quarta-feira, 25 de maio de 2016

Fico cada vez mais convencido que em Moçambique precisamos de um nosso Desmond Tutu

Antonio A. S. Kawaria

Cada vez mais que olho no que acontece em Moçambique a minha admiração à figura de Desmond Tutu cresce. Fico cada vez mais convencido que em Moçambique precisamos de um nosso Desmond Tutu apesar de que isso já vai tarde. Estamos a conviver demais com compatriotas que cometeram e continuam a cometer assassinatos desde os anos a luta pela independência nacional. Há risco de que os autores morais e materiais de assassinato de Eduardo Mondlane, Filipe Magaia, Silvério Nungu entre outros antes da independência nacional, sejam os que comandam hoje os esquadrões da morte que nos aterrorizam.
Em Moçambique é estranho demais da forma como se tratam assassinatos e ou mesmo massacres. O maior esforço tem sido de proteger os assassinos e nunca aos indefesos. Mesmo em situação em que não é difícil identificar o assassino, o responsável moral e material, fica-se sem nunca mais conhecer e responsabilizado pelo crime que cometeu. Os autores morais do assassinato de Carlos Cardoso estão bem protegidos. Os autores morais dos massacres de Montepuez, Mogincual estão bem protegidos. Os autores morais e materiais do assassinato de António Siba-Siba estão bem protegidos. O autor material do assassinato de Max Love, um único vindo do palácio do governador da Zambézia, está bem protegido. Os que executaram sumariamente os concidadãos em Murrupula estão bem protegidos. Os autores da execução daqueles concidadãos encontrados numa lixeira humana lá em Manica, estão bem protegidos. Os que raptaram e balearam José Jaime Macuane nem precisaram de tapar o rosto, pois que mesmo assim estão protegidos. Eles estão bem e fortemente protegidos até pelo aparelho judiciário. Só nós estamos desprotegidos.
Enquanto não tivermos um Desmond Tutu em Moçambique, os assassinos continuarão a sua obra assassina.



GostoMostrar mais reaçõesComentarPartilhar

17José de Matos, Rafael Ricardo Dias Machalela e 15 outras pessoas
8 comentários
1 partilha
Comentários


Miller A. Matine O pior é que "agasalham" os familiares das vítimas, dão-lhes uma posição em que elas se contentam. Enfim, eles mesmos, que deveriam apertar os colhões desses macacos, se agacham! Triste. É só ver a sei lá se é filha ou esposa do Eduardo mondlane; é só ver o Nkuthumula(?), o Edson Macuacua entre outros. O ambição pela riqueza, a corrida pelo tacho e a ostentação ou a propensão da luxuria desmoronaram a parede da moral!

Gosto · Responder · 4 · 1 h · Editado


El Patriota Já temos o bom do Dom Dinis Sengulane, o nosso Tutu.

Gosto · Responder · 2 · 1 h


Augusto Gildo Buanaissa O cooperante?

Gosto · Responder · 2 · 1 h


El Patriota Cooperante??? Buakakakakaka. Sumiu o homem

Gosto · Responder · 1 · 1 h


Augusto Gildo Buanaissa Sim, o que coopera com ...

Gosto · Responder · 1 h


El Patriota Mas, onde anda o rapaz?

Gosto · Responder · 1 h


Augusto Gildo Buanaissa Esta traçando novas estratégias


Jerry Revelador Fonseca Para haver um Desmond Tutu, é preciso que a frelimo fique encuralada. Ela tem de ter perdido. Deve-se introduzir no país um sistema judicial mais justo possível, que não esteja de cama com os políticos. Permite-se que a frelimo continue como um partido político e aí entra em cena o "Tutu" para uma reconciliação total.

Gosto · Responder · 1 · 1 h


Luisa Aly Salimo SABE TIO ANTÓNIO,eu te falo verdade nunca participei em nenhuma reunião deles,nem votar neles nem ir nao aeroporto para parar no sol a espera de fantoches nunca.eu xtou farta dos palha ços.

Gosto · Responder · 3 · 1 h


Miller A. Matine Mana!

Me orgulho de ti. Muitas que fanfarreavam aqui acabaram sendo seduzidas, tudo, por conta de vida boa. Que vida boa?

Gosto · Responder · 2 · 1 h


Luisa Aly Salimo Os lambibotas (watsharas)fazem tudo pra serem nomeiados como directores da escola,pedagógicos.tenho um primo k dantes era contra mas assim k já é director já veste camisetes de cor vermelhas com cara de guebuza.

Gosto · Responder · 1 · 1 h


Miller A. Matine 😡😡😡

Gosto · Responder · 1 · 1 h


Raul Novinte Quero expressar a minha admiração em ti... fazes parte de raras mulheres moçambicanas... parabéns


Monica Tonhiua Só vivendo cá para perceber que as pessoas são coniventes com esses assassinatos em nome de um medo. Medo de ser o próximo. Adoptou - se o hábito de assistir a morte do irmão sem se preocupar se a próxima bala não será sobre a sua cabeça. Tipo "desde...Ver mais

Gosto · Responder · 5 · 1 h


Antonio A. S. Kawaria Medo de ser o próximo como se isso fosse evitar de ser vítima. Anteriormente questionei se quem tem medo não era vítima do gangsterismo.


Carlos Trocado Ferreira ... a situação não tem solução à vista. A solução escolhida foi marcada há muito tempo: Modelo Savimbi II. Todas as acções intermédias são operações de simulação, muito conhecidas e bem descritas na "Arte da Guerra". Quem acredita que a Frelimo quer o diálogo, tem toda a minha consideração e admiração, pois sempre admirei quem acredita no Pai Natal.

Gosto · Responder · 6 · 1 h


Monica Tonhiua A popularidade do líder da oposição assusta.


Carlos Nuno Castel-Branco


Gosto · Responder · 2 · 25 min


Antonio A. S. Kawaria Verdade esta dita por Malala Yousafzai.


Antonio A. S. Kawaria Monica Tonhiua, Medo de ser o próximo como se isso fosse evitar de ser vítima. Anteriormente questionei se quem tem medo não era vítima do gangsterismo. Não podemos andar a fingir, todos somos vítimas e até esses assassinos acabam sendo vítimas dos seus esquadrões da morte que criaram.

Gosto · Responder · 2 · 3 min


Monica Tonhiua Realmente. Mas difícil fazer as pessoas perceberem essa cruel realidade.

Sem comentários: