segunda-feira, 19 de agosto de 2013

A Estratégia Tribal do Movimento Democrático de Moçambique para a conquista do poder

A Estratégia Tribal do Movimento Democrático de Moçambique para a conquista do poder

Dizem, as más línguas, que os ventos de mudança foram travados no Zimbabwe. Tenham ou não a razão, os próximos tempos poderão trazer uma lufada. O que propomos expor nestas linhas é a estratégia tribalista dos MDMistas. Ainda estive em Gorongosa quando alguém dizia que a Frelimo não pode escolher nenhum Ndau para suceder ao actual inquilino da Ponta Vermelha, colocando como argumento o facto de os prováveis concorrentes às presidenciais do ano que vem, (Dhlakama e Simango), serem de sangue Ndau e que, desde logo, seria entrega do poder aos Ndau. Tentou emendar-se que não estava sendo tribalista mas acreditava que as tribos devem competir e que o fracasso de Dhlakama nestas horas deve-se, em parte, pelo facto de Daviz Simango ser do mesmo sangue que ele. «A Frelimo deve ter estratégia», disse ele.

Ocorreu-me o que havia lido sobre a estratégia do MDM para o poder! Diz-se que dada a sua fragilidade de inserção no Sul pretende fazer algum domínio tribal rumando para o Norte tendo escolhido, para o efeito, quatro tribos. Em primeiro lugar – perguntem ao Todd Chapman, o ex-embaixador americano junto do nosso país a quem foi revelada esta estratégia – dominar os Ndau e os Sena de Sofala e com eles fazer o controlo total da província. Em Segundo Lugar, dominar os Lomwe Zambezianos e, em terceiro lugar, dominar os macua de Nampula. Crê-se que estas quatro tribos: Ndau, sena, Lomwe e macua constituem 40% do eleitorado nacional. Basta o seu domínio para dominar todo Moçambique e proceder as mudanças necessárias no exército e nas forças de segurança de modo a colocar quadros fiéis à nova autoridade – provavelmente provenientes de entre estas tribos a serem usadas.

O que esta estratégia esconde é o reconhecimento implícito de que o MDM não se faz presente em todo o território nacional como propalam os seus sequazes. O que esta estratégia esconde é que o MDM é um partido tribal que pretende usar umas tribos para dominar as outras com as consequências nocivas para o país dela advenientes, com maior destaque para a recompensa que as tribos usadas irão receber e consequentemente a punição colectiva que as tribos do Sul e de Cabo Delgado receberão. Que os moçambicanos se preparem para este hecatombe tribal, a materializar-se o sonho do búfalo. A consequência, a longo prazo, seria a repulsa e revoltas dos restantes Moçambicanos que viriam no poder tribal uma ameaça contra as suas vontades. Uma estratégia genuína para os interesses nacionais deve partir dos problemas que as populações enfrentam.

É isto que o MDM precisa saber! É isto que o MDM ignora! É isto que os sequazes do MDM precisam cultivar de modo a ganhar simpatias. Um dos meios de aliciamento seriam as motas e bicicletas entregues aos régulos, secretários de bairro onde fosse possível e aos jovens desempregados para fazer o seu negócio de táxi de mota e de bicicleta. Reparem que desde há três anos, o negócio de taxi de mota tende a ganhar contornos agudos, sobretudo Na Zambézia e em Nampula, inclusive algum edil fez a sua aparição empoleirado numa bicicleta. Está dentro dos ditames estratégicos. A proliferação das motas e das bicicletas são o veículo dos ventos da mudança. Um e outro proprietário delas terá comprado com o próprio dinheiro, mas – voltem a perguntar Todd – há um número de 5000 motas cujo pedido foi feito em 2009, pelo galo. Se já foram adquiridas é porque já foram distribuídas. Aonde e a quem; não sabemos e é provável que não saberemos.span>



Like · · Unfollow Post · Yesterday at 03:11 near Maputo
  • Rafael Anita Langa likes this.
  • Erasmo Bone Alicene Finalmente,custava me acreditar,acabo de perceber o porquê de alguns comentaristas te acharem um "homem perdido."
  • Brito Nhamussucuma Eusebio vc esta perdido, esta tentar atrapalhar as pessoas. Vc esta tentando lamber bota de alguem, seus comentarios para me apartir d hoje serao invalido estas a ser que nem aqueles comentalistas da TVM
  • José de Matos Eusébio A. P. Gwembe, vou-te repetir pela milesima vez o que ja te afirmei inumeras vezes: gosto muito, mas muito mesmo, podes acreditar, quando vejo que o MDM continua a tirar-te o sono e o teu discurso se esgota no ataque e em divagaçoes e especulaçoes, continua, isso é bastante sintomatico.
  • José de Matos Por outro lado, acho que o Eusébio A. P. Gwembe tem muita lata ao continuar a insistir no argumento tribalista quando ele sabe muito bem que a Frelimo é muito suspeita nesse aspect.
    Ainda assim, o Historiador Eusebio nao vai querer discutir o que Cahen escreveu:

    " "Em Moçambique, só houve um movimento, o que não significa que houve um processo de unificação. Isso porque a Frelimo surge não da fusão de três organizações regionais, como diz a história oficial, mas, pelo que expliquei da marginalização completa do velho Moçambique colonial, as outras expressões, a não ser aquela do sul, não tiveram as forças culturais e políticas para se organizar e mesmo para se unificar. Não há, assim, uma unidade em Moçambique; há uma unicidade logo no início."
  • Osvaldo Mauaie Sinto pena do amigo Eusebio. Ele tem muita forca, trabalha muito, mas nao esta a saber dar destino ao seu trabalho. Olha amigo, para desinformar melhor ir a um sitio tao distante k ateh as presidencias abertas nunca chegaram, pois nesses sitios havera lhe garanto muito ouvido para sua informacao. Ja gastar tempo e forca tentando desinformar aqui nesta pagina tem de ter vivido na epoca de FREUD, para aprender junto dele tecnicas de hipnose.
  • José de Matos Osvaldo Mauaie, o "camarada" Eusébio A. P. Gwembe sabe muito bem o destino do seu trabalho e nao esta perdido nao, sabe bem o que esta a fazer.
  • Issmail Cassamo discursos falanciosos,e sem nenhum cnteudo produtivo,acho que deverias sentar mais um pouco para estudar a historia e as ciencias politicas,Direi te algo de viva voz.O MDM VAI ESMAGAR A FRELIMO NO SUL E DIGO TE MAIS,VCES ESTAO A PERDERAM O VOSSO ELEITORADO NESTA ZONA,POR CAUSA DA VOSSA MA GOVERNAÇÃO E ARROGANCIA DOS VOSSOS DERIGENTES.
  • Belito Inacio Porto Este Eusébio A. P. Gwembe, deve estar perdido. Mas muito perdido.
  • Emidio Beula Afinal as bicicletas e motas que "pedalam" e "roncam" o "desenvolvimento" de algumas principais do Centro e Norte do País não são resultado dos sete milhões?? São produtos de uma estratégia da oposição?? A ser assim J. H. terá de mudar o paradigma do seu questionamento: ao invés de "Há mais bicicletas, há mais desenvolvimento?" passará a ser "Há mais bicicletas (e motas), há mais oposição (MDM)?"
  • Germano Milagre Mas ha algum partido mais tribalista que a Frelimo ? Com o argumento anti-tribalista desde o inicio e ate hoje que foi controlado pelas tribos do Sul ... mas sempre a dizerem que sao contra o tribalismo ... Alias essa e uma das estrategias da frelimo e dizer uma coisa enquanto fazem outra ... alias isso leva-me de novo as negociacoes e a vontade que dizem ter de manter a paz ... falam pela paz mas os actos mostram o contrario ... Eusébio A. P. Gwembe mais um caminho errado que escolhestes para assunto aqui ....
  • José de Matos Mais uma postagem extremamente infeliz do Eusébio A. P. Gwembe ele anda sem temas e quer distrair-nos, nao dou credibilidade quando escreve "Dizem, as más línguas," e " alguém dizia ".
  • Brito Nhamussucuma Eusecio nunca respondi, sera que esta na igreja ou esta numa manta bem escondida e morto de vergonha por ter postado isso
  • Rui Cabral Euzebio, isso anda muito por baixo compatriota! Ha que rever táticas. kekekekekeekeke
  • Brito Nhamussucuma ate agora ninguem gostou da publicacao dele
  • Antonio A. S. Kawaria Eu desconfio que o meu amigo Eusébio A. P. Gwembe, etnha contas com a Frelimo e que paga atacando os partidos da oposicão. Mas como disse Emidio Beula, ficamos agora a saber que com MDM há mais bicicletas e motas.
  • Maylene Paulo Eusebio....grande futebolista do Benfica.....e pena deste Eusébio A. P. Gwembe nao saber dar dignidade ao seu nome por começar a criar conversas divisorias. Gente saiao deste papo...é vergolhoso ler coisas desta. Isto este tema é sempre Prato forte dos amigos e irmao do governo do dia. Gostei que o seu matriaca Marcelino venha a publico reconhecer que a Frelimo é um movimento divisionista e racisma na obordagem sobre EDuardo Mondlane.
  • Jerry Revelador Fonseca Como a frelimo fez nem. Eusébio, o povo perde cada vez mais o medo pela mudança cada dia que passa.
  • Edwin Hounnou O Eusebio Gwambe tem uma tendencia e inclinacao especial para mentiroso e difamador barato. Leva as estrategias encetadas pelo seu partido e atribui-as aos outros. O que anda a dizer nao constitui novidade nenhuma,ois, e a pratica quotidiana do partido no poder - divider para reinar. Foi isso o que vindo a fazer desde os tempos da luta de libertacao. Nao e pela inteligencia ou patriotismo que a Frelimo so teve, ate, presidentes oriundos da mesma regiao. Eusebio Gwambe tem jeito para comissario politico, mas e pena que o tempo dos comissarios ja acabou.
  • Agostinho Augusto Eusebio autentico mentiroso, tipicamente o velho do jornal domingos, o coronel, os pensamentos sao iguais, sao todos da mesma linha filantropica, academicamente o eusebio ta-se transformando num palha de aco=palhaco, como eu ate ja havia dito k esse homem sofre de transtornos mentais.
  • José de Matos Hey manos, calma ai, eu gosto muito de ver o Eusébio A. P. Gwembe por aqui, so temos de o confrontar vigorosamente, ele ainda da a cara, outros nao dao!
  • Brito Nhamussucuma Hoje ele exagerou mais ja apanhou o suficiente chega
  • Maylene Paulo José de Matos! - O Eusebio já naõ é saudavel para qualquer tipo de debate. Desde que ele anda na zona so cria patos sem penas ou logica animal. Virou nocivo e extranho de mais intriguista. Mesmo sendo FB ele cheira a estrume das disgestoes dos camarada...See More
  • Moises Chenene Lembre se que a sua liberdade termina onde comeca a minha. Recomendo lhe a respeitar isso. E nao passear a classe de burisse citando nomes e funcoes erradas. Inventando estrategias que nao fazem parte de nos. Sr. Eusebio, nao basta saber ler escrever, ...See More
  • Antonio A. S. Kawaria Isso mesmo José de Matos, vamos ter calma nos nossos debates evitando palavras menos adequadas. O Eusébio A. P. Gwembe, ajuda-nos bastante a perceber os está se cozinhado na Pereira do Lago.
  • Maylene Paulo Miguel OM De Brito, Eusébio A. P. Gwembe tem uma mandato politico aqui no FB , veja como Obama usa o FB , ou mesmo a presidente do Malawi. Caso a Frelamo use o FB em seu nome isto vai vir guerra virtual.
  • Maylene Paulo Antonio A. S. Kawaria, tribalismo nao ponto e nada de " if or But" voçe sabe mais que ninguem a intolerancia politica que jovem como eu e tu fomos victimas desta conversa divisoria. MOcambique é do Rovuma ao Maputo. Do resto é Ficado, ate mesmo Dkl sabe que isto nao é negociavel.
  • Antonio A. S. Kawaria Já entendo o nervosismo na Rua Pereira do Lago.

    Antonio A. S. Kawaria's photo.

  • Belito Inacio Porto Esta foto é na maganja da costa. Próxima zona pra libertar


  • Antonio A. S. Kawaria Agora devem estar a elaborar o plano C, não é isso Eusébio A. P. Gwembe?


  • Germano Milagre Tolerancia irmaos e irmas ... aprender a aceitar pontos de vitas diferentes e rebate-los e parte da vida democratica por mais que nos possam parecer o contrario ... Eu as vezes penso que ele escreve mesmo para nos levar a dizer o que obviamente dizemos Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk


  • Muzila Wagner Nhatsave não vi ninguém a rebater os argumentos do Eusébio A. P. Gwembe, a não ser reacções viscerais ao que le diz.não é segredo para ninguém que o MDM guia-se pelo tribalismo sim, é so ver a sua liderança, que quase na totalidade é ndau e ligada com laços de parentesco com o chefe.o que oEusébio diz não é segredo e consta da estratégia do MDM chegar ao poder e conta com um grande apoio dos americanos. Perguntem porque o Chapman saiu daqui de Moçambique?corria o risco de ser dada a cfancela de persona non grata por causa das suas acções cá.tentem olhar esta estratégia sem paixões e respondam com honestidade se não é viáve?l


  • José de Matos Muzila Wagner Nhatsave, o discurso tribalista é inaceitavel, pior quando parte de membros de um Partido acusado de tribalismo desde a sua formaçao. Eu nao dou o minimo credito a esta infeliz postagem do Eusébio A. P. Gwembe, nao ha nada para debater, parte de uma opuniao reforçada pelo "Dizem, as más línguas", "alguem, ha que distinguir entre opiniao e propaganda.


  • Muzila Wagner Nhatsave respondam me,como esta ou como é a estrutura de liderança do MDM?pergunto factos apenas.o que o Colaço e o Ismael Mussa mostraram e contestaram a estrategia do partido baseada no tribalismo e sem visão nacional.se esqueceram disso.não condeno cada um escolhe a estrategia que quer para chegar ao poder. o povo sabera julgar no dia do voto.mas é verdade sim que ha muito cunho tribal naquele partido e excessiva concentração de poder na mão do lider, onde ate a comissão politica é por ele nomeada.


  • José de Matos Esse discurso esta muito gasto, Muzila Wagner Nhatsave, encobre os problemas de tribalismo com que a Frelimo sembre se debateu. O que ha para debater aqui, Muzila?


  • José de Matos "Em Moçambique, só houve um movimento, o que não significa que houve um processo de unificação. Isso porque a Frelimo surge não da fusão de três organizações regionais, como diz a história oficial, mas, pelo que expliquei da marginalização completa do velho Moçambique colonial, as outras expressões, a não ser aquela do sul, não tiveram as forças culturais e políticas para se organizar e mesmo para se unificar. Não há, assim, uma unidade em Moçambique; há uma unicidade logo no início."

    Cahen


  • Antonio A. S. Kawaria Muzila Wagner Nhatsave o Eusébio A. P. Gwembe algo para discutir aqui ou apenas uma propaganda que que está-se a cozinhar na Pereira do Lago. Por acaso, há tanto que esperei que Muzila, Eusébio e companhia rebatesse o tribalismo na Frelimo descrito por Carlos Jeque e que eu publiquei neste grupo. Porquê não o fizeste?


  • Germano Milagre Muzila quando falas em Lideranca do MDM nao estas a ver a a lideranca toda mas so o presidente ... tem gente da o Presidente de Quelimane e Ndau ? Nao sabia ... e quantos outros estao nas chefias nacionais e provincias que nao sao Ndau ... por favor ... eles ate tem tido o cuidado de escoher pessoas locais de cada provincia para liderarem nas estruturas provinciais ... mas esse medo tribalista Muzila Wagner Nhatsave vem do medo que os Frelimistas tem pelo que tem feito desde a morte de Eduardo Mondlane !!! Essa e a verdade ... nenhum partido e mais tribalista que a Frelimo so que sempre tentaram disfarcar pois a retorica deles sempre foi ( e tinha que ser ) contra o tribalismo ...


  • Muzila Wagner Nhatsave José ainda bem que não me consegues dismentir,foges pra frente apontando os canos pra FRELIMO.não é e nunca foi segredo pra ninguém que tentaivas de devisão via tribalismo aconteceram na frelimo, mas sempre foi combatido esse fenomeno, e so veres que até hoje pautamos pela unidade nacional que sempre afirmamos ser uma luta continua dada a tentativas do uso deste mal para nos dividirem.se reparares os nossos governos por exemplo,pautamos sempre pelos equilibrios regionais, nos nossos orgãos idem.olha para os nossos governos ao longos dos anos e veras por ti que todo o pais esta lá representado.isso é obra e é visão de nação


  • Antonio A. S. Kawaria Muzila Wagner Nhatsave, lembras do que você mesmo, o Sérgio Paunde, andavam escrever no Reflectindo sobre Mocambique em 2009 sobre o MDM? Não era a Isso é feio Muzila:


  • Muzila Wagner Nhatsave ao contario de uns e outros. apresente me factos Zé e não pura negação sem fundamentoGermano Milagre veja a cupula central do MDM, exceptuando o Secretario geral,tudo ndau e ligado com laços de parentesco ao chefe


  • Muzila Wagner Nhatsave Antonio A. S. Kawaria meu mano peço que partilhes connosco tal artigo para que possa ler e rebater caaso discorde dele


  • Muzila Wagner Nhatsave respondam as minhas questões com factos e me desmitam com dados


  • Antonio A. S. Kawaria Muzila Wagner Nhatsave, vá ao Jornal Notícias, e verás o que o Carlos Jeque escreveu. Mas Lembras como foram formadas as chefias dos poderes do Estado Mocambicano em 2010? E lembras-te dum debate no Diário de um Sociólogo?
    Agora de que cópula central do MDM falas? O CN é formado por apenas pessoas duma etnia? O Secretariado? Mentir é feio Muzila.


  • Germano Milagre Muzila ... tens que aprofundar os teus conhecimentos sobre o MDM ... alias para se combater democraticamente a oposicao e necessario conhecer o outro lado ... o MDM ate changanes e Rongas tem nas suas liderancas ... pelo menos dois escrevem com certa regularidade neste forum ... se fores a Gaza e Inhambane e ate Maputo podes ver que eles preferem pessoas dessas provincias para liderar nelas e depois esses fazem parte automaticamente do conselho Nacional ... a Frelimo sendo poder desde a independencia teve quantos lideres que nao fossem Changanes ou Rongas ? Podes-me dizer ? e isto em 50 anos !!!! Sera que so esses tem o que e necessario para liderar Mocambique ??? Nao preciso de dizer mais nada ...


  • José de Matos Muzila Wagner Nhatsave, ainda usar esse argumento agora, para mais baseado em falacias, é muito feio, tanto mais que o teu patio nao esta limpo nesse aspecto, garanto-te que nao é por ai que voces vao vao combater o MDM.


  • Antonio A. S. Kawaria Em 2010, portanto, há menos de 4 anos, de que etnia eram: Presidente da República, Presidente da Assembleia da República, Presidente do Tribunal Supremo, Presidente do Tribunal Administrativo, Procurador Geral da República? Presidente do Conselho Constitucional,Afinal o poder do Estado Mocambicano não está aí? Muzila Wagner Nhatsave responde me lá. Então, isso era tribalismo?


  • Muzila Wagner Nhatsave ninguém vos pode questionar agora.mostrem me dados meus amigos


  • Germano Milagre hehehehehehehe Muzila negas os dados que o Antonio A. S. Kawaria apresentou ??? Ainda precisas de mais ? Sao so os lugares de mais poder detem em Mocambique ...


  • Germano Milagre Parece que so eles sao competentes e bons para esses lugares ...


  • José de Matos Quantos mais dados precisas para demosntrar tribalismo no teu Partido. Muzila Wagner Nhatsave? Apresenta la tu os dados concretos quie provem as vossas teorias. Eu continuo a afirmar que é lamentavel estarem aqui a falar de tribalismo, sem dados concretos, principalmente quando os telhados sao de vidro!


  • Antonio A. S. Kawaria Muzila Wagner Nhatsave que dados queres? Tu não vieste com dados, mas generalizacão discursiva: responda-me lá porque eu vim com amostras de 2010 em relacão a distribuicão de poderes no governo da Frelimo.


  • Antonio A. S. Kawaria Eu disse que os manos daquela margem ficaram mais furiosos quando viram que o MDM tem candidatos municipais que ultrapassam a questão de etnia. Tinham preparado pedras que agora não têm para onde atirarem.


  • Muzila Wagner Nhatsave he he he até posso concordar que me 2010 possa ter de facto acontecido isso de os detyentores das pastas dos tres poderes serem do sul do país. JOsé de matos chamar de tribalista a FrELIMO por causa dessa conscidência de 2010 , desculpa lá é exagerar no fermento, a história de moçambique não se circunscreve apenas a 2010 meus caros.sejam honestos e vejam a composição dos governos deste país encontrarao sempre equilibrios.


  • Germano Milagre Pois nao em 50 anos TODOS os presidentes da Frelimo foram de onde ? Coincidencia tambem ? Ja agora Muzila que problemas existem para nao se comecar a falar que quem ira substituir AEG para candidato as proximas eleicoes ? Quando foi de Chissano para Ge...See More


  • Jerry Revelador Fonseca Germano, nem Rongas tem poder neste partido. Oiço agora que o Guebuza é ronga mas, enfim... Mas veja bem a hierarquia administrativa.


  • José de Matos Muzila Wagner Nhatsave, mas acusaçoes de tribalismo nao foram so em 2010, isso vem desde a formaçao!


  • Antonio A. S. Kawaria Muzila Wagner Nhatsave, 2010 foi apenas uma amostra. Até se comecou-se a rectificar é porque houve os que alertaram isso abertamente. A história da Frelimo não foge isso, Muzila. É lamentável que andas a cavar até o que não devias fazer Muzila.


  • Germano Milagre Pois quanto ao Guebuza nao tenho a certeza se e Ronga ou Changane ( teria que estudar mais um pouco a arvore geneologica dele ) e o Eusebio ainda tem descaramento de vir falar de tribalismo ... ja agora Eusebio ( embora para mim es acima de tudo um Mocambicano e e assim que eu vejo TODOS os Mocambicanos ) qual e a tua origem familiar ?


  • Eusébio A. P. Gwembe Desculpem-me nao ter acompanhado o debate. Agenda! Vou aos comentarios one by one.


  • Antonio A. S. Kawaria Eusébio A. P. Gwembe, como queres falar de tribalismo, não te esquecas em me explicares do que aconteceu em 2010: 1-Presidente da República; 2-Presidente da Assembleia da República; 3-Presidente do Tribunal Supremo, 4-Presidente do Tribunal Administrativo, 5-Procurador Geral da República? 6-Presidente do Conselho Constitucional. 7. Presidente da Comissão Nacional Eleitoral.


  • Palmeirim Chongo Mas este tipo e doente mesmo...hawena pah




  • Eusébio A. P. Gwembe Admiro que as pessoas recorram a atacar a minha pessoa quando lhes trago factos. Ao menos que me exigissem a apresentação do documento onde isto foi dito. Estou a falar da proliferação de motas cá no norte nos últimos dois anos. Insere-se na estratégia de aliciamento tribal. Perguntem ao Todd e alguns dos bosses do MDM e até ex-bosses que andam por aqui. Apoiar o tribalismo político não é uma boa via. Eu penso que esta estratégia está errada: simplesmente




  • Maylene Paulo Factos , voçe doido...


  • Eusébio A. P. Gwembe Os que falam do tribalismo na Frelimo não mentem. Tais tendências estiveram presentes e foram devidamente solucionadas. Não é por acaso que houve revolucionários e reaccionários! Mas voltarmos aos tempos e ressuscitar o fantasma do passado é absurdo.


  • Maylene Paulo E tu este os dos reaccionarios !!!


  • Eusébio A. P. Gwembe Edwin Hounnou, enquanto o MDM tiver ouro e prata tribal na sua liderança de topo, não pode dizer a todos os pobres de Moçambique, a todos os enfermos, a todos os paralíticos, a todos os mortos, a todos os moribundos, a todos os que se sentem explorados, a todos os que se sentem oprimidos: «levanta-te e a mudança é agora». Mudar para onde? Para o tribalismo? Não é por acaso que houve reacções mundanas a respeito deste tema que tende a ser tabu. É por isso que, por exemplo, os adeptos do MDM tem medo que se projecte um filme tirado do interior das embaixadas onde a estratégia foi desenhada, não querem que os moçambicanos saibam que os santos encontraram-se oficialmente com os ateus das chancelarias. Está escrito.


  • Eusébio A. P. Gwembe Maylene Paulo, os doidos se conhecem. É preciso que o MDM chegue a despojar-se do tribalismo para se apoiar unicamente no projecto nacional, isto é, em toda a sua força política, o poder de acto e verbo. Não pode falar de uma coisa e esconder outra. Chamar o que arrolei de estratégia é um erro crasso!


  • Sem comentários: