sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Mali: Ibrahim Boubacar Keita eleito Presidente

Mali: Ibrahim Boubacar Keita eleito Presidente
2013-08-16 11:47:49
Bamako – O antigo primeiro-ministro Ibrahim Boubacar Keita foi eleito Presidente do Mali, derrotando o seu único adversário, Soumaila Cissé, na segunda volta das eleições presidenciais realizada no passado domingo, 11 de Agosto.
De acordo com os resultados oficiais, divulgados esta quinta-feira, 15 de Agosto, pelo Ministério da Administração Territorial, o líder do partido Rally for Maly (RPM) obteve 77,61% dos votos, enquanto Cissé, ex-ministro das Finanças, conquistou 22,39% dos sufrágios.

Na primeira volta do escrutino, no passado 28 de Julho, Keita também fora o candidato mais votado, embora sem obter a maioria absoluta necessária para ser imediatamente eleito Presidente.

Antes da divulgação dos resultados oficiais, pelo Ministério da Administração Territorial, Cissé, que concorrera pela Aliança para a Democracia do Mali (ADEMA), já tinha reconhecido a derrota.

Abrahim Boubacar Keita, de 68 anos, foi primeiro-ministro do Mali entre 1994 e 2000 e Presidente da Assembleia Nacional entre 2002 e 2007. O líder do RPM deverá assumir as funções de chefe de Estado em meados de Setembro, sucedendo a Dioncounda Traoré (Presidente interino).

Tratam-se das primeiras eleições no Mali desde o golpe militar de Março de 2012.
(c) PNN Portuguese News Network

Sem comentários: