sábado, 25 de abril de 2015

Presidente Nyusi e o discurso camaleónico

PALAVRAS SEM ALGEMAS

Comments

1
Jorge Valente said...
Estrada no troço Ribaué – Malema em Nampula a face evidente da colonização da Frelimo ao Norte
Quero convidar a todos defensores das atrocidades que a Frelimo e seu governo fazem ao Centro e Norte, a irem passar por aquele troço da estrada Nampula – Cuamba PARA ver se aquela estrada responde aos padrões de construção objectiva de estradas pavimentadas. Convido aqui os seguintes senhores a se fazerem àquele troço: Um tal Rodolfo que aparece em defesa da Frelimo na TIM no seu programa “tribuna do cidadão”, Amorim Bila, um tal Edmundo Galiza Matos, Edson Macuacua, Rafael Chicane, Coceita Surtane, Margarida Talapa, religiosos que defendem o regime, partidos políticos, entre outros.
O troço da estrada Ribaué – Malema é uma vergonha, insulto a Deus e crime contra a humanidade. A estrada está muito estreita, cheia de ondulações e lombas, o asfalto está a desabar a todo momento. Isto mostra o desprezo que a Frelimo tem contra o Norte.
Aquela estrada está inserida naquela percepção de que os macuas devem ser enganados com realizações nas vésperas dos pleitos eleitorais para comprar a consciência dos macuas a votarem na continuidade dos males que a Frelimo vem causando ao povo.
Aquela estrada foi construída a pressas durante o tempo de eleições porque a Frelimo pensava que seria um trunfo para a sua Victória. Mas o povo macua deu uma informação contrária ao votar no salvador Afonso Dlakama e o seu Partido na perspectiva de ver outro ar de governação. Mas essa expectativa foi negada quando a Frelimo manteve-se agarrada ao poder sem legitimidade.
Naquele troço não tem sinais de obras e como consequência há bem pouco tempo capotou na ponte sobre o rio Nataleia em Malema um camião cavalo que vinha de Malawi para Nacala Porto por causa de falta de sinalização.
As questões que coloco são as seguintes:
Será que os fiscais encarregados de acompanhar a obra estão cientes dos graves erros de construção daquela via?
Se fosse lá no Sul de Moçambique podiam admitir aquela situação de desprezo aos macuas?
Os macuas que estão no topo do poder o que dizem sobre mais esta humilhação?
Até quando o desprezo aos macuas?
Jorge Valente
Namicopo/ Nampula
2
Jorge Valente said...
As Forças de Defesa e Segurança vs. A defesa da soberania de Moçambique
Umas palavras às Forças de Defesa e Segurança: FADM, POLÍCIAS, FIR, SISE
Queridos irmãos e irmãs, a defesa da soberania se faz PARA beneficiar a todos os segmentos dessa mesma sociedade e não a um punhado de indivíduos.
Vocês estão a confundir o juramento a bandeira que fizeram. Estão a proteger um regime reaccionário, caduco e sem mais papos em nome de juramento de bandeira.
Mas lembrem-se que o juramento de bandeira é para beneficiar ao país e a si mesmo. Mas acontece que as condições que vocês e vossos dependentes têm são repugnantes, mas mesmo assim aceitam morrer para beneficiar um punhado de indivíduos.
Em moçambique há condições para corrigir todos os males que a Frelimo causou. Em Moçambique há condições para alternância governativa. A oposição é dada rebuçados e chupam enquanto o país está a ser pilhado.
Um amigo que vive e trabalha em Gaza confidenciou-me que os recentes incidentes entre as FADM e os guerrilheiros da Renamo as tropas governamentais provocam. Elas por ordens superiores procuram atacar os guerrilheiros da Renamo numa tentativa de destruir, mas em contrapartida são esmagadas deixando viúvas nas suas famílias.
Juntem-se às forças revolucionárias para corrigir a situação que Moçambique vive. Numa situação em que se defende em carne e osso um regime como a Frelimo é quando as forças de defesa e segurança são bem pagas e têm condições de vida condignas para a sua estabilidade social, mas é o contrário o que está acontecer em Moçambique. As forças de defesa e segurança preferem morrer em defesa dos criminosos do regime da Frelimo para o pobre continuar mais pobre e o rico continuar mais rico. Isto tem de acabar.
Uma realidade que deve estar ciente nas vossas mentes caros militares é que mesmo com armamento pesado aos dentes é difícil derrotar uma guerrilha do povo. E quando um exército não consegue derrotar uma guerrilha perdeu, e quando uma guerrilha não perde a guerra ganhou.
Estamos assistir mortes em massa nas fileiras do exército moçambicano e a maioria jovens do centro e norte usados pela Frelimo como escudos para defender o regime da Frelimo. As mortes não são publicadas ao povo. Isso deve acabar meus irmãos.
Quando são mandados para linha do fogo levantem as mãos e se juntem aos guerrilheiros revolucionários para salvar o povo e a vossa vida. Fica pecado morrer em defesa dum regime criminoso do que morrer em defesa aos princípios de Deus e o clamor do povo sofredor.
Jorge Valente – Namicopo/Nampula
3
Jorge Valente said...
Situação interna e Terapia para a sobrevivência da Frelimo em Moçambique
Os ventos da Revolução propagam-se duma forma vertiginosa em que não há maneria de travar devido a conjuntura de civilização global.
Internamente a Frelimo conheceu a sua acentuada fragilização com a subida interna ao poder do senhor Guebuza. Ao contrario do se esperava ser uma oportunidade para criar forte coesão dentro daquela organização, viu-se o contrario em que ele criou duas alas: uma minoria ligada a si com tarefa de esmagar e humilhar a maioria para fortalecer o seu império económico ilícito (fazendo parte de Edson Macuacua, Edmundo Galiza Matos Júnior, Damião José, Gustavo Mavie, Amorim Bila, Margarida Talapa, Alberto Vaquina, Conceita Surtane, José Pacheco entre outros) e outra maioria ligada aos princípios transparentes da organização com cunho patriótico (fazendo parte dos históricos humilhados Jorge Rebelo, Alberto Chipande, Oscar Monteiro, Teodato Hunguana, Marcelino dos Santos, entre outros).
Durante o seu reinado, o senhor Guebuza cultivou internamente a compra de consciência e consolidou a eleição para diversas tarefas político governamental por meio de posses financeiras e não pelo mérito patriótico e competência profissional. Dai assistiu-se uma vaga de incompetentes nas lideranças do Partido e na governação.
Estas realidades fragilizaram cada vez mais a Frelimo, o que agudizou o descredito dessa organização no seio do povo e bases. Durante o 10º congresso o senhor Guebuza modificou os estatutos, o que quebrava os princípios básicos que nortearam a sua criação como movimento revolucionário e que o tempo veio a repor recentemente
Tal como os outros, ao querer agarrar-se ao poder partidário, o senhor Guebuza sabe muito bem que um dia ele e seus companheiros serão julgados e as suas fortunas devolvidas ao povo.
Com a sua ida fora do baralho do senhor Guebuza, acompanham lhe o senhor Henriques Bonjesse de Sofala recentemente nomeado vice ministro das pescas e senhor Zacarias Hivala de Nampula que passa para vice reitor da Unizambeze.
Ora, as reformas internas não devem parar por ai, devem descer a base retirando aqueles quadros infiltrados que dirigem a Frelimo enquanto são de atitudes contrárias aos princípios da Frelimo.
O tempo desafia a Frelimo a terminar a compra de influências em que indivíduos incompetentes assumem tarefas muito exigentes na governação e no partido que servem para prejudicar ainda mais a imagem da Frelimo como foi o caso de Mocuba em que para passar internamente aquela senhora que preside o município foi preciso comprar os votos de membros famintos da Frelimo, a eleição interna do senhor Filipe nyusi pela compra de votos também la no comité central, em Pemba e outros casos vergonhosos.
Muitos quadros que dirigem a Frelimo na base são de conduta fora da alçada dos princípios da Frelimo e como consequência directa é que a Frelimo está mesmo destruída. Muitos quadros do aparelho de Estado frustrados com o funcionamento da Frelimo na base migraram para oposição a espera de mudanças internas dentro da Organização.
O país livrou-se dos portugueses há 40 ano, descontando o tempo de guerra de 16 anos pela democracia, 23 anos de governação efectiva em tempo de acalmia de armas. Caros compatriotas, vao visitar os distritos de Inhassunge, Chinde, Ile, Mopeia e Namarroi na Zambézia e Mecuburi, Muecate, Lalaua, Moginqual, Mossuri, Malema e Moma em Nampula e verem se o seu estado testemunha uma governação seria dum Partido libertador comprometido co o desenvolvimento. Anualmente são drenados fundos do erário público para actividades de infra-estruturas e desenvolvimento interno. O que se assiste é miséria. Onde vão os fundos anuais?
Os males que a Frelimo criou e consolidou ao longo dos 51 anos da sua existência estão fora do controlo por serem muito graves nomeadamente: tráfico de influências, o deixa andar, corrupção, regionalismo, tribalismo, espírito de refresco, ganância, arrogância, terrorismo interno, colonização interna, exclusão, falta de piedade, escovismo, lambebotismo e espirito desumano. Estes males só serão minimizados com alternância do poder em Moçambique.
Jorge Valente- Namicopo/Nampula
4
mopao mokonzi said...
SERIA BOM QUE O NYUSSI RECUASSE.ELE DEVE SER ESCRAVO DAS SUAS PALAVRAS.ESTAMOS FARTOS DE BRINCADEIRAS QUE N NOS LEVAM A LADO NENHUM.

Continue reading "Presidente Nyusi e o discurso camaleónico " »
Poderá também gostar de:

A PROPÓSITO DO IDIOMA

Em Quelimane, terra de gente boa: Não vá a pé, vá de… ...

CIRCULAÇÃO MUXÚNGUÈ/SAVE: Relativa estabilidade reanima ...

Linkwithin


Posted at 09:54 in Opinião | Permalink | Comments (1) ShareThis

Reblog (0)

Analisar e debater procurar lógicas e sensatez


Nunca se pode pretender que um sistema jurídico esteja completo e se torne válido para sempre, excepto naquilo que os crentes acreditam tratar-se de livros sagrados, revelações divinas directas ou via profetas.

A Constituição e as leis fazem parte das criações humanas, duma sociedade num momento determinado e respondendo às preocupações legítimas da sociedade.

Veja-se o exemplo da Constituição Americana, uma das constituições escritas mais antigas existentes e verifiquem-se a quantas emendas já se submeteu desde a sua criação. Desde 1789 submeteram-se trinta e três propostas de emendas e vinte e sete viram-se aprovadas. Falamos dum período de pouco mais de dois séculos. Em França, já nos encontramos na V República criada em 1958, a Constituição aprovada sob De Gaulle já conheceu diversas alterações.

Em Moçambique, a Constituição aprovada no Tofo poucas semanas antes da independência conheceu diversas alterações, tal como a grande revisão aprovada em 1990.

Note-se que nas revisões após a entrada da RENAMO na Assembleia da República fizeram-se diversas emendas, todas aprovadas também com o voto da própria RENAMO e das oposições diversas que se sucederam até agora.

Houve iniciativas até da FRELIMO que não se aprovaram nem se promulgaram no curso das discussões.

Não existe tabu contra revisões. Requer-se sim que elas correspondam a lógicas correctas, que os momentos o exijam, que discussões bem amplas criem os consensos indispensáveis.

Continue reading "Analisar e debater procurar lógicas e sensatez " »
Poderá também gostar de:

LEITURAS - CENTENÁRIO DA I GUERRA MUNDIAL (1914-1918): ...

Pela passagem do 7 de Abril: Moçambicanas em festa

Defesa e segurança têm mais dinheiro que saúde, água e ...

Linkwithin


Posted at 09:48 in Opinião | Permalink | Comments (0) ShareThis

Reblog (0)

STV-Noite Informativa_24.04.2015(video)






Posted at 00:21 in Emigração - Imigração - Refugiados, Musica, vídeo, cinema, Opinião, Política - Partidos | Permalink | Comments (0)ShareThis

Reblog (0)
24/04/2015

A PERDIZ - Boletim Informativo da Renamo nº 126


Editorial

Tudo agora depende da Frelimo e do Nyusi


A Bancada Parlamentar da RENAMO submeteu recentemente em sede da Assembleia da República, a proposta de Lei das Autarquias Provinciais (LAP). É um projecto tal como se espera, que quando for aprovado vai conferiri maior autonomia, funtdamentalmente a administração às províncias, por um lado, e tirar o país todo da actual crise política.

Com a implementação do projecto, espera-se que as assimetrias entre as diferentes regiões do país sejam reduzidas.

Tal como vem referindo o Presidente Afonso Dhlakama, não se trata apenas da RENAMO como proponente do projecto que pretende ver o mesmo aprovado e implementado, mas também a maioria do povo, particularmente das províncias que sempre reclamaram pela justiça administrativa. Para tal, estamos convencidos a aprovação do projecto e o fim da crise política estão dependentes da bostura da bancada parlamental da Frelimo e da serenidade de todo o parlamento, bem como do apoio prometido pela Comunidade Internacional.

É preciso que cada uma das partes se recorde da origem da actual crise política que a qualquer momento poderá deixar o país ingovernável caso não haja serenidade e coragem nas atitudes do parlamento e do Presidente da República.

Leia em Download Perdiz_Edicao 126



Posted at 22:58 in Informação - Imprensa, Política - Partidos | Permalink | Comments (0) ShareThis

Reblog (0)

Filipe Nyusi quer encontrar-se com Dhlakama mas quer resultados


O Presidente de Moçambique reiterou a sua disponibilidade para se encontrar com o líder da Renamo Afonso Dhlakama mas desde que os dois possam chegar a entendimentos com resultados para o bem do país.

Filipe Nyusi disse que o povo quer que os dois líderes se encontrem para procurar resultados e um deles é que Afonso Dhlakama "pare com aquelas ameaças que tem feito", mas tudo dentro do que impõe a Constituição da República.

"Gostaria de sentar-me com o presidente da Renamo, mas para sair com resultados (...) é o que o povo espera, porque sentar apenas não resolve o problema do povo, o povo quer que paremos de ameaçar um ao outro", disse Nyusi.

Recorde-se que na semana passada, Afonso Dhlakama disse que ele o Presidente Nyusi poderão encontrar-se antes do fim do mês.

VOA – 24.04.2015



Posted at 21:28 in Política - Partidos | Permalink | Comments (0) ShareThis

Reblog (0)

Editorial: Sem (mais) dias de graça


Senhor Presidente Filipe Nyusi, agora, que já detém todos os poderes, é certo que o propalado bem-estar do povo e o futuro risonho das crianças vai passar do papel e dos discursos à realidade. Todavia, sabemos que essas promessas levam tempo para acontecerem.

Passados 100 dias, desde que tomou posse, as suas atitudes começam a recordarem-nos o seu antecessor. É muito pouco tempo mas algumas dúvidas em torno das suas promessas de governação já tomam conta de nós.

As incursões do nosso Presidente nos negócios são publicamente desconhecidos. O Senhor já apresentou a sua declaração de património? Existe uma Lei de Probidade Pública, que, a par de demais leis, o Senhor prometeu ao povo, o seu patrão, respeitar e fazer respeitar.

Já o vemos a voar de helicópteros para visitar o povo, o que não é mau. Contudo, aproveitar-se dos meios do Estado para nas suas Presidências Abertas para participar em encontros do seu partido é desgastante. Os nossos recursos não podem, de forma nenhuma, custear as suas deslocações para tratar assuntos do partido.

Por um lado, o Senhor tem mostrado e reafirmado o seu compromisso com a paz. Mas, por outro, não percebemos por que motivos no primeiro orçamento do seu governo, as Forças Armadas vão receber um bolo três vezes maior que o destinado à Saúde e dez vezes maior que o da Educação!

Continue reading "Editorial: Sem (mais) dias de graça" »



Posted at 17:45 in Opinião | Permalink | Comments (0) ShareThis

Reblog (0)

Xenofobia ou arma de arremesso útil?


Canal de Opinião por Noé Nhantumbo

Antes, alguém inventou uma reforma agrária com fins eleitoralistas.

Que ninguém corra a atribuir ao autor mais uma teoria de conspiração. Quando Jacob Zuma aparece a repudiar as manifestações xenófobas dos seus compatriotas, muitos adiantam-se a dizer que ele fê-lo tarde, ou jamais tratou do assunto de maneira responsável e proactiva. Quando se repetem actos de xenofobia, se assassina cruelmente cidadãos africanos, se saqueia os seus negócios e se incendeia casas em diferentes lugares da África do Sul, e o Governo sul-africano se mantém impávido e sereno, têm razão os que dizem que dentro do Governo há pessoas que apoiam a violência contra imigrantes africanos na África do Sul.
A xenofobia, acto atroz e injustificado, desenvolve-se num país que tem parte significa dos seus mais importantes dirigentes entre os emigrantes de ontem. O ANC, partido de apoio ao Governo da RSA, era um partido banido na RSA do “apartheid”. Os seus dirigentes viviam e eram bem acomodados por Governos de países vizinhos. São os cidadãos desses países vizinhos que hoje são chacinados e brutalmente violentados.
Mbeki e Zuma viveram em Moçambique e, que se saiba, tinham um tratamento solidário e nobre.
A opção pela via da violência por parte de segmentos da população sul-africana tem razões que importa conhecer. A violência bárbara a que se assiste na televisão é obra concreta de gente concreta seguindo uma determinada agenda elaborada por alguém. Não se trata de uma erupção de violência instantânea e virulenta por acaso. Houve uma preparação prévia e uma execução seguindo um determinado plano. Um rei alimentado pelo erário público não acorda proferindo proclamações xenófobas só porque não gosta de imigrantes africanos.
Há que descobrir motivações para se entender o grande plano geral traçado algures.
Se não há uma veemente resposta na SADC é por razões obviamente políticas.
Irritar a superpotência regional pode ter consequências políticas sérias que nenhum dos “fracos países afectados” quer ver caírem sobre si.
Aquando da compulsiva reforma agrária do Zimbabwe, a terra foi a moeda de troca para se vencer as eleições e se manter o poder em Harare.

Continue reading "Xenofobia ou arma de arremesso útil? " »



Posted at 10:26 in Noé Nhantumbo - Uma opinião | Permalink | Comments (0) ShareThis

Reblog (0)

NYUSI ESQUECEU-SE QUE PERDEU AS ELEIÇÕES E JÁ ESTÁ A FALAR BARATO


Acusações de divisão do país
António Muchanga diz que Filipe Nyusi foi infeliz

Filipe Nyusi disse, na passada terça-feira, em Magude, que não tem tempo para se sentar com quem quer dividir o país. As declarações são feitas numa altura em que Dhlakama anunciou publicamente um encontro com Nyusi para breve. Lembre-se que a Renamo submeteu à Assembleia da República para debate o projecto das Autarquias Provinciais, um projecto diabolizado pela Frelimo e pelo falido G40 (mesmo sem se conhecer o seu conteúdo), alegadamente porque pretendia dividir o país. A Renamo não gostou das palavras de Nyuisi, que considera infelizes e contrárias aos entendimentos entre Nyusi e Dhlakama.
Em Magude, Nyusi pediu tempo à população para, segundo declarou: “Resolvermos (...) problemas, em vez de discutir parcelar uma nação”.
“Perder tempo sentado e reunir todos os dias como dividir Moçambique não deve ser agenda dos moçambicanos”, disse Nyusi.
Falando em conferência de imprrensa, na passada quarta-feira, o porta-voz da Renamo, António Muchanga, disse: “Se há quem quer dividir o país, quem aconselhou a dividir chama-se Filipe Jacinto Nyusi”.
O projecto é uma solução de compromisso que a Renamo apresenta à Frelimo para ultrapassar a crise gerada pela fraude nas eleições do passado dia 15 de Outubro, que “arrancaram”, sem editais, uma vitória para Nyusi e para a Frelimo.

Continue reading "NYUSI ESQUECEU-SE QUE PERDEU AS ELEIÇÕES E JÁ ESTÁ A FALAR BARATO" »



Posted at 10:21 in Eleições 2014 Gerais, Política - Partidos | Permalink | Comments (1) ShareThis

Reblog (0)

DIVISÃO DE MOÇAMBIQUE SÓ CONDUZIRÁ AO COLAPSO - NYUSI


O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, disse hoje à população do distrito de Namaacha, província meridional de Maputo, que a divisão de Moçambique só o conduzirá ao colapso, pois, tudo quanto o povo conquistou, com muito sacrifício, poderá se desfazer e prejudicar, de certa forma, o contínuo desenvolvimento do país.
Nyusi falava durante um comício popular, no contexto da Presidência Aberta que efectua àquele distrito fronteiriço entre Moçambique, Suazilândia e África do Sul.
Para evitar que o país seja conduzido ao colapso, o mais alto magistrado da nação apelou aos moçambicanos a desenvolverem, entre si, o espírito patriótico e de unidade nacional.
Aliás, Nyusi deu o exemplo do Império de Gaza, liderado por Ngungunhana, e outros ainda, que, mesmo fortes, perderam batalhas contra o regime colonial português, exactamente por falta de unidade entre os povos.
Houve guerras dos grupos ngunis, ndaus, malapendes, matakas. Eram grandes líderes, mas não conseguimos triunfar, porque Moçambique, dividido, não se conseguia encontrar para se libertar. São lições que nos dizem que a separação só pode conduzir Moçambique ao colapso, disse ele.
No seu entender, a unidade nacional, que hoje tanto se refere, é mais facilitada, pois, no passado, era difícil. Cada um vivia no seu canto.
A unidade nacional actual é simplesmente entendimento entre as ideias. E toda a gente pode dizer o que quiser, desde que não seja fora da lei, afirmou.
O importante, segundo Nyusi, é ter o cuidado para que essas ideias e pensamentos diferentes não desunam os povos moçambicanos, mas que têm que significar a união e consolidar a nação moçambicana.

Continue reading "DIVISÃO DE MOÇAMBIQUE SÓ CONDUZIRÁ AO COLAPSO - NYUSI" »



Posted at 10:16 in Política - Partidos | Permalink | Comments (1) ShareThis

Reblog (0)

STV-Noite Informativa_23.04.2015(video)






Posted at 00:18 in Musica, vídeo, cinema, Opinião, Política - Partidos | Permalink | Comments (0) ShareThis

Reblog (0)
23/04/2015

SEGUNDO UMA INVESTIGAÇÃO JORNALÍSTICA: Projectos do Banco Mundial provocam “rasto de miséria”


O BANCO Mundial desrespeita com frequência as suas próprias regras sobre a protecção de pessoas em detrimento dos projectos que patrocina e com consequências devastadoras para as populações mais vulneráveis, refere uma investigação divulgada na semana passada.

Um trabalho de investigação do Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação (ICIJ, sigla inglesa), do diário digital norte-americano “The Huffington Post” e 20 outros parceiros mediáticos, concluiu que pelo menos 3.4 milhões de pessoas foram física e economicamente afectadas desde 2004, em particular, através de deslocações forçadas devido a projectos apoiados pelo Banco Mundial.

Considerado o mais prestigiado credor dos países em desenvolvimento, o Banco Mundial financia anualmente centenas de projectos governamentais com o objectivo de “combater a propagação da pobreza através do apoio à construção de sistemas de transporte, centrais eléctricas, barragens e outros projectos”, teoricamente dirigidos às populações mais pobres do planeta.

No entanto, os trabalhos de investigação divulgados desde o dia 16 deste mês pelo “Huffington Post” (http://projects.huffingtonpost.com/worldbank-evicted-abandoned) denunciam o “rasto de miséria” que os projectos patrocinados pelo Banco Mundial impuseram em diversas regiões do mundo.

Continue reading "SEGUNDO UMA INVESTIGAÇÃO JORNALÍSTICA: Projectos do Banco Mundial provocam “rasto de miséria”" »



Posted at 23:19 in Economia - Transportes - Obras Públicas - Comunicações, Mundo | Permalink | Comments (1) ShareThis

Reblog (0)

Nyusi quer negociar, dizem analistas moçambicanos


Em Moçambique, analistas dizem que o discurso proferido em Marracuene, sul do país, pelo presidente Filipe Nyusi de que não gostaria de se ajoelhar a um outro moçambicano para pedir a paz não representa uma exacerbação da tensão política nem significa que ele já não quer avançar na busca de uma solução para o conflito.

Ouça aqui

Analistas dzem que Nyusi quer a paz

O Presidente da República está a visitar a província de Maputo e, num comício público em Marracuene, a cerca de 50 quilómetros da capital moçambicana, disse que não gostaria de se ajoelhar a um outro moçambicano, numa alusão ao líder da Renamo, Afonso Dhlakama, para pedir paz.

Analistas ouvidos pela VOA disseram que se isso representar um exacerbar da tensão política no país, o mesmo é um cenário passageiro porque Filipe Nyussi está comprometido com a paz.

Contudo, há quem afirme que os discursos que o Presidente Nyussi tem feito nesta visita são bastante críticos e podem representar um retrocesso nos esforços para a pacificação do país, tendo em conta as expectativas lançadas a partir do seu primeiro encontro com Afonso Dhlakama.

Os críticos dizem ainda que os discursos que o estadista moçambicano tem vindo a proferir podem indicar que ele não está a ter coragem suficiente para avançar um pouco mais na busca da paz, mas há quem considere que uma vez ultrapassada a questão dos dois centros de poder, ele vai faze-lo de forma mais arrojada.

Refira-se que o líder da Renamo Afonso Dhlakama ameaça tomar o poder pela força, caso a Assembleia da República não aprove o projecto de lei do seu movimento sobre a criação de autarquias provinciais.

VOA – 23.04.2015



Posted at 21:54 in Opinião, Política - Partidos | Permalink | Comments (6) ShareThis

Reblog (0)

A guerra de África não estava perdida, em novo livro hoje apresentado em Lisboa


Leia tudo aqui

Download Diabo_21.04.2015



Posted at 20:41 in 25 de Abril de 1974, História, Portugal | Permalink | Comments (0) ShareThis

Reblog (0)

48 FILMES PORTUGUESES ANTIGOS - Vejam, recordem e divirtam-se


A Severa (1930)
<iframe width="420" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/xHU2bLZmNMw" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>

Maria do Mar (1930)
<iframe width="420" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/zYq0gw62fS0" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>

As Pupilas do Senhor Reitor (1935)
<iframe width="420" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/tsjX1-UZaWE" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>

Maria Papoila (1937)
<iframe width="420" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/ml_fiTlxRL4" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>

Aldeia da Roupa Branca (1938)
<iframe width="420" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/1LXwoCyMnDw" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>

A Canção da Terra (1938)
<iframe width="420" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/BUescr6p2qc" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>

A Rosa do Adro (1938)
<iframe width="420" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/af2K9e80Elw" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>

João Ratão (1940)
<iframe width="420" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/XEKaYMaW-Ng" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>

O Pai Tirano (1941)
<iframe width="420" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/3z1uBo00N6g" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>

Continue reading "48 FILMES PORTUGUESES ANTIGOS - Vejam, recordem e divirtam-se" »



Posted at 16:20 in Musica, vídeo, cinema, Portugal | Permalink | Comments (0) ShareThis

Reblog (0)

Nyusi responde a Dhlakama e diz que “não gostaria de ajoelhar” a nenhum moçambicano


Governação

À medida que o tempo passa, o Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, vai ganhando o compasso e começa a marcar, verdadeiramente, o seu território.

Durante o comício popular que orientou ontem na vila-sede do distrito de Marracuene, na província de Maputo, deixou claro que “não gostaria de pedir, ajoelhar, a um outro moçambicano ‘quero paz’, porque esse moçambicano, qualquer de nós, tem a obrigação de trazer paz para este país”.

Não é preciso ser estudioso para perceber que esta mensagem tem um destinatário que é Afonso Dhlakama, que desde que iniciou o seu périplo pelas províncias do Centro e Norte do país vai disseminando a ideia de formação de um governo paralelo, com base nos resultados das eleições gerais realizadas ano passado.

Não obstante essa proposta estar na Assembleia da República, onde deverá ser discutida e votada (a favor ou não), verdade, porém, é que cá fora se nota uma bipolarização do debate, com Afonso Dhlakama a julgar que a chave para Nyusi levar o povo à terra da paz está nas suas mãos, e, por outro lado, agora, o Presidente da República a mostrar que neste país ninguém tem o direito de promover a desordem social.

O PAÍS – 23.04.2015

NOTA:

Esta afirmação de Filipe Nyusi (sem papel e emocionado) não será antes consequência da “derrota” que as FADM sofreram em Guijá? É que a FRELIMO só sabe existir enquanto tiver um “inimigo” pela frente. Físico ou virtual!

Fernando Gil

MACUA DE MOÇAMBIQUE



Posted at 10:52 in Defesa, Opinião | Permalink | Comments (4) ShareThis

Reblog (0)
Anteriores »


BECOME A FAN

Email Me

RECEBA POR EMAIL INFORMAÇÃO DIÁRIA DAS ENTRADAS





Your email address:


Powered by FeedBlitz

URIA SIMANGO-UM HOMEM UMA CAUSA



MEMÓRIAS DE UM REBELDE



ARREBOL



FACEBOOK ELEIÇÕES 2014

FACEBOOK ELEIÇÕES 2014
Notícias e reportagens sobre o processo eleitoral 2014 e que não saiem em outros meios. Grupo aberto a todos e a todos os partidos. Reporte desde o seu local.

CONTRIBUA PARA O MOÇAMBIQUE PARA TODOS


CONTRIBUA PARA O "MOÇAMBIQUE PARA TODOS"

SEARCH


RECENT POSTS

Presidente Nyusi e o discurso camaleónico
Analisar e debater procurar lógicas e sensatez
STV-Noite Informativa_24.04.2015(video)
A PERDIZ - Boletim Informativo da Renamo nº 126
Filipe Nyusi quer encontrar-se com Dhlakama mas quer resultados
Editorial: Sem (mais) dias de graça
Xenofobia ou arma de arremesso útil?
NYUSI ESQUECEU-SE QUE PERDEU AS ELEIÇÕES E JÁ ESTÁ A FALAR BARATO
DIVISÃO DE MOÇAMBIQUE SÓ CONDUZIRÁ AO COLAPSO - NYUSI
STV-Noite Informativa_23.04.2015(video)

RECENT COMMENTS

Jorge Valente on DIVISÃO DE MOÇAMBIQUE SÓ CONDUZIRÁ AO COLAPSO - NYUSI
ZACARIA on Cidade da Beira assinala amanhã seu 102º aniversário
mopao mokonzi on Presidente Nyusi e o discurso camaleónico
ekile on Nyusi quer negociar, dizem analistas moçambicanos
Ricardo Martins Soares onCidade da Beira assinala amanhã seu 102º aniversário
Ricardo Martins Soares on Os xenófobos sul-africanos e os xenófobos moçambicanos
Ricardo Martins Soares on Os xenófobos sul-africanos e os xenófobos moçambicanos
Akumanguetu nhacuaua onNYUSI ESQUECEU-SE QUE PERDEU AS ELEIÇÕES E JÁ ESTÁ A FALAR BARATO
Khanga Hanha Muzai on Nyusi quer negociar, dizem analistas moçambicanos
Khanga Hanha Muzai on Nyusi quer negociar, dizem analistas moçambicanos

TV KANAL MPT



O MOÇAMBIQUE PARA TODOS NA SUA PÁGINA OU BLOG

"BANNERS" E CÓDIGOS
Escolha aqui os "banners" e otenha os respectivos códigos html


AMAZON


Encontre aqui o inesperado de e sobre Moçambique: Livros, CD´s e DVD's.


Powered by Postrank




MACUA DE MOÇAMBIQUE

0Following
14Followers

OS DOIS CERCOS DA ILHA DE MOÇAMBIQUE

CERCOS DE MOÇAMBIQUE DEFENDIDOS POR D. ESTEVÃO DE ATAÍDE

CLASSIFICADOS DO MACUA - GRÁTIS

Classificados do Macua grátis
Coloque aqui o seu anúncio grátis! Compre, venda, alugue, peça ou ofereça emprego, procure pessoas! Não se esqueça de colocar a categoria correcta.

SINTESE MONOGRÁFICA DE MOÇAMBIQUE - 1971

SINTESE MONOGRÁFICA DE MOÇAMBIQUE - 1971

MEMORIA ESTATISTICA SOBRE OS DOMINIOS PORTUGUEZES

MEMORIA ESTATISTICA SOBRE OS DOMINIOS PORTUGUEZES NA ÁFRICA ORIENTAL

VIDEOS RENAMO 1986/1987

Veja aqui
Para melhor conhecer a HISTÓRIA de Moçambique

OS ESCRAVOS DESCONHECIDOS(VIDEO)

OS ESCRAVOS DESCONHECIDOS(Video)
Documentário factual sobre a escravatura

A GUERRA - RTP - 2007/2009

A GUERRA
Programa de Joaquim Furtado sobre a Guerra do Ultramar/África/Libertação - Episódios 1-42

ILHA DE MOÇAMBIQUE - TESOUROS

Naufrágio ao largo da Ilha de Moçambique

ILHA DE MOÇAMBIQUE - RECUPERAÇÃO

Ilha de Moçambique - Recuperação para quando
Relatórios e outros documentos sobre o estado e a recuperação anunciada e não cumprida
Fernando Gil

Create Your Badge

BEIRA - 100 ANOS

Beira(Moçambique) - 100 anos 2007

ORFÃOS DE PÁTRIA - GUINÉ

heróis de Portugal na Guiné-Bissau
Veja o vídeo produzido pela RTP

MOÇAMBIQUE - CRÓNICAS DE ONTEM E DE HOJE

Projecto de vídeo de João Craveirinha

ENTREVISTA DE JOÃO CRAVEIRINHA À TVI

Video - 26.06.2005
Entrevista do Programa "Todos Iguais"

TVS EM DIRECTO

TV MANA em Maputo
RTP 2
TV Web Lusophonie Parisienne
SIC em directo
RTP1 ou RTPAfrica
RTP Internacional
RTP N
TVI
TV NET

VAMOS APOIAR!

ALDEIA DA PAZ - QUELIMANE

PAIS PROTECTORES
Seja Pai(ou Mãe) de uma criança em Moçambique.

ABRIL 2015

domsegterquaquisexsáb
1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30



MAPAS DE MOÇAMBIQUE


Mapa de estradas de Moçambique e plantas das cidades da Beira e Maputo

TELEFONES MOÇAMBIQUE

PÁGINAS AMARELAS
LISTAS BRANCAS

RADIOS EM DIRECTO

LM RADIO
Radio Cidade - Maputo
Afrowave Radio
99FM - Maputo
RADIO MARIA MOÇAMBIQUE
SFM Radio
AFRICA RADIO MOÇAMBIQUE
RADIO MOÇAMBIQUE
RDPAFRICA



ACORDO GERAL DE PAZ

ACORDO GERAL DE PAZ

PARTIDOS POLÍTICOS

União Democrática
MDM - Movimento Democrático de Moçambique
PDD - PARTIDO PARA A PAZ DEMOCRACIA E DESENVOLVIMENTO
PARTIDO RENAMO
PARTIDO FRELIMO

LINKS ÚTEIS

O COZINHEIRO
GE - Grupos Especiais
A BIBLIOTECA DO MACUA DE MOÇAMBIQUE
AEMO - Associação dos Espoliados de Moçambique
O PAÍS - Online
SAPO MOÇAMBIQUE
Guia Turístico de Moçambique
Diário de um sociólogo
PORTAL DA LUSOFONIA
ATNEIA - Legislação Moçambicana Online
PÁGINAS AMARELAS DE MOÇAMBIQUE
LISTA TELEFÓNICA DE MOÇAMBIQUE
ASSOCIAÇÃO PORTUGAL-MOÇAMBIQUE
CASA DE MOÇAMBIQUE - Lisboa
Plataforma Portuguesa das ONGD
Mozambique Music Magazine
ESPOLIADOS DO ULTRAMAR
EXCURSÕES A MOÇAMBIQUE
Petição APELO À VERDADE SOBRE A DESCOLONIZAÇÃO PORTUGUESA
ForEVER PEMBA
Subscribe to this blog's feed
Subscribe to my Podcast

ARCHIVES

abril 2015
março 2015
fevereiro 2015
janeiro 2015
dezembro 2014
novembro 2014
outubro 2014
setembro 2014
agosto 2014
julho 2014

More...

CATEGORIES

25 de Abril de 1974
4º Congresso do Partido Frelimo
Acordo Lusaca e reacções - 07.09.1974
Ambiente - Ecologia - Calamidades
Angola - Cabinda
Antropologia - Sociologia
Biodiesel - Petróleo - Gás
Brasil
Cabo Verde
Cahora-Bassa - Vale do Zambeze
Caso Angoche - 23.04.1971
Chai - 25.09.64
Convívios - Encontros
Cooperação - ONGs
CPLP - LUSOFONIA
Defesa
Desporto
Economia - Transportes - Obras Públicas - Comunicações
Eleições 2004 Dezembro
Eleições 2008 Autárquicas
Eleições 2009 Gerais
Eleições 2011/2012 Intercalares
Eleições 2013 autárquicas
Eleições 2014 Cuamba
Eleições 2014 Gerais
Emigração - Imigração - Refugiados
Ensino - Educação - Juventude
Europa - União Europeia
Forças Armadas
Geral
Goa, Índia
Guiné - Bissau
Gungunhana - Imperador de Gaza
História
Histórias de outros tempos
HIV - SIDA
Ilha de Moçambique
Informação - Imprensa
Internet - Informática
Ir a Moçambique
Jornal O AUTARCA, Cidade da Beira
João Craveirinha - Diversos
Justiça - Polícia - Tribunais
Letras e artes - Cultura e Ciência
M'Telela - Niassa e outros
Macau - China
Magazine
Massacre Homoine(1987)
Massacre Mueda - 16.06.1960
Massacre Wiryamu - 16.12.1972
Morte Eduardo Mondlane - 03.02.1969
Morte Samora Machel - 19.10.1986
Mundo
Municípios - Administração Local - Governo
Musica, vídeo, cinema
Nacionalidade-Cidadania - Direitos Humanos
Noé Nhantumbo - Uma opinião
OMAR - 01.08.1974
Opinião
Os nossos inquéritos
Parcerias Comerciais
Política - Partidos
Portugal
Procura
Publicidade
RADIO - TV
Recordando
Religião - Igrejas
S.Tomé e Principe
Saúde
Sociedade
Solidariedade - Segurança Social
Timor
Trabalho - Formação profissional
Turismo - Parques Caça - Aviação
Uria Simango
Vidas
WikiLeaks
África - SADC


TURISMO EM MOÇAMBIQUE






PHOTO ALBUMS


Turismo em Moçambique
Blog powered by Typepad
Member since 04/2004


Speech by ReadSpeakerwebReader


O TEMPO EM MOÇAMBIQUE


Lichinga

Tete

NAMPULA

BEIRA

MAPUTO




Speech by ReadSpeakerReadSpeaker webReader

Moçambique para todos
Powered by Typepad

HQ-Video-Pro-2.1c Ads
HQ-Video-Pro-2.1c Ads
HQ-Video-Pro-2.1c Ads







SunriseBrowse Ads
Trust Rating
69%
macua.blogs.com

Sem comentários: