sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Pessoas "engomadas" ou violadas pelo tal G20

Quantos sao os casos conhecidos de pessoas "engomadas" ou violadas pelo tal G20? Quem dos meus amigos virtuais conhece casos específicos de pessoas molestadas? Esses casos foram reportados aos hospitais de referencia, aas esquadras policiais ou aas estruturas dos bairros?

Algo me diz que, na base de um ou dois casos reportados pela STV, se estaa a espalhar uma verdadeira psicose, baseada no medo. Creio que, deliberadamente ou nao, se estaa a espalhar pelos bairros de Maputo e Matola um clima de terror, de pânico e de insegurança com objectivos ainda a determinar.

Há indicações de que panfletos estão a ser espalhados pelos bairros e quarteirões dos dois municípios, "avisando" que em próximas horas esses bairros/quarteirões serão atacados pelo referido bando. Que objectivos visam esses "avisos"? Alguem conhece exemplos de que, depois desses avisos terem sido afixados, algum bairro/quarteirão tenha sido atacado.
...

Acresça-se que, nos dias de hoje, pouca gente leva valores monetários para casa. Crescentemente, as pessoas socorrem-se das ATM ou dos dispositivos de pagamento por cartão, nos estabelecimentos comerciais. Qualquer pessoa de inteligência mediana sabe que, nas circunstancias de indiquei, nao ee torturando com ferro de engomar que o dinheiro há-de aparecer. Quando exista algum, esse dinheiro estaa no banco. Então, qual seria o objectivo da tal tortura, com requintes de crueldade, com requintes de malvadez?

Cada vez mais me inclino para a hipótese de que possam haver forcas malignas interessadas num clima de terror e de pânico. Com efeito, tenho conhecimento de que em vários bairros as pessoas nao dormem, ou porque estão nos patrulhamentos, ou porque estão com medo. A produtividade nos locais de trabalho estaa a ser duramente afectada. O rendimento escolar, sobretudo dos estudantes dos cursos pôs-laborais há-de se ressentir muito.

O que se pretende com estes rumores? Será uma nova forma de luta política? Pretender-se-aa desgastar adversários politicos?

Ee minha opinião que as autoridades competentes, a academia, a imprensa e todos os sectores com responsabilidades publicas, deveriam seguir, também estas hipóteses. Porque pode-se estar a gerar pânico e terror com nao factos. Como nos casos de chupasangues. como nos casos do xingoko da minha aldeia de Madzucane. Como nos casos dos fantasmas que povoaram os imaginários das nossas infâncias e , em muitos casos, continuam a povoar os imaginários de muitos adultos.
See more
See translation
Like · · 5 hours ago near Maputo ·
  • Angela Maria Serras Pires Surreal, eu conheci um senhor que levou catanadas, nao brinquemos com assuntos serios, agora tambem ja desmentem o terror que nao sabem ou nao querem resolver? Muito grave
  • Ahmad Shafee Sidat Veja a foto que publiquei no meu mural.
  • Lindo A. Mondlane mas esta o estado ou o governo, seja alocando seus meios (forças de defesa), nos bairros ou zonas em questao, ou atraves de comunicados nos orgaos de comunicaçao, trasnmitindo segurança nos ciadaos?..o que nao deveria o governo na minha optica é nao fazer nada amigo Gabriel Muthisse..ontem me chamou uma amiga as 23h, estava de patrulha..reslmente esta a ver o governo as consequencias politicas (perca de confiança) de tudo isto?..ha paises que quando sucede algo remotamente parecido..se alocam as melhores brigadas da policia para pelo menos transmitir segurança e tranquilidade...
  • Anacleto Machava por favor, não brinquemos com o sofrimento do povo!
  • Lindo A. Mondlane Wilson Assumane, essa foto nao procede...nao tem nada que ver..é de brasil...
  • Ahmad Shafee Sidat Ontem a seleção nacional. De hóquei em patins da africa sul assaltada na matola.....o
  • Claudio Chivambo Bom dia Cda. Gabriel Muthisse, concordo quando fazes referência aos ditos panfletos que dizem serem espalhados pelo bando o que não me parece ser lógico. Penso ainda que estamos diante dum cenário que visa de alguma forma soterrar a imagem do governo do dia, etc etc., só não sei de quem é tal objectivo. Os ditos cujos estão a ganhar uma popularidade que me espanta o que de facto me preocupa. Circulei ontem até as 03:30 da madrugada de hoje no meu bairro e vi muitas familias pernoitando fora de suas residências devido a este fenómeno. De quem é a responsabilidade? Cabe a quem garantir que estas se tranquilizem e voltem as suas camas/esteiras para ter o merecido descanso?
  • Antonio A. S. Kawaria A minha questão está em que as forcas da ordem e segurança estão a fazer. Rumores ou não isto está a acontecer em plena capital do país, na sede de todas as forcas de ordem e segurança.
  • Lindo A. Mondlane por isso Claudio Chivambo..o que o governo nao deveria fazer..é nao fazer nada...que tranquilize a gente...que saia o ministro do interior...que de uma volta por esses bairros, que converse com as pessoas, que aumente os efectivos policiais...que faça algo...
  • Lindo A. Mondlane é com situaçoes como essas que se perdem eleiçoes em muitos sitios Gabriel Muthisse
  • Rui Jorge Neves "Quem não sabe dançar culpa a irregularidade do piso" provérbio Malaio q muito se aplica a essa justificação aqui trazida
  • Claudio Chivambo Não creio que as pessoas entreguem sua segurança a esta Policia que as acusa de não colaborarem. Como fazer para que as instituições resgatem a confiança popular. O que acontece com a segurança onde não existe confiança pelas instituições Cda. Gabriel Muthisse?
  • Gabriel Muthisse Eu nao disse que nao houvesse alguns casos Ahmad Shafee Sidat. O que sugeri foi que, com base em alguns factos reportados, se desenvolveu um verdadeiro estado de pânico e de terror.
  • Anibal Chichongue Isso não é papo. Na minha zona "Zimpeto" esses gatunos mataram 1casal na quarta feira.
  • Gabriel Muthisse Mas ja agora, a foto ee de Moçambique ou ee do Brasil, conforme refere Lindo A. Mondlane?
  • Muzila Wagner Nhatsave é do brasil essa foto.ha gente que pensa que todos somos parvos e que não sabemops rastrear informação.enganam as pessoas e agitam o povo
  • Lindo A. Mondlane sim, pelos vistos nao tem nada qu ver com mz...mas a imegem da minha amiga assustada as 23h ontem, nao me sai da cabeça
  • Antonio A. S. Kawaria Caros acho muito mau partir para desculpas em situacões iguais ao invés de cada parte assumir a sua responsabilidade.
  • Lindo A. Mondlane onde anda o ministro do interior?..estara ocupado suponho..nao era hora e dar uma volta nocturna por essas bairros e com a prensa se necessario?..que faça algo..que tranquilize os assustados...outros dizem que o governo esta de ferias..e é credivel
  • Danilo da Silva é bem verdade que a foto foi retirada de um site brasileiro. Mas é igualmente verdade que estão a acontecer crimes hediondos um pouco pelos bairros. Não se sabe quem e quais os objectivos disto tudo, mas já está instalado o pânico e o terror, e como não poderia deixar de ser, alguns bandidinhos vão se aproveitando da situação.
  • Gabriel Muthisse O que Ahmad Shafee Sidat diz da sugestão de que essa foto nao ee de Mocambique? A ser verdade isso, pode estar a difundir pânico com base em factos truncados.
  • Gabriel Muthisse Antonio A. S. Kawaria, eu nao fui para desculpas. Apresentei hipóteses para lidar com um caso de terror e de pânico. Sugeri que se estabelecesse o número de pessoas afectadas pelos engomadores. E debatermos essa onda de crime com base em factos reais.
  • Palmeirim Chongo TPC para o SISE...
  • Angela Maria Serras Pires Voltemos ao importante, nao se deixem enganar por manobras frelas, o importante sao os factos, nao se uma foto e ou nao verdadeira, alias essa foto foi colocada propositadamente para criar esta situacao de descredito, com 18 milhoes de usd faz se muita coisa pela frelimo, isto so no ultimo business frelos/autores de fotos falsas
  • Lindo A. Mondlane a questao amigo Gabriel Muthisse, é aumentar a presença do estado nessas zonas....
  • Muzila Wagner Nhatsave ha gente que não tem escrupolos mesmo .estão a fazer aproveitamento politico desta situação. o SISE deve trabalhar mais e descobrir quem realmente anda lançar panfletos nos bairros. juro que não ficarei surpreso com os autores.agitação pura
  • Rui Jorge Neves agora a justificação é a imagem vamos ficar aqui a debater em torno da imagem q não é realmente de Moçambique é do Brazil sim é verdade, mas isso não altera aquilo q esta acontecer ou altera? vão me dizer q o cerne da questão aqui é a foto? isso parece me a mim fugir as responsabilidades procurando justificar coisas q não são justificaveis, há insegurança sim e ponto final deixemos de andar aqui com entertenimentos isso ate é desrespeitoso para quem esta sofrer
  • Tiago Ribeiro Exactamente!
  • Danilo da Silva sempre com as mesmas estratégias...diluir o problema...esquecer, minimizar, abafar...por isso não saímos de onde estamos..cansado disto!
  • Gabriel Muthisse Concordo com todos os teus pontos Lindo A. Mondlane.
  • Antonio A. S. Kawaria Não deve ser necessário que morram dezenas de pessoas para que assumamos que uma situacão é preocupante.
  • Cornelio Gracianu A versao d 'mao estranha' sempre foi a desculpa infeliz dos camaradas. Onde està a FIR, GOE, PP? So existe para reprimir motins populares d causas justas? Ao invez d caça às bruxas, è melhor enviar para o terreno policia para garantir segurança aos cidadaos. A policia deve sentir o prazer d garantir segurança aos cidadaos como sente quando mantem segurança aos ministros,vice-ministros,governadores,etc.
  • Chila Ossemane concordo.....
  • Tony Ciprix Hannah Arendt tem razao. O politico transforma a versdade em opiniao e, onde todo mundo diz, ninguem diz nada.
  • Tomás Queface Para tirarmos isso a limpo, sugiro que o caro Gabriel Muthisse e Muzila Wagner Nhatsave dê umas voltinhas por aquelas bandas de modo a constatar a veracidade dos factos apresentados.
  • Zenaida Machado Ta...um pais do ocidente invejoso pelo crescimento economico de Mocambique, inventou esse mito G20 e homens de ferro pra sabotar o pais.
  • Claudio Chivambo É importante que o diálogo seja com base em dados concretos. Tomei conhecimento do assalto deste grupo a casa de um vendedor de carvão, a senhora de Malhampswene,...conforme reportado nos mídias, o casal de zimpeto conforme comentário dum residente aqui neste post. O grupo existe, isso é facto. Agora, quantos casos ao certo se registão até data hoje perpetrados por estes malfeitores?
  • Tony Ciprix Aliais, algumas forcas politicas ja devem ter um bom ponto de partida para o manifesto eleitoral. Trocamos a nossa liberdade pela seguranca e, agora, estamos a viver prisoes domiciliares. O que vem a seguir? Sermos psicopatas como diz o Gabeiel Muthisse?
  • Jerry Revelador Fonseca Gabriel, lá no nosso bairro o Bamo participou duma reunião dos populares com a polícia. As pessoas não dormem com este frio por mero gosto?
  • Rui Jorge Neves exato Claudio Chivambo o problema existe de facto, sem prejuizo de haver focos de agitação aqui e ali por parte de aproveitadores, agora não podemos esconder-nos nessa justificação dos aproveitadores e etc para praticamente vir aqui e desvalorizar aquilo q esta acontecer de facto, é muito irresponsavel essa atitude vão me desculpar mas é
  • Muzila Wagner Nhatsave eu vivo na matola e assisto todos os dias o cenário de medo e de patrulhas.é estranho o que está acontecer, muito estranho mesmo
  • Muzila Wagner Nhatsave em momento algum disse que não era verdade o que aconteceu, apenas estranho alguns actos que me parecem empolação e agitação
  • Zenaida Machado Mais irresponsavel ainda quando vem de um membro do governo que devia estar, juntamente com os seus pares, a procura de uma solucao pra acabar com os crimes ou com a onda de medo - mesmo que esta seja resultado de "rumor e exagero". Irrita me muito quando pessoas que recebem salarios e regalias pra resolver problemas, preferem justificar incompetencia apontando culpas a fantasmas. Haja paciencia!
  • Claudio Chivambo Concordo em pleno Rui Jorge Neves. É lógico que o Gabriel Muthisse peça para que o debate seja com base em dados concretos como o é a ideia do Antonio A. S. Kawaria "não precisamos que haja dezenas de casos para credibilizar este fenómeno". Coloquei estas questões e talvez o Muthisse as ignorou.: Como pode o povo confiar nesta policia que o acusa de ser conivente com os malfeitores em detrimento de colaborar com as autoridades? Como fazer para que o povo emita confiança nas instituições? O que acontece em um Pais onde não se confia nas instituições?
  • José de Matos Este assunto nem sequer esta a ser debatido no Parlamento, pelo que sei!
  • Claudio Chivambo Edgar Kamikaze Barroso, como foi em Tsalala? Acompanhei a reunião que houve pelos órgãos de informação. No meu bairro (Matola "A", Quarteirão , ao chegar a casa ontem as 20hrs jovens aproximaram-me e me disseram que estavam a minha espera para a jornada que iniciou ontem e não sei até quando vai durar "mano, precisamos de ti para intervir caso nos deparemos com a policia enquanto estamos com estas armas (catanas, enxadas, maxados, arcos e flechas,...)". Esta ver o que é isso?
  • Gabriel Muthisse Jerry Revelador Fonseca, conhece alguem, la no nosso bairro, que tenha sido engomado? Conhece alguem em toda a Machava? Veja que nao ponho em questão que o Bamo possa estar a participar em patrulhas. Sei ate que ele participa. A minha questão ee: quantas pessoas noos conhecemos que foram molestadas? Veja que mesmo neste meu post, Ahmad Shafee Sidat colocou uma foto de uma pessoa horrivelmente torturada, que depois se constatou ser brasileira. O que estou a dizer, Fonseca, ee que pode estar a haver gente a propalar boatos para gerar terror. Para gerar pânico.
  • Lindo A. Mondlane mais boatos...mais estado..
  • Aziza Throne José de Matos. Li uma notícia de que o caso foi levado para Assembleia Municipal da matola e que nao avançou pq nao fazia parate da agenda do dia. Agora fica a teu critério o arbítrio
  • Claudio Chivambo Gabriel Muthisse, será que ainda esta a espera que molestem alguém do seu bairro para credibilizar este fenómeno? Estarei Eu a perceber correctamente o teor do seu pensamento?
  • Rui Jorge Neves talvez seja necessario engomarem e violarem uma ministra ou familiar de algum dirigente para q haja reacção
  • Erasmo Bone Alicene Precisamos de discursos,para descobrir e resolver o problema? Queremos mais vitimas,para termos a certeza?
  • Claudio Chivambo O Pais precisa de Psicologos sérios que possam libertar as mentes das nossas forças de segurança. É preciso que saibam que o seu dever é servir o povo 100%.
  • Gabriel Muthisse Claudio Chivambo, eu nao nego que haja crime na Machava, no município da Matola ou na Sommershield. O que estou a sugerir ee que gerou-se uma psicose que se torna necessário lidar com ela. Ja há gente inocente a ser molestada pelos vigilantes. Um cunhado meu ia sendo linchado, acusado de informador do G20. Quantos casos, ate agora foram reportados de gente engomada? Ja repararam que ninguém aqui traz dados?! E, mesmo assim, estamos todos assustados. Com base em fotos com a colocada neste meu post
  • Gabriel Muthisse Zenaida Machado, eu nunca te chamei incompetente. Lembras-te da resposta que deste ao Paul Fauvet quando fez um comentário que entendeste como ataque pessoal? A ti te respondo porque ee primeira vez que noto um ataque pessoal. E te considero basicamente uma amiga. Normalmente nao me pronuncio nesses casos. Ignoro simplesmente os autores.
  • Claudio Chivambo Já disse aqui Gabriel Muthisse, que concordo contigo quando buscas um diálogo com base em dados, quando dizes que gerou-se uma psicose, que há gente inocente sendo molestada "até pelos oportunistas vestidos a patrulhadores", etc etc. Mencionei alguns exemplos e pedi que caso alguém possa nos traga os números. Agora, não quero isso dizer que o fenómeno não seja veridico ou não mereça atenção de quem de direito. Muthisse, de quem é a responsabilidade de tranquilizar todos os assustados?
  • Zenaida Machado Nao te chamei a ti de incompetente. Nem conheco as tuas competencias. Estou a chamar ao governo do qual faZES parte de incompetente pra resolver este problema. Ja mostrou por A + B que eh. E assusta-me o facto de tu que fazes parte do executivo apareceres aqui com um texto desses. Estas a espera que morra alguem perto de ti para sentires pelos outros. Rumor ou nao...exageros ou nao...o facto eh que as pessoas estao com medo e nao confiam na policia.
  • Jerry Revelador Fonseca Muthísse, não sei de ninguém e como sabes ainda não sou residente permanente de lá. Na terça e quarta estive em Maputo a tratar alguns papéis e não mais conseguí ir à Nkobe mas, liguei ao meu vizinho que me relatou o estado mau das coisas e implorou me que agilizasse o processo de construção poís os malfeitores escondem-se nas obras inacabadas. Amigo eu também quero que isto não passe de um boato.
  • Gabriel Muthisse Claudio Chivambo, porque nao encara este post e alguns comentários responsáveis que vi aqui como um primeiro passo no sentido de tranquilizar o publico? Se mais gente começar a fazer perguntas básicas quando este assunto dos engomadores vier a baila estar-se-a a fazer muito pela tranquilidade publica.
  • Angela Maria Serras Pires Jaime Jaime Langa vais ser despedido porque estas a contrariar os lideres no jornal noticias, a ideia e transmitir que tudo e falso, ouve os teus bosses aqui no facebook
  • Jorge Matine Cada tenho mais certezas, algumas pessoas ja nos deixaram.
  • Gabriel Muthisse Há comentário aqui que ate arrepiam. Ja se fala de matar gente perto de mim. Zenaida Machado, mais comedimento, por favor. Leia melhor o meu texto e leia os meus comentários. La percebera que nao ponho em causa que exista crime no paiis. Nem sequer nego que tenham existido alguns casos de pessoas engomadas. O que estou a sugerir sao caminhos para lidar com a profunda comoção, com o pânico e com o terror que afecta Maputo e Matola.
  • Jorge Matine Cada dia quis dizer.
  • Rashel Sidumo Rumores ou não o certo é que andamos assustados sim. Vivo na Matola e mesmo o transito pra voltar agora esta quase nulo. quem lá vive pode confirmar. Desde 2FEIRA que na minha rua compramos apitos pra qualquer eventualidade, compramos mais cadeados e temos medo, qualquer corte de eletricidade é motivo de apreensão. Ontem tivemos uma reunião geral do quarteirão com responsáveis da esquadra que apelaram a calma e disseram que podiamos dormir tranquilamente porque haviam policias no Bairro embora não tenhamos visto 1que seja.
  • Zenaida Machado Pois Gabriel - nao te desejo tal mal. Sabes quantas vezes por noite eu ligo a minha mae desde que comecou essa onda de medo? Nao te desejo tal sina. Li o teu texto e os teus comentarios... o que nao percebo que por causa de uma foto - que alias, eu pessoalmente disse logo qndo apareceu no FB que era falsa - venhas questionar a origem de um medo que se semeou no meio das pessoas. Qual exactamente a tua duvida? Que as pessoas estao a viver em terror? A ideia do teu post eh reduzir o panico??? A mim parece me de alguem que esta mais preocupado em provar que ninguem foi engomado... e therefore, nao ha problema nenhum nos bairros perifericos. Eh tudo "montagem" e exagero... alooooooo...
  • Rui Cabral primeiro vem um e diz que a culpa dos crimes é do povo porque nao colabora com a Policia, e agora vem outro dizer que os crimes nao existem e que isto é uma psicose e pura burrice do povo. Isto é absolutamente surreal! Em vez de tomarem medidas para defender o povo, nao, fazem exatamente o contrario! Culpam o povo pelos crimes, depois insultam o povo chamando-lhes de psicopatas e burros e desta forma negam a existência destes crimes. Acho que é obvio que quando o governo nega a existência destes crimes esta a por a vida do povo em mais perigo do que já esta. Esta atitude pode muito bem encorajar um relaxamento nas medidas de segurança tomada pelos cidadãos. Mas Gabriel Muthisse, o que se passa na vossa cabeça? Isto cabe na cabeça de alguém?
  • Rui Jorge Neves o facto de não reconhecerem um facto não implica q tal facto não esteja a ocorrer, como disse o o Lindo A. Mondlane e muito bem dito e passo a citar " é assim que se perdem eleições"
  • Gabriel Muthisse Zenaida Machado, onde viste, no meu post, uma negação de que existam engomadores? Mais ainda, Zenaida, o meu post nao tem nada a ver com a foto de Ahmad Shafee Sidat. O post nao foi feito para desmentir a foto. A minha preocupação ee o pânico, sim. E eu acredito que, intencionalmente ou nao, se estaa a difundir o pânico. Os panfletos que se afixam nos bairros, a avisar que sao os próximos a serem atacados, visa espalhar o terror. E eu acho que se deve encontrar uma forma de parar as pessoas que espalham o pânico, sim. A Zenaida acha que se deve deixar o pânico prevalecer?
  • Claudio Chivambo Não posso encarrar este diálogo como um feito Gabriel Muthisse, pura e simplesmente porque as vitimas não se fazem aqui presentes. O que se pede é uma segurança presente nos bairros. Quantos cizentinhos andam a parar automobilistas para exigir documentos ao invés de se fazer aos bairros e deixar a Pt fazer o seu trabalho? Pergunte ao Dino Foi (só para citar um exemplo), qual foi a pergunta que lhe foi feita ontem por estes.
  • Claudio Chivambo Eu não sou vitima, mais não vou esperar na cama para venham fazer das suas e depois acreditar que existem. Prefiro vigilar até quando perceber que podemos relaxar. No meu bairro, circulamos a partir das 00:00 até as 03:30 quando entrei com três agentes da PRM. Cada um ao lado de um grupo, foi bom mais não é correcto.
  • Litos Messias Buanaissa feliz raciocineo do Dr Gilberto
  • Ximbitane Na Lenha Testemunho? A. Manjate, residente em N'kobe, acordou sem os seus bens em casa na 2a feira desta semana. Para alegria de todos, ninguem foi engomado e nem violado. Alias, dormiram um estranho e profundo sono. O caso foi reportado a policia local. Sera que esta agressao a este pacato cidadao tem menos valor so porque nao foram engomados? Nao deve constar na estatistica da criminalidade que cresceu a olhos vistos nos ultimos dias? Alguem ja foi as esquadras dos bairros de que se faz referencia fazer um levantamento real dos casos? Alguem ja falou com os chefes de quarteirao ja que a policia esta tao desacreditada que muitos acreditam pouco valer a pena reportar o que quer que seja? Nao nego que oportunistas aproveitem-se do facto para criar terror no seio dos municipes de Maputo e Matola. Mas, que estamos em polvorosa, estamos sim tanto na cidade como na periferia dela.
  • Júlio Mutisse Meu irmao, a verdade eh que nao dormimos. Evidencias hospitalares ou nao estamos a substituir nos ao Estado garantindo pelos nossos meios nossa seguranca. Mais ainda, o Estado NAO DEVE VIR PARA PESSOAS APAVORADAS (Atraves dos comandantes da prm) DIZER QUE NAO TEM MEIOS. Com essa tirada estao a dizer nos Lixem se. A verdade eh que podemos ate perder empregos por que improdutivos. Eu pelo menos tenho te a ti....
  • Ximbitane Na Lenha Mawaku tu, Júlio Mutisse, que tens o teu irmao. Eu temo pela minha irma, que vive na periferia e por mim que, vivendo na cidade, arrisco-me a ser emboscada nas escadas ou a saber que a empregada ou um dos miudos deixou-se enganar pelos falsos leitores da EDM.
  • Júlio Mutisse Ximbi o assunto eh serio, o panico esta generalizado. Sei de gente a apinhar se em dependencias na cidade fugindo do que se passa nos nossos bairros. Infelizmente a PRM esta a lidar mal com a situacao e ao discurso da "falta de efectivo" de "meios" somos parados com a sua negacao nos famosos road block. So ontem na Matola cruzei com 4 num raio de mil metros: um em frente a cadeia como uem vai ak T3 um no posto de sempre no Estadio da Machava e outro surpreendente depois da esquadra do infulene como quem vaia terminal do Patrice. Em dois destes pontos com viaturas. Nos bairros la ojde tudo acontece NADA de agente da PRM. E vem o comnadante provincial falar de falta de meios? Vem Pedro Cossa falar da seguranca que ppdemos ter? Acho que ainda nao comecaram a lidar com esta situacao existindo ou nao engomadores o PANICO ESTA AI.So falta mesmo o poder do Estado.
  • Ximbitane Na Lenha Subscrevo-te, Júlio Mutisse! Com o devido respeito (ao mano do meu amigo, que para mim tambem e' mano), tendo em conta a velocidade que os Mercedes protocolares levam, atras de batedores, e a existencia de filtros solares, que nao permitem ver o posicionamento sincronico dos roads blocks e as deficiencias de seguranca nos bairros, solicito que leves o mano a viver in loco uma noite "vuvuzelada" e de panico total em tua casa. Podem ate o escalar numa patrulha. O povo agradece!
  • Jorge Matine E o Ministro do Interior diz que sao boatos. agora ele quer que as vitimas mostrem o rabo onde passaram o ferro de engomar para crer! ele nao sabe que os comandantes das esquadras dao protecao aos traficantes e cidados ilegais que vendem tudo nos suburbios, nos bairros ha testemunhas de comandantes que vao receber saguates para manter esses gajos de contentores e casas de pecas. o que o ministro devia fazer: distribuir diario e maquinas fotograficas nos bairros para a populacao documentar como os seus homens estao mal comportados. e mais: o presidente da republica que tentam enganar cresceu ali no chamanculo, uma parte pequena da familia dele saiu de la mas a maioria vivem naquele bairro, entao cuidado que o desmentido poder ser domestico e nao de uma empoleirado funcionario.
  • Gabriel Muthisse Ximbitane Na Lenha, ontem entraram ladroes em casa da filha da minha irman e roubaram um plasma e outros bens. Ninguém aqui nega que haja criminalidade. O que estou a dizer ee que se estaa a construir um clima de pânico e de terror com base num ou dois casos de pessoas que possam ter sido engomadas. Tudo parece indicar que nao haja uma vaga extensiva de engomar pessoas na Matola e Maputo. Dizer isto nao ee negar que haja crime na cidade ou no paiis. Agora, uma coisa ee criminalidade que existe e que pode afectar qualquer um de noos. Outra coisa ee criar um estado de psicose geral, em que as pessoas nao dormem, jovens anulam matriculas aa noite e gente inocente ee queimada por vigilantes, confundida com informadores do tal G20. Ee preciso parar com isso. E uma das primeiras coisas a fazer ee deixar de difundir essas fotos horríveis que nem sao de Moçambique, de gente torturada com objectos quentes.
  • Gabriel Muthisse Jorge Matine, vou insistir num ponto. Há crime no Maputo, sim. Há crime na Matola, sim. Ee necessário continuar a combater esse crime, sim. O ponto em debate aqui ee: quantas pessoas foram engomadas com ferro nessas duas cidades? Um oficial da policia acaba de me dizer que aconteceu, de facto, um caso em S. Damaso. Aparentemente, ee com base nesse caso isolado de S. Damasco que o meu irmão Júlio e muitos dos meus amigos estão a ser privados de sono reparador, engajados nas patrulhas nocturnas. Ee com base nesse caso de S. Damasco que duas sobrinhas minhas ja me anunciaram que vão deixar de estudar. Será com base nesse caso que Maputo e Matola, quase 3.000.000 de pessoas, estão em pânico total. Algo estaa mal. Ee necessário estancar esta onda de pânico. O meu amigo Lindo A. Mondlane avançou saídas. Quem quer desmentir o Ministro do Interior deve faze-lo com dados, com factos. Nao ee uma questão de so ridicularizar as suas afirmações so porque nao encaixam na zona de conforto do pânico e terror que mora em noos. Abraco
  • Júlio Mutisse Falta mais meu caro Gabriel Muthisse! Falta o Estado lidar proactivamente com estas situacoes. Falta o Estado comunicar proactivamente e fazer se presente onde as pessoas vivem essa psicose. Falta o Estado parar de quando confrontado com a criminalidade nos nossos municipios nos dizer que nao tem meios.. ..
  • Júlio Mutisse Falta Estado nos nossos bairros nao so no que ao policiamento diz respeito. Num clima de psicose colectiva sobre o G20 o Estado nao tem estrategia de comunicacao.Agride nos... mais do que o Ministro vir nos dizer que so ha um caso de engomados devia vir nos dizer das estrategias para acabar com o crime que reconheces existir. Devia vir nos tranquilizar para voltarmos as nossas camas e fazer filhos com nossas mulheres. Esta a espera de mais quantos para comecarem a agir? Nao falem para nos... falem connosco.
  • Zenaida Machado " Nao falem para nos... falem connosco." - Gostei, Julio. Nao cliquei LIKE para nao reclamares. Acima de tudo, o estado tem que parar de procurar responsaveis em todos os cantos, menos no governo... "Nao ha engomados"..."Nao existe G20"..."A populacao nao colabora"... "Nao temos meios"... "Eh rumor..." - Claramente, isto eh como dizer "Que se danem... desenrasquem-se como quiserem". Meu medo eh que daqui a alguns meses, tenhamos muitois jovens e adolescentes treinados a revistar carros e usar machados e catanas... Esses sim. Serao piores que qualquer G20 fantasma.
  • Júlio Mutisse Nao reclamo Zenaida hehehe so tento compreender. Este assunto eh serio demais e infelizmnte o Governo neste assunto esta que nem um Maestro regendo a orquestra virado para o publico. Eh claro que nao dara a cadencia certa. Ainda nao temos o que o Governo esta a fazer para acabar com a psicose colectiva sobre o G20 mas ja sabemos que devemos "colaborar" "denunciar" coisa que sempre se fez mas que "por falta de meios" nao ha seguimento da outra parte.
  • Ximbitane Na Lenha Mano Gabriel Muthisse, nao ha fumo sem fogo. O maravilhoso povo, como somos chamados por S. Excia Sr Presidente, tem preocupacoes primarias com transporte, saude, escola e pao de cada dia para estar a inventar rumores. Nem se trata de babalaza do 3/100. Nao, nao! Como eu dizia a alguem, os "engomadores" devem estar a "comer" o produto do seu trabalho desonesto. Oportunistas devem estar a aproveitar-se disso para, nas suas "areas de influencia", semearem o terror. O Estado DEVE repor a verdade dos factos (que se tratam apenas de rumores, que o G20 e' um grupo de chefes de Estado e de Governo, que estoria de engomos sao faits divers do Brasil etc.) e tranquilizar o povo sob pena de vermos morrer inocentes com um colar de fogo no pescoco. Sublinho, uma das formas de fazer a prova dos 9, o tira-teimas ou la o que seja, para que sensibilize demais colegas la do topo, e' nao se acanhar e ir passar uma noite la onde se sente e vive-se o espectro do medo.
  • Gabriel Muthisse Acabar com o crime!? Meu irmão Júlio Mutisse nao creio que seja possível acabar com o crime. Podemos falar de combater, reduzir... Mas acabar, meu irmão!?!? Acho que o facto de o teu pai ser pastor te fez acreditar na perfeição do Homem. Esse homem perfeito e esse estagio do fim do crime so se alcança no paraíso.
  • Rui Cabral sobre a vossa governação o crime so aumenta ecada vez mais, por isso nao estou a perceber essa parte de combater ou reduzir
  • João Sozinho Feio Pode não ser verdade a existencia desse grupo, mas o k ficará na memoria do povo é q a nossa policia so protege Dlakama em Satungira e mas ninguem, estamos entregue a nossa sorte
  • Júlio Mutisse Ok... minimizar o crime. O Ministro so veio dizer que houve um (e nem disse que tenha tomado conhecimento) e nao disse da estrategia de minimizar o crime garantindo nos tranquilidad e paz.

Sem comentários: