quarta-feira, 14 de agosto de 2013

CRIME e INSTABILIDADE

Caríssimos,

Vamos chegar à um acordo, um entendimento de uma vez por todas durante este tempo conturbado e difícil de histeria, paranóia, agitação ou seja lá que for. Não existem “engomadores”. Houve um único caso reportado de tortura com recurso ao ferro quente entre os vários casos de crime reportados e que são “o pão nosso de cada dia”, ou seja, os assaltos, as violacoes sexuais, os sequestros, sim, são uma realidade e acontecem como resultado da grande tensão social que o pais atravessa devido a pobreza, desemprego, falta de escolaridade e habitação mais.

Depois de concordarmos que nao existem “engomadores” focalizemos as nossas atenções para o assunto CRIME e INSTABILIDADE em geral. É aqui onde pedimos, ou seja, exigimos aos que lhes compete a tarefa de garantir segurança e tran...quilidade e que actuem com algum sentido de urgência e coerência. Chega de evasivas cheias de retórica ideológica, porque só politizam o meio, e isso causa asco aos que não têm estômago forte para a política.

Aos políticos e representantes do eleitorado, façam o vosso trabalho como vos compete. A polícia que faça o seu, o Ministério Público que faça o seu, e os dirigentes locais (secretários de bairro, de células ou rqop), façam o vosso, desde que não sejam os primeiros agitadores.

A Luta Continua!
See more
See translation

Unlike · ·Unfollow Post · 15 hours ago

  • Agnaldo Rui Jo Navalha Ipocresia demais nao existe grupo engomadores existe um caso reportado. Keria dizer ok?

  • Manuel J. P. Sumbana Concordo em 100% Gito Katawala.

  • Gito Katawala Agnaldo, para comecar, escreve-se hipocrisia; segundo: nao eh preciso ciencia para chegar a conclusao que andar por ai a dizer que existe 1 grupo ou grupos de engomadores pressupoe que eh uma accao repetitiva do tal grupo(s); Terceiro, voces estao a dar carta branca para os politicos utilizarem esse jogo de semantica e aproveitam-se para mudar de assunto; terceiro: acabste de lhes dar mais uma razao para eles justicarem que nos eh que nao sabemos o que esta a acontecer.
    tsc!!

  • Agnaldo Rui Jo Navalha Cada um casa seja ou nao repetido deriva duma incopencia do pelouro e cada problema tem um responsavel k é o ministro k vela por ela entao nao keremos medico mas sim defesa na onda k vivemos d criminalidade

  • Gabriel Muthisse 100% de acordo Gito. Vamos agir para parar a carnificina. Ee verdade que os políticos eleitos, nomeados e a policia teem um papel especial. E devem cumpri-lo. Oxalá todos noos entendêssemos o teu angustiado apelo! Abraco pela perda do teu amigo, nesta insana efervescência social

  • Agnaldo Rui Jo Navalha Acho k criticamos e insultamos d mais. K podemos fazer agora para dar a nossa contribuiçao?

  • Rui Cabral O Gabriel Muthisse ficou felicíssimo com este post.

  • Rui Cabral O que acha o Agnaldo Rui Jo Navalha de tentar-mos compreender o que aqui acontece? Qual é a moral da historia uma vez que os ditos engomadores deixam de existir e isto torna-se a muito desejada psicose popular (como todos os guebuzinos aqui se pronunciaram)? Talvez que o povo pagou pela sua estupidez de ter caído numa psicose induzida pelas redes sociais e outros orgaos de comunicação fora do controle do governo? É uma possibilidade. Ou podemos olhar por outro angulo tambem, o que aconteceu de significante durante estes dias em que a operação G20 se desenvolvia? É uma outra possibilidade. As duas em simultâneo? como o ditado popular diz: "matar dois pombos com uma so pedra"? Enfim... hipóteses!

  • Agnaldo Rui Jo Navalha Rui meu pai temos uma situacao meio complicada pelo disnivel e pk nem todos xtao no fb e esta reevindicação é o cumulo do silencio k levou anos. Talvez como problematizada a situacao temos k midiatizar com figuras reconhecidas apelar stop populacao a patrulha,e trazer os k xtao a morrer em Muxungue para esta responsabilidade cumprirem e dai o uso do bem e precioso comum para o povo k é a defesa

  • Germano Milagre Este caso dos supostos engomadores ( nao sei ja qual a extensao do que tera acontecido, pois por um lado apareceu ja uma foto falsa aqui no FB e por outro custa-me a crer que as mulheres que vi a queixaram-se na TV em dois barros suburbanos de Maputo estivessem meramente histericas ) serve mais uma vez para demonstrar o perigo da justica popular ... muito rapidamente leva a injusticas e brutalidades ainda muito maiores do que o motivo que os levaram as ruas para fazerem supostamente justica ... o grande problema Gito Katawala e exatamente a ineficacia e ineficacia da PRM e ate certo ponto ( muito como resultado da PRM ) da Procuradoria.

  • Agnaldo Rui Jo Navalha Eu penso k cada bairro tem d ter um posto policial e um efetivos da PRM FIR FADM e viatura para k consiga patrulhar os mesmos, e qualquer crime na presenca destes deviam ser responsabilizados

  • José Francisco Narciso Ruiz Cabral, aque não há nem há havido grupo de engomadores. O que há havido mazem, é grupo de agitadores e boateiros com o fim desconhecido. A questão da criminalidade que assola a nossa Capital, não dista de outras Capitais do mundo inteiro, incluídoos mais desenvolvidos. Com isso não quer dizer que fiquemos com braços cruzados sem exigir os nossos governantes de não fazer nada.Agora aproveitar um caso em particular para semear terror nas populações isso é inaceitável. O inimigo do povo Moçambicano é o próprio Moçambicano e isso não pode ser.

  • Rui Cabral Eu pessoalmente Jose José Francisco Narciso estou interessado em quem esta por detras desta manobra a qual me refiro como operação G20. Se existem engomadores ou nao, isso é secundário. No meu ver, e seguindo as evidencias, tudo aponta para o governo. O governo é que esta por detrás da operação G20.

  • Antonio A. S. Kawaria José Francisco Narciso quando é que foste a Mocambique, isto é, qual foi a tua última vez? Donde buscas as comparacões de criminalidade entre Maputo e capitais dos países do mundo inteiro?

  • José Francisco Narciso O governo não está detrás de nada. São paranoias de alguns mal encarados e ponto.

  • Rui Cabral Entao porque que o governo nao reforçou la a Policia e deixou andar?

  • José Francisco Narciso António, sem ir mas longe, lê ou escute as notícias da nossa vizinha África do Sul. E Polícia daquele país tem mas meios que a nossa, verdade?

  • Rui Jorge Neves Grupo G20 ate pode não existir realmente não ponho isso em causa, só ponho em causa as entidades Governamentais e quem de direito refugiar se na questão do G20 não existe é boato etc ao invés de agirem aumentarem o efectivo policial nas zonas onde este fenómeno é mais frequente e não só, devolver a calma e tranquilidade. isso de G20 ou não G20 só nos faz perder tempo. o q se pede as autoridades é acção e mais nada.

  • José Francisco Narciso Rui, então crítica a Polícia se você acha que não fez e nem está a fazer nada, para esse assunto em concreto. Mas o que não vamos permitir é por tudo um País em estado de ingovernabilidade, isso nem é bom para o País nem para nigue.

  • Rui Cabral Mas aqui é esta a questão que eu coloco, qualquer governo haveria de ter agido logo, de imediado para estancar o caos popular. Isso é o que qualquer governo faz em qualquer parte do mundo. E eu volto a perguntar porque que o nosso governo nao fez isso?Porque é que deixaram andar? É simples: porque intervirem seria um conflito de interesses para eles. Nao faz sentido que tivessem lançado a operacao G20 e depois mandassem a policia para combater a operação que eles lançaram.

  • Antonio A. S. Kawaria José Francisco Narciso, não sei se a criminalidade da Cidade de Cabo é igual a de Maputo e muito menos não sei se a de Cabo é igual a Pretória e Johannesburgo. Mas o que escreveste é que a criminalidade de Maputo tem que necessariamente ser igual a de Estocolmo. Ainda não me respondeste sobre a tua última estadia em Mocambique.

  • Rui Jorge Neves creio q em nenhum momento deixei transparecer q defendo a ideia de ingovernabilidade do País meu caro José Francisco Narciso, o que acho mal é q antes de se partir para investigação no terreno junto as comunidades o nosso Governo precipite se em dizerq esta tudo bem só para não ficar mal na foto, essa é uma postura irresponsavel de um pai para com o seu filho, se o meu filho me diz " pai, acabei de ver uma sombra de alguem no jardim" a minha primeira reacção será de ir ver se esta tudo bem no jardim se não esta lá ninguem realmente, jamais a postura de um pai pode ser a de dizer ao filho " não tem nada lá embaixo deixa de fazer boatos etc. O Governo escondeu se na desculpa dos G20 para justificar a má actuação da policia q chega a ser inexistente em alguns bairros

  • José Francisco Narciso Isso também é verdade caro Rui Jorge,mas isso fazem quase todos os governos do mundo incluído em o que eu estou a residir. Porque, eles crêm que com isso podem tranquilizar a sociedade. Mas em parte também tem um pouco de razão, tão pouco o governo deve alarmar a sociedade, sobre todo quando se trata de agitações como essa.

  • Rui Jorge Neves concordo q não se deva alramar as pessoas mesmo para evitar problemas maiores, mas deixar as pessoas sem informação nenhuma tambem acaba por alarmar as pessoas e de forma pior pois sentem se abandonadas por aqueles q deviam zelar pela segurança das mesmas

  • Rui Cabral Todos os governos do mundo fazem isso? Deixam os cidadãos matarem-se uns aos outros tranquilamente? Onde é que isso aconteceu em Espanha? Aqui na Holnada nao é assim Jose José Francisco Narciso, muito pelo contrario. Voce tem que ver como a Policia aqui intervem de cada vez que ocorro um pequeno distúrbio, é logo de imediato 2 e 3 viaturas das policia com vários agentes a intervirem. E quanto mais tempo dura o incidente mais agente vem ao local. As muitas das vezes ate pode parecer um exagero, mas que intervem, intervem e controlam logo a situação.

  • Rui Cabral E quando digo que intervem logo, é mesmo logo, dentro de 2 a 3 minutos ja tem os primeiros agentes no local.

Sem comentários: