Germano Milagre Tolerancia irmaos e irmas ... aprender a aceitar pontos de vitas diferentes e rebate-los e parte da vida democratica por mais que nos possam parecer o contrario ... Eu as vezes penso que ele escreve mesmo para nos levar a dizer o que obviamente dizemos Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Muzila Wagner Nhatsave não vi ninguém a rebater os argumentos do Eusébio A. P. Gwembe, a não ser reacções viscerais ao que le diz.não é segredo para ninguém que o MDM guia-se pelo tribalismo sim, é so ver a sua liderança, que quase na totalidade é ndau e ligada com laços de parentesco com o chefe.o que oEusébio diz não é segredo e consta da estratégia do MDM chegar ao poder e conta com um grande apoio dos americanos. Perguntem porque o Chapman saiu daqui de Moçambique?corria o risco de ser dada a cfancela de persona non grata por causa das suas acções cá.tentem olhar esta estratégia sem paixões e respondam com honestidade se não é viáve?l
José de Matos Muzila Wagner Nhatsave, o discurso tribalista é inaceitavel, pior quando parte de membros de um Partido acusado de tribalismo desde a sua formaçao. Eu nao dou o minimo credito a esta infeliz postagem do Eusébio A. P. Gwembe, nao ha nada para debater, parte de uma opuniao reforçada pelo "Dizem, as más línguas", "alguem, ha que distinguir entre opiniao e propaganda.
Muzila Wagner Nhatsave respondam me,como esta ou como é a estrutura de liderança do MDM?pergunto factos apenas.o que o Colaço e o Ismael Mussa mostraram e contestaram a estrategia do partido baseada no tribalismo e sem visão nacional.se esqueceram disso.não condeno cada um escolhe a estrategia que quer para chegar ao poder. o povo sabera julgar no dia do voto.mas é verdade sim que ha muito cunho tribal naquele partido e excessiva concentração de poder na mão do lider, onde ate a comissão politica é por ele nomeada.
José de Matos Esse discurso esta muito gasto, Muzila Wagner Nhatsave, encobre os problemas de tribalismo com que a Frelimo sembre se debateu. O que ha para debater aqui, Muzila?
José de Matos "Em Moçambique, só houve um movimento, o que não significa que houve um processo de unificação. Isso porque a Frelimo surge não da fusão de três organizações regionais, como diz a história oficial, mas, pelo que expliquei da marginalização completa do velho Moçambique colonial, as outras expressões, a não ser aquela do sul, não tiveram as forças culturais e políticas para se organizar e mesmo para se unificar. Não há, assim, uma unidade em Moçambique; há uma unicidade logo no início."
Cahen
Cahen
Antonio A. S. Kawaria Muzila Wagner Nhatsave o Eusébio A. P. Gwembe algo para discutir aqui ou apenas uma propaganda que que está-se a cozinhar na Pereira do Lago. Por acaso, há tanto que esperei que Muzila, Eusébio e companhia rebatesse o tribalismo na Frelimo descrito por Carlos Jeque e que eu publiquei neste grupo. Porquê não o fizeste?
Germano Milagre Muzila quando falas em Lideranca do MDM nao estas a ver a a lideranca toda mas so o presidente ... tem gente da o Presidente de Quelimane e Ndau ? Nao sabia ... e quantos outros estao nas chefias nacionais e provincias que nao sao Ndau ... por favor ... eles ate tem tido o cuidado de escoher pessoas locais de cada provincia para liderarem nas estruturas provinciais ... mas esse medo tribalista Muzila Wagner Nhatsave vem do medo que os Frelimistas tem pelo que tem feito desde a morte de Eduardo Mondlane !!! Essa e a verdade ... nenhum partido e mais tribalista que a Frelimo so que sempre tentaram disfarcar pois a retorica deles sempre foi ( e tinha que ser ) contra o tribalismo ...
Muzila Wagner Nhatsave José ainda bem que não me consegues dismentir,foges pra frente apontando os canos pra FRELIMO.não é e nunca foi segredo pra ninguém que tentaivas de devisão via tribalismo aconteceram na frelimo, mas sempre foi combatido esse fenomeno, e so veres que até hoje pautamos pela unidade nacional que sempre afirmamos ser uma luta continua dada a tentativas do uso deste mal para nos dividirem.se reparares os nossos governos por exemplo,pautamos sempre pelos equilibrios regionais, nos nossos orgãos idem.olha para os nossos governos ao longos dos anos e veras por ti que todo o pais esta lá representado.isso é obra e é visão de nação
Antonio A. S. Kawaria Muzila Wagner Nhatsave, lembras do que você mesmo, o Sérgio Paunde, andavam escrever no Reflectindo sobre Mocambique em 2009 sobre o MDM? Não era a Isso é feio Muzila:
Muzila Wagner Nhatsave ao contario de uns e outros. apresente me factos Zé e não pura negação sem fundamentoGermano Milagre veja a cupula central do MDM, exceptuando o Secretario geral,tudo ndau e ligado com laços de parentesco ao chefe
Muzila Wagner Nhatsave Antonio A. S. Kawaria meu mano peço que partilhes connosco tal artigo para que possa ler e rebater caaso discorde dele
Antonio A. S. Kawaria Muzila Wagner Nhatsave, vá ao Jornal Notícias, e verás o que o Carlos Jeque escreveu. Mas Lembras como foram formadas as chefias dos poderes do Estado Mocambicano em 2010? E lembras-te dum debate no Diário de um Sociólogo?
Agora de que cópula central do MDM falas? O CN é formado por apenas pessoas duma etnia? O Secretariado? Mentir é feio Muzila.
Agora de que cópula central do MDM falas? O CN é formado por apenas pessoas duma etnia? O Secretariado? Mentir é feio Muzila.
Germano Milagre Muzila ... tens que aprofundar os teus conhecimentos sobre o MDM ... alias para se combater democraticamente a oposicao e necessario conhecer o outro lado ... o MDM ate changanes e Rongas tem nas suas liderancas ... pelo menos dois escrevem com certa regularidade neste forum ... se fores a Gaza e Inhambane e ate Maputo podes ver que eles preferem pessoas dessas provincias para liderar nelas e depois esses fazem parte automaticamente do conselho Nacional ... a Frelimo sendo poder desde a independencia teve quantos lideres que nao fossem Changanes ou Rongas ? Podes-me dizer ? e isto em 50 anos !!!! Sera que so esses tem o que e necessario para liderar Mocambique ??? Nao preciso de dizer mais nada ...
José de Matos Muzila Wagner Nhatsave, ainda usar esse argumento agora, para mais baseado em falacias, é muito feio, tanto mais que o teu patio nao esta limpo nesse aspecto, garanto-te que nao é por ai que voces vao vao combater o MDM.
Antonio A. S. Kawaria Em 2010, portanto, há menos de 4 anos, de que etnia eram: Presidente da República, Presidente da Assembleia da República, Presidente do Tribunal Supremo, Presidente do Tribunal Administrativo, Procurador Geral da República? Presidente do Conselho Constitucional,Afinal o poder do Estado Mocambicano não está aí? Muzila Wagner Nhatsave responde me lá. Então, isso era tribalismo?
Germano Milagre hehehehehehehe Muzila negas os dados que o Antonio A. S. Kawaria apresentou ??? Ainda precisas de mais ? Sao so os lugares de mais poder detem em Mocambique ...
José de Matos Quantos mais dados precisas para demosntrar tribalismo no teu Partido. Muzila Wagner Nhatsave? Apresenta la tu os dados concretos quie provem as vossas teorias. Eu continuo a afirmar que é lamentavel estarem aqui a falar de tribalismo, sem dados concretos, principalmente quando os telhados sao de vidro!
Antonio A. S. Kawaria Muzila Wagner Nhatsave que dados queres? Tu não vieste com dados, mas generalizacão discursiva: responda-me lá porque eu vim com amostras de 2010 em relacão a distribuicão de poderes no governo da Frelimo.
Antonio A. S. Kawaria Eu disse que os manos daquela margem ficaram mais furiosos quando viram que o MDM tem candidatos municipais que ultrapassam a questão de etnia. Tinham preparado pedras que agora não têm para onde atirarem.
Muzila Wagner Nhatsave he he he até posso concordar que me 2010 possa ter de facto acontecido isso de os detyentores das pastas dos tres poderes serem do sul do país. JOsé de matos chamar de tribalista a FrELIMO por causa dessa conscidência de 2010 , desculpa lá é exagerar no fermento, a história de moçambique não se circunscreve apenas a 2010 meus caros.sejam honestos e vejam a composição dos governos deste país encontrarao sempre equilibrios.
Germano Milagre Pois nao em 50 anos TODOS os presidentes da Frelimo foram de onde ? Coincidencia tambem ? Ja agora Muzila que problemas existem para nao se comecar a falar que quem ira substituir AEG para candidato as proximas eleicoes ? Quando foi de Chissano para Ge...See More
Jerry Revelador Fonseca Germano, nem Rongas tem poder neste partido. Oiço agora que o Guebuza é ronga mas, enfim... Mas veja bem a hierarquia administrativa.
José de Matos Muzila Wagner Nhatsave, mas acusaçoes de tribalismo nao foram so em 2010, isso vem desde a formaçao!
Antonio A. S. Kawaria Muzila Wagner Nhatsave, 2010 foi apenas uma amostra. Até se comecou-se a rectificar é porque houve os que alertaram isso abertamente. A história da Frelimo não foge isso, Muzila. É lamentável que andas a cavar até o que não devias fazer Muzila.
Germano Milagre Pois quanto ao Guebuza nao tenho a certeza se e Ronga ou Changane ( teria que estudar mais um pouco a arvore geneologica dele ) e o Eusebio ainda tem descaramento de vir falar de tribalismo ... ja agora Eusebio ( embora para mim es acima de tudo um Mocambicano e e assim que eu vejo TODOS os Mocambicanos ) qual e a tua origem familiar ?
Eusébio A. P. Gwembe Desculpem-me nao ter acompanhado o debate. Agenda! Vou aos comentarios one by one.
Antonio A. S. Kawaria Eusébio A. P. Gwembe, como queres falar de tribalismo, não te esquecas em me explicares do que aconteceu em 2010: 1-Presidente da República; 2-Presidente da Assembleia da República; 3-Presidente do Tribunal Supremo, 4-Presidente do Tribunal Administrativo, 5-Procurador Geral da República? 6-Presidente do Conselho Constitucional. 7. Presidente da Comissão Nacional Eleitoral.
Eusébio A. P. Gwembe Admiro que as pessoas recorram a atacar a minha pessoa quando lhes trago factos. Ao menos que me exigissem a apresentação do documento onde isto foi dito. Estou a falar da proliferação de motas cá no norte nos últimos dois anos. Insere-se na estratégia de aliciamento tribal. Perguntem ao Todd e alguns dos bosses do MDM e até ex-bosses que andam por aqui. Apoiar o tribalismo político não é uma boa via. Eu penso que esta estratégia está errada: simplesmente
Eusébio A. P. Gwembe Os que falam do tribalismo na Frelimo não mentem. Tais tendências estiveram presentes e foram devidamente solucionadas. Não é por acaso que houve revolucionários e reaccionários! Mas voltarmos aos tempos e ressuscitar o fantasma do passado é absurdo.
Eusébio A. P. Gwembe Edwin Hounnou, enquanto o MDM tiver ouro e prata tribal na sua liderança de topo, não pode dizer a todos os pobres de Moçambique, a todos os enfermos, a todos os paralíticos, a todos os mortos, a todos os moribundos, a todos os que se sentem explorados, a todos os que se sentem oprimidos: «levanta-te e a mudança é agora». Mudar para onde? Para o tribalismo? Não é por acaso que houve reacções mundanas a respeito deste tema que tende a ser tabu. É por isso que, por exemplo, os adeptos do MDM tem medo que se projecte um filme tirado do interior das embaixadas onde a estratégia foi desenhada, não querem que os moçambicanos saibam que os santos encontraram-se oficialmente com os ateus das chancelarias. Está escrito.
Eusébio A. P. Gwembe Maylene Paulo, os doidos se conhecem. É preciso que o MDM chegue a despojar-se do tribalismo para se apoiar unicamente no projecto nacional, isto é, em toda a sua força política, o poder de acto e verbo. Não pode falar de uma coisa e esconder outra. Chamar o que arrolei de estratégia é um erro crasso!
Sem comentários:
Enviar um comentário