited · 5

Oswaldo Menezes Piripir no "cú" do outro é refresco. Sempre pensei e parece que não estava errado, o nosso PR é muito imaturo... a frelimo não tem receio de perder o poder, tem medo de ser presa logo que isso aconteça

Paul Fauvet Marcelo, "cocofonia de legalismos"??? Tu queres que a Frelimo aceita coisas ilegais e anti-constitucionais? Sugiro uma leitura cuidadosa dp parecer excelente da comissao de assuntos constituucionais e da legalidade.
3 hrs · 4

Jorge Ferreira Sra Zenaida,dá-me vontade de rir,esse seu comentário.Será que quem está no poder deixa de lado todos esses interesses?Respeitam eles as Leis?Tomar conta dos recursos do País,por parte de meia dúzia de governantes,metidos em tudo o que é negócio corrupto,é respeitar Lei?Por favor,abra o olho.Discutir ,sim,mas se nem deram uma hipótese de discussão futura?Rejeitaram logo!A sra,com respeito,não deve conhecer a Frelimo actual.Eu conheço as duas ou três,já não sei quantas são.e repare,para não fazer confusão,eu não sou da Renamo.Cpmts.
3 hrs · 6

Joao Jone Chicote Haver vamos!

João Machado da Graça Paul, eu gostava de ter lido um parecer dessa comissão sobre a escandalosa fraude eleitroral. Mas, talvez por falta de atenção minha, não li...
3 hrs · 14

Jorge Ferreira Sr.Paul,agora evocam legalidade?Então a decisão das Eleições foi legal?Até agora,não há Editais!!!!!!!!!!
3 hrs · 5

Da Camara Rafael Paulo Fauvet, acho que não se trata de "aceitar coisas ilegais e anti-constitucionais", mas sim olhar para o documento da Renamo como uma base para se iniciar uma reflexão e discussão séria para a questao da descentralizacao do poder. Eu, particularmente não estava a espera que a Renamo troxesse um documento imaculado... E "cocofonia de legalismos" sim tal como Marcelo Mosse...
3 hrs · 6

Marcelo Mosse Paul Fauvet...acompanhei o debate pela radio. A TVM censurou completamente um debate de interesse nacional. Espero obter esse parecer. Que pode ser excelente no arrolamento de artigos legais para evitar que houvesse uma discussao politica, como se o processo legislativo fosse estanque, quando se trata, em suma, de um processo politico; como se a Constituicao da Republica fosse uma biblia trancada em seus dogmas. Come on Paul!

Carlos Nuno Castel-Branco Parecer excelente? A questão da autonomia local não é questão? A relação entre governadores e assembleias provinciais não é questão? A proposta da Renamo estava cheia de buracos, é verdade, mas não teria sido possível focar numa solução do problema em vez de simplesmente chumbar a proposta, por vir da Renamo, abrindo as portas para mais violência? Nao teria sido possível focar na questão e procurar melhores caminhos? Será que o Paul Fauvet pensa que o problema desaparece porque os deputados da Frelimo o enterraram e os da Renamo não souberam escrever uma proposta boa? É isso que o parlamento faz e é para isso que servem 38 milhões de dólares? Espero que o país encontre outra saída para o aprofundamento democrático que não envolva mais violência nem mais linguagem virulenta com a do Paul Fauvet e de outros do género de ambos os lados da barricada.
2 hrs · Edited · 13

Jorge Ferreira Uma pergunta para o sr.Paul Fauvet.Como apoiou a política socialista do Samora e seu Governo e,agora apoia a política capitalista dos governos desde 1994?Pode responder?ab
3 hrs · 5

Alexandre Zerinho Uma decisão certa para uma certa imposiçao.

João Machado da Graça Após a morte de Samora deu-se a volta a tdos os princípios constitucionais e legais e ninguém protestou. Porquê este alarido agora? Preferem engolir o sapo com uma espingarda apontada?
2 hrs · 8

Carlos Nuno Castel-Branco Claro, João Machado da Graça,e quero ver o Paul Fauvet e outros que tais na frente de combate. Eles. Não os filhos dos outros. Mas eles mesmo.
2 hrs · 10

Jorge Ferreira Eu,sr C.Branco,já fiz duas perguntas a esse sr Paul.Não há resposta até agora.
2 hrs · 3

João Machado da Graça Já agora, gostava de saber quem é o mi;l;itar, c om ar indiano, à esquerda de Filipe Nyusi na foto...
2 hrs · 4

Valerio Ussene Ó compatriotas Zenaida, Paul fauvet, e outros, rogo-vos que comecemos a pensar da racionalidade da forma como estamos a pensar sobre a realidade do Nosso Estado, da constitucionalidade dos actos políticos e até administrativos dos nossos governantes. Há um problema comum em Africa: O Culto a mentira como modo de vida e o medo da verdade como modo de ser e estar. temos medo de discutir as causas do problema e ficamos a discutir as manifestacoes do problema. Todos nós sabemos de onde vem a iniciativa de projecto ora chumbado: A fraude eleitoral. Alguns argumentam que nao houve fraude eleitoral porque ninguem consegue provar que tal tenha ocorrido: Mas tambem é facil constatar que ninguem consegue provar que nao houve fraude. Aliás o proprio acordao que valida os resultados reconheceu que as leleicoes nao foram justas, tranparentes como se desejaria e e impoe o quadro legal. mas mesmo assim, porque convinha ao comando dos poderesos, as eleicoes e os seus resultados foram validados. Quem dentre voces questionou a constitucionalidade ou legalidade dos resultados eleitorais? E dai gerou-se esse probema todo. Portanto estamos q querer discutir as manifestacoes do problema e nao as causas do problema. E quando é assim, multiplicamos os problemas em lugar de minimiza-los. Que Deus abençoe Moçambique e os moçambicanos.
2 hrs · 7

Boa Monjane Está a anima ler os comentarios aqui... E é possivel ver também quem é quem.

Belvindo Armando Olá PAZ! Fico muito triste quando na sua maioria os comentários aqui falam da inconstitucionalidade da proposto da renamo. Eu não sou jurista mas entendo que a única instituição com condições legais para introduzir alguma emenda que se julgue necessário na constituição é a assembleia da república. A mesma assembleia quando foi pressionada pela comunidade internacional deixou que o mdm constituísse banca na legislatura passa mesmo contra todos dispositivos que hoje são invocados. Para mim há aqui interesses obscuros. Senão vejamos: há inércia em as negociações na Joaquim Chissano tomarem um rumo que ditem um final feliz para o povo; 
Há uma arrogância, por que para mim a questão não é aprovar ou não aprovar a proposta da renamo, na forma como se posiciona a bancada dos camaradas. 
Não é possível que pessoas que se dizem representantes do povo não tenham visto as massas presentes nos comícios do líder da oposição para perceber que era necessário mais do que um simples "não" nesta proposta. Deus Tenha piedade de nós moçambicanos. Estamos abandonados a nossa sorte.
2 hrs · 3

Sandro Issufo Enfim, consequências dum processo eleitoral muito moroso, o que põe em causa a transparência de todo processo. Para os próximos pleitos deviam investir em tecnologia que permite divulgar os resultados em 24 horas....afastando qualquer suspeita fraude.
2 hrs · 4

Jorge Ferreira Tecnologia existe,amigo.Problema é quem a manipulou.
2 hrs · 1

Paul Fauvet Marcelo, tenho copia extra do parecer e posso facilitar. Jorge Ferreira - a qustao de politica socialista vs politica capitalista nao tem nada a ver com esse projecto-lei da Renamo. O projecto da Renamo - como a priopria Renamo declara - e uma tentativa de impor um governo da Renamo em seis provincias. Dhlakama ja disse isso varias vezes e o deputado Jose Manteigas, apresentando o projecto hoje, disse a mesma coisa. Isso nao e' descentralizacao - e' uma tentativade golpe de estado com cobertura parlamentar. Parece que a Frelimo, felizmente, nao vai fazer mais concessoes grotescas a Renamo, como fazia no pacote eleitoral.
2 hrs · 1

Valerio Ussene Ó Belvindo, tem que perceber o que significaria aprovacao desse projecto pelos que o chumbaram. Sabe o que significa em termos de interesses economicos que representam as provincias que seriam envolvidas? Portanto aprovar significaria pegar na espingarda e disparar para o proprio pé para depois chorar. Logo á primeira era logico que o projecto nao iria passar porque mechia o ámago da coisa. Nessa perspectiva há que entender.

Manuel Carlos Zacarias Mosse, secundar que os recém-chegados da xenofobia poderão reforçar o nº de descontentes a aliarem a Renamo
2 hrs · 3

Marcelo Mosse Machado da Graca, ja te conto a historia desse homem, do Ahmad que foi condenado a 20 anos de prisao por contrabando de haxixe e cumpriu apenas 2. Depois foi resgatado para aquela invasao a Santungira...Nessa foto, o PR Nyusi, ainda Ministro da Defesa, esta ao lado de um "evadido" da cadeia que nem cumpriu metade da pena.
2 hrs · Edited · 8

Lenon Arnaldo A proposta já foi reprovada e, pelos posicionamentos avançado por alguns iluminados, facilmente pode se concluir que, encorajam AMMD a partir para violência(isso não é novidade ). De que lado estao meus senhores, o da violência ou da legalidade.

Vão fazer parte das marchas para ajudarem a expulsar a frelimo do poder para puderem dividir e reinarem (recuperar algum protagonismo perdido ). De que lado estarão meus senhores, argumentos aqui avançados já não são úteis, pois, tiveram oportunidade de darem subsídios a quem precisava para melhorar o documento ora apresentado. 

Nada vale chorar por leite derramado, aliás, até porque muitos queriam esse desfecho. Eis a oportunidade impar de esmagar e escorraçar a frelimo do poder.

Qual é medo afinal, vcs tem multidões e milhares de jovens dispostos a tornar o país ingovernável ou alcançarem a mudança forçada.

Boa Monjane Nyusi enganou DHL e aconselhou-o a submeter a proposta para ganhar tempo. Eu sempre defendi isso. 
Declarações como "eu não me ajoelho para pedir a paz" são sinais inequívocos de que ele e seu partido vão e estão a mandar DHL pentear macacos. Esperemos pela reacção da liderança da Renamo e rezemos que seja tudo sem violência.
2 hrs · 5

Samuel Justino Ernesto Vai terminar tudo assim, como antes
2 hrs · 2

Jorge Ferreira não sr Paul.Em outors Países existem Regiões Autónomas,mas que se submetem ao Governo CentralFoi e é isto que eu depreendi da proposta.
2 hrs · 2

Paul Fauvet Machado - sobre a fraude eleitoral. Depois da aprovacao das emendas a legislacao eleitoral em Fevereiro de 2014, a Renamo declarou publicamente que a fraude seria impossivel. A Renamo estava representado dentreo da maquina eleitoral desadea mesa de voto ate a CNE, incluindo todas as escloes da STAE. Tambem have as fiscais - milhares e milhares de fiscais da Renamo. Fiz os calculos - literalmente dezenas de milhares de pessoas nomeadas pela Renamo para supervisionar e fiscalizar as eleicoes. Quantas deles reportaram fraudes e irregularidasdes. Quase nenhum! Todas as mesas de voto tinha impressos para delegados de candidatira fazer queixas. Nenhum foi usado! Para impugnar a votacao em qualquer mesa, a legislacao nova introduziu o recurso aos tribunaos de distrito. Havia mais de 17,000 mesas - quanros recursis aos tribunais do distrito? 24! Um da Frelimo, meia duzia do MDM e menos de 20 da Renamo. Assim, durante as eleicoes Renamo quase nao observou fraude nenhuma. Como jornalista eu sei que havia fraudes, e escrevi sobre essas fraudes - nomeadamente o escandalo dos distritos como Massengena com um participacao impossivel (97 por cento) dos cidadoes recenseados. Mas parece que a Renamo nao sabia disso. De qualquer maneira essas fraudes, embora criminosos, nao resultam na diferenca de um milhao de votos entre Nyusi e Dhlakama.
2 hrs · 2

Valerio Ussene Tenho lido e ouvido muitas vezes a se dizer ..sem violencia...sem violencia, como se violencia so fosse pegar em armas! Como se violentos só fossem os que pegam em armas de fogo, brancas,etc. E aqueles que humilham os outros recorrendo a lei, lei que eles proprios nao cumprem e nunca cumprirarm /violam-na á luz do dia quando as coisas lhes convem? isso nao é violencia? pelo que sei, a violencia psicologia é das mais perigosas porque a sua cura é quase dificílima que a fisica.
2 hrs · 1

Marcelo Mosse Machado da Graca, esse senhor eh de Marromeu. Chegou a Inhambane em finais de 80. Era o temivel Ahmad, Comandante da Policia de Intervencao Rapida. Em finais de 90, toneladas de haxixe foram encontradas a deriva na costa de Vilankulos. A droga foi depois trazida a Inhambane e posta sob guarida da PIR. E o Ahmad comecou a venda-la aos montes. Por volta de 2000, o Ahmad foi preso e julgado e condenado a 20 anos. Cumpriu apenas 2 e depois foi promovido a comandante regional norte da FIR,com base em Nampula, onde esteve a monitorar o DHL na Rua das Flores. Foi um dos comandantes daquela fracassa invasao a Satungira. Creio que estes detalhes sao suficientes... A condenacao de Ahmad foi devidamente reportada na nossa imprensa privada.
2 hrs · Edited · 6

Adelino Branquinho O que me intriga, no meio de tudo isto, è a indifença demonstrada pela bancada maioritaria, em relaçao aos pronunciamentos de figuras de prestigio a nivel nacional sobre o assunto dar autarquias. Alguns, reconhecem o vazio legal, mas insistem na necessidade de olhar para o lado socio politico da questao. Foi o que nao aconteceu na magna casa, infelizmente. Portanto, a imputar responsabilidades sobre o que vier a acontecer...
2 hrs · 3

Mariaolinda Silva Frelimo bah nao se confia è sempre la mesma mentira e cinismo maledetto

Jorge Ferreira o problema aqui é simples.Esta casta de novos dirigentes da Frelimo não tem nada a ver com as orientações(digamos assim,dos seus Estatutos)e,está com medo de mudança,pois serão quase todos indiciados de ultrapassarem as Leis da República,daí,recusarem todas as propostas que forem propostas por qualquer oposição.
2 hrs · 3

Jorge Ferreira Sr.Paul,não me respondeu,acerca da sua posição política.Também se não quiser responder está no seu direito.
2 hrs · 1

Manuel Carlos Zacarias Paul, a Renamo meteu sim vários protestos em maior parte das mesas, só que aquilo tudo não chegou ao limite do organismo era sim guardado e queimado, até agora há membros de mesa e técnicos do stae assim como vogais da cde's presos nas celas dos seus distritos. Dois casos que chegaram a procuradoria provincial de cabo delgado, por sinal a terra do Nyusi e berço da luta armada de libertação nacional, contra o director provincial do stae, mas foi arquivado sem desfecho.
1 hr · 2

Manuel Carlos Zacarias Paul teme que frelimo lhe tira o pão, é um jornalista partidário
1 hr · 5

Marcelo Mosse O Paul Fauvet eh dos jornalistas que mais respeito em Mocambique. E tem o seu direito a opinao. Ponto final.
1 hr · 5

Paul Fauvet Jorge Ferreira quer saber a minha posicao politica. Sou marxista, e continuo a me descrever como comunista. Apoio as politicas da Frelimo e do seu governo que considero progressistas, e critico aquelas que nao sao. Satisfeito?
1 hr · 1

Vasco Bento Jose Paul Fauvet, de q tribunais se refere? De que presidente de mesa se refere q podia receber alguma impugnaçao? Se todos esses tinham uma instruçao clara, de nao receber qualquer impugnaçao da oposiçao e que os tribunais apenas julgaria as queixas feitas pela frelimo como é o caso de Tsangano em Tete. Nao tape o sol pela peneira! Agora me diz que juiz julgou aquela senhora que foi falagrada falsificando editais na cidade da Beira? Que juiz julgou o caso do membro de mdm que foi alvejado as duas pernas no distrito de dondo em sofala, quando este ia apresentar queixa ao policia ali destacado sobre a falagraçao dum cidadao que portava consigo votos pre datado? Nao se esquecer o que provocou esse projeto!
1 hr · 2

Altino Macauze Macauze Nao vamos discutir ou analisar pessoas mas sim ideias e que possiveis posicionamentos virao da Renamo.
1 hr · 1

Jorge Ferreira Sr.Paul,eu sou um Markxista desde 1968.Não entendo,como o sr sendo também,apoia a política da actual Frelimo.é um contrasenso.A Frelimo actual é Capitalista!!!
1 hr · 3

Carlos Nuno Castel-Branco Alguém que considera a política de frelimo progressista e se considera comunista, ou é cego, surdo e mudo, ou parou na história. Realmente, o Paul Fauvet está cada vez pior. Apoie a frelimo à vontade - cada um tem direito de o fazer livremente e de ter orgulho nisso - mas não tente racionalizar esse apoio com argumentos falsos. Neste momento historico, a elite política da frelimo é da direita clara - nas classificações europeias seria como os Torys ou algo do género. Não sei como alguém que se diz marxista pode dizer que a frelimo é progressista. Há com cada uma.
1 hr · 7

Nkuyengany Produções Marxista-Comunista que Apoia O Capitalismo Selvagem da Frelimo sò pode ser para garantir o Pão né senhor Favet?
1 hr · Edited · 3

Jorge Ferreira Sr.castelo Branco,desculpe a minha intromissão.Leu meu post para o Paul?Com certeza leu.Estou a aguadar a resposta dele.Deve estar a pensar.
1 hr · 2

Oswaldo Menezes Não há covardia mais torpe que a covardia da inteligência, a burrice voluntária, a recusa de juntar os pontos e enxergar o sentido geral dos factos.

Jorge Ferreira Sr.Osvaldo,desculpe.Fatos?Linho,algodão,polyester,alpaca????????????


Wango Khensani Maculetane Sinceramente, acho que alguns discursos só excitam a violência, esquecem que quem sofrerá com isso não será DHL muito menos Nyussi, pensem nos nossos irmãos que vivem em Muchungue, Satungira. Se queremos Paz, falemos de Paz!


Jorge Ferreira Ok,Osvaldo.

Pedro de Sousa Paul fauvet, tas ha mt tempo em mocmbik, melhore seu prtgues p te entendermos melhor..

Artur Jonas Eu nao sou a favor de guerra mas, a situacao parece obriga a vanca tio DHL, essa historia de nao violencia depois veremos.

Jorge Ferreira Jonas,desculpa,escreve para que se perceba.

Gito Bazima ...se calhar precisamos passar pela guerra pois os mecanismos democraticos envolvem chumbar projectos de leis quando ferem a constituicao nos termos assistidos. as reformas assistidas no quadro legal nacional visavam resolver o problema da fraude e parece que foi a toa que fizemos tudo que fizemos...eh do nosso maior desejo que tenhamos paz mas que nao seja a custa de golpes constitucionais!

Mutchay Mgbs Moiane Artur Jonas acredito que vais repensar o que disseste. e olha nada esta perdido ha sim muitas vias democraticas de resolver qualquer problema que seja... Ora se essa eh realmente a vontade do povo(as autarquias provinciais), nada esta perdido, a Renamo ao invez disso pode propor uma emenda pontual na qual, nas provincias onde teve a maioria os nomes para Governador e Presidente da Assembleia provincial devem ser propostos, pelo partido que obteve ou obtiver nas proximas eleicoes a maioria nessa provincia.

Homer Wolf Mutchay Moiane, e afinal (no fundo) o que e' que acabou de ser chumbado?

Boa Monjane Grande lição do dia (ou da noite): "as políticas da Frelimo e do seu governo são progressistas". Ahahahaha. Não acredito no que estou a ler...

Homer Wolf eh eh eh... realmente, parando para pensar, e' hilare mesmo...




Unay Cambuma
3 hrs · Edited · 


AHAM, JA COMECOU A RUMBA

Inbox:

"Última hora.... Hoje pelas 14 h após ver o telejornal e a caminho. da vila vi dois camiões blindado e um carro caixa aberta a caminho d zona d Angonia,zobue, passando pelo Moatize, as 16h tive informações que os dois blindados viraram e causaram acima de 10mortos, e muitos feridos graves, nao sei se viraram mesmo ou vou troca d tiros.... mas vejo militares na boléia nos transportadores públicos (caixa aberta)ate que tiraria foto mas já sabem as consequências.... esses putos tão a morrer"
há 2 horas · Enviada por telemóvel 

Idem:
"O carro e blindado estavam cheio de militares da fir e polícia e pura verdade se tens um amigo ou
conhecido pergunte." há 2 horas · Enviada através do
Messenger

89 people like this.

20 shares


Orlando Simao E que morra para aprender
3 hrs · Like · 1


Orlando Simao Vao dancar mapiko com Nyusi
3 hrs · Like


Jorge Hassane dvem morrer para ter licao extou a goxtar
3 hrs · Like


Adelio Nicolau Fernandes Nao deseja mortes a irmaos, tem k haver uma saida pacifica
3 hrs · Like


Celso Cumba Mentira você é mentiroso,agitador.
3 hrs · Like · 2


Celso Cumba Esse sr e mentiroso e cara sem vergonha
3 hrs · Like · 2


José Afonso Chico Mano Unay eu ja nao tenho mas esperaça de a renamo governar que pena de Afonso Dlhakama. ate agora nao sambe que a frelimo ingana ? Foi matrecado que pena
3 hrs · Like


Benjamim Jose Mentiroso??
3 hrs · Like


Nelson Junior This time will be even west
3 hrs · Like


Sv Miguel Artur Ha de haver matança
2 hrs · Like


Celso Cumba Esse unay cambuma só inventa, e da renamo disse que tem informações de guija em chokwe agora está em tete.viu sozinho ninguém viu todo esta em seu alcance.cara sem vergonha,você é qual mesmo?
2 hrs · Like · 2


Candido Blue a frelimo so tem uma semana ainda no poder avisa o Marechal
2 hrs · Like · 3


Luis Manguene Eu acho que para o bem do povo. Deviam aprovsr a lei. Quem acaba pagando a fatura é o povo, se realmente queremos a paz . , por favor evitem a guerra
2 hrs · Like · 2


Alfredo Da Berta Filipe Mano unay,abatem esses assassinos da frelimo e deixa o povo em paz
2 hrs · Like · 1


Malcom X Marshall Machanguana Jr. Unay seus seguidores sao insanos, nao sou filial de nenhuma porra de Partido mas isso de relatar morte como se fossem Golos de uma equipe na qual es torcedor me faz entender que tem muitos Gudwill Zulos...#isemescrupulos...ja pedi pa trazer fotos duk relatas. Tanto o partido no poder, assim como a oposicao e tudo foda.
2 hrs · Like · 3


Unay Cambuma Celso Cumbe nao consegues ver que e um inbox? Mentiroso e seu bisavô ngungunhana seu FdP.
2 hrs · Like · 9


Maria Dulce Antonio Kkkkkkk bifes sérios
2 hrs · Like · 3


Catch Alberto Miambo Unay cambuna, o que estiver ao seu alcance manda vir, nos agradecemos pelo informe, agora cabe a cada um ser selectivo e procurar chegar a verdade usando os recursos que tiver pra tal......
2 hrs · Like · 9


Catch Alberto Miambo Maria Dulce Antonio, ta quente isso
2 hrs · Like


Milton Armando Mesa Eu estou a desconfiar k o mundo ja esta acabar
2 hrs · Like · 2


José Afonso Chico Mano Unay quale é o plano da renamo agora ?
2 hrs · Like · 1


Unay Cambuma Malcolm Xixi quem te chamou aqui? Como ousa chamar meus amigos de insanos? Quem pensa que voce e seu burro e cobarde. Insano es tu que apoia a frelimo por seres machangana mesmo sabendo que a frelimo esta escravizar o povo de Gaza usurpando as suas terras e obrigando o a fazer trabalho escravo na sua própria terra. Idiota.
2 hrs · Edited · Like · 11


Joao Antonio Magaia Ayayaya
2 hrs · Like


Mnj Moçambicana Mano Unay Cambuma, quando é que vamos passar das palavras a acção, já mais a Renamo viu e sentiu um apoio tão forte como este, aquelas multidões todas dão autorização ao nosso líder te tomar o poder a força !!! hoje a Renamo nem precisa de muito traba...See More
2 hrs · Like · 7


Maria Dulce Antonio Muito mesmo Catch Alberto MiamboMiambo amo ler as novidades fico mt informada
2 hrs · Like · 1


Gonsalves Faustino Gonsalves Gonsalves Cambuma nao é como voce tapadinho ele tem poder que seja igual a um profeta ele foi trenado para isso,o tempo lhe treinou e vai ficar mas duro em coruptos,mesmo se ele é da renamo tem nada ver,nem voce um dia vai mudar ate esquecer do teu nome
2 hrs · Like · 2


José Afonso Chico Sabi estamos anteto com a renamo nada de matrecada
2 hrs · Like · 1


Unay Cambuma A guerra ja comecou. Cuidem se.
2 hrs · Like · 10


Roger Massango Teria morido todos
2 hrs · Like


Gonsalves Faustino Gonsalves Gonsalves Podem ensultar de jeito que quiser,mas os resultados sao esses,bem notorios e aida falta pork amaioria estarao entaguado em factos reais desta naçao,o povo esperou por 20 anos de paz e democracia mas nao vem os seus fundamentos
2 hrs · Like · 1


Thony Simoes ja rende com suas mentiras. é melhor abandonar do Fb.
2 hrs · Like


Malcom X Marshall Machanguana Jr. Unay Cambuma me chamas frelimista mesmo depois de dizer que nao sou filial de nenhum partido, tu, a Frelimo, a renamo e MDM sao todos uma FODA. E parece que o facto de ser Machangana te encomoda (tas a criar Vuku vuku entre Etnias), mas nem sou Machang...See More
2 hrs · Like · 1


Catch Alberto Miambo Tb adoro estar informada Maria Dulce Antonio, ate ja havia cancelado meu fb a 1 ano, voltei por causa das noticias quentes quebvia com meus colegas.....na verdade e muito bom ter a mente aberta e parar de ser receptor passivo, ms sim colocar se o desafio de reflexao sobre qualquer assunto e principalmente saber posicionar se no tange aos aspectos que nos cirncundam....
2 hrs · Like


Leonel Milas O povo será usado como escudo pelo partido dos enganadores, não menciono o nome porque todos o conhecem.
2 hrs · Like · 2


Tomas Humbe Ha gentes k merecem chumboo nu cu, general chibadura ja podes tocar lumba,ha muitos jovem nao conhecem chingwere ensina-os como si toca e como si danca.havera clamor e o ranger de dentes kem avisa melhor amigo e.
2 hrs · Like · 3


Mercio Justino Chilengue Unay voçe ta bem? O k os Machanganas te fizeram? Não ta ai o mangondinho no poder? Controla a sua lingua porra
2 hrs · Like · 1


Rui Trindade Caro Celso Cumbe, até quando vai ser lambebotas?
2 hrs · Like · 1


Sergio Tomé Mauricio Unay cambuma, grande homem. Forca ai nao te importes com com estes....
2 hrs · Like · 2


José Afonso Chico Dlhakama é um portavoz do povo mas nao pode nervar o povo serto senhor presedente.
2 hrs · Like · 1


Dengura Luiz Confirmado o acidente e nao troca de tiros. Um amigo esteve de passagem pelo local
2 hrs · Like · 3


Badjai Namdhasse o makondinho nao representa o centro norte. é so ver onde foi invocar os antepassadx para abencoarem o seu kaminho em gaza. kndo podia ir faze lo na sua terra natal junto dos defuntos seus.
2 hrs · Like


Hilario Afonso Tomo Ahahhhh vuku vuku ja comecou
2 hrs · Like


Gift Júlio Bissane Homem k fala verdade nunca é agitador.
2 hrs · Like · 2


David Victor Apenas posso dizer.(UNAY, QUALQUER INFORMAÇÃO ME ACTUALIZE MANO).
2 hrs · Like


Aiubasaide Aiubasaide Essa rumba espero so vire para sul pork è la onde estam os k nao kerem paz.
2 hrs · Like


Arlindo Chissale Prefiro ter informação atrofiada do que não te-lá!

Bom, tenho tantos conhecidos em TT e por enquanto, mê dizem de que Angonia, Zobue e Moatize, São todos distritos de TT mas tão distantes um do outro. Eles, estão a se informar por mim em cada um dos referidos distritos. Até já e neste mesmo canal.
2 hrs · Like


Nito Americano laranja mecanica banh gelado na linh feria tem carvao em maputo temos energia q nao se apaga em zimbabwe tem combustivel q sai da beira peperlinee luz de HCB vai pra maputo tudo nao se liga sem coligac he uma rexpoxt
2 hrs · Like


Joaquim Pedro Simango Manda vir max unay bem feito para estex miudox do fecebook vao danxar
2 hrs · Like


Badjai Namdhasse dhlakama e renamo estao votados ao desaparecimento a frel tem se mostrado politikamente mais austuta, esperta, inteligente. o uniko ramo k a rnm domina é militar. vai aplika-lo? tem meios humanx e materiais quanto logisticos pra o fzr? de resto manifesto meu desagrado do modo como defenderam o antiprojecto, mais pareceram meninos da 3a classe. afinal tdo este tempo estiveram a fzr oque? receber sal chorudo comer e dormir? nao fziam o devido tpc k o projeto exigia? bom ate k o manteiga tentou mas o resto
1 hr · Like


Arlindo Chissale Levamos o post de Dengura Luiz? Houve acidente de um carro militar e não troca de tiros. Eu vou ainda mê informando. Tt e minha praia...
1 hr · Like


Wilson Miguel Mudumane Axim exa guerra kerem matar aquem mesmo o povo k enchia comicio da renamo?o povo k xteve muitas vezex com chuva,sol,fome nax reunioes da perdiz?kerem matar a quem meux senhorx sera k as voxas armas tem cor partidaria? o que eu sei nax porvincias da zona sul n renamo n teve voto zero,ond sera o palco da vossa guerra na asembleia da republica ond reprovaram o projecto? quem seram os intervinientes serao ox deputados da sembleia ?xe for exa guerra d 250 deputados munidos d arma no parlamento boa sorte ilustres,o povo ja tem muitos inimigos tax como colera,sida,malaria,fome baxta entao pra vcx k xtam no bem bom a cuxta d suor do povo k lutem entre voz nada anuciar guerra confiando militarx tanto da frelimo tanto da renamo sao do povo sofredor e n xtam codenados a morrer por aquilo k n sabm.antes d cantar guerra procura saber se tas preparavado para morer e perder amigos e familiar e se estiver preparado para morer eu poxo me encaregar d oferecer venono por curtezia e nos deixem sobriviver longe dos ruidos das armas compradas pelo noxox impoxtox e nos deixam na miseria
1 hr · Edited · Like · 1


Baptista Cumbane Irmãos, tribalismo aqui? Assim distorcem o sentido de debate e troca de ideias. Somos todos Moçambicanos.
1 hr · Like · 1


Cristone Finiasse Joanquinho Se e everdade tem azar estes
1 hr · Like


Dgjinhox Jinho GraveSee Translation
1 hr · Like


Nito Americano Continua unay forc tu es um genio em pessoa deixe os coes ladrarem d tant susto q tamast com a divisao do pais.eu sou a favor q se divida quand se xegar a faze d recrutament mbora la rasgar o mapa.
1 hr · Like


Baltazar Transval https://www.youtube.com/watch?v=VKR4eB_4ZZU



Votação Projecto Autarquias Provincias

YOUTUBE.COM
1 hr · Like · 1


Muvengwa Wepanhika Mahiza Ooo karalho da frelimo
1 hr · Like


Hermenegildo Carlos Nhadumbuque A guerra é um massacre de homens que não se conhecem em benefício de outros que se conhecem mas não se massacram.
1 hr · Like · 1


Metaforico Imortal Mente Confusa Esta se mal,estamos fartos de vhuko vhuko....Quermo a PAZ.
1 hr · Like


Felizberto Pinto EXISTE AQUI MUITOS TIPOS SEM VERGONHA , CRITICAM AQUELES AVARIADOS DOO G40 E ESTAM A TER ATITUDS IGUAIS , QUEREM SER ALDRABÕES COMO SISE E OS G40 ? QUERM APOIAR BANDIDOS DA FRELIMO ? VÃO , MAS NÃO VOLTEM...
1 hr · Like


Felizberto Pinto VER A PORCARIA DE GENTE QUE CONSTITUI A FRELIMO E VIR AQUI DEFENDER ESSES GATUNOS, MARGINAIS, TRAFICANTES, NEOCOLONIALISTAS, QUE MASSACRAM O POVO Á MEIO SECULO (50 ANOS) COM POLICIAS COMPRADOS LAMBE BOTAS E COM FIR , FADM, QUE SÃO CONTRATADOS PELO GOVERNO PARA MATAR O POVO E VER PESSOAS QUE DEFENDEM ESSES CÃES É CADELAS MAL PARIDAS , É TRISTE
1 hr · Like · 2


Lima Assane Mate-os e elimine-os é palavra de ordem. Nós do norte e centro ñ xtamos convoscos mbavas.
1 hr · Like · 1


Felizberto Pinto ACHAM QUE É CERTO QUE ESSES FRELIMOS DIGAM Á FIR, FADM, PRM, SISE, G40 PARA MATAR O POVO ? É ISSO QUE É PAZ, DEMOCRACIA, LIBERDADE , INDEPENDENCIA ? É COMPRAR AS PESSOAS E AS PESSOAS DEIXAREM-SE SER COMPRADAS ENQUANTO POR CULPA DAS MESMAS JUNTAMENTE COM A FRELIMO MORREM MILHARES DE PESSOAS ?
1 hr · Like


Pedro Francisco No commet " o homem e' bom quando as condicoes lhe sao favoraveis "
1 hr · Like


Felizberto Pinto POUCOS SÃO AQUELS QUE TÊM A DIGNIDADE DE FALAR A VERDADE , E EU SEI QUE O UNAY ESTÁ A FALAR A VERDDE , AINDA É UMA DS PESSOAS QUE VOS DÁ AS NOTICIAS CERTAS , NÃO É ESSA RM E TVM QUE ESTAM PARTIDARIZADAS E TEM JORNALISTAS COMPRADOS PELA FRELIMO
1 hr · Like · 1


Wilson Miguel Mudumane Eu kero viver kem quer morer compra venono aliax eu poxo oferecer n precisa d guerra pa morer podem dormir na xtrada a xpera d um camiao ou usa cordas.
1 hr · Like · 2


Omar Jamal JPos saiba q os mercenarriio da renamo ja xtao em mpt
1 hr · Like


Felizberto Pinto COMO É QUE ESSES TIPOS DA FRELIMO TÊM A LATA DE DIZER QUE EXISTE PAZ , DEMOCRACIA , LIBERDADE NO PAIS ENQUANTO MATAM PESSOAS , TÊM O ESTADO PARTIDARIZADO, DESDE JUIZES PROFESSORES, EMPRESARIOS, MEEDICOS , POLICIAS..., QUE NÃO ENSINAM , NÃO FAZEM JUSTIÇA, , NÃO AJUDAM AS PESSOAS , NÃO MANTÊM A ORDEM , SÓ QUERO PERCEBER O PORQUÊ DOO MEDO ? SERÁ QUE NÃO SERIA BOM JUNTARMO-NOS TODOS E CORRER COM ESSES SACANAS DO PAIS ? MEDO ? VOCÊ SE NÃO LUTAR MORRE, SE LUTAR TEM POSSIBILIDADE DE VIVER , AGORA DIGAM-ME SERRÁ QUE O PAIS TEM BALASS COMO TEM POPULAÇÃO ? NÃO SEJAM COBARDES , JÁ ESTAMOS CANSADOS DE VER QUE ESSES SACANAS SÓ QUEREM MATAR AS PESSOAS, VAMOS AGIR , DO ROVUMA AO MAPUTO , E SE ESSES FRELIMOS CONTINUAREM MAPUTO VAI REBENTAR....
1 hr · Like · 1


Faquir Eduardo Pilima Nao se arrependem.e xtao acabar.sao miudos
1 hr · Like · 1


Unay Cambuma Inbox:
" Mano, um chefe do Posto nas redendezas da Base Matenge, foi morto e o carro FIR vinha das mesmas bandas tentar emfrentar os RANGERs e hove muitos feridos e mortos eu cruzei com ambulancia a caminho da cidade Tete...E grande verdade " há 58 minutos · Enviada através da
1 hr · Edited · Like · 3


Welton Zunguene Acidentes acontecem em todo lado onde há circulação de viaturas. Vejam que não são somente viaturas militares que se envolvem em acidentes neste País.
1 hr · Like


Felizberto Pinto UNAY , NÃO DÊS FONTES
1 hr · Like


Adriano Calisto Adriano Bate adeus rio save
1 hr · Like


Tomas Humbe Acabem com eles
1 hr · Like


Omar Jamal Qeremx golp d estado
1 hr · Like · 2


Vitor Constantino Isto é um ROUBO..quem defende isto esta do lado errado ...são 2 milhões que vivem bem e escravizam 22 milhões de Moçambicanos...acabou vamos para guerra ...carrega para MAPUTO. Viva a Renamo o POVO é quem manda !!!

59 mins · Like · 3


Costa Enoque Enoque

57 mins · Like


Joaquim Joao Correia pura verdae,o Blindado virou sozinho
56 mins · Like · 1


Mala's Matusse eu so apelo ao kota qndo tomar a decisao nao xkecer de nos k apoiamos enquanto xtamos no sul
56 mins · Like · 1


Felizberto Pinto WILSON MIGUEL MUDUMANE , VIVER EM DITADURA ONDE OS MEUS FILHOS VÃO OLHAR DESGRAÇAS ? NEGO-ME A ISSO, MAIS VALE EU LUTAR E ARRISCAR A MINHA VIDA PARA QUE AS PROXIMAS GERAÇÕES VIVAM EM PAZ E PARA QUE HAJA HARMONIA , LIBERDADE , DEMOCRACIA, ONDE OS MEUS FILHOS TENHAM OS DIREITOS RESPEITADOS , NÃO ACHA QUE VALE A PENA ARRISCAR A VIDA POR ESTAS CAUSAS ?
55 mins · Like · 1


Felizberto Pinto ESQUECERAM ISTO ?

50 mins · Like


Hilario Afonso Tomo Comfirmado agora sao 7 fds feridos que estavam nos my love
49 mins · Like


Ivo Choang Poon Lol
47 mins · Like


Joao Carlos Pereira boa noite mano cambuma
45 mins · Like


Felizberto Pinto IVO CHOANG POON, SÃO AS VERDADES
45 mins · Like


Joao Carlos Pereira a Frelimo chumbou o projeto das autarquias provincias, e agora oque nos resta entao?
45 mins · Like


Felizberto Pinto COMO É QUE UM TIPO QUE NEM FOI ELEITO ANDA ARMADO EM PR E A ROUBAR , SERÁ QUE O POVO NÃO VÊ ISSO ? OU SÃO COBARDES QUE SÓ SABEM OLHAR DITOS ERROS DA RENAMO ?

43 mins · Like


Felizberto Pinto FOTO COM BARÃO DA DROGA

43 mins · Like


Felizberto Pinto O OUTRO TAMBEM COM O BARÃO DA DROGA

42 mins · Like


Maria Do Carmo Manjate Estou alarmada, esta noticia é de arrepiar os cabelos.
42 mins · Like


Felizberto Pinto QUE PROVAS É QUE SÃO PRECISAS MAIS ? A FREL. NÃO VALE UM PEIDO NEM MERECE O MEU RESPITO
41 mins · Like


Marcela Chivale Cagada a caminho.Rio save era uma vez.
28 mins · Like


Ofece Deniasse Chania Acabem com a frelimo duma vez por toda! Xtamos cançado cm o virus d nome frelimo!
14 mins · Like


Vitor Constantino Vejam o que aconteceu a Gilles Cistac já se esqueceram...a morte deste homem deveria envergonhar qualquer um de nós que se acha Moçambicano ..este amigo de Moçambique não pode ter morrido em vão...a culpa não vai morrer solteira...chega de actos destes ...apelo a quem tiver familiares..amigos nas FADM que se rebelem contra os Oficiais...o salario não vale uma vida,, desertem ...não queiram ir para a Morte...brevemente entraremos em guerra...
8 mins · Like


Donaldo Marrenge Frelimo fora. Já estamos cansados
4 mins · Like



José de Matos
5 hrs


ÚLTIMA HORA*ÚLTIMA HORA*ÚLTIMA HORA*ÚLTIMA HORA*

Frelimo reprova "Autarquias Provinciais"

Maputo (Canalmoz) - É oficial. A bancada parlamentar da Frelimo na Assembleia da República acaba de chumbar o projecto de Lei de Criação das Autarquias Provinciais submetido pela Renamo como alternativa para se ultrapassar a crise pós eleitoral. As bancadas da Renamo e do Movimento Democrático de Moçambique votaram a favor do projecto, mas não foi suficiente para evitar evitar o "chumbo" da maioria. Resta agora saber qual será a reacção da Renamo, principalmente da sua ala militar, que já vivia pressionando Afonso Dhlakama para uma solução depois da fraude eleitoral.

Like · Comment


35 people like this.


Cerodio Julieta Lhongo Acredito eu que a frelimo por outro lado fez,tomou uma boa decisao
5 hrs · Like


Onésio Orlando Nhaduco Arma Akele projeto era "Lixo"
4 hrs · Like


Affonso Guerreiro Levar a FRELIMO a sério em assuntos que exigem competência e respeito pela escolha e desejo dos moçambicanos, é perda de tempo.
Eu em momento algum cogitei a possibilidade de a FRELIMO deixar passar essa proposta.

Nyusi, ao sugerir a submissäo do ante-projecto à AR, apenas adiou o inevitável - chumbá-lo!
Nyusi é um fantoche e näo me representa como presidente. Enfim, dias negros podem estar se aproximando neste país.
4 hrs · Like · 7


Aurelio Rodrigues Nao existe força alguma no mundo capaz de vencer a força de um povo. Por favor deixem-nos viver em paz.as vezes a arrogancia.a prepotencia nao nos leva a lado nenhum,o povo esse sim e que sofre.
4 hrs · Like · 3


Onésio Orlando Nhaduco Arma Era pra a frlimo aprovar "lixo"?
4 hrs · Like


Perdigod João Baptista tinha que se pensar pela paz e o bem estar do povo se eles mesmo sao pelo povo.
4 hrs · Like


Cerodio Julieta Lhongo Mais sabe meu povo aquele projecto de regioes autonomas era uma merda,era lixo,nao ia ajudar no desenvolvimento do pais aquilo,mais meu povo tao aver em pleno seculo 21 pra termos regieos autonomas aaa
4 hrs · Like · 1


Onésio Orlando Nhaduco Arma Nao babamos dlhakama nós
4 hrs · Like


Benedito De Sousa Carlos Provocaram sarna para se cossar
4 hrs · Like · 2


Affonso Guerreiro Como é que um partido que comete fraude, aterroriza e sequestra mentes e mente, pode ser pelo povo?
É o mesmo que falar dum crente ateu.
Essa gente simplesmente näo representa os moçambicanos!
4 hrs · Like · 3


Hilaria Natercia Vazsaize politica pah! espero k nao haja confusao nenhuma p nos o povo
4 hrs · Like


Cristovao Pires Pires Tá me xerar mal isso.
4 hrs · Like


Antoine Bernard Tonny Boa decisao...
4 hrs · Like


Aurélio Armando Matavele Era mais que óbvio, a Renamo tem um exercito e queria que lhe fosse passado legalmente 70% do territorio geografico de Mocambique para declarar outro Estado.

Acham que Provincias como Niassa, Manica, Sofala e outras conseguem arrrcadar receitas cuja metade seria suficiente para se declarar financeiramente autonomas e serem capazes de suprir todas as necessidades locais?

Se a Renamo nao fosse o que é ainda poderia acreditar, mas com a ficha e o cadastro que tem, so um diatraido para cair nessa farsa!

A era dos Reis Absolutistas, Generais de Guerra, Califas e Xeicados ja se foi, o poder executivo esta nas maos de civis! Finito.
4 hrs · Edited · Like


Heerculano Sive África ja mais irá desenvolver enquanto haver pessoas com armas apontadas ao povo pressionando os governantes a tomarem decisões em favor de quem se achar certo.
4 hrs · Like


Maria Vasco Chambule nos keremos apaz desde k essa reprovaçao nos traga apaz .
4 hrs · Like · 1


Amade Chande

4 hrs · Like · 1


Mamad Selemane Selemane E agora. O que será deste belo Moçambique? A ver... vamos.
4 hrs · Like


Jorge Antonio Calane Kito Sejam bem vindos ao vosso funeral....
4 hrs · Like · 1


Jose Rui Da Silva Governo nao ama a paz.
4 hrs · Like · 1


Leonel Linha Iiiiiiiiii....... Sinto o cheiro das armas de cota Dlakha
4 hrs · Like · 1


Edgiberto Mussalafo

4 hrs · Like · 2


Affonso Guerreiro É paradoxal que se diga que a era dos absolutistas já se tenha ido, quando actualmente temos um governo absolutista. Autênticos cleptocratas!

Segundo, estamos a tratar de rejeiçäo de eleiçöes fraudulentas e deixem-me dizer: a FRELIMO näo decide nada aqui, näo manda em ninguém. Este país é do povo moçambicano e se ele decidir, näo há lei, nem constituiçäo, nem decreto, nem código, nem nada, muito menos um partido capaz de impedir sua vontade. Pensar num povo curvado a meia dúzia de pessoas, é ridículo.
4 hrs · Like · 2


Wilson Mondlane Ahh mas que pena dos que se deixam levar pelo cantar em coro! Nunca existira uma verdadeira democracia enqto não houver uma maior descentralização e desconcetracao dos órgãos de administração publica. Foi por causa disso que o processo de descentralizaçã anda a passos de camaleao. Vejam que a lei base das autarquias previa, inicialmente, que o processo de autarcizacao seria abrangente, mas os camradas criaram, mais tarde, uma emenda, que implicou a implementação gradual do processo. Porque? Porque temiam que a renamo teria muitas autarquias sob sua tutela, uma vez que ate os distritos, onde a renamo era é bastante influente, seriam autarquizadas.
4 hrs · Like


Aurelio Rodrigues Pra quem nao conhece o que e uma guerra urbana ou de guerrilha.nao tem a dimensao do que pode acontecer. O meu medo e esse,pois ai teremos populaçoes deslocadas,os da matola a refugiarem-se a noite para pernoitarem no maputo,nao nos podermos deslocar com medo para boane.namaacha.manhiça.ai quem sofre somos nos que tamos desprovidos de meios belicos.feliz ou infelizmente sei o que e isso porque vivi na pele e carne esse drama.
4 hrs · Like · 1


Edmilson Taula Democracia é bonito pa! Típico de um Estado de Direito Democratico. A vontade de Demo está nas mãos dos 250!! Ode a Democracia .
4 hrs · Like · 3


Jorge Antonio Calane Kito Edmilson taula, gramei da paulada...
4 hrs · Like · 1


Affonso Guerreiro O medo é uma doença. Livremo-nos dele! É um câncer.
E neste caso, esse medo näo é do povo, é daqueles que usam-no para com isso se perpetuarem na cleptocracia como se isso (medo) o justificasse.
Porquê fala-se de guerra afinal?
Será uma guerra de quem? Do governo contra o povo? Francamente.

Um povo deve ficar refém de um grupinho por medo que esse grupo provoque uma guerra? Que a provoque.
Mas depois que tudo se organizar, näo falem de caça às bruxas tal como temem, hoje, em ver o poder noutras mäos.
4 hrs · Like · 1


Edmilson Taula Jorge Antônio kalane . Nós o Demos podemos nós insurgir contra os 250! Democracia é belo !
3 hrs · Like


Affonso Guerreiro Um gajo "elege" deputados ou, pelo menos, tolera esse princípio (voto), depois zomba dele.
Vai entender...
3 hrs · Like · 1


Onésio Orlando Nhaduco Arma Ora governo d gestao, ora regioes autonomas, ora ta
3 hrs · Like


Onésio Orlando Nhaduco Arma Ora ta com fome...
3 hrs · Like


Carlitos Manuel Cada um de nós a partir de hoje tem que começar a vigiar o seu vizinho da RENAMO, não vamos deixar que eles se reunam para nos dizimar.
3 hrs · Like · 1


James Njinji Era de esperar! Alias o anormal seria aprovar projecto de Lei que ti tira as calça e mais alguma coisa. Por outro lado é difícil entender como e5 que a Renamo que esta a mais de 20 anos nesta batalha aparetmente democrático continua a ser facilmente enganada? Começo a duvidar a capacidade de discernimento politico da liderança da Renamo.
Eu nunca acreditei que iria sair leite freco desta vaca e se saisse estaria contaminada, alias cheguei a comentar num programa de debate televisivo da praça que se eu fosse da Frelimo também não aprovaria aquele projecto, porque depois de ter lido vi que tinha todos ingredientes para uma confusão mas passar assim soooooo ja duvidava.
O deputado membro da comissão permanete da AR Mateus Katupa disse as verdades da verdadeira verdade do encontro entre o Chefe do Estado e o Presidente da Renamo no indi Village; Ao aceitar dar o comando da tomada de posse dos deputados da Renamo, ao aceitar o encontro com o Presidente Nyusi isso erra sim era o reconhecer os resultados eleitorais de Outubros 2014! Bem vou terminar por aqui apenas lamentando e esperando que o povo não sofra por causa desde jogo de escondidinho entre as duas formações politicas; espero que este "NTUMBELELWANE" um dia tenha o seu fim e Moçambique possa viver em paz efectiva e não ameaçada.
Ops! Disse que ia terminar mas não posso antes de deixar esta pergunta: ONDE JA SE VIU UMA PRESSAO POS ELEITORAR ACONTECER DEPOIS DOS RESULTADOS OFICIAIS? DEPOIS DA TOMADA DE POSSE DOS DEPUTADOS? DEPOIS DA TOMADA DE POSSE DO PRESIDENTE DA REPUBLICA?
Os Paises onde os partidos conseguiram revendicar fizeram logo depois do fim da votação ou logo que começaram a ser anuciados os resultados parciais. Kenia, Zimbabwe, costa do Marfim... ja é tarde deixemos Moçambique desenvolver e vamos nos preparar melhor para as próxima eleições.
Por Um Moçambique de Paz e Harmonia e Livre de Ameaças, falei o meu pensamento sem por em causa o dos outros!
3 hrs · Like · 2


Rosmina Momade Depois desse chumbanso aguardo o pronunciamento do líder da renamo e espero que não matem o povo que não tem culpa
3 hrs · Like · 1


Carlos Castel-Branco ÚLTIMA HORA!?...Grande novidade! Quem não sabia que o Anti-Projeto não ia passar agora...Obviamente, porque não se trata apenas de um projeto, mas sim do futuro de todos nós...era para vivermos como então...? Haja coerência! Debaixo deste céu, há um tempo para tudo! Cada coisa a seu tempo! Trata-se de um processo, que de forma consciente e responsável, pode até ser melhorado, para que com o tempo e, se valer a pena, o tempo dirá. Agora, não nos venham ameaçar, chantagear, à custa do sangue e da paz nos amedrontar, porque ninguém vai ganhar com isso. O projeto não passou porque carece de legalidade, de constitucionalidade, de preparação administrativa e financeira, social e política, porque se trata só de uma penumbra. Quiçá, se melhorado e aplicável, mas só se for melhor para todos, todos nós, seja uma realidade no futuro. Papa, já chega de confusão.Vamos lá falar e fazer Paz! Vamos todos continuar a desenvolver Moçambique? Viva a Paz! Viva o desenvolvimento! Viva Moçambique!
3 hrs · Like · 4


José de Matos Porque nao foi melhorado pela bancada da Frelimo, Carlos ?
3 hrs · Like · 1


José de Matos Na semana passada o "camarada" Lourenço dio Rosario disse o seguinte:

""Tem que haver contribuições e é preciso este papel do Presidente (Filipe) Nyusi de convencer (Afonso) Dhlakama (líder da Renamo) de que, sim senhor, o documento está lá, mas nós vamos contribuir e vamos juntos construir um outro documento sobre a descentralização no país, e não dizer 'este documento não serve para nada e vamos chumbá-lo', acho que isso não", defendeu o académico.
Para Lourenço do Rosário, o Projeto do Quadro Institucional das Autarquias Provinciais submetido pela Renamo (Resistência Nacional Moçambicana), principal partido de oposição, deve ser encarado pela sociedade moçambicana como uma questão política real e não meramente constitucional.
"Não se deve considerar o projeto que a Renamo introduziu no parlamento como um problema meramente constitucional. Não é um problema de legalidade, é um problema político real, que pode trazer-nos, pela primeira vez, para um espaço de grande debate sobre o ordenamento territorial nacional", declarou Rosário, salientando que "ninguém põe em causa a unidade nacional, mas o ordenamento territorial".

QUESTAO:
Reprovar um Projecto, sem apresentar qualquer melhoria nem qualquer alternativa politica, sendo que o problema é politico, vai ajudar a resolver a crise politica?

"
3 hrs · Like · 2


Vinildo Nhaca Mesmo dizendo que prefiro tomar chá com suor no sol causticante eu sou o povo que reclamo e não caótico mas um dia avisei.
Vocês políticos terás abalo desse gozo, avisei;
O povo já sabe o que quer, cautela...!

Seja como rato; bite and flow.
3 hrs · Like


Affonso Guerreiro Inconstitucionalidade? Penumbra? Bem de todos (quem)?

Olha lá, mas esta gente.. Pseudo-Castel-Branco, poupe-nos. Acha possível algo nesses parâmetros beneficie a todos? Aqui, basta-nos o Princípio da Maioria e näo se trata de melhorar uns e piorar outros. Paretto aqui näo entra.

E outra: Porquê se fala de inconstitucionalidade aqui, e näo na fraude eleitoral?
Bem sabemos quem säo vocês a serviço de quem e de quê vêm-nos com esse festival de falácias. POUPEM-NOS!
3 hrs · Like · 2


Jorge Antonio Calane Kito Para mim Dhlakama esta a demorar agir pha, eu quero ser antigo combatente eu........
3 hrs · Like · 1


Rosmina Momade Sendo a frelimo a maioria não há nada a se fazer e aguardo ansiosamente a pronúncia do Dlhakama
3 hrs · Like


José de Matos O Projecto é inconstitucional mas a fraude e a exclusao sao constitucionais, nao é Senhor Castel-Branco?
2 hrs · Like · 2


Sphiwe Kotch quem acha q tera vida melhor com renamo, está enganado..
2 hrs · Like


Maria Calhosa Ai meu DEU!
2 hrs · Like


Affonso Guerreiro Agora mesmo, está passando uma notícia que aponta para alunos ao ar livre e doentes que disputam sombras de cajueiros em Nampula. E alguns querem perpetuar isso. Afff...
2 hrs · Like · 1


Carlos Castel-Branco Perdoa-me Senhor, pois não sei o que digo, o que faço, nem o que penso...
2 hrs · Like


Carlos Castel-Branco Amen
2 hrs · Like · 1


Onésio Orlando Nhaduco Arma Akilo era projeto ou era "lixo"???
2 hrs · Like · 1


José de Matos Amen, Carlos Castel-Branco, esta perdoado, mas nao torne a pecar!
2 hrs · Like


Daude Amade Entao vamos ter guerra a comecar em Maputo?
1 hr · Like


David Junior Tivane NB: este post è agitadora.
1 hr · Like


Alberto Manjate nenhum mocambicano, estara em guerra, temos cndicoes suficientes pra perceber que os patres de dlakama o precionam
1 hr · Like


Daude Amade Patres?
1 hr · Like


Onésio Orlando Nhaduco Arma Ninguem tem medo de dlhakama aki..... Pooooorrra
1 hr · Like


Imtiaz Vala Chumbaram o PGQ,PES,OE 2015 e esqueceram de gritar Democracia.Agora que chumbaram o seu Projecto das Autarquias Provinciais já se lembram de gritar Democracia.Tanta atitude inconsequente nunca vista de pessoas adultas.
1 hr · Like · 1


Onésio Orlando Nhaduco Arma Poooooorrra
1 hr · Like


Joaquim Joao Correia Mau !!
1 hr · Like


Daude Amade Por favor "politicos" nao nos matem;muitos de nos nem votamos....
1 hr · Like


Onésio Orlando Nhaduco Arma Da proxima vote ó daudo Daude Amademas vote na frel
53 mins · Like


Francisco Pedro Chipe Chipe tass mal.Ja acabaramtas ferias.lamento bastante essa vida
51 mins · Like


Daude Amade Votando ou nao quando alguem resolve atirar contra ti ou tua familia a morte eh igual.....embora nao tenhas nada a favor ou contra este ou aquele.....
47 mins · Like · 1


Donaldo Duarte Duda Filhos do Sul gostaram?
43 mins · Like


Francisco Pedro Chipe Chipe Daude Amade falou tudo
42 mins · Like


Daude Amade Dolaldo Duda faca a pergunta ao sulista Muxanga.....
36 mins · Like


Paulo Nhamucho Agora que vai aconteçer? Sem duvida muita warra warra
36 mins · Like


Covele P Ifpd Parece q na assembleia chumba se tudo! PQG. PES Autarquias...
33 mins · Like


Daude Amade As "cabecas" da tal ala militar estao nas capitais provincias muito no " bem bom".....
32 mins · Like


Elias Massaetiane Massave Massave Meu povo, a Renamo colheu o que plantou. Hoje sabe dizer que a Frelimo tem que aprovar se Antiprojecto? Porque e que a Renamo tambem nunca aprovou nada da Frelimo? Inclusive o PQG e o PES que a propria Renamo precisaria de tal orcamento se seu antiprojecto tivesse sido aprovado. Mocambique nao e da Renamo e nunca ficar refem da renamo so porque tem arma. O povo nao deve e nem pode viver amendrontado pela renamo; boa decisao. Prevaleceu a decisao do povo.
4 mins · Like

Sem comentários: